Viúva de Ferro

Viúva de Ferro Xiran Jay Zhao

Resenhas - Viúva de Ferro

Let 22/03/2022

Sociedade machista, ficção científica e cultura chinesa
Nada me preparou para o que ?viúva de ferro? me entregou! E digo isso como uma surpresa MUITO BOA!

Começando pela protagonista: ao contrário de alguns, eu AMEI a Zetian! A força dela. A forma como ela é movida por vingança pela irmã e depois vingança contra todo o sistema machista que ela odeia. Nada entra no caminho dela! NADA! Zetian chega a quase não ter moral ou limites, aniquilando até mesmo pessoas próximas se for necessário. E eu amo isso! To cansada já de protagonistas bonzinhos que cedem de última hora pelo bem maior. A Zetian não! Ela é quase uma anti-heroína, e ela não espera redenção nenhuma. O mundo que lide com o poder dela ?

Sobre amor: esse livro tem sim doses de romance. Temos um TRISAL! Sim! É a primeira vez que leio um livro com trisal e eu amei. Infelizmente não vemos tanto deles, mas não me incomodou. Gostei de todas as cenas dos 3 juntos e entendi que o foco era desenvolver a Zetian e revelar segredos do mundo que ela vive. Mostrar o começo da revolução dela. E gosto como a Zetian não acha que a força dela vem desse amor, e sim dela mesma. Ela os ama, mas não se torna fraca por causa disso. Pelo contrário. Ela sabe que é mais forte que eles. Shimin e Yizhi, vocês tem meu coração ?e eu gostei do desenvolvimento dos personagens. Foi o melhor que já li? Não. Mas vamos ver a continuação. Esse é um livro de estréia de Xiran. O importante é que eu consegui criar carinho e afinidade por eles, mas acho que não chorei pq senti falta de mais profundidade do trio principal.

Sobre a narrativa: amei! Achei leve e fluída. Devorei o livro. Mas não posso deixar de apontar: achei bem confuso o sistema de qi e crisálidas deles. Tem os 5 ?elementos?, e ai cada armadura tem o seu, e cada piloto pode ter o central e um secundário, e ai a combinação de cada qi/elemento forma coisas diferentes. Fiquei assim ? com cara de palhaça lendo pq é uma construção de mundo MUITO diferente de td que já vi. E não sei se eu sou burra ou se a explicação ficou rasa, mas eu vou ser bem sincera que eu ignorei total isso. Parei de tentar entender o qi deles e foquei no enredo principal do livro: a vingança da Zetian.

Sobre o final: Pra mim ENTREGOU TUDO! ? não imaginei aquilo NEM POR UM SEGUNDO! Fiquei chocada com o quão longe ela chegou e oq ela descobriu! Eu PRECISO da continuação!

E como ponto extra muito importante: é tão bom ler uma distopia com representatividade! Temos a cultura chinesa presente em todas as páginas, e uma protagonista PcD. Foi bem difícil ler as cenas em que ela é mutilada em prol de uma feminilidade que ela odeia. Esse livro tem muitos gatilhos! Mas a forma como gênero é questionado o tempo todo aqui pela Zetian, em todo o esquema de pilotos yin yang, eu nunca vi nada parecido numa distopia! Pq, de fato, nossa sociedade é construída em cima de gênero e mtos nem sequer questionam os problemas nisso. Mas essa distopia escancara isso, e acho que o fato de ê escritore ser uma pessoa não-binária é o que torna tão bem construído!

Enfim: mesmo com os ?defeitos? que me impossibilitaram de entender 100% o mundo e oq tava acontecendo, eu AMEI o livro e vou dar 5 estrelas pela ousadia de quebrar alguns padrões que vemos em distopias e que fazem td parecer mais do mesmo. Virou um fav! ?
sah_bornelli 22/03/2022minha estante
AAAAAAA eu acabei de ganhar esse livro e agora estou ainda mais animada para ler

Heila 23/03/2022minha estante
Achei que fosse só eu que não tinha entendido direito a parada do Qi e as crisálidas kkk'
Mas gostei real do livro, apesar dos defeitos, que convenhamos dá para relevar, uma vez que é o livro de estreia de Zhao. Fazia tempo que não lia algo tão diferente dentro desse gênero.

bia 27/03/2022minha estante
SIMM!! eu não estava conseguindo visualizar direito as crisálidas, quando acabei de ler vi umas fanarts no pinterest que me deram uma luz KKKKK, ignorei o qi o livro inteiro tambem hehe
(parabens pela resenha perfeita consegui retratar exatamente o que eu senti)

Kidakika 06/04/2022minha estante
Eu imaginei as crisálidas como uma espécie de megazord dos power rangers kkk.
Esse livro é incrível e eu amei a leitura.
Fiquei muito desconfortável com todo o machismo presente na obra. É horrível pensar quantas mulheres sofreram com a mutilação dos pés na China (não lembro o período histórico) e achei bom a autora ter chamado atenção para esse sofrimento.
Amei o trisal! Eles se deram muito bem juntos

Isabelabook 27/05/2022minha estante
Tem romance ?

bia 29/05/2022minha estante
@izzy tem sim, não é tãoo explorado mas tem simm

Isabelabook 29/05/2022minha estante
Obg @bia

Daya 01/01/2023minha estante
Ao contrário de alguns, eu achei a leitura confusa em alguns pontos e não achei rápida de ler. Algo na forma como a escritora usa as palavras me incomodou, mas de todo o resto, eu concordo com tudo mais que você disse. A representatividade no livro, a força que a protagonista tem é incrível. Eu adoro livros assim, com personagens fortes.

Isabelly 17/01/2023minha estante
Bom,um livro extremamente bom até onde eu li e já está lotado de marcações kakakaka

deluamila 05/08/2023minha estante
Vim olhar sobre esse livro e achei essa resenha, me lembrou muito um anime que assistir chama-se Darling in the franxx

Isa 20/10/2023minha estante
Concordo em gênero, número e grau!
Amei o livro!

Heloysa 27/01/2024minha estante
Viúva de Ferro sendo um Darling in the Franxx na China kskskksksk

Leo Oliveira 12/06/2022

Nossa, o que rolou?
Ler esse livro foi uma grande aventura e, mesmo depois de ter concluído, ainda me sinto extremamente confuso em relação ao worldbuilding. "Viúva de Ferro" entrega muita ação e pancadaria, gostei dos personagens e das relações que Xiran Jay Zhao construiu, mas confesso que a sensação de "nossa o que está rolando aqui" ficou comigo durante toda a leitura.

O universo é interessante, perspicaz de certa forma, mas as explicações sobre ele são poucas. Somos jogados dentro de um furação e a sensação de "você que lute" é mais presente do que eu gostaria.

Confesso que o final me surpreendeu bastante e o epílogo deixou um gostinho de "quero mais". Como livro de estreia, "Viúva de Ferro" tem algumas falhas, e muitas delas são "abafadas" pelas cenas de batalha e romance, mas também alguns acertos (e um deles me fez GRITAR de felicidade, porém vou guardar comigo para não estragar a experiência de leitura de ninguém).

Xiran Jay Zhao tem uma narrativa muito pontual e incisiva, sem floreios, o que torna a leitura rápida e divertida. Recomendo!

Queria Estar Lendo 01/03/2022

Resenha: Viúva de Ferro
Viúva de Ferro é um grande hit internacional que chegou aqui no Brasil pela Editora Intrínseca; a ficção científica de Xiran Jay Zhao tinha tudo para me conquistar, mas só me decepcionou.

Inclusive, antes de começar, fica aqui uma pequena crítica à edição porque tanto na dedicatória quanto nos agradecimentos foi usado o pronome feminino, e Xiran é uma pessoa não-binária. Os pronomes delu em inglês são they/them, o neutro da língua inglesa. Mas a Intrínseca já se pronunciou sobre esse erro e vai garantir que nas próximas impressões ele seja corrigido.

Em Huaxia, garotas são selecionadas para servirem como pilotos-concubinas de grandes homens eleitos para o papel de salvador da pátria. Há monstros gigantes atacando seu mundo, e suas crisálidas, robôs gigantes, são a única defesa contra eles. É para isso que os homens treinam; e é para isso que as mulheres são sacrificadas.

Wu Zetian viu sua irmã mais velha ser levada e morta e viu o mundo pouco se importar com essa tragédia. E ela quer vingança contra o piloto que fez isso.

Eu tinha altas expectativas com essa história porque tem duas das minhas coisas favoritas: robôs gigantes e monstros gigantes. Ela é vendida como um O Círculo de Ferro encontra O Conto da Aia - e sim, eu sei que essas chamadas costumam enganar, mas a parte dos robôs gigantes vs monstros gigantes realmente bate com O Círculo de Fogo e aí residia minha esperança.

Quebrei a cara.

Viúva de Ferro tinha muito potencial, mas foi uma bagunça. Eu só consigo definir assim. Não parece ter uma estrutura bem definida, tanto em narrativa quanto construção de mundo; nem mesmo seus personagens.

Eu gosto de explicações que me façam entender o que está acontecendo na história, especialmente quando lidamos com ficção científica. Esse é um mundo novo, com mechas gigantescos sendo pilotados por humanos, monstros terríveis atacando cidades, sistemas políticos diferentes e tudo mais. Eu recebi essas explicações? Não.

O mundo de Viúva de Ferro é muito confuso. Eu não conseguia me situar politicamente, não conseguia entender as motivações da sociedade, o máximo do máximo que deu pra pescar porque era o mais comentado tinha a ver com o patriarcado terrível e o quanto as mulheres eram subjugadas a papéis domésticos ou sacrificadas nos embates entre robôs e monstros. Mas só isso.

De resto, cenas de ação pareciam vazias porque eu não conseguia entender o que estava acontecendo nelas; diálogos artificiais demais, discussões infantis e de tom birrento entre personagens que deveriam ter mais controle; decisões abruptas de personagens a torto e a direito seguidas por arrependimentos que não condiziam com a certeza deles segundos atrás.

Num geral, uma bagunça.

Eu realmente não consegui me situar, me sentir em casa e torcer pelo que estava acontecendo ali. Até agora, não sei se entendi como o sistema dos robôs gigantes funcionava, desde as transformações até os pilotos; e o fato de eu me questionar isso mostra como a narrativa não foi satisfatoriamente clara nesse sentido para mim.

Eu aceito palestrinha em histórias de ficção científica se elas forem me fazer entender todo o contexto geral. Não tem problema colocar um personagem explicando para um novato como tudo funciona, porque o novato não deveria saber mesmo! Mas a nossa protagonista, mesmo tendo sido criada numa vila remota, sem acesso à tecnologia (porque mulheres não podem ficar lidando com isso), de repente sabe de tudo.

Aproveitando a deixa para falar sobre personagens; Wu Zetian não me ganhou como deveria. Em partes pela personalidade confusa, em partes porque quando dizia uma coisa, fazia outra; quando pensava de um jeito, imediatamente mudava de ideia pra mudar dessa ideia pra outra mais pra frente. Eu esperava uma anti-heroína, uma antagonista, mas só ganhei isso lá nas páginas finais e de um jeito pra lá de abrupto e sem emoção.

E como eu estava sedenta por uma antagonista bem escrita; desde a Adelina, em Jovens de Elite, que não tenho isso. Mas aqui foi só decepção.

Nem mesmo sua primeira motivação é emotiva o suficiente. Ela quer vingança pela irmã, ok. Mas não temos tempo para conhecer a irmã. Nem ao menos sabemos quem ou como era essa irmã. Não tem um vínculo entre leitor e personagem, nem mesmo entre leitor e lembrança de personagem, pra gente sentir essa ânsia de justiça, sabe?

Seus pares na história, porque aqui estamos lidando com um trisal (minha maior esperança pro livro!) foram vazios pra mim. Li Shimin me ganhou nas primeiras aparições, mas acabou se tornando o estereótipo do coitado. Ele podia ter sido tão mais, mas, de novo, as cenas em que sua personalidade desabrochava eram muito corridas. O livro não me dava tempo de sentir o que ele estava sentindo, porque era tudo apressado, tudo jogado na minha cara.

E o outro moço, Yizhi, é o calmo e contido que poderia ter sido o perfeito friends to lovers se o livro desenvolvesse a parte emocional direito. E tem uma atitude dele lá pro final do livro que simplesmente não faz o menor sentido com tudo que a história tinha estabelecido da postura do personagem até então. A coisa mais "ué?" de toda a trama.

Viúva de Ferro teve o problema do "show, don't tell" porque muito me contava e pouco me mostrava. Não deu pra ver o romance nascendo entre o trisal, ele estalou e estava ali. Não deu pra ver a fúria nascendo na personagem de maneira gradual, de repente ela odiava todo o sistema sem nem ter tido contato com a totalidade dele; é a diferença de uma Katniss pra uma insta-revolucionária, sabe? Dê tempo pra ela querer queimar tudo. E, quando ela quiser, não fique fazendo ela mudar de ideia a cada cinco páginas.

E, desculpa, mas história feminista? Com a protagonista que odeia absolutamente todas as mulheres ao seu redor? Da chamada para esse livro, essa é a mais mentirosa. Sim, é um mundo misógino e terrível; sim, é um mundo que maltrata e sacrifica suas mulheres a torto e a direito; sim, é uma protagonista motivada por vingança. Mas acaba aí. Em nenhum momento Zetian está fazendo o que faz pelas mulheres. Ela destila misoginia. E se fosse algo a ser trabalhado, tudo bem, ótimo! A sociedade impôs isso sobre ela. Mas não. Até o fim, nada do que a protagonista faz é feminista.

Tem só outras duas personagens femininas, além da mãe e da avó da protagonista, e uma delas é tratada como uma lixo quando as motivações dela são... compreensíveis. Porque ela, assim como a Zetian, foi criada sob essa doutrina. E ela, diferente da Zetian, nunca conseguiu questionar porque nunca soube que podia questionar.

Ela tem "ideais feministas" que foram tirados do absolutamente nada, porque não tem como ela ter se questionado sobre isso quando nunca foi apresentada a isso. Até aí ok, eu poderia ter dado o braço a torcer pra esse detalhe. Mas Zetian não faz as coisas nem mesmo por ela, quando paro para analisar friamente. Suas maiores ações foram motivadas por e para homens.

Por fim, eu puxo esses últimos parágrafos para dizer que não odiei tudo e absolutamente cada página do livro. Ele foi ruim pra mim por causa dos motivos acima, mas ainda é uma história criativa, carregada em pesquisa cultural e que traduz muito bem os costumes e essa releitura da cultura chinesa nesse novo mundo.

Xiran Jay Zhao fez um trabalho extraordinário quando falamos sobre vestimentas, a aparência dos robôs gigantes, inspiradas em figuras míticas, o comportamento e o jeito como a sociedade é regida. Para mim, só faltou... O mais importante, que é polir melhor as coisas que tornam uma ficção científica tão importante.

Eu queria muito ter me apaixonado por Viúva de Ferro, mas não rolou. Senti falta de uma narrativa mais descritiva, mais organizada, e de um universo que fizesse sentido (aquele plot twist lá na última página simplesmente não vou nem reagir). Mas acho a leitura válida pra todo mundo porque o que não funcionou pra mim pode funcionar pra você.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/03/resenha-viuva-de-ferro-xiran-jay-zhao.html
Nath 03/03/2022minha estante
Quando eu li pensei exatamente a mesma coisa, o trisal não tem química entre eles. Ainda não entendi esse lance de qi sobre virar robôs gigantes, ouvi falar tão bem desse livro mas quando acabei me senti um pouco frustada.

Queria Estar Lendo 03/03/2022minha estante
Pois é, Nath. Faltou muito polimento na narrativa e desenvolvimento dessa história, o que é uma pena porque tinha muito potencial :/

Anne - @literatura.estrangeira 04/04/2022minha estante
Eu cheguei na metade do livro e estou me sentindo que nem você, enganada. Não tô entendendo absolutamente nada, uma bagunça generalizada. Nada é explicado. Tô por um fio de abandonar a leitura.

Ana 17/04/2022minha estante
Foi bom ler a resenha porque tava pensando em comprar.

Resenha perfeita!

Isabella 07/07/2022minha estante
To em 80% do livro e to com a mesma decepção :(

Ives2 10/07/2022minha estante
É livro único ou vai ter continuações?

Lauraa Machado 11/07/2022minha estante
Vai ter continuação sim!

Pam 05/04/2022

Uma fantasia diferente e emocionante.
Eu adoro fantasia e ficção científica, e às vezes sinto que muitas fantasias - ainda mais as jovens - se tornam repetitivas, "comerciais". Pode parecer que está difícil achar um livro diferente, mas Viúva de Ferro mostrou que ainda temos muita coisa nova pra criar e conhecer! Esse livro me lembrou muito Pacific Rim e até Jogos Vorazes, mas com a sua própria história e mitologia únicas.

IG literário: exploradoradelivros
Em Viúva de Ferro, de Xiran Jay Zhao, criaturas gigantes estão sempre ameaçando o mundo, que precisa confiar nas crisálidas, uma espécie de armadura gigante que guerreiros usam para derrotar essa ameaça. Mas tem um detalhe chave: os guerreiros são sempre rapazes, e eles precisam utilizar a energia vital de mulheres (as concubinas de ferro) para conseguir aguentar a luta. Meninas são obrigadas a dar a vida pela nação, e os heróis são sempre os guerreiros. Nossa heroína, a Wu Zetian, quer se tornar uma concubina para entrar no sistema e vingar a morte da irmã.

A Zetian é uma protagonista extremamente carismática, não é difícil de gostar, muito menos torcer por ela. Ela é divertida, corajosa e real. Num mundo dominado pelo machismo, a Zetian e todas as meninas são tratadas como dispensáveis pela própria família e quando a Zetian passa a lutar pelas garotas de todo o país é lindo de ver. Claro que a Zetian apresentará algo especial, ela vai se destacar nos combates, mas isso não deixa as coisas mais fáceis nem a torna desumilde ou desagradável. Eu me apaixonei por essa personagem, ela é um refresco e um prazer de ler.

A história desse livro é brilhante porque a autore o tempo todo continua expandindo o universo e nos apresentando surpresas. Você acha que tal personagem não vai morrer naquele momento e daquela forma? Ele vai. Você acha que tal atitude jamais seria tomada agora? Vai acontecer. Cada detalhe tem um motivo. A Zetian desenvolve relações muito legais, e a firmeza dela na causa é incrível de assistir. No final tudo se encaixa e ainda deixa uma brecha linda pro próximo volume.

Para mim, o único defeito desse livro é que eu gostaria que ele fosse maior. Acho que algumas cenas no final poderiam ter sido mais detalhadas, tudo acontece muito rápido, mas, ainda assim, não ficou confuso. Deu pra entender tudo, mas eu acho que algumas páginas a mais deixariam o desfecho mais legal ainda. Aliás, o final todo é de explodir cabeças. Os últimos capítulos são BIZARROS.

Um livro fácil de ler e super envolvente. Inovador, emocionante e até divertido. Ah, e tem vários personagens LGBTQIAP+, trisal, além de que a Xian é não-binárie e chinese-canadense, uma ótima opção para quem quer navegar um pouco fora do eixo EUA-Reino Unido.

Janderlaine 02/07/2022

História que poderia ser genial, mas se contenta com o razoável
A sinopse desse livro promete uma historia incrível, a verdade é que a ideia que compõe a historia é realmente genial.
Mas uma ideia tão boa, foi destruída por uma escrita mediana e apressada.
Desenvolvimento de personagem ??? PRA QUE???? simplesmente a autora corre antes de se quer engatinhar. Desde o primeiro capitulo da história Wu Zetian, a personagem principal, é completamente irreal. Com ideias EXTREMANTE atuais, que não condizem com sua criação, com o mundo em que ela vive. O principal gatilho para o inicio da historia, é justamente a morte de sua irmã, mas isso não é narrado, desde o primeiro capitulo o ocorrido foi jogado na nossa cara, apenas como uma desculpa mal construída para que Wu Zetian se inscreva para virar uma comcubina. Não dá pra sentir sua dor, sua raiva ou tristeza, justamente porque sua motivação se torna fraca no instante em que ela sequer SENTE a perda da irmã, nós não vimos seu sofrimento porque ele não existe. A autora simplesmente ignora o fato, joga o ocorrido para que a historia ande, e então novamente esquece essa morte, COMO SE NÃO FOSSE A PRICIPAL MOTIVAÇÃO DA PERSONAGEM.
Querendo escrever uma personagem f0d0na, a autora se apressa, colocando frases de impacto desde o inicio da historia, frases essa que não causam impacto nenhum por sua completa falta de sentido, já que ainda é o inicio da historia.
Agora que falei de como a principal não tem um desenvolvimento descente, acrescento NENHUM PERSONAGEM NESSA HISTORIA TEM DESENVOLVIMENTO, o romance?? uma vergonha, com dois possíveis pares românticos, a autora deixa as duas possibilidades sem graça, Wu Zetiam não tem química com ninguém, justamente porque ela não tem profundidade, seus pensamentos são apenas frases de lacração toda hora, as cenas apressadas e inúteis não permitem que ocorram diálogos para que os personagens se conheçam. No fim, tudo fica raso e sem sentido.
Wu Zetian não é uma heroína, muito menos uma vilã. Ela não chega perto de ser a nova Daenerys como vi algumas pessoas comparando. Wu Zetian não passa de um fracasso caricato, quê nasceu de uma escrita amadora.
uepa 02/07/2022minha estante
EITA PREOLAAA

Janderlaine 02/07/2022minha estante
??????

vicqs 02/07/2022minha estante
Aí Deus agr fiquei com medo

Janderlaine 02/07/2022minha estante
Leia para tirar suas próprias conclusões mana, foi oq eu fiz ?

@lendocomjulian 14/05/2022

Me surpreendeu demais...
Mais um livro que gostei bastante... Era pra ler em um mês e acabei adiantando.

Me lembrou bastante do filme Pacific Rim na questão de "robos gigantes x aliens".

As magias também são muito interessantes, um sistema diferente dos que conhecia.

É sofrido também, a Wu sofre bastante e o espirito de vingança dela é bem forte.

Fiquei com receio de desandar no romance, mas acabando os caps que acontece, a história anda muito bem.

O final do livro me deixou com gostinho de quero mais! Preciso ler o próximo!

Primeiro livro da leitura coletiva do Grupo LC Mundos Fantásticos!

nix 30/03/2022

seja o pesadelo deles
Bom, eu tinha lido muita gente falando que o probelma desse livro era o trisal que era mal desenvolvido, mas eu achei que o trisal foi uma das coisas mais bem desenvolvida aqui e que faz sentido.

Meu grande problema com essa história foi que não teve algo concreto que justificasse o mundo estar daquela forma, já que teve uma parte que fala que o mundo antes já estava com tecnologia avançada, então como regrediu TANTO a ponto de ficar como ficou??? E o final, [*****], me irritou demais.

Tem muitos questionamentos interessantes sobre machismo, papel de gênero e etc mas chega uma hora que começa a ficar tudo caricato demais, tudo é motivo pra surgir um discurso simplesmente do nada sobre isso.

Achei a narrativa muito apressada, parecia que era um brainstorm, tudo jogado e nada aprofundado ou desenvolvido, além de vários acontecimentos que foram simplesmente esquecidos. A protagonista olhava pra algo e já entendia simplesmente sobre tudo que tava ali e o que tava acontecendo e como fazer algo funcionar, assim num piscar de olhos. Tipo, ela era uma pessoa privada de informações reais sobre qualquer coisa e que vivia na fronteira, então como ela sabia já fazer tudo, como ela chegou a conclusão de que tal coisa funcionava daquela maneira?

Outro ponto que me incomodou, foi que na narrativa muitas coisas são apenas contadas que aconteceram pela Zetian ("então, fizemos isso e isso e agora estamos aqui", "aconteceu isso e depois isso"), não tem uma descrição de cena nem nada. Pra mim, esse foi um dos motivos da narrativa ser tão rasa.

Naufraga 27/01/2023

O estória é simplesmente incrível. É impressionante como a autora consegue trazer elementos na cultura chinesa de forma tão elaborada e criativa.
O livro causa várias sensações em você, principalmente sobre a personagem principal. Uma hora você ama Wu Zetian e na outra continua amando ela porém com um pouco de irritação. Sobre o final, o que dizer... foi algo que pensei na hipótese mas não achei que aconteceria, foi um esperado inesperado.
Oswaldo Sandi 27/01/2023minha estante
Amei esse livro! E nem lei scifi ou fantasia. O final não tava esperando! Haha

Oswaldo Sandi 27/01/2023minha estante
Leio*

Re Vitorino 27/01/2023minha estante
Eu amei esse livro e entrei em desespero com o final!

Naufraga 27/01/2023minha estante
Eu pensei nessa hipótese por causa dos pensamentos, mas fiquei tipo "naaah, não deve ser isso". No fim era mesmo kausjslks

Deise 26/04/2022

Que vontade de chorar pelo dinheiro que gastei com esse livro. Estava com a expectativa muito alta, mas me decepcionei. A sinopse promete muita coisa, mas não entrega nem a metade. Não consegui me conectar com a história e personagens. Nem vou falar do que eu não gostei, porque aí terei que citar praticamente o livro todo.
fernanda1789 26/04/2022minha estante
ah, poxa :( eu tava querendo ler ele

vicqs 02/07/2022minha estante
Eu tava com tanta vontade de ler esse e você graças a Deus acabou com elas

Amyjuby 19/03/2023

Cadê a pegação? Cadê meu trisal?
Esse livro começou muito bem, tinha uma história interessante e muitos elementos legais, mas desandou um pouco.

Na metade dele começou a ficar bem arrastado, ainda assim não desisti por que precisava colocar como lido aqui no skoob hihi.

O final foi uma loucura, não estava esperando algumas coisas e fiquei passada, chocada e dobrada.

Amei os diálogos e o casal de 2 páginas

Alice1053 15/11/2023

UAU! Primeira vez que leio um livro com tanta representatividade, com uma protagonista que não tem limites, que é movida pela vingança e que nada, NADA se coloca em seu caminho. Muitos momentos do livro eu pensava ?agora ela vai dar pra trás? e ela surpreendia mais e mais com seu poder e força.

O final é INIMAGINÁVEL, me passava pela cabeça várias teorias e ideias do que acontecia por trás dos panos mas jamais isso. Se já existe uma continuação eu preciso pra já

nico.clarinha 13/02/2022

Viúva de Ferro.
Começo dizendo que a partir do momento que vi que esse livro era parecido ou inspirado por Círculo de Fogo e Darling in The Franxx, obras cujo plot principal (o do sistema de pilotos de máquinas gigantescas para batalhar com alienígenas) sempre gostei bastante, já estava muito interessada e animada para receber a tradução! Botei uma quantia considerável de expectativa para a leitura dessa história e devo dizer que foi sim cumprida!

Viúva de Ferro une ficção científica, fantasia, romance e elementos da história chinesa para construir um universo muito interessante e com personagens melhores ainda! Huaxia, local fictício onde se passa a história, é definitivamente muito bem arquitetado e pensado, despertando minha curiosidade de uma maneira que poucos lugares de fantasia conseguiram.

Wu Zetian é, de longe, minha protagonista preferida, e olhe que já li muitos livros! A personagem foi baseada na primeira e única imperatriz da China? então, eu já esperava bastante, e ela é tudo isso e muito mais! Determinada e perspicaz, elevou meus padrões sobre protagonistas para outros patamares. Os outros personagens também não ficam para trás em preferência, sendo tudo de bom, e sempre se mostrando estar ao lado de Zetian para suas lutas, mas sabendo defender o que pensam da mesma forma. São todos bastante originais!

O livro conta com uma escrita fluida, sem capítulos muito longos, proporcionando uma leitura bem rápida e interessante. Os relacionamentos na obra são construídos de maneira espetacular, e fazem questionar sobre família e amizade, assim como em seus significados. Os de romance, então? Nem se fala! São lindos! A forma como tudo se desenvolve é maravilhosa e tudo segue seu próprio tempo. Não quero comentar muito a respeito para não acabar soltando spoiler.

Como nem tudo são as mil maravilhas, me questionei muito, após o epílogo, se esse livro merecia 5 estrelas? Por já ter visto as obras que serviram de inspiração, devo dizer que meio que já estava esperando, entretanto, para aqueles que não viram, acho que será tudo muito surpresa! Eu, particularmente, não gostei muito. A obra prosseguiu com as 5 estrelas pois, apesar disso, é uma leitura muito fantástica para perder seu posto de melhor livro de fantasia lido até agora em minha estante somente pelo epílogo!

Enfim, por favor, deem uma chance a Viúva de Ferro e entrem nesse universo maravilhoso que é o de Huaxia! Saibam que ele surpreende muito mais do que promete na sinopse!
Julio.Montteiro 13/02/2022minha estante
Já quero ler

Glauciene.Barros 22/02/2022minha estante
Pensei a mesma coisa sobre a coincidência com Darling in The Franxx.

Lauraa Machado 06/06/2022

Tão divertido, que ofusca os problemas do livro
Esse é exatamente daquele tipo de livro que você lê achando tudo o máximo, se divertindo sem parar com uma leitura viciante. Aí chega no final e, parando para pensar só um pouquinho, já percebe que muita coisa não fez sentido, algumas foram bastante fracas e outras deixaram vários furos.

Foi bem o que aconteceu comigo. Durante a leitura, eu estava amando tudo. Mas foi só eu terminar que já não conseguia mais fingir que foi um livro bem escrito e bem desenvolvido.

A coisa que menos fez sentido, para mim, foi a protagonista. Zetian foi criada em uma área rural de refugiados em um mundo extremamente machista e misógino. Absolutamente todas as pessoas à sua volta são conformadas, não questionam nada e nunca nem parecem perceber a injustiça que as garotas e mulheres da sociedade sofrem. Como Zetian virou uma feminista de marca maior sozinha, eu não sei. Ela mora no meio do nada e no máximo uma vez por mês nos últimos três anos ela teve a chance de ler por cima a matéria que um amigo tinha na escola (que podemos supor ser também bem machista). De onde saiu tanto feminismo, pelo amor de deus?

Seria bem diferente se ela estivesse começando a questionar as coisas, principalmente baseado em suas próprias experiências, considerando que ela foi criada com os mesmos valores que todo mundo que ela conhece. Tem que haver alguma razão palpável para ela começar a questionar e muito mais ainda para ela chegar no ponto em que estava. Ela soa como uma feminista de vinte anos de ativismo, quando nem em uma cidade ela já tinha ido, quanto mais conhecido pessoas que pudessem ajudá-la a mudar o que aprendeu desde pequena.

E é claro que esse livro feminista sofre daquele mesmo problema que quase todos os livros que se autointitulam feministas sofrem: somente uma personagem feminina é importante e ela é a protagonista. Não tem uma única outra mulher nele que seja relevante, nenhuma outra é minimamente feminista, nenhuma outra tem qualquer força pessoal ou na história. Tenho quase certeza de que esse livro nem passa no teste Bechdel, o que seria bem irônico. Zetian fala sobre direitos das mulheres e do que elas passam, mas parece nunca enxergar uma única outra mulher à sua volta. E quando eu achei que íamos ter outra mulher importante, claro que ela era invejosa por causa da atenção do seu homem pela protagonista. Pelo amor de deus, sabe?

Outra coisa que fez pouquíssimo sentido foi a motivação da Zetian. Ela decide ir matar o assassino da irmã, mesmo que isso mate a ela e toda sua família (como punição), mas não existe uma única cena de companheirismo entre ela e a irmã, uma cena que mostre quem a irmã era, por que elas eram próximas (minha impressão foi até de que elas não fossem nem próximas), por que a Zetian tinha a coragem e a vontade de ir atrás de vingança pela morte da irmã. Não pode ser só porque eram irmãs, porque ela não tinha nenhum carinho pelas outras mulheres ou homens da sua família. Precisava de uma explicação maior.

Por último, sobre a criação da Zetian antes do começo do livro, ela tem tantas, mas tantas informações sobre todo o sistema dos mechas e do qi, que nunca fica perdida, nunca descobre novas informações, e eu continuo sem saber de onde ela tirou tanto conhecimento. Ela diz que os homens na área em que ela morava se juntavam para assistir às batalhas por ser caro ou inacessível para cada um ter a sua transmissão, e que as mulheres eram um pouco excluídas disso, ficando nas margens. E ela não só conhecia todo mundo, mas sabia sobre como tudo funcionava antes mesmo de chegar perto dos mechas?

A última coisa que não fez sentido nenhum foi a criação do universo. Eu relevei essa questão pelo livro todo, porque achava que a posição da protagonista contribuía para a falta de informações. Mas chegou em um ponto em que ela tinha tanto acesso, que não havia mais desculpa para uma criação tão vaga. Eu não sei como nada funciona nesse universo, só as batalhas mesmo. É a única coisa explicada. Não sei quem comanda o governo, como a vida funciona para além das batalhas, e, honestamente, não fez nenhum sentido para mim ter tantas batalhas assim. É o tempo todo, não dá tempo de viver e existir normalmente, nem sei como as pessoas comuns aguentam ou se ao menos vivem vidas normais. Nada disso é mostrado. A história do lugar também é bastante vaga. No começo, achei que era porque a Zetian só tinha aquilo de informações e que iria descobrir mais, mas não, é só aquilo mesmo.

Por isso, talvez, que as revelações no final foram tão previsíveis para mim. Não foi só isso também, mas toda a questão do ying yang. Muito previsível. Ainda tem outras revelações e decisões até da protagonista que me surpreenderam e que ajudaram a deixar a história mais divertida, mas as mais importantes estavam muito na cara e a Zetian não ter ao menos considerado a opção antes não encaixou tão bem com a mentalidade que ê autore tinha dado para ela em todas as outras questões.

Sobre o romance, confesso que esperava mais. Ainda assim é bem bacana, mas teria sido tão melhor se ao menos tivesse outro ponto de vista além do da Zetian. Uma narrativa de múltiplos pontos de vista teria valorizado demais essa história. O único problema mesmo do romance é que os dois garotos precisavam demais ter sido mais explorados, mas desenvolvidos entre si, o que teria sido super fácil de fazer com a mesma quantidade de cenas e acontecimentos se tivesse o ponto de vista de pelo menos um.

O fato é que não existe monólogo interno da parte da Zetian, ainda que seja um livro narrado na primeira pessoa. Ela é inteira feita de ações e quase nada de pensamentos. Ela não tem um desenvolvimento pessoal e emocional, abordado na narrativa. Ela só toma atitudes sem pensar, e isso acabou muitas vezes prejudicando a minha compreensão dela como pessoa.

Por exemplo, tem uma hora que algo acontece e ela diz "Finalmente!" quando em nenhum momento ela chegou perto de pensar naquilo, quanto mais chegar ao ponto de achar que estava demorando para acontecer. Realmente, foi a protagonista narradora que menos pensou, questionou e se desenvolveu emocionalmente pela narrativa que eu já encontrei. A gente tem que adivinhar que ela mudou sua opinião e o que está sentindo pelas atitudes dela, porque não tem qualquer indício disso no que ela pensa.

Aliás, não tirei nota por isso, mas confesso que esperava um questionamento menos binário sobre as pessoas nesse universo e seu qi. Claro que o ponto de partida não seria esse, mas foi o que eu esperava da descoberta da Zetian pelo livro, mais por ê autore ser não-binárie. Espero que venha no próximo livro.

Mas, para não falar que eu não gostei de nada, tenho que admitir que eu amei o Shimin, amei as batalhas e a questão dos mechas, adorei como a Zetian faz tudo na base do ódio e eu realmente gostei demais dela! Só precisava mesmo que a construção da personagem fizesse sentido! A base da história, dos personagens, do mundo em que se passa, de tudo isso é tão legal, tão emocionante e incrível, que precisava ajustar poucas coisas para o livro ser excelente! Talvez tenha sido publicado um pouco rápido demais, não sei.

Depois disso tudo, eu ainda recomendo o livro! Já ouvi dizerem que é um livro bem "farofa", e é mesmo, além de que eu continuo achando que foi super divertido e que ê autore tem potencial para fazer o próximo livro da série ser excelente! Acho só que elu passou tempo demais criando os mechas e a arte do livro, tempo que devia ter sido investido no livro. Mas confesso que adoro poder ver as ilustrações (estão no site xiranjayzhao.com).

É, aliás, pelo fato de que esse livro tem muita coisa incrível e tinha potencial também para ser espetacular que eu fico decepcionada por tanto detalhe mal desenvolvido. Queria que se tornasse um grande favorito, e realmente acho que é tão viciante e divertido que vale a leitura, mas não chegou perto do quanto queria ter amado!
Amanda 06/06/2022minha estante
Uma das coisas que mais contribuiu para eu tirar estrelas da nota foi o relacionamento com a irmã. É a motivação dela e o que faz a história caminhar, mas no livro tem muito pouco do relacionamento das duas e era pra ser algo super importante ali. E sim, é um livro super divertido e fácil de ler, mas não é perfeito.

Lauraa Machado 06/06/2022minha estante
Nossa, demais! Queria ter a mesma raiva que ela e sentir saudades da irmã, mas a irmã só existe em menção, né? Nem sei qual era o nome da irmã, nem que tipo de pessoa ela era, nem aparece a própria Zetian sentindo falta dela! Falhou nisso demais, o que acaba já montando a história em cima de uma base bem frágil

Luana C. Berti 06/06/2022minha estante
Que tristeza amiga! Não sei se quero ler esse livro, eu gosto de histórias bem desenvolvidas e explicadas, não sei se gostaria dele

Lauraa Machado 06/06/2022minha estante
Eu gosto também, mas esse livro é bem divertido. Sério mesmo, foi uma das leituras mais legais que eu tive esse ano. Por isso não quero que desistam de ler pela minha resenha haha

Luana C. Berti 06/06/2022minha estante
Kkkkk tá bom amiga ??

Anelise 17/01/2023

Resenha: Viúva de Ferro
Viúva de Ferro se passa em um mundo em que os humanos tem que lutar por territórios contra alienígenas chamados hunduns. E para deter tais criaturas eles usam as Crisálidas, que nada mais são do que conhecemos como mechas.
E para as Crisálidas funcionarem são usados a pressão vital/poder espiritual das pessoas, com dois pilotos, um masculino e outro feminino. Tem toda aquela coisa de ser o ying-yang e das cores preto e branco. Ao que parece é um local que era a antiga China, pois todas as tradicionais e machismos da sociedade ficam bem evidentes, ainda mais quando as pilotos mulheres são chamadas de Piloto Concubina. E a vida dessas pilotos é totalmente descartável, pois muitas não sobrevivem as batalhas, já que suas energias vitais são totalmente consumidas.
É neste contexto que temos a nossa protagonista e narradora, Wu Zetian, que vive com sua família próximo a uma das fronteiras protegidas de invasão. Recentemente, sua irmã mais velha foi levada como piloto concubina e acabou sendo morta para onde foi designada. Inclusive, muitas famílias pegam as filhas e as vendem como pilotos e ganham um dinheiro de recompensa, mas como a irmã não morreu em batalha, eles não ganharam o tal dinheiro.
Revoltada e com sede de vingança, ela acaba se inscrevendo como piloto concubina, com objetivo de matar Yuang Guang. Ela tenta ser convencida a não ir, especialmente pelo Yizhi, que é um menino rico que a visita de vez em quando - e é crush dela.
Zetian acaba indo e já na primeira noite, com os testes e tudo o mais, viram que ela tinha uma pressão vital acima da média, mas isso só significava que ela duraria mais um pouco na Crisálida. Maquiada e arrumada, Yuang Guang se interessa por ela e eles vão para o quarto, sendo a chance perfeita para Zetian... Até o alarme soa! E pelo regra, a concubina mais perto tem que entrar com o piloto. Temendo por sua vida, ela acaba entrando na Crisálida, ficando presa no campo mental do Yuang. Porém, tudo se reverte quando ela consegue sair disso e acaba assumindo controle da Crisálida.
Pode parecer spoiler e até anti-climático, mas a Zetian cumpre o objetivo dela. Só que ai fica: E agora? Porque ela matou outro piloto, um dos mais importantes, que já estava há um tempo na função. Mas, por conta disso, que ela passa a ser conhecida como a Viúva de Ferro.
E a partir dai que a história se desenvolve, com a Zetian sendo remanejada para outro piloto, o melhor deles, que é Li Shimin, como uma punição, porque é bem provável que ela morra em batalha com ele.
Não quero contar muito para não estragar a experiência do livro, mas esta foi uma das minhas melhores leituras de 2022 e com certeza este livro se tornou um dos favoritos da vida.
A Zetian é personagem bastante determinada e que sabe muito o que quer, custando o que custar. E isso se prova durante o livro.
A autora - não sei ao certo os pronomes certos - criou um ótimo universo em que existe essa mistura de animes e cultura chinesa, repleto de personagens cativantes e que você torce muito e fica desesperada com os acontecimentos.
É tanta coisa da mitologia do livro que não cabe na resenha, mas acaba falando sobre machismo, sobre as nossas posições na sociedade, sobre vidas descartáveis.
Eu só demorei mais a ler porque eu não queria terminar de ler, porque eu não queria que acabasse.
E o final deixou um mega gancho para a continuação, que eu estou louca para ler e ainda bem que vai sair logo.

site: https://zodiacane.blogspot.com/2023/01/resenha-89-viuva-de-ferro.html
JAnior 17/01/2023minha estante
Esse livro foi triste pra mim. Detestei.

Isabella.Wenderros 31/03/2022

Interessante, tinha potencial, mas a protagonista me deixou exausta.
Quando Viúva de Ferro foi lançado, não me chamou a atenção. Apesar de achar a capa muito bonita, foi a quantidade de elogios que trouxe essa obra para o meu radar. Dito isso, não vou ficar falando sobre a sinopse, até porque não li e não foi isso que fez o e-book chegar ao meu kindle.

Existem três coisas das quais eu gostei: o debate sobre machismo e papel de gênero, a fluidez da escrita e uma ambientação que é diferente das fantasias que costumo ler – e esse seria o motivo que me faria ler a continuação. Porém, tenho uma lista um tanto longa de reclamações.

A sociedade em que Zetian vive é extremamente machista e patriarcal, mas a protagonista força tanto um feminismo extremo e em momentos tão aleatórios – por exemplo: ela está muito machucada e sendo ajudada, de boa vontade, por dois homens, e ao invés de agradecer pela gentileza, fica remoendo o fato de que receber ajuda talvez a torne mais fraca – que cansa. Esse discurso surge o tempo todo e do nada. A partir dos 25% do livro a narrativa, que estava me agradando, começou a oscilar cada vez mais e eu fiquei surpresa com o quanto foi ladeira abaixo. Outro ponto: ela vive na fronteira e tem pouco conhecimento prático do mundo, mas tem tanta certeza e sabe tantos detalhes das coisas que eu fiquei me perguntando como isso era possível.

Já que parece que o objetivo da autora era criar uma heroína mega independente e forte, existia a necessidade de um romance? Acredito que não, até porque não convence. Sobre o trisal, não vejo sentido em comentar porque não consigo lembrar de nenhum que tenha funcionado comigo – é um elemento do qual simplesmente não gosto, mas também achei jogado e mal trabalhado, muito forçado.

O final foi literalmente o fim de qualquer esperança que eu tinha de ser reconquistada. Achei incoerente, confuso – como várias das cenas de batalha, aliás – e ruim. Bem ruim.

No momento, não consigo nem decidir se vou ler o próximo volume – aguentar essa protagonista parece ser mais do que consigo suportar. Ao invés de ficar curiosa sobre algumas informações lançadas pela autora nas últimas páginas, só consigo sentir preguiça e talvez essa palavra seja o resumo da minha experiência de leitura: uma imensa preguiça.
Sandra99 31/03/2022minha estante
Nossa kkkkk

Isabella.Wenderros 31/03/2022minha estante
Foi uma jornada difícil pra mim kkkk

Sandra99 01/04/2022minha estante
Kkkkkkk