Carta a Minha Filha

Carta a Minha Filha Maya Angelou

Resenhas - Carta a Minha Filha

Flavia1098 09/04/2024

Carta a minha filha
Esse foi o primeiro livro que li de autoria de Maya Angelou. Através dessa leitura cheguei às seguintes conclusões: Maya, foi uma mulher corajosa, forte que decidiu cuidar sozinha do seu filho, pois, não queria viver um casamento somente porque nasceu uma criança de um breve envolvimento amoroso. Além de tudo isso, através desses contos Maya revelou ser uma mulher que sempre esteve pronta para se adaptar às mudanças e sobretudo sempre encarando o lado bom de todas as coisas. Assim ela dizia;
"Tente ser um arco-íris na nuvem de alguém. Não se queixe".

raíssa. 08/04/2024

Seria uma leitura muito mais valiosa se eu lesse quando mais jovem.. Sei lá, acho que envelhecer traz certas descrenças, ou pelo menos menos disposição. E isso acabou fazendo algumas passagens do livro não serem tão inspiradoras como eu acho que deveria ser. Mas não deixa de ser um livro muito bonito!

Leila267 14/03/2024

Uma obra acolhedora, fluida e envolvente!

Maya Angelou nos traz em “Carta a Minha Filha”, encorajamento, acolhimento e resistência.
É, apaixonante, principalmente para nós, mulheres negras. A leitura nos envolve com uma linguagem simples e cativante.

"Eu dei à luz uma criança, um filho, mas tenho milhares de filhas. [..] eu estou falando com todas vocês. [...] Eis a minha oferenda." Maya Angelou"

"Compreendi que nunca poderei me esquecer de onde venho. Minha alma sempre olhará para trás e se maravilhará com as montanhas que escalei, os rios que atravessei e os desafios que ainda me esperam pela estrada. Essa compreensão me fortalece."
Maya Angelou"

Vale muito a pena ler, é uma obra incrível e inspiradora, amei a leitura!

Larissia.Bezerra 14/03/2024

Esse livro é um abraço quentinho.
Eu amei cada página, cada frase, cada vírgula.
Maya é uma fonte de sensibilidade.
Muito a frente do seu tempo, ela escreve esse livro com cerca de 70 anos, e a gente consegue perceber como ela tem pensamentos inclusivos.
Foi um grande presente passar esses dias entre os pensamentos dessa mulher!

Caroline.Rodrigues 11/03/2024

Maya ?
Bom eu amo Maya, eu amo a forma como ela conta o seu próprio mundo. No começo não engatei muito, pois algumas histórias compartilhadas eram as mesmas de Mamãe & Eu & Mamãe, livro que eu tinha lido semanas antes? mas depois aproveitei bastante, ela é de uma sabedoria ímpar, que te faz luz e te impacta diversas e diversas vezes no texto.

Lud 11/03/2024

O começo desse livro é muito potente. Achei incrível a proposta da autora. É um compilado de textos pra todas as mulheres e ela nos traz muitos ensinamentos que ela teve de suas vivências. A primeira metade do livro é muito boa, me emocionei com vários textos e realmente refleti sobre o que ela estava nos falando. Só que a segunda metade não me pegou muito e foi a razão por eu não conseguir dar uma nota maior pro livro. Mas ainda é um livro que vale muito a pena ser lido e na sua maior parte, um livro muito atual.

Aline.Armond 14/02/2024

Ler com os olhos de século XXI (principalmente se você for uma pessoa progressista) pode ser incômodo por alguns comentários conservadores. Mas isso é interessante exatamente pra mostrar a historicidade dessa mulher importante e pra evidenciar as complexidade das pessoas. Os relatos de violência de gênero e de combate ao racismo são uma construção do que é a história de Maya e dos EUA.

Aqualasca0 14/02/2024

Fiquei no meio termo
Não é um livro que leria por conta própria, foi escolha do clube do livro e levei MUITO tempo pra terminar ele, mesmo com minha rotina cheia, ainda era um livro absurdamente curto e eu demorei muito.
Eu queria gostar da autora, queria muito me sentir acolhida e conectada com ela mas não consegui, fiquei preso no meio termo entre entender tudo o que ela passou e não concordar com outras coisas, a parte estadunidense, a parte de ser mais conservadora (eu sei a idade em que foi escrito mas ainda assim) não me desceu). Pretendo pesquisa mais sobre ela, aqui nesse livro não rolou, mas não descarto ela como autora, nem como pessoa.

Erica 09/02/2024

Lindo
A história da autora é linda
Um exemplo de superação e de elevação espiritual
Só não gostei pq em algumas partes ela fala muito dos estados unidos e para o povo de lá o que me deixa de fora então não é de todo abrangente

Rafaela Beank 07/02/2024

Maya Angelou tem uma escrita que parece um abraço, as 4 estrelas foram só porque estava esperando que os textos fossem como ensinamentos para a filha dela, e me pareceram mais uma coletânea de histórias, foi apenas uma quebra de expectativas, mas ainda assim muito bom.

marisa13 26/01/2024

Essencial
Estou com preguiça de escrever muito, vou destacar apenas o que mais me tocou: Maya Angelou não tem filha ksksksks ela só escreve para todas as mulheres mesmo. Meu Deus, como amo essa mulher. Poderia ler mil livros sobre a história dela.
Não é um livro 5 estrelas pq eu não engulo o quanto norte-americano se acha o centro do mundo. Isso é inerente de todo estadunidense, ao que aparenta.

lilmy 15/01/2024

Carta a Minha Filha
Dificilmente pegaria este livro por conta própria, eu o li porque se tratava de uma proposta escolar. E agradeço profundamente o responsável por isso.
Me encantei pelas palavras da autora. O modo com que Maya Angelou passa suas mensagens é impecável, suas palavras intensas e poética me cativaram.
Jamais esquecerei de Filantropia, o capítulo que me tirou lágrimas genuínas. Esse livro é impecável, mas é necessário empatia para compreender isso.

Fer Paimel 05/01/2024

Inspiração
Maya Angelou é uma figura icônica do movimento feminista negro. Ela tem uma capacidade de sintetizar teorias complexas em trechos de fácil compreensão.
Nesse livro, ela se dirige a todas as mulheres como suas filhas, contando histórias de sua vida, sempre lembrando a importância de se exigir respeito ao mesmo tempo em que se deve adotar uma postura de humildade.
Devorei o livro, que é bem curto e com espaçamento largo. Leitura mega confortável.
Recomendo para quem quer começar a conhecer a autora, que é o que pretendo fazer. Mesmo não sendo meu primeiro livro dela, me senti conhecendo-a melhor!
Vale muito a pena!!!

Karen580 05/01/2024

Maya angelou vive
Esse pequeno livro tem vários textos biográficos e reflexões da ativista. pra além das questões políticas, traz algo muito humano com relação a humildade, fé e família. amei ler

LilyaSantos 04/01/2024

Maya escreve para todas as mulheres, através das suas vivências de uma mulher mais velha ( 80 anos em 2008, época da publicação) , com crônicas utilizando seu legado a cerca das questões sociais, de gênero e racismo estrutural Americano! Tem horas que falta um pouco o fôlego, sendo bem mais leve do q ? eu sei pq o pássaro canta na gaiola?.