A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

Giselle 07/09/2022minha estante
Amei esse livro sempre recomendo ele ??

Giza Cris 16/04/2022

Desconfortável
Só vou resenhar pra computar a leitura. Eu não sabia o que esperar desse livro, mas quis ler pela fama dele. Mas fiquei muito incomodada com a leitura, muito desconfortável pq descreve o quanto há de desigualdade, mentiras, enganações, enfim... realidade...

Beatriz.Oliveira 11/05/2022

?Alguns animais são mais iguais do que outros?
A crítica social é impecável.

Eu acho que o livro podia ser maior para desenvolver melhor o que aconteceu depois da cena final...

Dhewyd 23/01/2023minha estante
Ótima resenha... tambem gostei do livro!

xuliax 16/03/2022

caramba mano cara cara cara cara cara cara cara cara cara cara cara cara cara cara cara cara cara cara cara cara cara cara cara

Lais Furtado 11/12/2022

Um livro curto e muito objetivo! O que mais me chamou a atenção foi um trecho no início e do final do livro
"Ao homem não serve aos interesses de nenhuma criatura, exceto se si mesmo".
Triste, porém verídico.
?As criaturas l fora olhavam de porco para homem, e de homem para porco, e de porco para homem novamente; mas já era impossível dizer quem era quem.?
Ao longo da leitura só conseguia lembrar da frase de Lord Acton: ?O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente, de modo que os grandes homens são quase sempre homens maus."

Mhas 25/01/2022

Mesmo depois de vencê- lo, não adote os seus vícios.
O livro comprova o ditado da Mafalda que sempre aparece aqui no app:
"Viver sem ler é perigoso, porque te obriga a acreditar no que te dizem."

A leitura superou minhas expectativas, até porque eu não estava esperando muito quando comecei a ler. Por conhecer a história na qual a fábula se baseia, pensei que não ficaria surpresa em momento algum. Mas eu estava errada!! Conhecer a história real torna a leitura ainda melhor, até porque esse é o propósito dela.

Ver como os animais são facilmente manipulados por causa da desinformação causa revolta, porém, as coisas acontecem (e sempre aconteceram) assim.

A desinformação permite que os animais sejam enganados de forma grotesca. Apesar de alguns perceberem as alterações feitas, não eram capazes de defender suas ideias e ir contra o Governo. No final, "suas memórias eram as culpadas" e só lhes restava a esperança, submissão, orgulho e tradição gerados pela revolução dos bichos.

"Não foi para isso que eles construíram o moinho de vento e enfrentaram as balas da arma de Jones. Tais eram seus pensamentos, embora ela não tivesse palavras para expressá- los."

"Mais uma vez, alguns dos animais ouviram isso com certo espanto, mas Protestante logo foi capaz de convencê- los de que suas memórias eram as culpadas."

Enfim, uma ótima leitura. O único problema foi a edição que eu li. Ela continha muitos erros de pontuação e de ortografia. Não a encontrei aqui no app. Espero reler o livro em condições melhores no futuro!

Leandro 03/03/2022

Ódio aos arquétipos, não aos porcos em si
"O homem não serve aos interesses de nenhuma criatura, exceto a si mesmo."

Touché, logo nas primeiras páginas.

Como conversei com uma amiga: O egoísmo patológico pouco dá espaço pro altruísmo, porque é um exercício. Ser bom ou fazer o bem não é uma qualidade, é prática, quase que uma escolha e, no contexto do livro, é sobre poder.

E isso se dá nos afazeres cotidianos também, nas distribuições, no ônus e no bônus, nos castigos e nas condecorações.

Quem detém a informação, quem transforma e manipula, distorcendo ao seu favor ao ponto de se desfigurar como próprio ser, indistinto a quem, outrora, era dito como inimigo.

Já diz o ditado, quer conhecer alguém...

mayze dayna 30/03/2022

sinceramente nem sei o que falar, fiquei sem palavras e nem sei dizer o real motivo por estar assim.

Marcio 14/11/2022

Fazenda dos Animais
Uma releitura desse clássico em tempos difíceis. Muito já foi dito sobre a obra, mas pra mim no momento atual em que termino essa releitura o que pesa mais é o surgimento de pessoas que arrogam para si a função de tutelar a vontade do povo, como o porcão do livro.

Camila1856 15/02/2024

Achei a história muito cativante e o final apesar de previsível é condizente e te faz querer que seja diferente mesmo você sabendo que é um reflexo do mundo atual e sua possibilidades. Eu gostei muito, mesmo a leitura sendo um pouco difícil pelas palavras vc se perde na história e sempre se surpreende com os acontecimentos (mesmo prevendo algumas atitudes). É muito gostosinho de ler e te faz refletir bastante.