Nunca é tarde para recomeçar

Nunca é tarde para recomeçar Amélia Lobo

Resenhas - Nunca é tarde para recomeçar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

annacsfraccaro 02/07/2023

Três gerações de mulheres
Uma leitura bem rápida de se fazer e super fluída.
A história conta sobre a vida de três mulheres de gerações diferentes, e como cada uma tem seu pensamento, seus preconceitos e suas vivências, mas cada uma se completa de um jeito nem um pouco óbvio.

Saori Malfoy 24/04/2023

?Há momentos em que só sinto ódio?
Estou bem surpresa com este livro, mas também não posso negar que tenha passado uma certa raiva no decorrer da história. Durante todo o conto, podemos ver como algumas gerações mais antigas, porém ter uma mente tão fechada e ainda por cima ter um comportamento tóxico com alguém da própria família. Eu senti muita raiva da avó da Roberta, achei extremamente tóxico os comentários dela, se fosse comigo, eu também não abaixaria a cabeça, até mesmo porque mulher nenhuma deve depender de homem para viver sua vida, devemos seguir nossa vida da maneira que acharmos melhor! Mas num modo geral, o livro aborda um tema muito importante e que a geração de hoje em dia deveria ler para ficar alerta em casos de relacionamentos tóxicos dentro da própria família.

Ely 27/12/2021

Passei raiva
Nunca que eu odiei tanto um personagem como eu odiei nesse livro. Meu senhor, eu amei esse conto! Super recomendado.
Nii 27/12/2021minha estante
Odiei mas amo

Amanda 07/08/2023

Super rapidinho e fluído de ler
O livro é muito bom, vemos três gerações de mulheres com costumes, e cabeças diferentes interagindo entre si, o que me deixou meio "????" Foi a mãe acordar "do nada" (com os conselhos da filha) e decidir se separar. Por ser um conto os personagens não tem um desenvolvimento, mas é muito bom para um conto de 23 páginas.

amanda3621 14/02/2023

A culpa não é (só) sua se seu casamento não deu certo.
Uma história simples para mostrar o quão importante é saber priorizar sua felicidade e a não ligar para a opinião alheia.
Mostra também que os familiares podem ser horríveis às vezes e nem ligar para como você se sente
Os personagens são legais (exeto aquela velha do caramba) e tem um desenvolvimento bom
A filha é super incrível, a minha meta é ter um relacionamento assim com a minha mãe ??
A culpa não é sua se seu relacionamento não foi pra frente. Não é só você que deveria lutar para tal.
E é preciso ver o que VOCÊ quer nesses momentos :))

"As vezes a gente precisa se afastar de parentes e familiares independentemente do laço que nos une, quando os choros são mais
comuns que os risos. Existe pessoas que mesmo nos amando são tóxicas em determinados momentos, e nós não podemos tirar e dar sempre a elas o direito de nos desrespeitar com suas crenças, e suportar deis comentários 'inofensivos' simesmente porque é mãe, é avó, ou é mais velha."

???.7

Mavi 04/01/2023

"Às vezes a gente precisa se afastar de parentes e familiares independentemente do laço que nos une, quando os choros são mais comuns que os risos. Existem pessoas que mesmo nos amando são tóxicas em determinados momentos, e nós não podemos tolerar e dar sempre a elas o direito de nos desrespeitar com suas crenças, e suportar seus comentários ?inofensivos? simplesmente porque é mãe, é avó, ou é mais velha."

Irena Wieliczka 28/04/2022

Nunca É Tarde Para Recomeçar
Não gostei muito, achei mais do mesmo tanto no conteúdo quanto na forma de escrita. Algumas frases achei que foram corridas demais, parecia que não tinha muito o que ligava uma com a outra ou talvez foi a pontuação do texto mesmo.

Ana Claudia 13/11/2022

Roberta é uma adolescente que está envolvida com as provas do ENEM que estão se aproximando. Mora com seus pais, Amélia e Maurício, só que o casamento deles está passando muitos problemas: ausências do pai em casa, traições, indiferenças.

Lourdes é a avó materna de Roberta, que perdeu o marido há um ano e foi morar com a filha e a neta. Roberta é muito unida e amiga de Amélia, saem e fazem muitas coisas juntas. Está sempre preocupada com tristeza que a mãe sente dentro do casamento e sempre que pode orienta a mãe a sair desse casamento falido e refazer a sua vida. Só que Lourdes é uma mãe opressiva, está sempre colocando a filha pra baixo com comentários depreciativos, culpando a filha pelo comportamento do genro e, ainda diz que ela deve fingir que nada está acontecendo e procurar estar feliz nos poucos momentos em que Maurício está em casa.

Roberta vai ajudar a mãe a sair de casa. Lourdes vai impedi-la de sair de casa. Resta saber o que Amélia vai fazer de sua vida.

Gostei das reflexões sobre casamento, respeito e família que o conto trouxe. Um conto bem rapidinho de ler

iranete_mesquita 22/03/2022

É um conto bem curtinho e rápido de ler. A história é cheia de amor e lições. Porém me fez passar muita raiva.

Super indico!

Claudia.Marcia 24/12/2022

Uma leitura curtinha,  que conversou muito comigo . Até porque vivi uma experiência da família da Roberta na minha família.E o quanto o quanto foi difícil e como a personagem eu estava no período de vestibulares.Mas que apesar de tudo muitas vezes estar desmoronando ou já desabado nunca é tarde para recomeçar .
Ótima para quem procura uma leitura curtinha e rápida.

Isa Faria 06/08/2023

Um livro que te prende do começo ao fim, te faz sentir raiva e ao mesmo tempo com paixão. Fiquei muito satisfeita com o final porém achei que os acontecimentos foram todos muito rápidos, senti que a história poderia ter sido mais bem explorada

Jojo 22/02/2022

Amor de mãe e filha
Primeira leitura do ano não poderia ser mais especial do que um livro nacional e de uma autora que tenho um imenso carinho.
Roberta não aguentava mais ver a mãe sofrendo um relacionamento abusivo por mais que ame o pai,  e a avó sendo tóxica o tempo todo, achando que uma mulher por mais que sofresse era errado se divorciar.
Amélia uma esposa que sofre com um casamento fracassado e ainda tem que lidar com a mãe nada compreensiva, que não apoia a separação, pois na visão dela mulher divorciada não tem valor.
Porém, sua filha Roberta mostrará o real sentido da felicidade.
É um conto sobre amor de mãe e filha, sobre estar ao lado de quem nos valoriza e nos quer bem. Que ninguém tem o direito de julgar nossas escolhas, mas que o perdão nos liberta, e fazer o bem ainda continua sendo o ato mais lindo praticado ao próximo.
Esse conto aqueceu o meu coração!?
Uma leitura necessária que nos ensina lições valiosas, marca registrada dos livros da Amélia.

Larissa 13/10/2023

Fala de laços familiares, mãe, filha, avó. De crenças sobre separação e do que podem influenciar na vida delas.

Fernanda1156 04/02/2023

Toda mulher tem uma força dentro de si
A este conto foi uma grata surpresa, Amélia Lobo tem uma escrita leve, fluida, gostosa e um vocabulário maravilhoso, gostei demais das palavras usadas e de como o texto foi desenvolvido tão envolvente. A história é sobre 3 mulheres, três gerações diferentes, três opiniões, três épocas bem diferentes, tem Roberta que não concorda com a situação passada pela mãe, tem Amélia a mãe que está em constante guerra de geração, ela não sabe se continua na geração da mãe ou se evolui é fica forte para viver sua própria geração e claro tem machista mãe de Amélia que poxa, por mais que na época dela foi diferente ficar reproduzindo todas aquelas ações e palavras machistas é doído e cruel. Mas enfim, vale muito a pena ler este conto e as personagens é muito gente como a gente sabe, vemos e vivemos isso todos os dias na sociedade e até mesmo em casa. Agora o que mais amei é o sobre a autora, gente Amélia parece ser uma mulher maravilhosa, olha o que está falando lá:
"...seu principal objetivo é desconstruir padrões machistas que sufocam e matam..."

Espero de coração que ela siga sempre realizando os seus objetivos, que responsabilidade social incrível, por mais Amélias no Brasil.

@viajeira.literaria

1 | 2 | 3 | 4 | 5