A Procura de Theo

A Procura de Theo Teresa Guimarães

Resenhas - A Procura de Theo

Miah.Kan-Po 13/02/2022

Quem nuca viveu um impasse espiritual ao longo da vida?

Nesse livro acompanhamos a história de Theo, uma parapsicóloga que nunca se sentiu pertencente a lugar nenhum desde a infância, e desde então ela busca se encontrar de todas as formas possíveis e acessíveis.

Por muitas vezes eu me peguei refletindo sobre essa busca, porque eu já passei por isso, e é uma montanha-russa de emoções, um carrossel de conflitos inimagináveis.

Aqui acompanhamos os dramas, as subjetividades, os preconceitos, as crenças e a personalidade de cada personagem.

A Teresa ousou ao usar uma uma técnica antiga; a narrativa epistolar. Para quem não sabe, essa narrativa consiste em desenvolver um romance através de 'cartas', com vários narradores.

E ela foi bem-sucedida nessa ousadia, porque eu consegui sentir a essência da obra, consegui me conectar com os personagens.

Um ponto interessante é a inovação da narrativa epistolar. A autora fez uso da modernidade, inserindo a tecnologia no contexto. Então podemos acompanhar a evolução da comunicação...

Cartas...
Telegramas...
Telefone...
SMS...
E-mail...
Facebook...
WhatsApp...

Impossível não se sentir um voyeur rsrs

Podemos concluir que a realização espiritual pode ser encontrada nas coisas simples do dia a dia. Dentro de nós! Nas palavras de um amigo, de um parente...

Súper indico!!

Karini.Couto 12/07/2022

Uma resenha ou um bate-papo sobre essa obra que li e que né trouxe tantas reflexões sobre a vida e sobre mim mesma.

Sabe aqueles livros que você sente um orgulho danado do autor quando lê? Esse é um deles!
Tive oportunidade de receber o livro da Teresa Guimarães, trocar muitas ideias com ela e em breve tem mais posts por aqui.

Mas pensem em uma obra sensível e bem escrita? E em uma pessoa serena e com jeito de falar manso que te encanta! Apaixonada pela obra e por sua criadora. Espero levar essa amizade para vida!

Agora vamos ao livro. Um enredo onde acompanhamos Theo que é parapsicóloga que tem aquela sensação de não pertencer a qualquer lugar sabe? Talvez algum de vocês possam ter sentido isso em algum momento? Então Theo vive em uma busca constante pelo encontro consigo mesma, achar seu lugar e segue nessa busca constante de todas as maneiras possíveis.

Algo que eu entendi perfeitamente em Theo, pois muitas vezes me senti e me sinto dessa maneira, parece que falta algo, ou eu não consegui acessar o que preciso, um espaço que ainda não foi preenchido! Acredito que muitos de vocês vão entender do que Theo e eu estamos falando?!

Teresa usa narrativa epistolar que pode dar muito certo ou muito errado, depende da destreza do autor e Teresa foi muito feliz nessa escolha! Acertando precisamente. Esse tipo de narrativa, consiste na escrita de um romance através de "cartas" e com isso nos apresenta vários pontos de vista. Algo que eu amei nesse enredo em específico.

Além disso, Teresa nos faz transitar pela evolução da própria tecnologia nos meios de comunicação, carta, telegrama, telefone, SMS, e-mails, redes sociais — mundo Interessante mesmo e pensar que eu trocava cartas com amigas quando eu tinha entre 11 e 16 anos e era uma euforia esperar uma carta ir e vir dos correios, sem toda essa facilidade que temos no mundo moderno atual! (Juro que não sou tão velha quanto tô parecendo!) Ahaha!

Eu estou simplesmente encantada com esse enredo e posso dizer o que já aprendi ao longo dos meus 37 anos, que nossas realizações, alegrias e encontros, por assim dizer, podem estar nos pequenos momentos, gestos de amigos, parentes, conhecidos ou desconhecidos, em nós mesmos e no alcance do nosso auto conhecimento e entendimento, além do amadurecimento de nós mesmos… Afinal o que eu era a uns dez anos atrás, não é mais quem sou hoje (falo por mim!). Mas ainda tenho um caminho a percorrer, pois, sei onde quero estar de Deus permitir!

Michelle Trevisani 28/12/2021

Te convido a conhecer esse livro!
Gatilhos: Luto

Um livro narrado em forma de troca de cartas e e-mails. Sobre uma família que se entrelaça e se une através de uma personagem central - a Theo.

Theo é uma personagem que vai crescer nesse livro. E através de cartas de seus familiares e dela própria, vamos conhecendo um pouco de sua vida. A história de Theo não é diferente da minha, da sua. Porém a narrativa cadenciada e ágil da autora, nos convida a virar cada página, como se ansiássemos a ler mais e descobrir o que aconteceu com seus pais, avós, marido.

Nas primeiras páginas desse livro, já fui conquistada. Fazia tempo que eu não lia uma autora brasileira que me tornasse presa na leitura dessa forma. Esse livro fala de luto, mas não só. Fala sobre a busca de Theo de conhecer a si mesma e de atravessar alguns traumas que foram surgindo na sua vida. Ele também tem trechos engraçados, e frívolos, como toda vida é. Eu me senti como se estivesse lendo fofocas de vizinhas e as cartas são tão pessoais e cheias de significado que a gente quase se sente parte da família, talvez uma prima distante de Theo.

Outro ponto que gostei bastante é que as cartas começam a ser trocadas no ano de 1976. Ainda não havia internet. Então foi legal ler sobre costumes da época. O livro termina com e-mails trocados em 2013, e nos mostra a evolução da internet, o surgimento do Facebook e como de repente as redes sociais começaram a fazer parte da nossa vida, permitindo inclusive que Theo seja... bem, você vai precisar ler para descobrir.

Um livro muito bem escrito, leve, pessoal, gostoso de ler. Um livro que eu indico sem medo, que me proporcionou momentos ótimos de reflexão e porque não, divertimento. Teresa sabe contar uma boa história e a narrativa em forma de cartas trouxe uma dinâmica diferente e atraente ao enredo.

Leia "A procura de Theo" e venha me contar se o final não te surpreendeu também ;)

site: https://www.instagram.com/p/CX86NZJrVRY/

Paty 17/08/2022

UM DOS MELHORES DO ANO!
Se você é fã de um bom drama familiar, esse livro é um achado e tanto para ti! Aqui, acompanhamos a vida de quatro gerações diferentes de uma única família, ligando todos por meio de cartas a nossa protagonista: Theo.

Nele são abordados diversos temas relevantes e importantes, se tratando de uma narrativa que tem inicio em 1970, temos as dificuldades de ser estrangeiro no Brasil, diferenças culturais e religiosas, a falta de empregos e antigos traumas trazidos juntos com os personagens. Falando especificamente destes, temos pessoas ricas em qualidades e defeitos, trazendo-as ainda mais perto de nós, já que passam a ser mais humanos a cada carta que lemos. No fim, acabamos nos sentindo parte da família.

Após uma reviravolta, acompanhamos Theo tentando se encontrar no mundo, passando por diversas mudanças difíceis e significativas em sua vida, a fim de finalmente se sentir completa após esse momento que deixou buracos em seu interior. Nessa jornada, descobrimos diversas religiões, pessoas, diferenças, mas sobretudo, aprendemos juntos com ela.

A autora trabalha muito bem a forma com que as cartas são entregues a nós leitores, sendo que a primeira está diretamente ligada com as últimas, mas que você só descobrirá perto do fim. E acredite, você mal pode esperar tudo que vai acontecer! A Teresa nos impressiona a cada carta nova, a cada ano que se passa.

Um livro muito tocante, com escrita extremamente envolvente, personagens muito bem desenvolvidos, que sem sombra de dúvidas ainda vão me ver falar muito dele. Possui diversos ganchos que fazem com que você fique intrigado e continue a leitura com ainda mais sede. Confesso que não conseguia soltar o livro, de tão envolvida que estava!

site: https://www.instagram.com/shinybubblessb/

Pam 25/02/2022

Reflexivo!
Utilizando a técnica antiga de romance epistolar, a autora nos apresenta uma narrativa sobre a superação do luto, laços familiares, amizades e amores que ultrapassam o tempo. Certamente uma trama bem construída que gira em torno da personagem Theodora- Ou Theo- uma parapsicóloga que sofre de Transtorno de Déficit de Atenção.

Conheceremos a vida e anseios dessa personagem através de cartas, e no decorrer dos capítulos a autora nos deixa curiosos e intrigados para saber o que aconteceu com seus familiares.

Fiquei encantada com a forma que Teresa nos apresentou esse livro. Consegui me sentir dentro da história, pois o livro todo é narrado em cartas e e-mails. Ela vai desenvolvendo o enredo a partir de 1976, quando ainda não havia a tecnologia atual. E finaliza a narrativa no ano de 2013, através de e-mails, nos mostrando o surgimento das redes sociais, como o Facebook.

Sem dúvidas, uma leitura repleta de reflexões, que possui diversão e emoção na mesma proporção. Me trouxe vários ensinamentos acerca de temas tão importantes que a autora abordou com responsabilidade.

Com uma escrita leve e personagens cativantes, esse enredo atraente te envolverá da primeira até a última página! Recomendo demais, e certamente quero ler mais livros de Teresa.

Alinne Morais @sistersbookaholic 23/05/2022

O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSA LEITURA?
Drama familiar
Luto
Uma personagem buscando conhecer a si mesma.

Em A Procura de Theo iremos conhecer Theodora, a personagem principal dessa história. Desde a infância até a sua vida adulta. Ela sofre de transtorno de Déficit de atenção, e procura incessantemente seu lugar no mundo.

"Todos somos assim, todos temos um lado sombrio e um lado iluminado." Pág - 277

Inicialmente o livro é narrado por meio de cartas, (quando ainda não tinha internet) e conforme os anos vão passando vamos ver a evolução tecnológica acontecendo, os personagens vão se corresponder um com outro através de e-mails, mensagens de Facebook e WhatsApp. Essa foi a parte que mais gostei nessa leitura e me fez sentir mais conectada com os personagens.

A leitura desse livro faz com que o leitor se sinta como se fosse um voyer, um observador de toda a história, e foi assim que me senti, e o que fez a leitura ser tão cativante.

A Theo foi me conquistando aos poucos, no começo achei ela um pouco estranha, mas quando a conhecemos melhor vemos o quanto ela é  incompreendida e me vi torcendo muito por ela.

Aliás, toda trama vai se conectando com o passar das páginas, o que deixou a história ainda melhor.

A autora tem uma escrita envolvente e me vi imersa nessa história (fazia tempo que não lia um nacional tão bom). Ela sabe envolver o leitor e nós deixa curiosos para saber o que vai acontecer. Um drama profundo que traz uma reflexão sobre a vida, sobre o luto, além dos dramas familiares que são abordados na história. É uma leitura que gostei muito e que indico!!

site: https://www.instagram.com/p/Cd6ml9_rYHt/

Emiliane.Yamada 23/08/2022

Cartas e vidas
Resenha A Procura de Theo

Um livro que faz qualquer leitor se orgulhar de um autor nacional e ter carinho pelos nossos e pensar o quanto a literatura brasileira ainda fica apagada e o quanto é importante esse trabalho de divulgação de pequenos e grande criadores de conteúdo digital.

Uma obra com escrita sensível, personagens que te conquistam e um enredo escrito em forma de cartas, quem nunca trocou cartas via correios na vida, não vai entender o quanto isso me trouxe lembranças nostálgicas e belas memórias.

Theo é parapsicóloga e se sente um tanto quanto deslocada, como se não pertencesse a lugar algum diante seus olhos ou que suas mãos possam vir a tocar e com isso, segue em uma busca constante por encontrar a si mesma e sentir-se plena. Acho que muitos de vocês podem compreender Theo em seu íntimo, pois em algum momento já passamos por algo assim, ou ainda passaremos.

Como já mencionado antes, a escrita da Teresa é epistolar, ou seja, um romance escrito em forma de cartas, e assim temos acesso a diversos pontos de vista sobre o enredo. E ainda que Teresa use essa faceta em sua escrita, ela também nos trás a evolução da tecnologia e comunicação ao longo dos anos.

Ainda sobre o enredo, o que posso dizer é que apesar de ficção, ele nos mostra de maneira real, como nós estamos constante evolução e sempre em busca do tão sonhado encontro conosco, de nos sentirmos realizados e plenos.
Mais que apenas uma leitura, esse livro é um verdadeiro sinônimo de crescimento para
quem o lê.
Experiência que recomendo para todos.

Lina DC 29/08/2022

Muito bom!
“A procura de Theo” é um romance epistolar escrito pela autora Teresa Guimarães. Para aqueles não familiarizados com o termo, “epistolar” vem do latim e significa relativo a cartas. Ou seja, todo enredo é construído a partir de comunicações como cartas, cartões postais e meios tecnológicos como e-mails e redes sociais. O interessante de se construir um enredo dessa forma, é que ele não precisa ser linear, ou ter uma “lógica” ao ser desenvolvido. Cada carta permite que um pedacinho da história seja desvendado, porém, nem sempre a resposta é imediata, o que torna a obra intrigante e faz com que o leitor fique curioso para desvendar os mistérios ao redor da história de Theo.
Mas esse não é o único ponto de destaque da obra: apesar da obra focar em Theo, ela é uma representação das mulheres de sua família, uma mescla das dores e alegrias que todas sofreram. Theo é uma colcha de retalhos, que está em busca de sua própria identidade ao mesmo tempo em que ela e nós, leitores, desvendamos as histórias de sua mãe e suas avós, mulheres que, cada uma a sua maneira, tiveram que se redescobrir em algum momento de suas vidas...

“Se Deus existe, acho que ele se encontra nos gestos amáveis das pessoas.” (p. 116)

Theodora, ou Theo, é uma mulher que sempre se sentiu deslocada, até mesmo dentro de sua família. Não conseguia se conectar com os primos e familiares na infância, sua mãe sempre cismando que ela era “estranha” e essa ausência da sensação de pertencimento combinada com outras situações que vão acontecendo conforme Theo envelhece, tornam a protagonista uma mulher adulta indecisa, quase que uma nômade, sempre buscando algo que não consegue alcançar. Advinda de uma família abastada, pode-se dizer que a protagonista pode fazer essa busca sem grandes preocupações, mas isso só demonstra o quão vazia Theo se sentiu por toda a sua vida.

Theo, a estudiosa de parapsicologia, Theo, a filantropa. Theo, a boa menina. Como você pode ser tão generosa e cruel ao mesmo tempo?” (p. 277)

Em paralelo, a autora vai construindo todo o cenário familiar da protagonista, voltando ao passado e demonstrando que as mulheres que rodeiam Theo sofreram, mas que algumas cresceram com isso, enquanto outras se apegaram a dor e não seguiram em frente. Não só a sua família direta, mas pessoas próximas, como a Cleide, uma mulher que teve a vida sofrida, mas não desistiu do sonho de reencontrar uma pessoa amada.
É uma obra atemporal que retrata as mulheres, de diferentes classes sociais, etnias ou culturas, pois reforça a resiliência feminina, a força interior que possuímos ao caminhar e cuidar dos outros mesmo quando estamos sofrendo em silêncio. É impossível realizar a leitura e de alguma forma não se identificar com os sentimentos e ações dessas personagens.
Trata-se de uma história da dor humana, da perda, do crescimento pessoal e da força que muitas vezes nem sabemos que possuímos.

“Todos somos assim, todos temos um lado sombrio e um iluminado.” (p. 277)

site: https://www.leituraseafinsnolitoral.com.br/