ENQUANTO OS DEUSES PERSISTEM

ENQUANTO OS DEUSES PERSISTEM EDUARDO BORGES

Resenhas - ENQUANTO OS DEUSES PERSISTEM

Aline Mota 30/12/2021

Paraíso
É o livro de estreia do autor. Sua poesia é marcada pela dor, revolta e subversão. No poema que empresta nome ao título da obra percebo uma inquietação filosófica a cerca da doutrina cristã e da realidade vivida por muitas pessoas. Essa inquietação perpassa por vários poemas do conjunto da obra. Isso contido no título ou em trechos: "Bezerro de ouro", "Maria", "De teus ditos sobre o amor fizeram pérolas para plateias de porcos", "Carpinteiro arrogante que és, decerto fizeste a tua própria cruz. Mas porque nós, operários mesquinhos que somos, deveríamos fazer o mesmo?", "Revelação", "Confissão".
"De janeiros ardentes", Eduardo começa "Solar" e termina "escrevendo porque o mundo lhe parece em desordem", contudo seus escritos nos permitem observar algumas "desordens" necessárias para uma leitura reflexiva interna e externa. Enquanto os deuses persistem é o filho pródigo, que retorna para o seio familiar depois de enfrentar os problemas da vida. Depois da dor e angústia é recebido com um grande e delicioso banquete. Eis que o banquete foi "servido" (publicado) e está à mesa pronto para ser devorado.