A pintora de henna

A pintora de henna Alka Joshi

Resenhas - A Pintora de Henna

Lilliancs 10/04/2024

A pintora de henna
Essa é uma história tão boa, com uma narrativa fluida e envolvente.
A autora nos apresenta a cultura, lugares, culinária, costumes diferentes dos nossos e, ao mesmo tempo, um tanto próximo principalmente o tratamento desigual, preconceituoso e limitado que as mulheres sofrem.
Lakshmi é uma mulher que consegue escapar da vida a qual foi submetida e pinta a própria história, traçando seu caminho com muito trabalho, coragem e resiliência.

Jaqueline.Campos 10/04/2024

Uma novelinha mto da bem escrita.
Me senti vendo uma novela das seis daquelas q te prendem a cada episódio. É forte e ao mesmo tempo é leve. Vc fica imerso na cultura indiana q é tão rica e tão diferente (mas nem tanto assim) da nossa. O melhor q achei foi a descrição dos aromas... vc quase sentia o cheiro do lugar lendo. Fora q eu amo medicamentos naturais e vc vê o quão rica é a nossa Natureza.
Mto bem escrito com uma personagem forte, humana e mto resiliente.

Karol 10/04/2024

Estava gostando tanto...
Mas nos 30% finais o livro de caiu muito. A leitura para mim broxou, as escolhas que os personagens tomaram nesta parte da história contradizem tudo o que nos foi mostrado ao longo dos 70% da história. A Laks se tornou outra pessoa, ela teve atitudes que contradizem toda sua luta e história.
Além disso, a história se enveredou por caminho simplório e óbvio. O que fez com que os 20% finais do livro fosse um sacrilégio para mim. Ademais, em todo decorrer do livro houveram algumas conversas um tanto artificiais.
Mas, tenho que confessar que até o 60% do livro, eu estava amando essa história.
Valeu a experiência, contudo não pretendo dar continuidade na série de livros.

EGBraga 09/04/2024

"A Pintora de Henna": Cruel e Sensível
Não tenho local de fala quanto à realidade indiana, mas acredito que "A Pintora de Henna" é uma representação crítica desse microcosmo social. A maneira como a autora atravessa temáticas sensíveis na personagem de Lakshmi é assustadoramente real, ainda mais quando muito do que é abordado pode ser extrapolado para vivências diversas.

Quantas mulheres são como Lakshmi? Mulheres cujos futuros a sociedade projeta antes mesmo de seus nascimentos. Mulheres cujas escolhas escapam entre os dedos, que vivem com medo, às margens do desenvolvimento, da família, do próprio eu. Mulheres que, apesar de tudo, batalham dia após dia, cultivando o presente com cuidadoso esmero para colher algum fruto após anos de ávida dedicação. E pior, quantas meninas são como Radha? Meninas obrigadas a se tornarem mulheres antes do tempo, somente para vivenciar a vida em sua mais brutal essência.

E abordar temas como esses não a tornam uma obra chata. Todos os contrapontos, o enredo e os personagens corroboram de forma orgânica, causando sentimentos genuínos durante a leitura, como o desconforto gerado pela incompreensão de Radha acerca da situação e a felicidade de Lakshmi em seus muitos começos e recomeços. Dito isso, apesar de, pessoalmente, Radha ter me consternado em várias ocasiões, entendo sua função e sua mensagem para a obra.

É um livro com várias camadas, capaz de gerar distintas interpretações a cada leitura, mesmo que realizadas pela mesma pessoa. Exatamente por isso uma experiência recomendável a qualquer leitor que deseja aprimorar um olhar crítico e refletir sobre a vida. Afinal, nem tudo é apenas aquilo que vemos.

Fabiana180 01/04/2024

A pintora de Henna
Muito linda a história!
Tantos ensinamentos, tantas belas coisas a se aprender com esse livro.
Passei raiva, tive reflexões, e simplesmente adorei!
Conta a história de uma mulher que corre atrás de seu sonho, sua independência e sua casa, quando conhece sua irmã seu mundo vira de cabeça pra baixo e se vê em situações que nunca se imaginava estar.
Mas todo o sofrimento e tudo que passou lhe serviu de ensinamento e experiência de vida.
Vale muito a pena ler esse livro.

Eduardo1927 23/03/2024

Quem sabe um dia seremos livres
Esse livro me fez perceber que eu conhecia (sei) pouco da cultura indiana. em ?a pintora de henna?, acompanhamos a história de lakshmi, uma mulher forte, determinada e ambiciosa que foi obrigada a casar aos 15 anos, tendo fugido em busca da sua independência dois anos após o fato.

alguns trechos da obra soam como um chute no estômago, abordando temas como a violência contra a mulher, questões familiares, aborto e mais, tudo isso com base na cultura asiática.

não é uma história feliz. é um livro que nos mostra a difícil realidade enfrentada por tantas mulheres ? sejam elas indianas ou não. li às cegas e valeu muito a pena, eu recomendo!

Rosana 23/03/2024

?A Pintora de Henna? é um romance histórico q se passa na Índia do século XX (anos 50). A história gira em torno de Lakshmi, uma jovem de origem humilde q ousou se rebelar contra um destino q lhe foi imposto e com 16 anos fugiu de um casamento infeliz marcado por estrema violência. A fuga trouxe vergonha e desgraça p sua família, e as consequências ressurgem anos depois, quando pensava ter deixado tudo p trás. Muito bom, eu recomendo.

Larissa.Giorgetti 21/03/2024

Eu sou apaixonada pela Índia, já li muitos livros ambientados lá e de autora indiana, esse é o primeiro de Alma. Que livro incrível, que personagens marcantes, todos eles desde da criada até às Maranis são tão bem escritos que consigo visualizar perfeitamente um livro inteiro para cada um.
Laksme é uma mulher guerreira, admirável, consegui fugir de um casamento terrível e fazer sua vida na alta sociedade. Os ambientes e festas, modo de viver, dos anos 50/60 tudo bem detalhado, fora as descrições dos remédios naturais são incríveis. O que gostei muito tbm, foi uma coisa que achei bem diferente, um dos personagens que são pra ser odiados, ( eu odiei) e geralmente eles de alguma forma pagam no final, aqui temos uma redenção muito linda, e tem uma das cenas finais no trem, entre a Leksme e ele que emocionou bastante. Já encontrei meu preferido do ano e não estou pronta para abandonar esse mundo então, bora para o livro 2 ??

argni 20/03/2024

Diferente
?A milhares de quilômetros da pequenina aldeia onde eu havia começado, estava finalmente em casa.?

Tinha receio de começar esse livro e travar por ser uma leitura diferente da que eu estou acostumada. Pensei que ia travar e ter que me arrastar até o final.
Mas foi justamente o contrário, foi muito rápido e dinâmico. A escrita é fluida e muito boa.
E apesar de não ter uma trama super complexa, tem muitos temas bem importantes sendo abordados, principalmente para criar um cenário da Índia na década de 50, que era o objetivo da autora.

Recomendo!

Luis.Henrique 16/03/2024

Uma história linda e fascinante. O universo da Índia nos prende do início ao final do livro .
A relação entre as duas irmãs, os sentimentos de responsabilidade de uma pela outra, tornando silencioso o amor que tudo permeia, são sufocantes para os personagens e para o leitor.
A importância da família na cultura daquele país e as.consequencias da ação de.um membro sobre a vida dos demais familiares pegam de surpresa ao.leitor ocidental e nos prendem nessa fascinante leitura.

Julia.Nayme 29/02/2024

Esse livro é uma boa dose de cultura.
Eu amei esse livro!
Claro que várias vezes me peguei revirando os olhos para a Radha, mas afinal, quem já não foi uma adolescente inconsequente nessa vida?! Mas assim, no final, eu achei muito interessante o amadurecimento dela... assim como o desenvolvimento da personagem principal, que foi feito de maneira gradual e constante, sem perder a essência. É esquisito dizer assim, mas é como se eu pudesse perceber no final, que a Lakshmi mudou, mas sem deixar de ser quem é...
É um livro para abrir mentes e até mesmo pensarmos nas nossas oportunidades.
Adorei o estilo da escrita da autora e achei que ela foi muito objetiva com tudo... o cuidado de explicar o motivo da personagem principal ser como é, falar um pouco mais sobre a henna, sobre as castas, sobre os costumes.
Recomendo para as pessoas que se interessam por esse tipo de tema e tem curiosidade em conhecer um pouco mais de outras culturas.

Erika 25/02/2024

Diferente
Leitura gostosa e diferente, já que nos passa, mesmo que superficialmente, questões sociais da Índia.
Acho que poderia ter adentrado mais no tema, mas o livro é muito bom. Valeu a leitura

ogawajheniffer 20/02/2024

O tal do orgulho...
"Nesse momento, sentada na frente daquela mulher boa e sensata, eu queria a coisa que mais detestava no mundo: compaixão."

Okay, gente. Admirável toda essa coragem, ambição e determinação da Lakshmi em batalhar com unhas e dentes para atingir seus objetivos, mas caramba !! Precisava ser tão orgulhosa ???

Isso foi uma das coisas que me cansou nessa obra. Uma vez meu pai me disse:
"orgulho não leva ninguém a lugar nenhum". Também não acho que seja 8/80. Não ter[orgulho] nenhum/ter demais, mas me frustra muuuuito ver as pessoas(e essa personagem) tomarem um caminho tão mais difícil por causa disso.

Por outro lado, entendo que pode ser muito da cultura Indiana. Principalmente para as mulheres que, até hoje, vivem uma luta constante para conseguir algum direito, quando em outros países se vê uma evolução maior nesse aspecto.

E por falar em cultura, esse livro realmente está de parabéns no quesito descrição. Eu conseguia imaginar cada cor e detalhe dos saris, cada gesto em cumprimento/respeito, cada mandala e henna, cada construção, o que me levou a uma viagem pela Índia sem realmente sair de casa. Um lugar que um dia pretendo conhecer.

Agora voltando um pouco aos personagens...
Nas avaliações deste livro, eu vi muitas pessoas detestando a Radha...
Preciso admitir que estou com essa maioria. O que eu faço com tanto desprezo por essa personagem ingrata? Em compensação, Malik tem meu coração! Acho que colocaram ele como uma forma de equilibrar nossos sentimentos pelos personagens né ? Amor e ódio, ou ... Ódio e amor, respectivamente, nesse caso!

Assim sendo, eu particularmente, não me apeguei à obra como muitas pessoas disseram ter se apegado a ponto de continuar a "saga". Mesmo assim, finalizo minha resenha indicando esse livro sim, pra quem gosta de dar uma viajada através da leitura!

Então é isso, pessoal! Boa viagem!

Ps: salvando aqui, mais algumas frases marcantes do livro.

"A reputação, uma vez perdida, raramente é recuperada."

"Onde ela via alegria, eu via dificuldade. Onde ela via amor, eu via responsabilidade, obrigação."

Ana_Elisa_Toledo 20/02/2024

Maravilhoso!

Um linda surpresa esta leitura, depois de ler a trança, resolvi buscar algo referente a Índia, localizei esta trilogia, e este primeiro já mostrou para o que veio.

Amei.