O Príncipe

O Príncipe - Nicolau Maquiavel
O Príncipe -
Nicolau Maquiavel

Resenha disponível no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/01/resenha-o-principe-nicolau-maquiavel.html

@patrickalves.adv 11/08/2022

Tendo em vista que o livro fora escrito no século XVI, pode ser que algumas adaptações sejam necessárias para que se possa aplicar nos dias atuais. Porém, fiquei impressionado com a densidade do conteúdo, haja vista ser um livro tão pequeno. Nicolau Maquiavel escreve de modo dinâmico, sistematizado e com muita experiência. Embora seja mais voltado para as ciências políticas, a leitura me fez refletir bastante sobre as formas de governo do passado e, inclusive, as atuais.

Eduardo1927 05/10/2022

o leão e a raposa
acreditem ou não, comprei o livro logo após de terminar de assistir game of thrones e só li depois de ser impulsionado por house of the dragon.

junto ao meu desejo de adentrar no estudo pessoal da filosofia, achei válido dar uma oportunidade a este livro, do qual praticamente comprei as cegas?

apesar da quantidade de páginas, achei uma leitura muito detalhada e repleta de significados. muitos trechos se encaixam com a realidade da qual nos encontramos hoje, é interessante quando nos deparamos com essas semelhanças, assim como os momentos que entendemos o porque das coisas serem como são hoje.

entre as comparações feitas por maquiavel, a do leão e a raposa prenderam a minha atenção e me fez repensar sobre a necessidade de algumas pessoas em serem radicais sobre tudo. as vezes, o meio termo é mais funcional.

para finalizar, não indicaria a leitura para qualquer pessoa. mas se alguém quer ser aventurar e experimentar algo novo, acho que pode ser interessante: abra a mente e se surpreenda!

Leticia Bizoti 29/05/2023

Um livro difícil de entender, principalmente pra mim que sou iniciante, mas isso não anula o fato de ser um bom livro.