Livre de Você

Livre de Você Marcela Brazão

Resenhas - Livre de Você

1 | 2 | 3 | 4

Aione 18/01/2022

Livre de você é o mais recente romance de Marcela Brazão, autora de Positivo e integrante da antologia Então Vem, Dia dos Namorados, lançada pela editora P.S.:. Publicado de maneira independente em formato de eBook na plataforma KDP da Amazon, retrata com leveza situações delicadas na vida de uma mulher de 40 anos após uma separação abrupta.

Camila sai com o marido para uma espécie de segunda lua de mel. Contudo, a viagem termina com uma reviravolta: ele pede o divórcio — através de um bilhete. Não bastasse a mágoa pela falta de responsabilidade afetiva de seu companheiro há 15 anos, ela também precisa lidar com a maternidade solo e o retorno ao mercado de trabalho depois de ter se dedicado por anos exclusivamente ao papel de mãe. Enquanto repensa em quem se transformou durante o casamento, Camila pouco a pouco arranja forças para seguir em frente ao se reencontrar consigo mesma.

Em primeira pessoa, a narrativa de Livre de você é fluida e muito gostosa de se acompanhar. Dessa maneira, não foi difícil me envolver com a história de Camila e também com suas emoções. Marcela Brazão expõe os conflitos vividos pela protagonista de forma muito real, possibilitando que outras pessoas em situações semelhantes possam se identificar — e se sentirem acolhidas. Mais do que isso, proporciona a empatia, sendo possível se colocar no lugar de Camila e compreendê-la mesmo não vivendo nada do que ocorre com ela.

Como mulher gorda, Camila carrega também muitos traumas decorrentes da gordofobia, um dos temas principais do livro. Marcela Brazão acertou ao abordá-lo, pontuando aspectos relevantes e que ainda precisam ser muito discutidos em nossa sociedade, mas sem perder a leveza da obra. O mesmo acontece com as reflexões sobre maternidade solo, responsabilidade afetiva e anulação perante um relacionamento. Sendo assim, o centro de Livre de você está na jornada de transformação e empoderamento da protagonista, que acaba sendo extremamente cativante pela mulher que demonstra ser. É daquelas leituras que torcemos pela mocinha o tempo inteiro, nos encantamos por ela e, também, aprendemos com suas descobertas.

Para além do desenvolvimento de Camila, Livre de você entrega, ainda, personagens secundários encantadores, que tornam a leitura mais divertida e que conquistam pela rede de apoio que formam para a mocinha, e um romance apaixonante, com direito a passagens carregadas de tensão e expectativa. Algo que muito me agradou foi como a relação entre o casal não segue de forma linear, já que Marcela Brazão brinca com o leitor enquanto constrói a história de amor. Também, as diferentes vivências dos personagens e suas bagagens contribuem positivamente para os conflitos que enfrentam como casal e para a temática debatida na obra.

Em linhas gerais, Livre de você proporciona uma leitura inspiradora, gostosa e repleta de temáticas significativas, que se destaca por trazer como protagonista uma mulher gorda e na faixa dos 40 anos, o que não costuma ser muito típico em livros do gênero. Daqueles livros que nos deixam com gostinho de sempre exercer a liberdade de sermos nós mesmos.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2022/01/17/resenha-livre-de-voce-marcela-brazao/

cass.brandAo 14/01/2022

protagonismo gordo+mulher mais velha empoderada = perfeição
nunca tinha lido nada da marcela, e agora quero tudo o que essa mulher escreve. olha, se me contassem que o primeiro mocinho gordo que li nos livros fosse como o Heleno, eu não acreditaria REAL. ele é inteligente, engraçado, um gostoso da p0rra, e super super super compreensivo com a nossa mocinha.

Camila por sua vez me conquistou com sua força de vontade, garra, sabedoria e coragem de encarar o novo depois de anos num relacionamento abusivo, que só depois descobriu o quanto era negligenciada.

eu não sei como a marcela comseguiu criar uma história TÃO poderosa, mas sério, estou completamente APAIXONADA pela escrita dessa mulher, pelo poder de suas palavras, e o quão real podem ser suas histórias, mesmo sendo ficção. gente, to cadelinha demais desses personagens, e acontece MUITA coisa nessa história, e o romance é slow burn, muito mesmo e acho que só por isso não vou dar 5 estrelas. eu acho que demorou muito pra acontecer o esperado, e eu super entendo, porque ela estava magoada, era mais velha, tinha um filho, enfim. ainda tem o passado dela que f0de tudo... enfim. é gosto mesmo.

mas sério, LEIAM LIVRE DE VOCÊ. fala sobre maternidade, amizade, liberdade, mulheres divorciadas e seus perrengues diários, relacionamentos, autodescoberta, crescimento pessoal, amor próprio, e tem um protagonismo gordo FODA PRA [*****]. a Camila é uma outa personagem, e a autora aborda a gordofobia de forma EXTREMAMENTE LEVE E CONSCIENTE. eu amei demais ver que, sim, mocinhas gordas podem ser super empoderadas, têm desejos como qualquer outra mulher, e [*****], a marcela veio e deu um tapa na nossa cara, mostrando que NÃO PRECISAMOS DE MOCINHOS SARADOS PRA MOLHARMOS A CALCINHA. o livro não é nem um pouco erótico, tem poucas cenas, mas nossa, eu AMEI e quero mais mais e mais.

enfim, pocas pra vcs que vão ler isso tudo, mas eu amei e é isso

Ale Lima 08/02/2022

Gostei
Tirando as primeiras páginas que me deixaram indignada com a atitute do embuste do ex marido, a trajetória fênix de camila é muito interessante. Foi bastante gratificante ver as conquistas da personagem enfrentando de cabeça erguida tantas questões delicadas. Gostei.

Lola 27/01/2022

Uma leitura leve e gostosinha! Amei a representatividade das personagens e a leveza com que aborda temas mais pesados, como relacionamento abusivo e maternidade.

Kelly.Fernandes 12/02/2022

Livre de você...
Livre de você é um romance muito envolvente.
Camila é uma mulher forte, mãe carinhos a, batalhadora e sonhadora e foi lindo a transformação dela Amei demais a escrita da autora e gostei um pouco mais desse romance.

Paula Zawatski | @paulazawatski 07/02/2022

"Não queria mais viver uma relação que aprisionava. O amor que não acreditasse que eu devia ser livre para ser quem desejasse, não era mais para mim."
Avaliação: 3 estrelas (legal);
Leitura Nº 14 do ano de 2022.

Comecei a leitura por ver a indicação de leitura no Instagram, os temas do romance, principalmente por se tratar de uma mulher na faixa dos 40 anos me chamou a atenção.

A história é sobre uma mulher que é literalmente largada pelo marido, sem mais nem menos, e a partir daí ela se vê obrigada a reconstruir sua vida, voltar a trabalhar, ser mais do que mãe e dona de casa, voltar a ter vida social.

No momento que o marido a deixa ela percebe o tanto quanto deixou de se cuidar, deixou de ser prioridade, então o livro fala muito sobre isso, sobre amor próprio.

"Estava reaprendendo a ser eu mesma."

Um ponto alto do livro é a rede de apoio, a família, as amigas.

"O amor e o apoio feminino eram um regador para o florescer da minha reconstrução."

Apesar de ter gostado do enredo acabei não me agradando com a escrita e narrativa. Achei muito repetitivo os assuntos, os momentos, os capítulos tinham um módulo muito certinho, mesmo tom de inicio-meio-fim que me incomodou um pouco.
Os temas e a mensagem do romance são lindos e profundos, porém ainda achei que repetiu muitas vezes a mesma coisa, não se aprofundando em outras, como o romance da protagonista, que por mais que compreendo que a história era muito sobre a mulher, o amor próprio e a reconstrução, o romance acabou sendo um enfeite, gostaria que tivesse sido mais trabalhado.

Apesar de ter tido coisas que me desagradaram, recomendo bastante a história!

"O importante é que agora você está livre para ser quem desejar."

Angélica 12/02/2022minha estante
Estou no início e sinto isso também, muitos pontos sendo repetidos, o que já está me incomodando ? mas vou continuar a leitura!

Paula Zawatski | @paulazawatski 12/02/2022minha estante
Continua, sim. No geral o história é bem boa. Só relevar um pouquinho.

@literariame 09/05/2022

Camila é uma mulher de 40 anos, mãe de uma criança pequena e acaba de receber o pedido de divórcio, apenas dias depois de seu aniversário.

A mulher não trabalha há anos e de repente precisa reconstruir sua vida. Ela é formada em Letras e decide correr atrás de algo nessa área, e é assim que ela encontra um projeto voluntário incrível em que ela se torna professora de inglês e já cria uma boa rede de contatos. Além de ir atrás de traduções freela (queroo).

Camila percebe cada vez mais que se perdeu em seu casamento, e precisa recuperar sua individualidade e redescobrir do que gosta ou não gosta, quais são seus sonhos e objetivos.

É uma história sobre recomeços, sobre ir atrás de seus sonhos, se autoconhecer, se amar e ser amada.

Eu gostei demais dessa história e amei a parte do estudo e do trabalho da Camila. Adoro quando começo um livro na paz e de repente ta meu curso lá, juro amo. Eu declinei a licenciatura de Letras, mas confesso que esse livro me deu uma pulguinha atrás da orelha pra dar aula (pelo menos de inglês não precisa da licenciatura mesmo).

A Camila é uma protagonista gorda, ela é muito forte e tem um arco incrível. A história se passa ao longo de um ano, então nada é apressado. Ela leva o tempo dela pra se reerguer e se conhecer bem.

Amei a temática de nunca ser tarde pra seguir seus sonhos e recomeçar/mudar de carreira. É um tema importante demais e amei ler sobre.

Também fala bastante sobre a nova dinâmica na vida da Camila em ser mãe solteira. Aliás eu amaria ter visto mais do Davi, o filhinho dela, amo demais quando tem crianças fofas.

O romance foi bem slow burn e também gostei muito. Tudo bem fofo. E as amizades que a Camila faz/retoma durante a história foram meu tudo! Importante demais a presença da família linda dela e dessas amigas.

Alerta de gatilhos: bullying e gordofobia.

Renata1004 18/02/2022

Eu sou uma Camila
Eu me identifiquei muito com a Camila, precisei de um tempo para finalizar a leitura porque me identifiquei demais com os traumas e inseguranças que ela tinha em relação a muita coisa. Sinceramente, adorei a história, a autora não decepciona. Foi bom ler uma historia que retrata como é a gordofobia na sociedade.

mikele | @respiropalavras 31/01/2022

protagonismo gordo, autodescoberta e um romance leve ?
na sua segunda lua de mel, Camila encontra um bilhete do seu marido dizendo que quer o divórcio. de repente. sem mais explicações. abalada com a situação, sem nenhum apoio ou preocupação do seu parceiro, Camila agora precisa lidar não só com um coração partido mas uma casa e uma criança de 04 anos. a partir disso, ela começa uma jornada de autodescoberta e amor próprio.?
? papéis de gênero?
a partir do momento que seu ex-marido "cansou", ele simplesmente anuncia um divórcio e todas as demandas com casa e filho ficam com Camila. o livro discute essa ideia de que assuntos domésticos e os cuidados com os filhos é "papel feminino".?
? existe idade para fazer algo novo? ?
Camila é uma mulher de 40 anos que foi silenciada no casamento, após o divórcio, percebeu que não sabia quem era, mas começou a trilhar o caminho para se (re)descobrir e (re)encontrar. ?
? protagonismo gordo?
Camila e Heleno protagonizaram um romance natural e de uma leveza agradável. algo que amei foi o fato deles serem leitores e assim, encherem o livro de referências literárias. ?
? discussões sobre gordofobia, maternidade solo, autodescoberta, como o divórcio afeta os filhos e rede de apoio também permeiam o livro. ?
? demorei um pouco para engatar na leitura, o começo foi meio lento mas depois consegui me envolver. em alguns momentos senti que a autora poderia ter construído mais diálogos aos invés de narrar os acontecimentos. teria deixado a leitura mais dinâmica, fluida. ?
"Livre de Você" aborda vários temas, mas é especialmente sobre Camila. sobre a busca de uma mulher que passou tempo demais vivendo para os outros e agora tem a chance de se apaixonar por si mesma. ?
disponível na Amazon e no Kindle Unlimited
? gatilhos: gordofobia ?

Bru | @umoceanodehistorias 11/06/2022

Representativo e rápido
Depois de 15 anos num casamento onde abdicou de muitas coisas, Camila se vê sozinha, sem emprego e com um filho pequeno para criar. O ex-marido, Diego, decidiu, de uma hora para a outra, abandoná-la e ela precisa reconstruir a vida e se reencontrar.

Lemos esse livro para o @muitoalemdolivro e foi uma experiência maravilhosa. Personagens cativantes, trama envolvente e reflexiva e cenas muito bem escritas.

Quando li a sinopse desse livro pela primeira vez, tinha interpretado que Camila estaria completamente sozinha após o divórcio, mas, apesar do sentimento de solidão, ela sempre teve uma boa base e pôde contar com os pais e a irmã e, por mais que não tivesse amigos – algo tirado pelo marido – ela tem muita facilidade em fazer amizades, tanto que reencontrou Leandra, sua amiga da faculdade, e Heleno, com quem estudou quando criança.

Sobre a construção dos personagens, achei todos maravilhosos, apesar de alguns pontos em suas escolhas terem se tornado repetitivos. Camila é uma mulher com quem podemos nos identificar, com diversas inseguranças e os personagens são representativos, sem ser forçado, como sentimos em algumas obras.

O livro é um slow burn gostoso de acompanhar, mas apresenta algo que me incomodou um pouco: falta de diálogo. Em muitas cenas, quis chacoalhar esses dois personagens e falar: vão conversar. Mas aqui está a grande sacada do livro, Livre de você não é um romance romântico. Camila não quer encontrar um amor em outra pessoa, ela quer encontrar o amor em si e faz isso muito bem.

Adorei ter lido esse livro e eu quero muito ler outras obras da Marcela, pois a escrita dela é maravilhosa.

site: https://www.instagram.com/p/CbGS_mVPivB/

Rosangela Thomaz 30/01/2022

LIVRE DE VOCÊ
Que livro lindo! Fala de Camila e Heleno. Camila foi surpreendida com o pedido de divórcio do marido, sem nenhuma justificativa ou explicação! Foi maravilhoso ver a volta "por cima", que ela deu! Voltou a trabalhar, estudar, lecionar, coisa em que ela deixou de fazer por causa do casamento! E ainda foi uma mãe maravilhosa! O romance abordou o bullying, o preconceito contra os gordinhos...É um romance, que nos faz pensar e nos traz algo positivo! E falando do Heleno, ele é um amor!

Juliana.Santos 13/01/2022

Super indico a leitura!
De uma hora para outra o mundo de Camila desaba. O marido da moça resolve deixá-la sem nenhuma justificativa. Diego apenas escreve um bilhete avisando que o casamento acabou e vai embora, deixando Camila em choque.
Apesar de contar com o amor e o apoio importantíssimo dos pais e da irmã mais nova, Camila não tem tempo nem para chorar. Ela precisa consolar o filho pequeno que não entende porque o pai foi embora e ainda precisa se preocupar com questões práticas.
Como ela vai conseguir pagar as contas da casa sozinha a partir de agora? Ela está afastada do mercado de trabalho desde que Davi nasceu e não sabe nem por onde começar.
Nas primeiras semanas tudo parece muito assustador, mas com o tempo as coisas vão se ajeitando.
Longe de Diego, Camila começa a perceber como precisou se encolher para se encaixar no padrão de seu ex. Durante o casamento ela foi se anulando e se afastando de tudo e de todos que a faziam feliz.
Assim, além de cuidar de seu coração, a moça vai ter que começar sua vida quase do zero.
Camila vai precisar encontrar um emprego, fazer novos amigos, resgatar amizades antigas, redescobrir seus hobbies, realizar sonhos que ficaram esquecidos e descobrir quem ela é sem o Diego.

Em sua jornada, nossa protagonista vai recordar como é bom dançar fora do ritmo, cantar desafinado, rir alto e curtir uma praia de biquíni sem se preocupar com o corpo.
O importante é se divertir e ser feliz sem culpa! Afinal a vida é muito valiosa pra deixar a opinião e o preconceito dos outros controlar as nossas vidas.

A primeira leitura do ano não poderia ser mais especial.
Se você está procurando um livro fofinho para ler, anota essa dica. Livre de você é maravilhoso!
É aquele tipo de livro que levanta o nosso astral! É um romance lindo, leve e divertido!
A gente sofre no começo do livro? Sim. Afinal ninguém merece um marido como o Diego. Aff!!!
Porém, as coisas melhoram bastante quando Camila encontra Heleno.♥️. Um verdadeiro príncipe. Impossível não shippar esse casal.

site: https://www.instagram.com/p/CYmNA8oLHtH/

Emilly Ferrareis - @emydoslivros 10/01/2022

"Parece que quem machuca sempre esquece mais rápido do que quem foi machucado."
Esse livro me fez sentir tantas emoções, a escrita da altura é completamente envolvente, e mesmo sendo de certa forma leve, retrata tantos assuntos intensos e necessários que ensina e emociona. Os personagem são maravilhosos e completamente apaixonanates, e eu acho incrível ler uma história como uma protagonista tão real, e mais madura, coisas que raramente vemos em livros de livros de romance.
Um romance lindo, cativante e completamente marcante. Livre de você é uma história que comendo para qualquer leitor... É MAIS QUE NECESSÁRIA!

1 | 2 | 3 | 4