A vida descoberta na poesia

A vida descoberta na poesia Ivanildo Sales

Resenhas - A vida descoberta na poesia

Alane.Sthefany 28/07/2022

A Vida Descoberta na Poesia - Ivanildo Sales
Gostei de conhecer a escrita do autor e pude conhecer um pouco da personalidade do mesmo, lendo alguns versos.
Me emocionei em alguns, mais especificamente, dois deles. Até chorei. ?

Amei a trajetória do autor, tanto o seu desenvolvimento como profissional, quanto pessoal. Fico muito feliz por finalmente ter encontrado algo que o inspire, que são a poesia e o teatro. Ainda mais, graças a leitura.
Me vi bastante em você em alguns momentos.

Para quem gosta de ler poesia, dêem uma chance, é um autor nacional e está iniciando, conheçam o trabalho dele ?

Tem muito potencial, só tenho algumas ressalvas a fazer, como sujestão para os próximos livros.

No entanto, gostei muito. Parabéns, e obrigado por confiar a mim, sua obra.

Trechos Preferidos ?????

Mergulhar no desconhecido da vida é descobrir a essência que sempre esteve dentro de nós. Aguardando apenas o momento de ser descoberta.

~Uma tarde de café ?
Você pode ser amarga as vezes, mas eu sei como te adoçar.
Seu aroma sempre me traz um sorriso no rosto.
Seu calor me aquece nas noites frias e tristes.
Quem gosta de você, te quer a toda hora, a todo tempo.
Dizem que você tira o sono das pessoas. Você nunca tirou meu sono, pelo menos não como eu gostaria.
Muitas vezes você vem acompanhada, incrementada, com outro aspecto diferente do seu tradicional. Porém, nunca perdeu sua essência.

Uma semana diferente. Uma semana de recomeço. Novo lugar com novos olhares. Mesma energia num outro endereço.

Somos solidários com o outro. Estamos à disposição para ajudar. Estendemos nossa mão amiga. Esperando que alguém possa aceitar.
Por que é tão difícil entender?
Fechamo-nos quando precisamos. Achamos que seria incômodo. Com receio, não perguntamos. Mas aí vem aquela pergunta.
"Tudo bem com você?"
Você diz, mas não fala. Utopicamente
"Estou bem. E você?"

Antes, tínhamos tempo de nos falarmos. Hoje, falta tempo, faltam palavras a serem ditas (...)
Antes, o querer bem era desejado de coração, demonstrado com palavras e ações de que se importava.
Hoje, o silêncio fala mais alto, sua indiferença diz tudo.
O que mudou? Pergunto-me.
Fui eu ou foi você?
Foram as circunstâncias que nos cercaram?
Foi o tempo que não priorizamos da mesma forma? Ou apenas o que significou para um não foi o mesmo que significou para o outro?
Não vou me lastimar por isso.
Não vou dizer que não tentei.
Não vou apontar um culpado.
Apenas, não era para ser

Quero ser o sol que ilumina teu caminho. (...)
Quero ser um navio, que atravessa o oceano só para te ver. Quero ser teu cobertor nas noites frias para te aquecer. (...)
Quero ser o poeta que tem você como inspiração. (...)
Quero ser a esperança que te faça acreditar no amor.

Lembranças de um passado. Amores que vivi apaixonado. Deixei-me levar por este sentimento. Que se foram como chuva ao vento. Abri meu coração para o amor. Mas só tive decepção e desamor. Acreditei no amor verdadeiro. Só tive relacionamentos passageiros. Pensei que algum deles fosse amor. Como um beija-flor quando encontra sua flor. Busquei a reciprocidade nessa união. Só encontrei retalhos de um coração.
Perdi um pouco do meu romantismo. Já não mergulho com tanto otimismo nas águas de um amor desconhecido que algum dia possa ser correspondido.
? amores e desamores

Tudo acontece por alguma razão (...) Acertamos e erramos ao longo da vida. Somos frutos das nossas escolhas. (...)
O destino não dá uma segunda chance. Apenas uma oportunidade de escolher.
Ser feliz agora enquanto está ao nosso alcance.

O silêncio da madrugada é tão ensurdecedor que os olhos na escuridão não conseguem se fechar.

"Melhor estar só que mal acompanhado". Dizem os que se decepcionaram.
"Melhor ter qualquer um ao lado". Dizem os outros que não se importaram

? O que é o amor? ??
Ahhh o amor...
Sentimento difícil de descrever com palavras.
Poucos conseguem descreve-lo com tanta maestria.
Sentimento que não se ensina, mas se sente.
Sentimento que mexe com os nossos sentidos.
Na visão, vemos a beleza em tudo que olhamos.
Na audição, ouvimos suaves melodias a nossa volta.
No olfato, sentimos o perfume das mais doces flores do mundo.
No paladar, sentimos a doçura de todos os sabores.
E no tato, sentimos a suavidade e leveza a cada toque.
O coração bate mais forte.
A respiração fica ofegante.
As mãos ficam trêmulas.
O tempo desacelera a nossa volta.
O amor é assim...
Espontâneo, não forçado.
Livre, não prisioneiro.
Eterno, não de momento.
É o sonhar acordado.
É o dormir sonhando.
É o sonho de sempre estar ao seu lado.
Não importando a distância, tempo ou espaço que nos separa.

Sou louco por viver no hospício deste mundo. Com pessoas que se matam pelo poder. Que preferem ter coisas a compartilhar momentos. E que vivem nessa utopia de só quererem ser.

Na vida não existem certezas. Apenas dúvidas das escolhas não feitas.
A dúvida só se transforma em certeza quando a dúvida do não ter escolhido dar lugar a dúvida do escolher. Mesmo que o fato de escolher gere dúvidas.

E lá estava você no meio do nada. Ignorada por ser de mato a ser arrancada. Muitos nem te consideram uma flor. Eu te notei seja aonde você for. Sua simplicidade e ternura chamaram minha atenção. Podes não ser uma rosa, mas alegrastes meu coração. E quem notaria esta "insignificante" flor?
Eu te notei seja aonde você for. Os outros podem te achar pequena e sorrateira. Eu te acho grande e peculiar como a mais bela cachoeira. Mas quem liga para esta pequena flor? (...)
As pessoas não têm a perspectiva de quem realmente é você. Sinto que também não sou notado, assim como você. Será que algum dia vou ser lembrado, linda flor?
Assim como te notei, alguém me notará (...)

O medo que te impede de seguir em frente é o mesmo que te faz estagnar.

~Rosa linda?
E lá está você.
Toda bonita e cheia de vida.
Mesmo fechada, sua beleza é radiante.
Aí quando menos se espera...
Você desabrocha.
Suas pétalas se abrem.
Exalando um doce perfume ao vento.
Você encanta todos a sua volta.
Quem não se apaixonaria por você?
Rosa linda.
Então aos poucos suas pétalas vão caindo. Uma a uma lentamente.
Até que não sobra mais nenhuma em seu talo.
Mas você, rosa linda, ainda está lá!
Em cada pétala caída.
Em cada vida que você tocou.
Em cada coração que por ti se apaixonou.
Sua essência ainda está lá.
Esperando uma nova razão para florescer

?A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.?
? Charles Chaplin ?

O erro é necessário no processo de aprendizado.
Hoje, somos punidos por errar.
Somos intolerantes ao erro.
Não suportamos a decepção de errar.
O medo de errar é maior que a coragem de acertar.
Por isso, preferimos não nos arriscar.
Apenas fazer o fácil, o seguro, o simples...
Para não sermos julgados e criticados por todos.
O ousado, o criativo, o inovador estão todos atrofiados por falta de um incentivo.
Todos submersos em meio a essa sociedade intolerante ao erro.
Devemos incentivar a fazer
Devemos incentivar a errar
Para que o erro de hoje se torne ao acerto de amanhã.

Pessoas vêm e vão.
Pessoas, de você, esquecerão
Pessoas ficam na memória
Pessoas, da memória, sairão
Pessoas marcam nossa história
Pessoas, em nossa história, se perderão
? pessoas e pessoas

As pessoas mudaram. A tecnologia as conectou. A realidade as separaram.
? o mundo mudou

As pessoas não estão mais se olhando. Uma tela brilhante tornou seu mundo. Vivem com seus celulares caminhando. Esquecem da realidade a cada segundo.

Não tenho muito a dizer. Tão pouco a escrever. Não tenho tido muita inspiração. Algo que faça palpitar o coração.

Nem sempre consigo transcrever meus sentimentos em versos para se ler. Mas quem se importa com tais sentimentos?
Já que somos esquecidos como poeira ao vento.

Os sorrisos perdidos serão encontrados num novo amanhã.

No vazio do silêncio dessa insanidade. Fazendo enxergar algo que não há. Parecendo um sentimento que não está. Carência não é amor. É um alento para a dor. De querer ser amado e por alguém ser encontrado.

Dias se passaram. Semanas se passaram. Meses se passaram. E nós, ainda estamos aqui. Vivendo como peixes num aquário. Isolados do mundo exterior.
? tempos de pandemia

Todos estão me abandonando. Um a um estão me deixando. Não consigo mantê-los perto. A cada dia tudo parece incerto (...)
Mas sei que você nunca me abandonará. Pois ao meu lado, sempre estará. Não importa se todos forem embora. Posso te ver no espelho a qualquer hora.
? meu reflexo

? Amor, Paixões e Decepções

Quando se fala em poesia vem logo a cabeça lindas declarações de amor. Palavras escritas para descrever este sentimento que mexe com a cabeça de muita gente. Quem nunca ouviu falar do grande Shakespeare, um dos mais famosos dramaturgos, escritores e poeta mundialmente conhecido. Tinha uma maneira magistral de retratar o amor em seus poemas e suas peças. O amor sempre foi minha grande fonte de inspiração para escrever minhas poesias. Talvez não tenha a maestria do grande poeta Inglês, mas através das minhas simples palavras, tento descrever este sentimento tão difícil de se quantificar e se exteriorizar com palavras.
Nunca fechei o meu coração para um novo amor. Acredito que ainda existem pessoas por aí que compartilham desta mesma ideia. Apenas devemos ser pacientes e saber encontrá-las e reconhecê-las a nossa volta. Quem nunca se apaixonou por alguém? Quem nunca escreveu uma carta de amor? Talvez muita gente hoje em dia nunca tenha feito isso. Amor sempre foi sinônimo de vulnerabilidade e de sentimentalismo. Não vou negar, considero-me uma pessoa romântica. Do tipo que leva flores para a sua amada. Daqueles que faz questão de andar de mãos dadas na rua e de desfrutar da companhia do seu amor. Hoje em dia está cada vez mais difícil de encontrar alguém que queira realmente um relacionamento sério e duradouro. Tive meus amores, minhas paixões ao longo da vida. Assim como as decepções de não ter sido correspondido. Perdi um pouco a ingenuidade de abrir meu coração para qualquer pessoa. Entendi que primeiramente temos que nos amar para que depois possamos ser amados. Alguns relacionamentos, que surgem em nossas vidas, apenas não eram para ser. Mesmo com as decepções, nunca desisti do amor.
Ivanildo16 16/03/2023minha estante
Muito obrigado, Alane! Desculpa só ter visto agora, rsrsrsrsrs. Muito obrigado pelas suas palavras e opiniões com relação às minhas poesias. Estou relendo e me lembrando o que cada poesia representou para mim na época. Estou fazendo um resgate desse poeta sonhador que um dia fui. Adoraria ouvir suas sugestões. Forte abraço.

Ivanildo16 05/01/2022

Um auto retrato pessoal
O livro traz a tona um pouco da vida de alguém que encontrou na poesia sua maneira de expressar o que sente. Alguém que mudou totalmente sua vida quando encontrou nas artes sua maneira de viver. Um livro cheio de poesias muito pessoais. Onde o autor, Ivanildo, escreveu um livro para ele mesmo.

Sandra Rosa 09/02/2022

Simples, delicado, sensível
Livro de poesias inspirado no próprio cotidiano do autor nas mais diversas situações:

Uma xícara de café;
Um amor não correspondido;
As belezas da natureza;
O entardecer;
A paixão pelo teatro;
As festas culturais da sua região;
A saudade;
E sua resignificação através da poesia.

Ansiosa para ler o próximo e testemunhar seu amadurecimento literário.
Ivanildo16 27/02/2022minha estante
???????