A Roda de Deus Leonel Caldela

Resenhas - A Roda de Deus

1 | 2 | 3 | 4

Vicente Tavares 04/03/2022

A Roda de Deus
Mais um livro do Caldela que eu leio. Eu acredito que fui com a expectativa muito alta, também pudera, o tema é algo que eu adoro: Cthulhu Mythos, com o meu autor brasileiro favorito: Leonel Caldela... Só podia funcionar. E funciona, mas não da maneira que eu projetei a expectativa.
O livro é muito bom e a história é excelente, mas acho que se perdeu (e muito) nas pesquisas. Tem historico demais, background demais, trechos enormes que parecem imensas digressões. De maneira geral acho que o livro poderia ter um terço do tamanho cobrindo toda a história necessária.
Sem dar spoiler, o livro termina de um jeito muito surpreendente. Vejamos a continuação como será.
Kami 14/01/2023minha estante
Cara, vc botou exatamente o que eu achei do livro, sem tirar nem por.

Vicente Tavares 14/01/2023minha estante
O segundo livro segue o mesmo padrão de pesquisa ok? É o que da pra dizer sem spoilers.

Jenner Azevedo 10/01/2022

Leonel Caldela nunca decepciona
Mais uma romance espetacular de Leonel Caldela. Os detalhes, os diálogos, a narrativa me fazem ter orgulho de estar lendo um autor brasileiro. Orgulho de ter financiando essa obra. Me prendeu nesse mundo de uma forma que poucos livros tem feito ultimamente. Gostaria que o áudio livro tivesse sido lançado simultaneamente ao livro, mas tudo bem. Já aguardando o próximo volume. Recomendo a todos que gostam de ficção histórica e fantasia. Pode ser lido em 10 horas
Marco Linares 23/01/2022minha estante
Eu estou amando o livro. A forma como o Caldela mistura realidade com ficção é incrível.

Alberto 23/01/2022

Romance histórico lovecraftiano
Primeiro eu acho importante situar a galera aqui do Skoob em relação a este livro, que ainda não está à venda. O Nerdcast (podcast do pessoal do Jovem Nerd) é conhecido por suas partidas de RPG de mesa que são editadas de forma tão profissional que se tornam praticamente um teatro narrado. Após o sucesso da partida baseada no cenário de Call os Cthulhu, eles decidiram criar um financiamento coletivo no Catarse. Fizeram muito sucesso, batendo o recorde de arrecadação da plataforma. Uma das recompensas era justamente este livro, que foi liberado apenas para os financiadores, mas que será vendido normalmente quando todas as recompensas forem entregues (vai demorar bastante ainda).

Agora posso falar do livro. O título pode confundir um leitor desavisado, mas realmente não se trata de uma obra religiosa, e sim de um romance histórico de fantasia lovecraftiana. Parece complicado, né? Bom, o livro é mais para um romance histórico, pois o autor (que é o mestre da partida de RPG citada acima) pega fatos históricos reais para ambientar a narrativa e foca bastante nisso, em três momentos distintos da história. E também tem fantasia lovecraftiana com aqueles monstros/deuses tipo Cthulhu e Nyarlathotep, sabe? Mas muito pouco neste primeiro volume, inclusive esses famosos nem aparecem.

Como se trata de um primeiro volume, que não fecha a história, e sim dá início à ela, acabou sendo muito informativo e um pouco frustrante inicialmente, pois ele abre o livro narrando o final da partida de RPG deles, mas não a continua, nem faz referência a ela, com exceção a uma parte do passado de um dos personagens. Mas desconsiderando esse vínculo, o livro é muito bem feito. A história é ótima. O domínio do autor sobre a psique das personagens é enorme. A imersão é muito rápida. É quase como assistir ao livro, em vez de lê-lo.

Quando se trata de fantasia, acredito que Leonel Caldela é o que temos de melhor no cenário brasileiro. Será ótimo quando o livro estiver à venda para todo mundo poder aproveitar.
Michelly.Carrijo 23/01/2022minha estante
Boa resenha!

Alberto 23/01/2022minha estante
Obrigado, Michelly! ?

Beatriz.Rios 28/01/2022minha estante
Agora entendi tudo! Muito bom, como sempre.

Matheus 23/09/2022

Achei o livro muito longo, em especial a parte de Carlos Magno. A parte que mais gostei foi a do velho oeste americano.
O que mais me incomodou foi que eu não senti empatia por nenhum personagem, e acredito que isso aconteça por causa das várias linhas temporais.

Wilza.Alves 28/08/2022

De modo geral, o livro não é mais do que bom... Poderia ser ótimo, se não fosse tão cansativo, Caldela exagerou na pesquisa e tentou encaixar tudo que achou interessante e acabou deixando uma leitura que beira o enfado. Acho que se fosse menor ou mais fluido, a minha experiência com a leitura teria sido melhor.

Renan 15/05/2022

A Roda de Deus
A Roda de Deus é o primeiro de dois livros que expande a história do NerdCast Cthulhu criada pelo Jovem Nerd. Neste primeiro livro, Leonel Caldela amplia a história com fatos que precedem e sucedem os acontecimento apresentados no podcast.
Os fatos precedentes ocorrem em dois períodos, nos EUA do século XIX e na europa de Carlos Magno, enquanto que o tempo presente da história se passa em 1989, data está próxima a queda do Muro de Berlim.
O grande destaque deste livro é como o ator consegue inserir fatos históricos numa fantasia e usar isso em prol do enredo.
Minha única crítica negativa refere-se a parte da história que ocorre na época de Carlos Magno. Este trecho tem basicamente dois momentos chave, o primeiro bem impactante e o segundo um tanto menor em termos de impacto na continuidade da história. A existência do segundo momento tornou esse capítulo um tanto quanto arrastado para mim.
Fora isso o livro é muito bom e de fácil leitura.

Marcos 10/01/2023

Caldela com história
Já li os livros Ozob e a sequência Ruff Ghanor e para mim o grande diferencial para esse livro foi o embasamento histórico. Trazer eventos reais aumenta a inserção do leitor com a história e com os personagens, sem falar na vontade de ficar pesquisando os locais citados e os eventos.
Caldela também aperfeiçoou sua técnica de escrita e de contar a história, cada vez vem se tornando uma leitura mais viciante e que gera mais mal estar em certas cenas - uma característica dele que sempre me faz querer ler os novos livros publicados mas que me deixa com um pé atrás em querer relê-los.
Quanto a história, achei tudo muito bem costurado com os RPGs. Sem falar que o livro 1 A Roda de Deus só deve ser totalizado com o livro 2 O Criador da Morte, o que gera um universo muito amplo para exploração.
É um ótimo livro para quem gosta dos RPGs e da escrita do Caldela, vai ser um ótimo lazer nas férias.

joaoggur 07/02/2022

Leonel, tu és um sadico!
Sempre fui um tremendo fã do NerdCast, podcast do Jovem Nerd, e principalmente sempre fui fã dos famosos episódios de RPG: se juntam e jogam RPG,com a adição de sons e efeitos sonoros de primeira qualidade, criando uma ambientação para a história jogada. E Uma das sagas mais conhecidas foi a do ?Call Of Cthulhu?, que se ambienta em um mundo de H.P Lovecraft. E, aumentando esse universo, Leonel Caldela (o mestre da campanha!) escreve um livro que também se passa no mesmo universo.

Temos aqui a história de Agnes, uma noviça que foge de seu convento para tentar encontrar um antigo amigo. Frustrada ao não encontrar a sua residência, na estação de trem encontra-se com um padre chamado de Tristano, e quase como uma religiosa missão Agnes se junta a Tristano, que vai a uma interiorana cidade por motivos desconhecidos.

Indubitavelmente Leonel Caldela é um excelente escritor: o nível de detalhamento e minuciosidade é ímpar. Não dando spoilers, o livro situa-se em 1989, na época das tensões alemães em relação ao muro de Berlim, e o conhecimento e detalhes postos na história são excelentes. Apenas senti que o livro tem uma barriga mais ou menos no meio: toda a primeira parte e finalização nos prende de forma sensacional, mas em sua metade as coisas começam a ficar monótonas, com a história cansando. Sugeriria, nessa parte, encurtar a história tirando alguns diálogos desnecessários.

Tirando detalhes, A Saga De Deus é excelente, eu apenas recomendaria em primeiro lugar escutar o NerdCast RPG. Imagino que terá segundo volume, dado que a história termina com um gancho fenomenal e com algumas pontas soltas.

JP_Felix 20/09/2022

Excelente
Primeiramente, uma ótima adição à mitologia lovecraftiana nascida do RPG que originou a campanha original.

Em segundo lugar, Leonel simplesmente dá uma aula de narrativa e construção de mundo, apresentando um cenário digno de aplausos. Passagens de tempo, apresentação de personagens, tudo é guiado de forma magistral.

Acompanhamos basicamente três histórias, sendo a trama principal e duas grandes histórias que contextualizam e constroem esse universo praticamente novo dentro do que já conhecemos do RPG. Não sei o quanto disto foi originalidade do Leonel e quanto já era básico do universo criado por Lovecraft, mas, de uma forma ou de outra, é algo tão bem encaixado e utilizado que só há elogios a serem tecidos aqui.

Acho que a única critica que posso fazer é quando a obrigação de fazer uma ligação tão direta com o RPG, pois mesmo sendo bem encaixado, a participação de um certo personagem é apenas motivo de repulsa, e o sentimento em relação a ele é bem conturbada por já sabermos a trajetória dele graças ao podcast. Fora isso, talvez seja um pouco enrolado. É bom ter bastante contextualização, e não fica monótono, mas às vezes parece que a história não avança e fica redundante por alguns períodos.

Ainda assim, é tudo bem encaixado, construído e desenvolvido, e mesmo os momentos mais cansativos até ajudam o leitor a sentir a mesma frustração e angústia dos personagens.

Aliás, parabéns pelo ótimo trabalho na construção dos conceitos. É bastante interessante ver como a religião funciona em paralelo à existência de seres sobrenaturais e deuses cósmicos.

Um ótimo livro. Mostra um mundo novo para os que ouviram o podcast, mas consigo ver funcionando perfeitamente mesmo para quem não conhece nada desse universo.

Fuzo 06/01/2022

Não é livro religioso
Mais um livro escrito às pressas (apenas 3 meses?!) e mais um bom trabalho entregue contra todas as probabilidades. A Roda de Deus parte de uma premissa interessante e original, revelada gradualmente na primeira metade do livro, que foi muito bem explorada pelo Leonel Caldela.
Certamente, esta foi uma das obras em que mais aparece o trabalho de pesquisa do autor, com uma ótima contextualização histórica nos anos 772, 1880 e 1989.
Todo o resto do repertório que o Caldela já apresentou em outros livros do NerdCast RPG está lá: a narrativa vibrante, a descrição dos combates, os personagens construídos por meio dos diálogos e, obviamente, a escatologia nauseante de corpos dilacerados em rituais macabros.
Para não passar em branco, é preciso dizer: achei que a narrativa começou bem, mas perdeu um pouco de ritmo no miolo do livro. No trecho final, o texto recuperou o seu vigor e apresentou um ótimo fechamento.
Por fim, eu escolheria um título diferente para o livro. "A Roda de Deus" parece nome de livro religioso.

João 15/01/2022

Primeiro livro de 2022 e com certeza já sei que vai ser um dos melhores. Leonel Caldela é um escritor genial.

A atmosfera e imersão do livro é simplesmente incrivel e indescritível.

Livro foda demais

Corquiola 02/07/2023

Hum
A história é meio enrolada, mas conseguiu me prender e não deixou pontas soltas, apesar de nem sempre verossímil... Me convenceu a continuar ...bora pro 2!

Taka 27/08/2022

A roda de Deus...
Não sei exatamente o que falar, mas quero deixar claro que estou gostando bastante desse universo, embora haja algumas partes arrastadas, gostei do que foi apresentado.

Emanoel 29/08/2022

Um bom começo para uma expansão
Quando eu recebi os livros da coleção em casa e vi os dois tomos (A Roda de Deus & O Criador da Morte), eu não sabia o que esperar, pois, o que mais poderia ser tirado da história de cinco aventureiros que, após descobrir que um ritual oculto para um deus maligno está acontecendo resolvem se reunir para impedir a volta desse deus?

Acontece que o mundo lovecraftiano é infinito de possibilidades. Deuses (demônios?), monstros e cultistas. Tudo isso está aqui entre nós há tempos. E um ser, desvinculados dos objetivos de sua raça, durante eras manipula os seres humanos para impedir o domínio de seres que estão muito além da nossa compreensão.

Como não quero me aprofundar na história, vou tentar ir direito aos pontos gerais e o que achei da parte um - de dois tomos - da obra escrita por Leonel Caudela.

A narrativa é carregada de períodos e fatos históricos misturados com a mitologia de Lovecraft. Eu achei extramamente interessante, porém em certos momentos , eu me perguntei se era realmente necessário a explicação de um acontecimento. Como sendo "necessário de explicar".

Enfatizando que quase toda istória é contada por um personagem/narrador para um outro protagonista. A história principalmente leva páginas e páginas, o que não quer dizer que é desinteressante. Como eu disse, é uma mistura histórica e fantástica.

Mas em certos momentos, eu sinto que há uma certa "perda de tempo", explicando coisas que poderiam não ser explicadas, mas complicadas como detalhes. Mas eu garanto que isso não estraga a história.

O livro tem como objetivo mostrar que os acontecimentos na Inglaterra e na Alemanha com aquela confraria, não foram oas primeiras tentativas de seres tentarem dominar a nossa raça.

Existe sim toda uma pesquisa (com fontes). O que me deu a sensação de que a liberdade usada usando a história, tornou os fatos mais interessantes.

1 | 2 | 3 | 4