Ilusão

Ilusão J.Lobos

Resenhas - Ilusão

Bruna.Morales 30/09/2022

Minha opinião
Minha primeira leitura de distopia e tô beeem chocada.
Experimentei e amei demais, mesmo sofrendo de agonia junto com o personagem Beden.

Beden vive em um mundo futurístico comandado por pessoas desgraçadas de ruins, que fingem ser boas, mas na verdade controlam a mente de todos. Já não basta lutar contra a própria mente sozinho?
Lá tudo aparenta ser confortável e perfeito.

A vida de Beden e dos outros personagens é cheia de dificuldades. A tal "Gestão"( os mandantes do mundo ) dá um falso conforto a todos, dizem que a única saída é obedecer, e quem não obedece por lá? É SIMPLESMENTE DESCARTADO!

Enfim, Beden começa a cansar de tudo e acaba surgindo uma maneira de talvez conseguirem escapar de tudo… mas a gestão é a gestão e cada pessoa tem a sua mente e suas escolhas para lidar.

Ele conhece muitas pessoas e perde algumas também.. eu sofri demais em muitos momentos… tinha medo de ler as próximas frases desse livro kkkk (RIO COM DESESPERO).
Beden é um daqueles personagens que se preocupa tanto com o próximo, que não consegue nem ser feliz direito :(

Sofri mas amei….

Se vocês ainda não leram esse livro, corram procurar ele, pois tem tanto em físico como ebook disponíveis na Amazon.
Se vocês não encontrarem na Amazon, podem me chamar que envio o link do livro pra vocês *-*

Thaíssa Pereira 25/08/2022

Muito reflexiva
Ilusão é uma distopia muito reflexiva. Começa ilustrando um sistema de gestão que é uma fraude e segue descrevendo Beden no caminho das descobertas do que é real.
Primeiro ele tem que lidar com as respostas sobre sua vida terrestre,descobrir as mentiras e traições humanas.
Responder seus questionamentos terrenos. Ele se apega as suas verdades e convicções mas a medida que ele vai tirando a venda dos olhos ele aprende a se questionar.
Em determinada parte do livro,após muitas reviravoltas,Beden entra no caminho do autoconhecimento,busca respostas íntimas de si para si mesmo. Foi a minha parte favorita e me arrepiou.
O livro equilibra uma ilustração da realidade com um sistema muito parecido com o qual vivemos , e coloca do outro lado da balança uma solução para nossos problemas que muitas vezes nós mesmos que criamos.

É uma história relativamente real e muito reflexiva,que instiga a olhar para dentro de nós como humanidade. Ensina a primeiro aprender ser um para depois conseguir conviver em unidade com o próximo. É lindo e necessário! A escrita é fluída e muito bem desenvolvida. Vale super a pena conhecer.

Daris 13/01/2022

"Enquanto não for capaz de viver o momento do agora, não será capaz de encontrar a paz que tens buscado. "

?Estamos em um mundo diferente, muitas coisas aconteceram com ao passar do tempo, os médicos agora são apenas robôs que nos atendem, a água é escassa por causa da poluição, cada indivíduo tem um chip instalado e é controlado pela gestão em tudo.
Além disso, é possível gravar suas memórias para revê-las mais tarde.

?Vivendo em um mundo assim futurístico temos Beden, um indivíduo que trabalha como argumentador onde ele precisa sempre manter a boa reputação da gestão para a reeleição. Ele vive sozinho na "caixa de vidro" como todas as outras pessoas, com sua pontuação até que na média - as pessoas são medidas por pontos através de suas influências. Porém um dia ele resolve conhecer um local onde estão as pessoas que quase não possuem pontuação e descobrir que o que acontece na realidade não é o que é mostrado aos demais.

?Esse livro nos traz muita crítica social, coisas que nos faz refletir que já acontecem atualmente. Com uma escrita contagiante e nada redundante, o autor nos faz pensarmos em muitas coisas que estamos fazendo e vivendo.

Estante Atípica 03/04/2022

Pensa em uma leitura que te faz olhar para fora e para dentro ao mesmo tempo... O autor traz uma crítica a respeito do cenário atual no país e no mundo e ao mesmo tempo nos leva a fazer uma autocrítica em relação ao nosso posicionamento na sociedade. Com certeza uma distopia de grande qualidade.

Dilson Vargas Peixoto 03/05/2023

Mais que 5 estrelas
Esse é um daqueles livros que eu daria além da nota máxima. Ele é bem escrito, traz vários "ganchos" com outras obras distópicas e com as mazelas atuais, é bastante envolvente e, a priori, se passa aqui no Brasil. O nome do personagem não aparece de imediato e isso não faz falta. Em um primeiro momento o autor consegue aproximar o personagem principal do leitor sem qualquer denominação. Além disso, há uma troca de narrativa de terceira pessoa para primeira pessoa de modo imperceptível. Vamos lendo a obra e só depois nos perguntamos quando houve a troca de narrador.
Há muita crítica, muitas boas divagações, muito dos nossos dilemas atuais.
Nos primeiros parágrafos parece divergir de 1984, como se abrisse uma outra dimensão do mesmo universo (afinal, esse universo é real ou é ilusão também?). Os medos de um Estado totalitário, disfarçado de democrático e libertário, é atualizado. O controle das massas são contemporâneos e isso causa um grande impacto.
É um livro que indico, principalmente para quem se sente insensível diante das obras distópicas dos séculos anteriores. Ilusão certamente trará a sensibilidade para evitarmos um futuro bizarro.