O Outro Lado

?Os 47 Rônins
?Depois
?Bartleby, o escrivão

emysants 26/02/2024

Se esse lado é ruim, imagine o outro...
A construção inicial é boa, a atmosfera do suspense e o mistério em si é muito interessante. Mas o desenvolvimento ao longo da história é um pouco confuso e achei a escrita muito arrastada, não conseguiu me prender.

Enfim, uma leitura totalmente esquecível.

Leska4 26/02/2024minha estante
KKAKAKAKAKAKKAKAKAKAK o título da sua resenha é maravilhoso

Paulo 26/12/2023

Essa é uma daquelas histórias que vão versar sobre a nossa visão sobre o que é o outro lado e o que se encontra lá. Na história, Gabriel, um garoto que vive em uma aldeia bretã, acaba atravessando um rio que fica nos limites da região. Um lugar em que todos os habitantes dizem ser probido ultrapassar porque esconde forças malignas que podem corromper o espírito. Ao estar do outro lado, Gabriel se depara com várias criaturas metade lobo e metade homem e vice-versa até que é encantado por uma jovem de cabelos loiros. Esta o cativa com seu charme e lhe dá uma flor azul para quando ele retornar para casa. Seus pais, entendendo o significado daquela flor azul, a jogam longe. Mas, parece ser tarde demais. O garoto foi ao outro lado e parece que o outro lado não sairá mais de seu coração. O que isso significa?

Esta é uma narrativa que mescla um conto cautelar com uma história de terror. O autor procura construir inicialmente o temor que existe sobre o que os moradores da aldeia imaginam que exista do outro lado do rio. A gente percebe logo no começo que Gabriel será aquele que romperá as tradições e desobedecerá os mais velhos. Tendo construído a noção de que o outro lado é perigoso, o autor nos leva até lá junto de Gabriel para explorarmos o lugar. Para mim, Stenbock falhou na ideia de construir uma tensão para causar o medo. O que ele consegue é horrorizar o leitor da época ao apresentar criaturas que vão contra a noção de pureza e moralidade. O lobisomem representaria a desconexão do indivíduo de seu grupo social. Ao adentrar em um local profano, Gabriel se colocou como alvo de seres terríveis e horrendos, que apenas seguem sua selvageria e não conseguem ser mais capazes de viver em sociedade. Entretanto, o outro lado representou para o personagem uma sensação de fascínio e de liberdade, fora das regras de convivência em sociedade.

A noção de outro lado é óbvio que vai redundar em uma separação entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos. Só não entendi muito bem por que o autor inseriu uma figura lendária como o lobisomem, que representa o aspecto mais primitivo do homem, como um "guardião" ou um "habitante" deste lugar. Só posso imaginar que tenha algo a ver com o aspecto do sobrenatural, do lunar. A flor azul que aparece na narrativa é ligado ao fato de que estas flores são raras na natureza (pelo menos no que diz respeito ao surgimento natural das mesmas; hoje elas são cultivadas através de enxertos e outras técnicas de floricultura). Seu simbolismo tem a ver com a passagem para o mundo dos mortos. Ela estaria no limiar entre este mundo e o outro. O fato de que quando outras pessoas tocavam a flor e ela queimava era porque estas pessoas estariam vivas enquanto Gabriel estaria atravessando para o outro mundo. Já a ideia do mundo dos sonhos e das visões que o personagem tem, vou deixar para que os leitores leiam a narrativa para poder entender o que significam. Não se preocupem: nas duas últimas páginas do conto tem a explicação direitinho.

Para não terminar esta resenha sem dar a minha opinião sobre a história: não gostei. A escrita de Stenbock é um pouco confusa e ela vai para um lado, mas a interpretação que temos da história segue para o outro. O aspecto do terror só funciona mesmo para o leitor da época enquanto que para o leitor contemporâneo assume um papel mais de curiosidade. Ele tenta enveredar para uma abordagem cristã e até brinca com alterações profanas de trechos bíblicos, mas não vai muito longe nisso. Ele poderia ter explorado mais um ostracismo do personagem ao ter explorado aquilo que era considerado proibido e ser julgado pelas pessoas de sua aldeia. Isso provocaria ainda mais a passagem do personagem para o outro lado como uma revolta contra aqueles que mancharam sua imagem ou sua honra. A ideia da história cautelar funcionaria para fazê-lo se arrepender de suas ações e perceber como as pessoas estavam certas. Claro, esotu buscando me colocar mal e porcamente como um leitor da época e a partir das mentalidades vigentes no século XIX. Enfim, uma boa história, mas serve mais como curiosidade para ver como os autores da época enxergavam o mundo dos mortos e a figura do lobisomem.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Stéphanie 23/11/2023

O outro lado: ima lenda bretã
"Nenhuma emoção é mais enraizada e intensa na mente de pessoas comuns do que o ódio e o medo de qualquer coisa "estranha".

Particularmente esperei muito mais e encontrei algo confuso e chatinho. Uma pena.

O Tolo de Amarelo 30/08/2023

Se esse lado tá ruim, imagina o outro...
Ótima premissa, péssimo desenvolvimento.

Leitura arrastada, lenta-quase-parando, cheia de simbolismos para enfeitar a falta de personalidade dos seus vagos personagens.

Você fica sem paciência para tentar relacionar o que o autor oferece na trama e simplesmente continua lendo para finalizar. A base da trama te deixa curioso mas é movida por simbolismos e misticismos que o autor não fez a mínima questão de deixar claro.

O que há do outro lado? Bom, uma trama preguiçosa que não se esforça para te manter por dentro.

Leitura mais que dispensável.

Leiturista 06/08/2023

Normal e anormal
Eu não sei se entendi muito bem o conto, mas juro que tentei, plms eu acho que eu entendi kkkkkkk. É razoável bem razoável msm, nn tenho muito oq falar, mas se der vontade leia, vai ser rapidinho e não vai ser tempo perdido.

Gabriel1994 04/08/2023

Lobos, Homens, Homens-Lobos e Lobos-Homens.
Comecei e recomecei este conto algumas vezes e finalmente conclui!

O Outro Lado é um conto do Conde Stenbock. Um autor que viveu poucos 35 anos, mas que foram o suficiente para carimbar o nome dele na literatura!

De cara o que me fez familiarizar com a história foi o nome do personagem, Gabriel. Difícil achar um personagem com o meu nome (apesar de ser um nome comum), mas o ambiente meio gótico, enigmático e com toques leves de assombro que o conto traz, de relés, em boas dosagens, favoreceram uma aventura formidável ao ler essa história!

Gostei do clima que a história entrega. Senti que esse lance enigmático em relação ao Outro Lado e toda essa tensão que se cria pelo desconhecido, as lendas e precauções que os moradores ali alimentam por conta do conhecido e do misterioso instigam bastante o leitor a torcer pelo personagem e despertar curiosidade.

Foi um conto bom que graças a editora Wish tive acesso. Trazer contos desconhecidos e pouco comentados é uma proposta que viabiliza e expande o universo literário, de nós, leitores brasileiros!

Muito legal esse conto!!!
Leiturista 06/08/2023minha estante
Li por vc meu mano, foi até que dhr só que ele é meio ¿¿¿

Gabriel1994 20/09/2023minha estante
Kkkk. Tem essa pegada mesmo. Alguns contos antigos que são trazidos de forma inédita, geram uma estranheza... talvez por tratarem de questões da época...

Juliane.Teixeixa 01/07/2023

É bom, mas não é um dos meus favoritos. Gostei da escrita e da desenvoltura.
Estou animada com esses contos, vou per todos hahaha.

c a r o l 23/05/2023

Potencial desperdiçado.
Tinha tudo para ser um folk horror maravilhoso, mas faltou um bom desenvolvimento.

A parte mitológica é que mais se sobressai. O autor poderia ter explorado mais sobre a procissão daqueles seres e também ter se esforçado para explicar as ações dos personagens e o propósito para tudo aquilo estar acontecendo. Teve momentos em que tudo era tão confuso que tive que reler algumas passagens.

Foi decepcionante ver uma história com um potencial tão bom desperdiçado.

readingwsabi 17/05/2023

Não desceu pra mim, a história foi arrastada e eu não senti nem vontade de compreender o livro, terminei só por terminar, esperava que fosse melhor.

Michele Alberton 28/02/2023

Bom...
Já li contos melhores, é um fato. Esse aqui vai entrar para a lista de "esquecíveis".

Acho também que não entendi muito bem. O conto é sobre um menino que vai a uma região amaldiçoada do vilarejo em que vive e parece ficar "entre dois mundos".

Enfim, nada demais.

Bruna 17/01/2023

O outro lado do conto
Mais um conto da Sociedade das Relíquias Literárias! Mais uma vez a Editora Wish caprichando nas edições e, claro, nas escolhas.
Esse conto tem um pezinho no religioso e um pezinho no terror.
A mistura das lendas e criaturas mágicas com a crença religiosa ficou muito legal e bem escrita. Recomendo!

Nathy @peculiareslivros 15/11/2022

Então
Eu achei interessante a questão macabra, todo o pano de fundo, e isso no início estava ótimo, mas aí depois saiu de um conto de terror com fantasia para a mitologia cristã e como são coisas nefastas e pá, e sinceramente? não curti. Eu gosto de fantasia, não gosto de como simplesmente tratou a questão fantástica como todo o mal, o outro lado como algo que nem deve ser explorado e entendido, e sim temido. É bem a mitologia cristã mesmo, então né kkkkk não foi. Também não achei tão bem desenvolvido ou confuso o final, mas vendo que mais gente sentiu isso, realmente creio que foi algo do conto mesmo

Dri 21/08/2022

O que tem do outro lado?
A minha maior dificuldade na leitura de contos é achar coerência nessas tramas tão rápidas. Achei esse conto coerente, sombrio e com um bom desfecho. Claro que ficam dúvidas que não podem ser esclarecidas em histórias tão curtas, tão resumidas, mas vale a leitura. Mistura sobrenatural, religião e lendas.

Rosana Miyata 08/08/2022

Nunca li nada do Conde Eric Stenbock, mas achei que faltaram algumas coisas nesse conto e também fiquei meio confusa com a escrita, com a sequência dos acontecimentos.
Já li outros contos em que as situações ficam bem explicadas e amarradas, ainda tenho dificuldade com essas histórias muito abertas.