Rilla de Ingleside

Rilla de Ingleside L. M. Montgomery
L. M. Montgomery

Resenhas - Rilla de Ingleside (Anne de Green Gables #8)

Milleprale 02/09/2020

Rilla-a-Marilla
Sem dúvidas, o livro mais maduro da coleção!

Rilla está quase chegando ao 15 anos e tem grandes e românticas expectativas para si, porém a eminência de uma guerra muda sua perspectiva sobre o futuro, transformando a imatura e fútil jovem em uma grande mulher e um pilar para toda a sua família. Sendo relatado, em sua maioria pela jovem, o livro é narrado com sagacidade e te permite entrar de cabeça. Você se sente envolvido por completo na história! (Como não canso de dizer ?eu carregue essas crianças no colo? hahaha e sofro com suas histórias como uma mãe)

Chorei copiosamente durante a leitura, que não deixa a desejar, quando o quesito é emocionar o leitor!

Para os apaixonados por histórias passadas durante a Grande Guerra, (como eu) vão amar e desfrutar incondicionalmente desse livro.

Que encerramento esplêndido para a história de Anne!

?Minhas profecias tristes se tornaram realidade
Acredite nelas quando augurarem felicidade.?
(Página: 287)
Milleprale 03/09/2020minha estante
???

Maah 04/11/2020minha estante
Uma pessoa que eu simplesmente era apaixonada que era encantador infelizmente se foi na guerra mais fiquei grata pela carta pois me ajudou a me recuperar do tombo que eu tomei

Milleprale 04/11/2020minha estante
Como eu chorei com essa carta!!!! Até mesmo relendo ela esses dias? foi uma das mortes fictícias mais difíceis de superar da minha vida hahahah
Por isso a sinopse de ?os poemas dos Blythes? me fez quase explodir de ansiedade. Hahahhaha

Maah 04/11/2020minha estante
Eu li acarta duas vezes e saber que ele estava feliz foi muito bom acho que alívio a dor agora eu estou no capítulo Vitória, estou quase terminando e não vejo a hora de comprar os três livros .
Eu ainda não li a sinopse fiquei curiosa agora vou ler

Gih 04/12/2020minha estante
Quem seria Rilla na série da Anne?? Alguém me explica plisss

vbitazi 05/12/2020minha estante
Gih é a filha mais nova da Anne

Gih 05/12/2020minha estante
Obg?

Manu 18/01/2021minha estante
A morte do Walter me levou muito para baixo kkk

Milleprale 19/01/2021minha estante
Eu fiquei completamente destruída, juro que ainda não superei

Jéssi 26/01/2021minha estante
Walter era meu personagem favorito, por isso esse é o livro q menos gosto.
Claro, falar da guerra e tals foi interessante (especialmente pra mim q sou formada em História), mas nunca vou perdoar essa autora pela morte do Walter. Fiquei 3 dias sem ler depois q ele morreu.
No fim só ele dos meninos envolvidos na história morre e eu achei um absurdo. Sim, eu queria q mais alguém morresse pra não ser tão injusto.
Tenho os outros livros e não tenho vontade de ler.
Estou revoltada hahahahah

Milleprale 28/01/2021minha estante
Walter ainda é meu favorito, nunca superei a sua perda e mesmo assim eu AMO esse livro!
Sofri muito com a sua morte, (inclusive meses após o fim da leitura fui reler sua carta e chorei novamente hahaha) mas achei ela super significativa!
Ele morreu como um herói! E mesmo ciente de seu destino, não teve medo, provando como seu ?título? de covarde era injusto.

Quanto aos outros livros, li apenas os dois volumes de ?crônicas de avolea? que não são exatamente meu tipo de leitura, mas falam um pouco sobre a Anne a partir de outra perspectiva!
Tenho muito interesse na leitura dos poemas escritos por Walter e Anne, mas ainda não tive o prazer de ler!

Espero que goste da leitura!

Liiis 31/01/2021minha estante
A morte do Walter doeu, mas ele morreu de um modo heróico e honroso e tbm a morte dele fez a Rilla amadurecer bastante... Msm ela já estando bem madura em comparação ao início do livro antes da morte dele...

Milleprale 01/02/2021minha estante
Concordo totalmente!! Foi doloroso, mas importante para a história!

Hellen.Silva 04/02/2021minha estante
MEO DEUS porque eu fui entrar nos comentários, tomei um spoiler daqueles vou chorar antes de começar a ler esse livro, tô triste

Milleprale 04/02/2021minha estante
Ahhh, que pena!
Mas pode ter certeza que mesmo assim a leitura vale super a pena e sobraram muitas surpresas pela frente hahahaha.
Espero que aproveite a leitura e aguardo ansiosa pela sua avaliação do livro!

Manu 08/03/2021minha estante
Fala sério kkkk,os outros livros é muito bom, só já um aviso,se vc quer ler livros se prepare para mortes

Milleprale 08/03/2021minha estante
Hahahahah exatamente Manu, um livro incrível na arte de fazer o leitor sofrer! hahahah

Wes_silas 09/03/2021minha estante
A morte do Walter me pegou de uma maneira, fiquei um mês sem conseguir dar continuidade na leitura haha, meu personagem favorito de todos os livros da serie, não sabia que era possível ficar tão triste com a morte se um personagem fictício

Milleprale 09/03/2021minha estante
Entendo completamente Wes!! Mesmo após o termino do livro, ainda choro ao reler a carta! Realmente um personagem incrível.

Wes_silas 09/03/2021minha estante
A única coisa que ao meu ver deixou a desejar um pouco foi o final do livro, pra min terminou sem um ponto final sabe? Não sei se a autora queria ter continuidade na serie, mas eu esperava algo um fim melhorzinho

Manu 10/03/2021minha estante
Eu tbm achei,odeio livro com finais abertos! Kkk,queria ver a continuidade da história do Kennedy e a Rilla, só um beijo aconteceu (tá bom eu sei,eu sei,temos que levar em conta a época) mas o que que vai acontecer depois?

Milleprale 10/03/2021minha estante
Acredito que no livro ?Os Contos dos Blythes vol.2? seja contado um pouco do desenvolvimento de cada personagem.
Ainda não tive a oportunidade de ler os três últimos livros, mas acredito que encerraram algumas pontas soltas!

Wes_silas 10/03/2021minha estante
Verdade, não tinha pensado que a conclusão poderia estar nesses livros, ainda não tenho eles.

Luriam 22/04/2021minha estante
Eu chorei tanto nesse livro. Apaixonada

Erica 23/04/2021minha estante
Comecei hj a leitura e já tô em choque Aki com a morte do Walter. Como assim? Não tô preparada pra isso não?

Milleprale 23/04/2021minha estante
Hahahahahahaha É bom se preparar Erica! Que esse livro é só emoção.

landafbook 29/04/2021minha estante
Quase morro de chorar, gente. Eu era apaixonada por um personagem e ele morreu na guerra, sério, nunca chorei tanto por um livro na vida

Milleprale 29/04/2021minha estante
A gente te entende Iolanda!! Sofrer nesse livro é de lei! Terminei esse livro ja fazem 7 meses e hoje mesmo estava pensando nesse personagem? vida de leitor é sofrida hahaha

landafbook 30/04/2021minha estante
Só a gente sabe o quanto sofre kkk

Hellen.Silva 07/05/2021minha estante
Sim kkkk faz tempo que li já mas sempre tem um video quando fala "quando a autora mata tal personagem" sempre lembro do Walter aaaa ?

Nicki 08/05/2021minha estante
Eu não ia comprar com medo de não ser legal a história da filha dela,mas sua resenha mudou minha opinião

Milleprale 08/05/2021minha estante
Fico super feliz Nikita!! Tenho certeza que não vai se arrepender, o livro é ótimo!!

Patrick41 11/05/2021minha estante
Comecei a ler ontem. E aqui minha indignação: Marilla.
Como assim ela faleceu e não tivemos um relato digno de seu fim? ?

Milleprale 11/05/2021minha estante
Concordo totalmente Tick!! Foi umas das piores falhas da coleção na minha opinião. Ela merecia mais do que ser apenas um fato do passado sendo contado por alguém que nem a conheceu.

Patrick41 11/05/2021minha estante
Sim! Compartilho o sentimento... Não entendi a autora :(

Gabi Silva 23/11/2021minha estante
Gente pra ler rilla de ingleside tem que ler vale do arco-íris antes????

chonps 04/01/2022minha estante
Sofri muito com a morte do Walter, parecia que era alguém da minha família que morreu. Mas ler os livros da Anne foi a melhor coisa que fiz na minha vida, vou levar as lições para o decorrer da minha vida.

Sim Gabriela, no valo do arco-íris eles são crianças ainda

Sim Gabriela, no valo do arco-íris eles são crianças ainda

Milleprale 09/01/2022minha estante
Me sinto igualzinha chonps, sofri muito mas sempre me lembro do que aprendi com a história

Jaqueline230 29/01/2022minha estante
Eu realmente chorei por horas por conta do Walter.... Era um personagem que eu adorava muito.

Milleprale 29/01/2022minha estante
Super te entendo Jaque! Choro até hoje hahahaha

Milleprale 29/01/2022minha estante
Super te entendo Jaque! Choro até hoje hahahaha

Teresa 10/11/2022minha estante
??

Teresa 10/11/2022minha estante
Praticamente fiquei de luto com a morte do Walter

Milleprale 13/11/2022minha estante
Eu ainda estou Teresa hahahaha

Milleprale 13/11/2022minha estante
Eu ainda estou Teresa hahahaha

Teresa 14/11/2022minha estante
O que a Anne precisou para amadurecer em 5 livros a Rilla amadureceu em 1

Taylors15 14/12/2022minha estante
Eu chorei muito nesse livro!

Cecília.Ferreira 23/01/2023minha estante
Alguém me fala se esse é o livro que vem depois de o Vale do Arco-íris???

Wes_silas 23/01/2023minha estante
Isso, ele vem depois de o Vale dos Arco-íris

Patrick41 23/01/2023minha estante
Olá!! Me chamo Patrick e sou leitor nato desde pequeno! Meu gosto pela leitura se iniciou com quadrinhos e se estendeu aos livros conforme fui crescendo. E minha estante também cresceu, e para desapegar de alguns livros queridos, e ter uma renda extra, passo para divulgar minha loja na Shopee! Ficaria encantado te receber por lá, ou se possível, me ajudar a divulgar meus desapegos literários! Desde já agradeço!!!

shopee.com.br/patrickfarias578

Obs.: estou vendendo minha coleção de Anne ?

Tarumim.Villanueva 21/02/2023minha estante
Esse livro é o meu favorito da vida ! Nunca chorei tanto

Tarumim.Villanueva 27/03/2023minha estante
Esse livro é meu favorito da vida!! Nunca chorei tanto

Cecilia157 08/04/2023minha estante
Ainda não superei o fato de Walter ter morrido , apesar de saber desde o princípio que ele morreria. Como você disse esse livro é o mais maduro e sinceramente o livro que mais tive uma visão empática é sobre a sociedade contemporânea que estamos. Esse livro deveria ser lido por todos !

Samily.CorrAa 02/12/2023minha estante
Chorei igual criança, fiquei apavorada com a sensação que esse livro me transmitiu, o terror de perder alguém que vc ama tanto e está sempre ali do seu lado.

Edicleia 16/12/2023minha estante
Chorei muito terminando essa preciosidade que é o mundo da Anne, amei,ainda vou ler os contos também ????????

Ari 29/12/2023minha estante
me sinto menos sozinha em saber que alguém tambem chorou kkkkkkk aquela carta do walter me quebrou demais ?

Giulipédia 26/12/2020

O flautista inicia sua música sombria...
Aqui se encerra o último volume oficial da série da Anne, os volumes posteriores lançados são livros de contos e histórias recortadas dos personagens de Avonlea e Four Winds. E devo dizer que de todos os volumes, esse em particular, foi o mais doloroso de se ler, pelo menos para mim.

Nessa história conhecemos um pouco mais de Rilla, a segunda mais nova da família Blythes. Ela tem apenas 15 anos, uma adolescente frívola, risonha e sem preocupações sérias da vida, em resumo, Rilla Blythes é despreocupadamente feliz. Até que um acontecimento mundial muda drasticamente a realidade dela e a do mundo inteiro.
O ano é 1914, sabemos pelos livros de história o grande acontecimento e a grande tragédia que se inicia nesse ano maldito.
A primeira Guerra Mundial se deflagra e com ela, o flautista de Hamelin, que Walter no passado previu, começa a tocar sua música sombria, atraindo milhares de jovens com sua melodia sombria.

Esse volume partiu meu coração de uma forma extremamente dolorosa, foi um livro divertido e triste, e um livro de crescimento pessoal da própria Rilla. Crescemos com ela durante a leitura, encarando os horrores que a guerra trás para aqueles que ficaram em casa aguardando aqueles que foram para a guerra, muitos voltam inteiros outros feridos, mas voltam, outros não tem tanta sorte.

Sem perder o divertimento e a leveza, Lucy M. Montgomery introduz o peso da primeira Guerra mundial sendo deflagrada em 1914. Isso pela perspectiva daqueles que ficaram em casa, as esperas ansiosas das cartas, das notícias através dos telefones, dos telegramas. Acompanhamos a leitura como se estivéssemos lá, vivendo aquele período sombrio junto a seus personagens e mesmo sabendo que essa obra é fictícia, não há como não pensar como deve ter sido dura a realidade daqueles quatro anos.

Mas longe de ser um clima mórbido e sombrio, temos uma atmosfera de fé e perseverança, de luta e de sempre esperar pelo melhor apesar dos dias sombrios. E a maior lição desse livro é essa, tudo passa, não se deixe abater pelos dias difíceis, pois eles passam. E quanto aos dias bons, que sejam aproveitados ao máximo e eternizados no coração, pois é com a memória destes que seguimos enfrente nos dias ruins, e temos forças para continuar lutando e não nos tornamos pessoas amargas e abatidas pela vida. Recomendo fortemente a todos, boa leitura!
Vitorinha 23/11/2021minha estante
Eu estou em 21% do livro e uma palavra está resumindo o que li até agora: dor.

Vênus_Alice 31/10/2022

Rilla de Ingleside
Este é o livro mais diferente da série, com novos sentimentos, um ar mais péssimista e agonia, além de momentos de luto.

Rilla é a filha mais nova, bem diferente dos outros, sem muitas ambições e sonhos, e que talvez esteja interessada em um rapaz.

Mas tudo muda quando a Primeira Guerra chega e os homens precisam se alistar.

Nesses quatro anos Rillauda completamente, muda sua visão, passa por momentos difíceis e bem triste e até cuida de um bebê da guerra.

Toda a família de Anne e transformada e afetada.

Jenifer Alves 19/01/2021

Me rendi... Esse é meu livro favorito
Esse livro tão diferente dos outros, traz a inocência da infância somente mas primeiras paginas, sentimento esse, que logo é substituído pela quebra dos sonhos e a chegada repentina, mas nada silenciosa da realidade, da tristeza e da angústia.
A família Blythe, Meredith e tantas outra de todo o mundo sofrem o medo, a insegurança de não saberem como o mundo estará a cada amanhecer. A Primeira Guerra Mundial está acontecendo e os dias felizes de outrora em Glen St. Mary e no Vale do Arco Íris se tornam meras lembranças, que agora são substituidas por mortes e lamentações de famílias e de todo o mundo. Mesmo com todo esse cenário tão triste e real, vemos o amadurecimento da nossa narradora, Rilla, a caçula da família Blythe, que em sua adolescência era uma menina fútil, vaidosa e sem sonhos e ambições. Ela é obrigada a amadurecer e se tornar uma mulher forte, com princípios, cheia de esperança e um ponto de conforto e segurança para sua família. Os garotos da Vila são voluntários para a guerra, o que deixa tanto os personagens e os leitores aflitos para saber o que os aguardaria. Novos personagens completam a história, trazendo amor e esperança. Novos pares românticos são formados e a promessa de um único beijo é formada. E durante tudo isso, um leal cachorrinho amarelo espera ansiosamente em uma estação de trem, seja no inverno ou no verão, a chegada de seu companheiro da terrível guerra.
Um livro que emociona do início ao fim, nos faz chorar junto com os personagens as suas perdas, sentir junto com eles a esperança de um dia melhor e acima de tudo, nos ensina a nunca esquecer tudo o que já ocorreu na história, para que possamos nunca a repetí-la.
Enfim, meu preferido ?
Jenifer Alves 19/01/2021minha estante
*nas, *aguarda

Mii Lima 26/04/2021

Só perde pra Anne de Green Gables
Eu comecei esse livro sem muita expectativa, já tinha passado pelos outros 7 livros da série e mesmo tendo gostado de todos, eu já estava meio que "cansada" do mesmo mundinho de sempre. O livro se passa na 1° guerra mundial e conta os desafios vividos durante os 4 anos da guerra, esse livro me fez sorrir, chorar, ficar preocupada e angustiada pelo que estava por vir, eu amei, amei muito mesmo, esse é um daqueles livros que eu não vou conseguir expressar apenas por palavras o que eu realmente senti durante a leitura...
Me apeguei aos personagens, e amei o quão maduro esse livro foi, uma linda lição de vida, sem dúvidas.
5 estrelas e favoritado!

"O Senhor está conosco, e os espíritos de todos os homens justos e todas as legiões e as armas que a Alemanha está levando para o front serão inúteis contra essa barreira" - pag 270
Sté 26/04/2021minha estante
perfeito demaissss
sofri, chorei, dei risadas... ganhou meu coração

Gabi 26/04/2021minha estante
Rilla-a-Marilla tem uma evolução maravilhosa

laura 04/05/2021

Rilla-My-Rilla
No último livro da Anne (sem contar extras) segue a vida da filha caçula deles Rilla, no início ela é uma garota egoísta e egocêntrica, pelo menos nas primeiras 50 páginas ela age assim, sendo bem chato de ler, mas aí o mundo dela vira de cabeça para baixo em questão de uma semana, com a ameaça de uma guerra.
Ao longo do livro ela se mostra uma mulher forte, guerreira e incrível, evoluí muito durante os 4 anos da guerra, nunca perdendo a fé, mesmo sobre os mais grandes problemas, ela consegue aguentar, sem desistir.
Uma coisa que não gostei foi a forma da escritora de colocar informações desnecessárias que ninguém precisa saber, mas não botar o que aconteceu com os personagens dos livros anteriores, às vezes só jogando as informações, sem explicar elas.
Joana Vivi 10/06/2021minha estante
Sim, eu gostaria de saber mais sobre muitos personagens,mas a Lucy descartou totalmente eles. A história da Rilla é uma grande reviravolta mesmo e eu amei a mulher forte que ela se tornou

laura 10/06/2021minha estante
Simm ela totalmente esqueceu a maioria dos personagens importantes, e esqueceu até o filho da Anne K

laura 10/06/2021minha estante
a evolução da Rilla é tão incrível
o jeito que ela se torna uma guerreira ao longo do livro ?

Joana Vivi 10/06/2021minha estante
Siiiiim!!

Andrade 25/06/2021

O último livro da coleção e um dos que mais gostei. Em todos os outros a Rilla, personagem principal deste, não aparece com frequência. Nesse livro ela tem um destaque enorme e é perceptível a sua mudança de atitude diante das situações ocorridas. Acredito que o final poderia ser diferente.

TainaMontalvao 24/12/2023

Como eu amei acompanhar a história da Anne, mas o meu livro favorito foi esse último, apesar de a Anne não ser a protagonista do livro, mas sim sua caçula, Rilla-a-Marilla, e como ela se parece com a Anne e como ela evoluiu nós últimos 4 anos. Aaaah, como eu queria ter mais sobre essa família, amaria ler muito mais histórias deles, eles são incríveis, com certeza foi a melhor leitura do ano ?
prinsycho 25/12/2023minha estante
Meu deeus, eu amava a série. Preciso ler esses livros

TainaMontalvao 25/12/2023minha estante
Leia, tenho certeza que você vai amar

Isabel475 25/06/2023minha estante
Esse livro é divino

vi_carvalho21 25/06/2023minha estante
amiga, esse livro é um dos meu favoritos!!! me fez chorar tanto com a morte do meu personagem favorito que tive que parar de ler pra conseguir parar de chorar!!! muito bom!!

Isabel475 25/06/2023minha estante
Simmmm qnd ele morreu eu fiquei muito triste, a evolução de Rilla foi uma das coisas mais lindas do livro

Kaylane30 09/06/2021

Eu amei esse livro, não queria terminar a história da família Blythe, apesar das perdas e danos causados pela guerra, é perceptível o quanto a Rilla amadureceu nesse livro. Sofri, tive momentos de alívio, alegria e aprendi muito junto dos personagens, me apaixonei mais um pouquinho por cada um deles, como em todos os livros da Anne. Simplesmente amei!

Ana Caturelli 28/08/2021

Filha de Anne
Uma linda história sobre a filha caçula de Anne de Green Gable! A história é desenvolvida nos tempos da primeira guerra mundial, onde os anos passam e ela se torna uma linda mulher.
Rayssa Freires 28/08/2021minha estante
Precisoo

Yndi.Ota 24/08/2021

Um dos livros da série que eu mais gostei. Aprendi mais sobre a 1° guerra mundial com ele do que na escola. Quando eles receberam aquela notícia tive que parar de ler pra não chorar. Só não dou a maior nota, pq uma coisa que me incomoda muito nos livros da série, é o jeito que eles falam e tratam os animais.