Os Sofrimentos do Jovem Werther (eBook)

Os Sofrimentos do Jovem Werther (eBook) Johann Wolfgang von Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Juliana 28/01/2022

Quando eu leio clássicos como este eu gosto de analisar a fluidez e clareza do texto. Porque tem livro que você tem que voltar 300 vezes no mesmo parágrafo para entender e isso é muito cansativo. Aqui não.
A escrita é clara e fluída. E como li em e-book essa edição tem uns esclarecimentos muito pontuais.
Werther é um emocionado e isso às vezes é engraçado.
Ele flerta com o suicídio desde o início e acho que isso pode vir a ser um pouco polêmico dependendo da sensibilidade do leitor. Como entendo sua filosofia, isso foi tranquilo para mim.
Enfim, recomendo a leitura que é bem fácil e tranquila.

"Respeito a religião, bem o sabes, sei que é o cajado para quem cai de fadiga, o refresco para aquele que a sede consome. Mas será que... Poderá ela, deverá ela ser assim para todos? Considera este vasto universo, vês milhões de homens para quem ela não o foi, outros para quem ela jamais o será, quer lhe fosse anunciada, quer não."

"Era meu destino atormentar as pessoas às quais só devo alegria."

Antony.Trindade 01/11/2022

Um clássico!
Livro que influenciou outros grandes escritores universais.
Marco do romantismo, da ideia do amor em todos os detalhes. Aquele amor impossível.

caroline ww 13/06/2022

Ainda chocada com a cara de pau do Goethe de escrever esse livro baseado nele e num casal de amigos e ainda enviar de presente pra mulher velho KKKKKKKKK

Mas assim o livro é muito intenso e o final mais ainda

Dessa edição especificamente no final temos a ordem cronológica e algumas cartas trocadas entre Goethe e o tal amigo, além do 3° amigo q inspirou a cena do suicídio

João Luiz Ramos 03/06/2023

Me deixou meio triste mas o personagem vive choramingando
Meu primeiro livro alemão não foi uma experiência muito boa. Entendo a importância deste livro mas eu achei o personagem principal chato, reclamão, birrento e chorão. No entanto, tem umas passagens bem legais que nos faz refletir sobre alguns temas.

Tamires Felix 15/04/2022

Muito bom!
"Ah, o que eu sei toda a gente o pode saber! Mas o meu coração só a mim pertence."

Particularmente, gosto muito de romances epistolares e "Os Sofrimentos do Jovem Werther" é muito bem construído. Inclusive, em alguns momentos senti vontade de conversar com o Werther. Ele é muito interessante, intenso, sombrio, apaixonado, etc. A leitura é muito fluida.
Vale a pena ler!

Nazrat 03/05/2022

Realidade e ficcção
Impressionante o como Goethe usou fatos da sua vida e entorno para elaborar esta obra. Ao final, há cartas e escritos que ajudam a ver de onde surgiram os personagens e a mistura que ele fez das vivências, faz mais sentido todo o drama exprimido por Werther. Além disso, há o lado triste do "efeito Werther", que trata da questão da influência na população das notícias de suicídio.

Ana 07/03/2022

Eu terminei já faz um mês, mas enfim kkkkk esqueci da resenha
O exagero do jovem misericórdiaaaaa
Mas o livro é muito bom, merece o hype da época

Lívia 12/03/2022

Gostei
O livro tem a dramaticidade exagerada de todo romantismo, porém sua linguagem é fluida e aborda reflexões interessantes.
?E, todavia, ser incompreendido, é esse o destino da gente!?
?Quando faltamos a nós mesmos, tudo nos falta.?

Mandretty 15/03/2022

Um Clássico.
Romance renomado e que serviu de referência na literatura Mundial. Werther é um livro excelente e que nos faz sentir o sofrimento do protagonista. Considerado um livro que causou o suicídio de diversos leitores ao longo do tempo, foi este o fato que mais me estimulou a buscá-lo. Excelente.

@leituralari 22/03/2022

Instagram @leituralari
Os sofrimentos do jovem Werther é um romance epistolar, publicado em 1774 e inspirado na vida do autor Johann Goethe. A história é narrada através de cartas enviadas pelo protagonista ao amigo Guilherme.

Werther é um artista encantado pela vida dos camponeses do vilarejo que mantém estadia. Durante este período, conhece e se apaixona por Carlota, uma jovem que está com casamento prometido a outro homem.

Mesmo impossibilitado de viver um romance com a moça, o artista mantém uma convivência com o casal. A proximidade com eles e o constante afeto que recebe de Carlota dominam completamente a mente de Werther, cuja saúde psicológica se deteriora rapidamente.

É desconfortável para o leitor ler os relatos do jovem vivendo o mais profundo sofrimento. A leitura desperta a vontade de conversar, acalentar e dar esperanças ao protagonista.

A obra é considerada a mais conhecida do autor e deu inicio à prosa moderna na Alemanha. Ficou famosa por influenciar a sociedade e foi “acusada” de motivar o suicídio de diversos jovens na época do seu lançamento.

site: https://www.instagram.com/leituralari/

Vee 13/05/2022

Sofrência
Um romance epistolar, sobre as sofrências de um jovem apaixonado (emocionado), o amor não correspondido fazendo escola desde 1774, um clássico que vale a pena ler.

Areads 01/05/2023

“O tema do livro é a paixão, mas não a paixão disciplinada, comportada, disciplinada e condicente com os padrões estabelecidos pela época. Era uma paixão sofrida, até a mais absoluta destruição, até a aniquilação das forças vitais, na qual as barreiras da moral vêm totalmente a baixo.” - Erlon José Paschoal

Talvanes.Faustino 19/07/2022

Muito bom, essa edição é bem simples, dado que a LM prefere edições assim, sem as capas duras de outras editoras, mas de conteúdo é maravilhoso. Amei.

Carol749 08/08/2022

Existem textos que cortam como uma navalha e deixam marca, e esse livro é um desses, o romantismo com todo o seu espírito fatalista nos faz sentir as dores que o jovem Werther carregou em nome do amor .