Eu sei fazer Tempestade em Gota

Eu sei fazer Tempestade em Gota Isadora Silva

Resenhas - Eu sei fazer Tempestade em Gota

elisaalyz 07/09/2022

Eu amei
Primeiramente que esse título é simplesmente INCRÍVEL!

As poesias são muito bem escritas e carregam muito sentimento, a experiência de leitura foi muito boa!

Recomendo muito.

Aila Cristina 19/08/2022

Em pequenas doses, desaguei com Isadora
Esse livro presente de uma grande amiga. E que presente, viu! Chegou no momento certo, da forma certa. Comecei lendo aos poucos, me identificando com cada poesia lida. A leitura foi como um diálogo entre eu e Isadora, entre duas mulheres negras que tem atravessamentos em comum. Visceral, potente e acolhedor - essa obra é tudo isso e um pouco mais. Eu me refiz a partir das palavras-abraços contidas aqui. Eu me fiz a partir das vivências, das dores, dos amores, da esperança, dos recomeços que encontrei entres as páginas. Esse livro é uma oração em forma de poesia, é a cura acontecendo. Por isso, recomendo a leitura.

Perfil de Isadora no IG: @akambapoetica

Obrigada, Isadora, por me lembrar que a cura é processo e que ela vai me encontra no caminho.

Obrigada, Inaiara, por me presentear com esse abraço que se faz presente mesmo quando estamos distantes.

Compartilho dois poemas que significam muito para mim:
Irmãs
eu sei você sabe
nós duas sabemos
somos capazes de derrubar o mundo
com a nossa força
temos o poder de abalar as estruturas da opressão
carregamos o sangue de determinadas
guerreiras
somos resistência e afeto
eu e você somos poesia
e palavras nunca morrem

Caminho

a cura te encontra, vai ficar tudo bem
e as vezes é no caminho
quando os ombros ainda estão tremendo da crise de ontem
quando os pulsos latejam pedindo por alivio
quando a gente não consegue respirar
a cura te encontra sem avisar
quando você se permite rir com uma amiga
quando pede ajuda
quando sonha novamente
a cura te encontra e te abraça nos braços da sua mãe
a cura te encontra quando você se arrepia comendo o que gosta
quando chora de felicidade porque conseguiu levantar da cama
a cura te encontra no processo
e você percebe que deu mais um passo
que lembrou de tomar banho, comer e sorrir
a cura te encontra quando você diz sim pra si mesma
a cura te encontra no caminho
e vai com você até o final.

site: https://www.instagram.com/akambapoetica/

Cams 27/06/2022

"é preciso coragem para sustentar a escolha da arte, mas essa escolha, antes mesmo de ser feita, já estava em minhas mãos"

que escrita potente e que livro perfeito!!! não tenho uma palavra certa para descrever tudo o que eu li. amei cada pedacinho!

Raeli 16/05/2022

Sublime
Eu sei fazer tempestade em gota é o segundo livro de Isadora Silva, escritora, professora, poetisa e artista criativa de 23 anos, criadora de conteúdo que administra as páginas @akambapoetica e @adoracria que reúne textos profundos, sensíveis e viscerais capazes de tirar o fôlego e fazer qualquer coração de pedra chorar como um recém nascido.

A obra é dividida em quatro partes e traz em cada uma delas poesias e histórias curtas que transbordam emoções, proporcionando ao leitor se identificar com cada estrofe, verso e rima. Fazendo-me questionar se seria Dora uma criatura onipresente e onisciente observando tudo o que acontece em nossas vidas e transcrevendo fidedignamente em seus textos.

O livro ainda conta com um extra muito legal, que traz a digitalização de alguns escritos originais, que foram todos feitos a mão e só posteriormente digitados e editados para a publicação da obra.

Eu sei fazer tempestade em gota é tocante, tanto por permear por assuntos íntimos como família, autoestima, autoconhecimento, relacionamentos e emoções diversas, quanto pela escrita poderosa, impactante e inteligente da autora. Que, diga-se de passagem, é tão sublime quanto a escrita dos grandes escritores mundiais.

A facilidade que Dora tem em conectar as palavras, dar o tom exato de emoção as orações e brincar com os trocadilhos é incrível.

Poucos são aqueles que nascem com o dom inerente de ser senhor(a) das palavras e Dora, para nossa felicidade, é um exemplar perfeito dessa seleta população. Sua sensibilidade, entrega e maestria na hora de construir as poesias torna tudo mais especial. Nos dando a certeza que em um futuro, não muito distante, seus livros figurarão as listas das mais aclamadas e relevantes obras da literatura nacional.

Por fim, um livro incrível, escrito por uma autora mais incrível ainda que me fez, chorar, sorrir, sofrer e refletir a cada página. Que precisa ser lido por todas as pessoas do mundo. Principalmente os grandes admiradores da literatura poética como eu.

*Se você tem interesse em adquirir o livro ele está disponível para compra em formato físico na loja da Editora UICLAP e em formato digital na Amazon. Você tbm pode entrar em contato direto com a autora através do Instagram.

Inaiara.LAbo 21/04/2022

Quando o que era bom fica melhor... é a escrita da Isadora do primeiro livro pra esse. Profundo, lindo, dolorido, potente... literalmente chorei por páginas seguidas. Esse é um daqueles livros pra ter perto da cama e sempre ler um poema ou outro (com os devidos cuidado e calma). Um livro que provoca sensações várias, mal sei dizer em palavras - levei mais de um mês lendo e mais outro mês até chegar na resenha.

Renato375 22/03/2022

Escrever requer coragem...
Ler é como uma aventureira gastronômica, onde cada prato novo oferece uma sensação diferente. O mesmo acontece com os poemas nessa obra. Um gosto açucarado que muitas vezes fica amargo pela verdade e adstringente pela violência.

Escrever é um ato de resistência e coragem! Escrever poesia é o próximo passo... é provocar incômodo! Seja ele pelo gesto de ternura, seja pelo ato de expor nossos sentimentos.

A autora comunica com todos os seres feitos de carne e sangue, pois seus poemas são atuais e verdadeiramente dramáticos.

Encadernação: 5/5
Fonte: 5/5
Espaçamento: 5/5
Cor do papel: amarelado
Preço: R$ 35,00

P.S. meu livro veio direto das mãos da autora.

Iara Fernanda 15/03/2022

Gostei muito das poesias, é muito pessoal.
Não tem como não sentir tocado.
Tenho certeza que demandou muita coragem para escrever sobre alguns assuntos que são bem delicados.

Lavinia166 23/02/2022

Seja vendaval
Eu que sempre amei poesias, decorava versos e poemas para recitar, eu que sempre amei as palavras, sentir o gosto da chuva, e ser vendaval, me deparei com o "Eu sei fazer tempestade em gota" e foi amor, a primeira vista.

Isa tem uma escrita sensível e talentosa, consegue passar com muita facilidade o que sente, é possível que se identifique com vários dos seus poemas, em primeira pessoa, a autora narra desde o princípio da sua existência onde foi ensinada a odiar o seu próprio cabelo/cor/corpo, convivências familiares violentas, como cresceu buscando a aceitação e um grande amor, e como teve que se adaptar, até encontrar o maior de todos os amores: o próprio.

A autora relata seus elos e amores fracassados, a forma como lidou com a depressão, as decepções, desilusões amorosas, relacionamentos tóxicos/abusivos, e transmite toda essa exaustão seguida da capacidade de se reerguer, se reencontrar e recomeçar mesmo em meio aos traumas passados. Além disso, a gata é empoderadíssima, desde o momento que você começa a ler o livro fica óbvio que: É IMPOSSÍVEL PARAR DE LER!

"mas você precisa levantar-se desse lugar, não pode ficar esperando o amor vamos estudar um tema polêmico aprender uma arte nova arrumar uma arte nova arrumar um trabalho que te faça fazer parte da roda do capitalismo. vamos construir algo para aprender a lidar com o vazio de dentro. não sei resolver mas você vai aprender a lidar"

Autêntica, realista e sensata, se tivesse três adjetivos para descrever a obra escolheria esses. Isa tem uma escrita extremamente talentosa, obrigada por compartilhar os seus textos conosco, por parir essas palavras ao mundo, eu me senti acolhida e bem vinda nesse seu espaço, um livro necessário, para ler não só quando der, mas sempre que poder.
Isadora Silva 18/05/2022minha estante
Só hoje criei coragem de ler as resenhas desse livro e estou aqui chorosa. Que coisa linda ??

AnaB. 22/02/2022

Sabe aquele livro que vai ti ganhando página por página e no final você não quer acabar? É esse.

Aqui a autora, mais uma vez, abre a sua intimidade e trás poesias intimistas, intensas e acolhedoras sobre relacionamentos e autoestima.

lui 13/02/2022

gostei muito. o livro é muito bem escrito. a Isadora escreve de uma maneira íntima, que faz a gente se sentir amiga dela. além de levantar questões importantes de raça, afeto, corações partidos, entre outros...

abacaxeira 08/02/2022

ARREBATADOR
Segundo livro dessa autora "conterrânea", e qualidade gráfica deste, comparado ao primeiro, é inenarrável!
E para além disto, sua escrita continua arrebatadora, pois ela é capaz de nos jogar no fundo do poço e oferecer a corda que nos tirará de lá, e o remédio conta gotas para curar nossas feridas.
Isadora escreve a partir de suas dores, escreve sobre a tempestade em gota que a sua revolta contra o governo e as injustiças sociais são capazes de causar. Mas ela também escreve sobre a cura, sobre uma criancinha que foi ensinada muito cedo a odiar o seu tom de pele, o seu cabelo crespo, os seus lábios carnudos... Todo o seu corpo. Mas que quando cresceu, encontrou na poesia a cura, o refúgio para a alma e aprendeu a olhar de uma forma mais afetiva e amorosa para o espelho. Uma mulher que aprendeu a recusar amores que quebram e só aceitar amores geográficos (trabalho com referência, vai ler o livro pra entender kk)
"Eu sei fazer tempestade em gota" não é um livro pra ser devorado, e sim apreciando (não como nos museus; intocável, mas sim como o amor de mãe; acalento).
Não garanto que quem beber dessa água jamais terá sede, mas em todo caso podemos nos saciar diariamente com o maravilhoso conteúdo que ela posta em seu Instagram "@akambapoetica".
Embarque nessa viagem você também, e não tenha medo da tempestade, afinal, mar calmo nunca fez bom marinheiro.
Isadora Silva 09/02/2022minha estante
Eu perdi tudo aqui e o choro veio com gosto, muito obrigada por isso. ????

Juh_dorea 25/01/2022

Simplesmente maravilhosoo!!!
Já li "versos sólidos que inundam" e fiquei apaixonada, mas "eu sei fazer tempestade em gota" simplesmente roubou meu coração e me tocou de um jeito que nem eu entendo. Quanto mais eu lia mas eu me identificava com várias coisas, parecia que esse livro foi feito para mim. Dora tem uma escrita que mexe muito com o leitor, toca no fundo do coração, você chora, ri, se emociona, é um turbilhão de emoções. Enfim, o livro é perfeito e eu super recomendo!!!?

Lore 29/12/2021

Perfeitooo
Eu sempre fui uma pessoa que disse que não gostava de poesias, não sou fã mesmo dos versos rimados, das construções específicas e poetas já mortos falando de amor impossível e de realidades longes de mim, na verdade eu detesto. Porém eu amo poesias escritas por mulheres, amo o desconstruído, amo ler uma poesia e me encontrar ali, a ler e me indentificar e pensa "cara essa mulher está escrevendo sobre mim" poucos fizeram isso, e Eu sei fazer tempestade em gota foi um deles, quando Dora me mandou o livro e disse " amiga lê e me diz o que você acha" eu fiquei empolgada e quando eu abri foi uma explosão, a cada palavra, linha, poesia eu me reconhecia e até mesmo quando não era uma vivência em comum eu conseguia sentir e entender o que ela falava, foi o desnudamento de uma alma irmã, Dora colocou pedaços dela nesse livro e quando lemos encontramos pedaços nossos também, e sim ele foi favoritado e avaliado com nota máxima.

Isabela 29/12/2021

Eu sei fazer tempestade em gota é sobre resistência e uma existência entre dores e afetos. É o livro de uma mulher preta sobre uma existência preta num mundo sexista, racista e cruel e que mesmo assim busca e encontra amor em tudo.
Algumas dessas poesias são dolorosas porque falam de uma família que também me machucou, mas também de dores que posso ter sido causadora.
É muito difícil e ao mesmo tempo muito bonito ver nessas palavras a pessoa que sofre, desaba, mas que cresce e acolhe todos os dias ao seu lado.
São poesias sobre entrega, sobre amizades e amores, tempestade e mansidão de uma mulher de água vulnerável e forte.
Desejo que esteja preparado e que mergulhe de cabeça nesse oceano.
Layla.Ribeiro 29/12/2021minha estante
Que resenha linda