Vozes de retratos íntimos

Vozes de retratos íntimos Taiasmin Ohnmacht

Resenhas - Vozes de retratos íntimos

Soliguetti 09/08/2023

Um retrato profundo do Brasil
"Vozes de Retratos Íntimos" é uma obra literária que mergulha fundo nas complexidades das histórias familiares e, ao fazer isso, revela um retrato fascinante e comovente do Brasil ao longo dos anos. Escrito com maestria por Taiasmin Ohnmacht, o livro é uma jornada literária que nos leva além das páginas para explorar as nuances da identidade, racismo e mistura de raças que moldaram nossa nação.

A narradora-personagem guia-nos por uma jornada única através das histórias de sua família, explorando a trajetória de sua cor e sobrenome. Através dessa contemplação, somos convidados a testemunhar como o racismo, em todas as suas formas insidiosas, entrelaça-se na história do Brasil. A autora habilmente entrelaça elementos autobiográficos na narrativa, o que adiciona uma autenticidade crua e emocional que ressoa profundamente com o leitor.

As histórias familiares compartilhadas nesta obra são envolventes e cativantes. À medida que as memórias são reconstituídas, o leitor é transportado para os momentos e ambientes que moldaram as gerações anteriores. A presença do corpo negro ao lado do corpo branco nas fotografias familiares não apenas ecoa a complexidade das relações raciais, mas também é um lembrete poderoso das marcas sociais que persistem em nossa sociedade.

Um dos aspectos mais notáveis deste livro é a forma como ele atua como um retrato histórico do Brasil. A autora habilmente tece eventos e tendências históricas ao longo das narrativas familiares, oferecendo uma visão panorâmica da evolução da nação. A mistura de raças, o encontro de culturas e as lutas que moldaram a identidade brasileira são magistralmente entrelaçados na trama, enriquecendo profundamente a compreensão do leitor sobre o Brasil e suas complexidades. No entanto, vale ressaltar que, embora esse entrelaçamento enriqueça a obra, o único defeito percebido é que, às vezes, quando estamos nos envolvendo intensamente com um determinado personagem, a história rapidamente se desloca para outro membro da família, o que pode deixar o leitor ansiando por uma exploração mais prolongada de certos enredos.

Mesmo assim, o estilo de escrita de Taiasmin Ohnmacht é eloquente e emotivo. Sua capacidade de transmitir emoções e detalhes faz com que cada história seja vívida e impactante. Além disso, a abordagem sensível ao tema do racismo e da identidade nacional demonstra uma profundidade de compreensão e um compromisso em explorar questões difíceis de maneira respeitosa e esclarecedora.

"Vozes de Retratos Íntimos" é mais do que um livro; é uma experiência literária enriquecedora que nos lembra da importância de reconhecer e compreender a complexidade de nossas origens e identidades. Trata-se de uma obra que ressoa com o leitor muito além da última página, um testemunho eloquente da capacidade da literatura de iluminar os recantos mais profundos da experiência humana.

Thaiza.Vianna 15/07/2023

As origens de sua existência
Nossa narradora está com os retratos de seus antepassados em mãos, e vendo aqueles momentos congelados no tempo, vai nos contando sobre o que sabe sobre os fatos históricos de cada um deles.
A obra resgata a chegada dos primeiros precursores da família nos diferentes contextos de imigração e acompanha as sucessivas gerações até o presente. Quase toda a narrativa se passa no século XX e se derrama pela Europa, África e América concentrando-se, enfim, no Brasil.
Leremos como os avós se conheceram, como viviam, seus processos de imigração para o Brasil, preconceitos sofridos por sua mesclagem étnico-racial, também sobre a ideologia colonialista e acontecimentos políticos que influenciaram a vida das pessoas.
É um livro muito completo historicamente, fluido e super bem escrito.

fev 02/11/2022

Um retrato é a captura de um momento e mesmo que conte algo durante aquele segundo é incapaz de contar o passado e mostrar os caminhos que chegaram até aquele momento. Em Vozes de retratos íntimos, Taiasmin Ohnmacht conta sobre o passado que não conseguimos entender ao olhar retratos. Esse livro é sobre heranças. Heranças biológicas e culturais. Heranças que nos formam como sociedade e pessoa. Qual é a história por trás de quem eu sou?

Ohnmachat faz um trabalho primoroso ao contar a história meio real meio imaginativa da formação da sua família. Ela revira o baú do passado para contar histórias dos seus antepassados e como isso de certa forma afetou gerações e mais gerações familiares. Com uma escrita assombrosa ela consegue contextualizar fatos históricos que impactaram a vida de um avô, da bisavó, da mãe ou do pai em poucas linhas. Há uma profundidade que poucos autores conseguem fazer quando tentam criar uma história pequena.

Taisamin ainda aborta relações étnico-raciais e suas cruezas, imigrações e seus problemas, racismo, abandono parental e conjugal, machismo e tantos outros assuntos. Ao contar e imaginar a história de sua família a autora também por conseguinte falar sobre a formação da sociedade brasileira. Uma história que é comum para muitos.

É um livro interessante com escrita poderosa. São poucos que conseguem contextualizar e trazer profundidade para relações de maneira tão interessantes em poucas palavras. Para quem gosta de histórias geracionais e seus percalços é um prato cheio. Fica a recomendação.

Irka Barrios 02/01/2022

Através de fotografias que trazem as figuras de seus antepassados, a autora Taiasmin Ohnmacht investiga as relações de compromisso e de afeto que reuniram os casais que compuseram as percentagens de seu DNA. É um trabalho bonito, parte de investigação, parte de imaginação, concentrado em expor dores ancestrais relacionadas a questões como o machismo, o racismo, as violências e as diásporas dos diferentes povos. Taiasmin, entretanto, não narra com rancor. Ela puxa o novelo com a calma de quem sabe que o passado não pode ser modificado, mas compreendido e denunciado para que o futuro seja mais justo.

Jo Stein 08/09/2023

A partir da contemplação de fotografias da família, Taiasmin Ohnmacth tece a trajetória da sua cor e do seu sobrenome, evidenciando como o racismo se encrusta na história brasileira. A reconstituição de memórias empreendida na obra, que traz traços autobiográficos, expõe as marcas sociais com que se deparam os brasileiros ao abrir um álbum de família em que está presente o corpo negro ao lado do corpo branco.

Vanessa 09/01/2024

Vozes de retratos íntimos
Foi a minha primeira leitura de 2024 e me surpreendi muito positivamente! A autora conta a história da sua família, perpassando gerações. O livro traz muitas reflexões envolvendo interações familiares, busca da identidade e, ao mesmo tempo, cria um retrato histórico da realidade social e étnica do Brasil. Leitura riquíssima, profunda e recheada de reflexões (marquei muitos trechos). Começamos o ano bem, indico demais!

tavim 30/03/2024

Vozes de Retratos Íntimos, de Taiasmin Ohnmacht
São perguntas as origens, e o que resta são retratos de rostos que se perderam. mas os traços são tangentes e, os fins, recomeços; se repetem certos contornos também se reprisam as partidas --- destinos que fecundam novos inícios, um volver de dentro da origem como resposta sobre o ser vivo ser movimento. o que bem diz rumos e lados, por muitos impostos. padecem assim os vínculos numa herança transgeracional que consiste no despertencimento, na falta de reconhecer-se em seus mais próximos. é o fim da linha, que recomeça: olhar pra trás como forma de avanço.

taiasmin ohnmacht resgata seus laços e origens familiares de forma bela e dolorosa, mostrando no apagamento da população preta a história da formação do brasil. nas histórias e dores que se cruzaram é que se tem um panorama do país atual, o passado conta o que no presente ainda persiste. vozes de retratos íntimos tem essa beleza de resgatar quem lá atrás foi calado e que hoje não cabe mais ficar emudecido.
______________________________________________

No Instagram, publico mais resenhas e ilustro todas as capas dos livros que leio.
Acesse @tavim para ver.
tavim.com.br