Pássaro Branco

R. J. Palacio

Resenhas - Pássaro Branco

Luisa Jordana 15/04/2024

Pássaro Branco
Finalmente, um livro que me arrancou lágrimas! No caso, uma graphic novel e das mais lindas, não apenas no enredo, mas também nas ilustrações.
Sara é uma criança judia que se vê separada dos seus pais durante a invasão dos alemães ao seu país, França, e só consegue escapar por receber a ajuda de Julien, o menino de sua turma que se tornou uma pessoa com deficiência nas pernas devido à poliomielite, passando a sofrer com o bullying e a omissão de seus colegas por esse motivo.
Em Julien e sua família, Sara descobre uma fonte de amor e bondade em meio à tanto horror e tanta miséria! Foi uma leitura que me tocou e me envolveu do começo ao fim e foi maravilhoso voltar pra essa história que eu tanto amo. Extraordinário é um livro muito especial para mim e Pássaro Branco não me decepcionou nem um pouco, muito pelo contrário!

Camila Kobayashi 30/03/2024

Pássaro Branco escrito pela autora R. J. Palacio
É surpreendente encontrar um livro no formato de história em quadrinhos, com ilustrações feitas pela própria autora, que se revela bastante completo. Além das estruturas comuns, como glossário, leituras sugeridas, lista de organizações e recursos, e bibliografia, há uma riqueza de detalhes que tornam a leitura ainda mais enriquecedora.

A autora consegue transportar o leitor para um cenário histórico ao relatar as experiências transmitidas por sua avó, que vivenciou eventos muitas vezes não tão explorados nos livros didáticos, como o Holocausto. A obra ressalta a importância de recordar a história para evitar que seus horrores se repitam.

Durante a leitura, é impossível não refletir sobre a sensibilidade com que a autora trata as pessoas envolvidas nesses eventos. Ela retrata tanto a escuridão e a falta de amor presentes na intolerância e no antissemitismo, quanto a luz emanada por indivíduos que, mesmo arriscando suas vidas e liberdades, mostram humanidade e compaixão ao próximo.

Temas como intolerância e antissemitismo são abordados de forma profunda, destacando a necessidade de debatê-los e mobilizar-se contra práticas como o bullying e qualquer forma de preconceito no contexto atual.

Recomendo enfaticamente a leitura deste livro, e também aguardo com expectativa sua adaptação para o cinema ainda este ano.

Gostaria também de aproveitar este espaço para destacar uma importante ação promovida pelo Rotary a nível global: o combate à poliomielite. Anualmente, o Rotary se empenha nessa causa por meio de doações que são revertidas em vacinas, contribuindo significativamente para erradicar essa doença do mundo.

Luizamlt 06/03/2024

"Ser bom é sempre um ato de coragem. Mas, naquele tempo, quando essa bondade podia nos custar tudo - nossa liberdade, nossa vida-, ela se tornava um milagre."

Julieper Lee 05/03/2024

Lindo Lindo Lindo
Sabia que ia me emocionar logo na capa, onde vi o nome da autora.
RJ Palacios me acompanhou na adolescência, com a história do Auggie, depois na idade adulta com o filme, e me acompanha desde então em todos os momentos da minha vida.
Quando descobri sobre a HQ, com o trailer do filme, tive que esperar um tempo pra me preparar, pq se um trailer de 1 minuto me destruiu, imagina a HQ e um filme completo?
Bom, a HQ me destruiu, e agpra tô me preparando para o filme, com certeza está na lista de livros para passar para meus filhos.

Quando a bondade se torna escassa, qualquer ato dela se torna um milagre

Hari-Nama 16/02/2024

Conhecemos mais profundamente a história da avó de Julian, o menino que atormentava Auggie em Extraordinário, que era jovem na época da Segunda Guerra Mundial e teve que se esconder dos nazistas.

Lu 15/02/2024

Emocionante!
Não sabia que iria curtir esse mundo das HQs.

Ilustrações lindíssimas que fazem parte de um universo que já gostava muito, dO Extraordinário.

Segue com essa pegava mamão com açúcar, mas falando de tópicos muito mais sérios. Li em uma sentada, uma delícia, me fez até chorar!

Ni Trevisan 27/01/2024

Os pássaros conhecem montanhas com as quais nem Sonhamos..
A narrativa mergulha nos desafios enfrentados por essa corajosa protagonista, cuja jornada se entrelaça com a complexidade do período histórico.

A intensidade e a força da história transcendem as páginas, mesmo diante da beleza expressiva e colorida das imagens que compõem esta HQ. Cada quadro captura a angústia, a esperança e a resiliência da protagonista, proporcionando uma experiência visceral ao leitor.

As ilustrações são impecáveis e a história surreal, comecei a ler sem saber ao certo oque falava e me surpreendi positivamente. Um livro que ensina muito. Só não gostei do final de um dos personagens mas dada as situações poderia ocorrer mesmo.

Ana Clara 21/01/2024

Público alvo infantil, mas todos devem ler!
Assim como todos as obras que descendem do ?Extraordinário?, ?Pássaro Branco? é indispensável a leitura, a crítica apresentada nas obras e moral da história.
Entender o porquê o Julian ter recebido esse nome foi emocionando e a abordagem sobre o Holocausto em quadrinhos é muito interessante para apresentar para crianças e até adultos resistentes ao assunto.
Assim como qualquer história sobre o Holocausto, sentimos aquele nó na garganta mas como a própria autora cita: ?Aqueles que não se lembram do passado estão condenados a repetí-lo? - George Santayna

Manuela 15/01/2024

França sitiada pela Alemanha nazista e uma jovem judia tentando sobreviver. É disso que se trata esse livro.

A beleza das imagens expressivas e coloridas não consegue tirar a intensidade e força dessa HQ.

Ainda do universo Extraordinário de R.J.Palacio, narra a história de Grandmère, avó de Julian, colega de turma de Augie.

Belo e favoritado! ?

Caroline.Bazoli 09/01/2024

Fazia muitos anos que eu não lia nada em quadrinhos.
E amei demais essa história, que apesar de triste, mostra a realidade, tudo que já aconteceu e que não podemos deixar que volte a acontecer.

Lara 06/01/2024

Caramba
É um livro forte, não esperava tudo isso.
Entrei esperando um romance fofo, recebi um tapa e lágrimas, mas, uau muito bom

Braz 23/12/2023

Que triste
O povo que não conhece o passado está fadado a repeti-lo.
Essa frase define bem o que acontece,
O livro é muito bem feito, e retrata uma história muito triste que si passa quando a Alemanha toma controle da França.
Livro que faz a gente refletir.

1001 Páginas 11/12/2023

Um livro super fofo, e tão necessário ao mesmo tempo. Curti muito a leitura do início ao fim, essa autora como sempre fez um excelente trabalho.

Mila F. @delivroemlivro_ 08/12/2023

É uma leitura importantíssima, triste, emocionante, necessária. Foi uma das minhas melhores experiências no ano!
Vocês já ouviram falar de Pássaro Branco escrito pela norte-americana R. J. Palacio? O volume foi publicado originalmente em 2019, mas aqui no Brasil apenas em 2022 e confesso que não vi muita gente falando dele, mas deveriam! Para quem não sabe a autora R. J. Palacio (Raquel Jaramillo Palacio) escreveu outros livros, 3 deles já dei veredito aqui no blog: Extraordinário, Somos Todos Extraordinários e 365 Dias Extraordinário.

Agora deixem-me dizer algo que me pegou desprevenida quando adquiri o e-book: o livro trata-se de uma História em Quadrinhos - o que dificultou um pouco a minha leitura, pois não acho o kindle funcional para HQs, na verdade sinto dificuldade de ler esse formato no dispositivo, em contrapartida, amo ler livros em prosa ou poesia no e-reader. Aliás, vamos a uma informação preciosa: as ilustrações presentes no volume são da própria Palacio 😁.

Dito isso, vamos ao que realmente interessa neste post: minha opinião pessoal sobre a experiência de leitura de Pássaro Branco. Vale atentar que esta história vai abordar temas como holocausto, perseguição nazista, assassinatos em massa, entre outros, portanto se você é sensível ao tema deve pensar duas vezes, mas se você mergulhar no volume, saiba que R. J. Palacio traz uma abordagem sensível e emocionante.

Aqui temos a presença do personagem Julien que apareceu no livro Extraordinário, e foi o praticante de bullying contra Auggie, entretanto, nessa Graphic Novel poderemos ver um lado mais "humano" de Julian, mas que não irá redimi-lo do mal que fez, porém irá fazê-lo descobrir coisas sobre sua ancestralidade e sobre si mesmo em seu processo de formação humana; vale atentar que não posso dizer que Julien é o protagonista do volume, mas que é por meio dele iremos conhecer a história de Sara. Está confuso? Vamos por partes.

Julien está em outra escola e aprendeu muito com os erros cometidos na escola anterior, e agora se vê defronte de um trabalho de história e ele, em 2019, decide que irá pedir que sua avó conte a história de sua família. Portanto, teremos duas história em um: a de Julien, em 2019, colhendo os relatos da avó; e a história de Sara que fala da desolação que viveu na pele no ano de 1941.

Sara é a avó de Julien e irá contar para o jovem, como conseguiu sobreviver a uma das maiores atrocidades da história mundial: o holocausto. É nesse relato que Julian descobre que seu nome é herdado de um garoto que viveu em 1941 e que ajudou Sara a sobreviver à perseguição aos judeus.

Nessa viagem no tempo descobrimos a Sara e Julien Beaumier como adolescentes que mal se conheciam, mas que por uma atitude humana de Julian, Sara foi salva: Numa manhã de muita neve em 1941, Sara vai para a escola como se fosse um dia qualquer, porém ela jamais imaginou que este dia seria fatídico para transformar sua vida e a de sua família.

Naquele dia, a escola foi visitada por soldados que foram buscar os estudantes judeus e levá-los aos campos de concentração, mas os professores resolveram esconder as crianças na floresta, porém Sara fica para trás e se esconde na escola. Julien, um garoto com sequelas da poliomielite, e que sofria bullying dos demais colegas da escola, ajuda a garota a se esconder em um celeiro abandonado próximo a sua casa.

Sara fica angustiada por estar escondida, com medo do que pode acontecer se os soldados descobrirem ela - bem como o que pode acontecer com a família de Julien que a tem ajudado - e também ansiosa e insegura sobre o paradeiro de seus pais. É nesse celeiro que Sara e Julien vão crescendo e observando tragédias por todos os lados, bem como gestos de bondade e amor em tempos difíceis. Passam-se anos ela reclusa/escondida e vivendo cada minuto em intenso medo de ser descoberta.

Apesar de todas as atrocidades que aconteceram durante o período das perseguições nazistas, do holocausto e o período da Segunda Guerra causou no mundo, essas situações são mencionadas, mas apenas breves recortes são de fato mostrados literalmente ao leitor e alguns pontos são só mencionados ao leitor, não havendo exploração, o que torna a leitura mais amena, embora não diminua a proporção do que ocorreu, cumpre a proposta de tornar o livro menos sangrento e "narrar uma história de esperança e superação".

Ao final da narrativa da agora "avó" Sara para seu neto Julien, há todo um sofrimento ao resgatar essas memórias e Julien acaba assimilando muito dessa história e tirando uma força grandiosa para superar seu passado e buscar ser uma pessoa melhor, amadurecendo como ser humano.

Pássaro Branco consegue cumprir um papel importantíssimo da literatura: entreter, informar e tornar viva histórias que nunca devemos esquecer, para que atos desumanos assim não voltem a acontecer, embora ainda aconteçam em grande proporção, mas a literatura também é uma forma de intervenção no mundo, certo? Temos que continuar a tentar (nadar contra a maré de violência). Além disso, nos mostra que a empatia e a bondade podem transformar vidas.

Para finalizar, o livro - a Graphic Novel - me emocionou enormemente,, tanto é que o devorei em um único dia e fiquei encantada! Mesmo lendo no kindle e não tendo acesso a versão impressa (que agora quero muito) achei as ilustrações lindas e me fizeram imergir ainda mais. No fim, o livro tornou-se cinco estrela e favoritado!

Fica aqui minha imensurável recomendação de Pássaro Branco, caso tenham oportunidade de ler, leiam... É triste, forte e emocionante, pode te fazer derramar lágrimas...

site: www.delivroemlivro.com.br

luluzito 04/12/2023

"nós lembramos!"
Em "Pássaro Branco", história ambientada no universo de Extraordinário, vemos o arco de redenção de Julian, o garoto que fazia bullying com Auggie na história original, após ouvir o relato do holocausto de sua avó Sara Blum. O livro nos mostra a vida de uma judia se transformando do dia para noite após a ocupação dos alemães, mesmo a família de Sara habitando a zona livre, ninguém estava seguro e era só questão de tempo para que os alemães invadissem. Sara conheceu Julien por acaso, Julien, um garoto que sofre de uma condição que atrofiou sua perna direita e por isso precisa andar de muletas, sofre do mesmo preconceito que Auggie, pois devido a sua condição ele vira alvo de bullying e não possui nenhum amigo em seu colégio, Sara o conhecia apenas por um apelido infame dado ao garoto, e antes de todo o terror do holocausto, Sara via o bullying pesado contra Julien, apesar de não ser ela a bully, ela apenas observava e nada fazia. Após a invasão dos alemães, Sara teve que se esconder e foi salva por Julien, sendo levado até um celeiro da família e passando a ser escondida desde então.

Este livro foi devorado por mim em uma madrugada, uma leitura super fluída e uma sutileza na escrita que conforta o coração e te faz ficar preso até chegar às últimas páginas, ilustrações belíssimas e diálogos memoráveis como os do pai de Sara no começo do livro tornam esse livro uma obra essencial para não só pra ver um pouco sobre o holocausto na perspectiva de uma sobrevivente como também para evolução pessoal, é importante refletir sobre a importância de não ser um expectador e combater o preconceito sempre que você o ver sendo disseminado, é preciso que o passado seja lembrado para que ele não se repita no futuro.