Violeta

Violeta Isabel Allende

Resenhas - Violeta

Bookster Pedro Pacifico 29/04/2022

Violeta, de Isabel Allende
Já imaginou ler a história de alguém que nasceu em meio a gripe espanhola, na década de 20, e viveu para testemunhar o mundo paralisado pela pandemia em pleno 2020? Bom, é justamente essa linha de tempo contemplada por “Violeta” que, ainda por cima, conta com a escrita fantasiosa de Allende.

São diversos os momentos históricos que a autora atravessa por meio de seu último livro (best seller em diversos países). Violeta del Valle foi a primeira garota em uma família repleta de meninos. Talvez esse fato tenha tornado Violeta uma mulher que sempre buscava se destacar no ambiente em que vivia. Mas essa tarefa não foi fácil, e nem sempre bem sucedida. Tendo nascido no início do século XX, Violeta vivenciou passagens históricas que afetaram sua trajetória. Ao leitor, toda essa intensa narrativa é apresentada por meio de uma carta dedicada a Camilo, uma figura que até então desconhecemos.

Enquanto ainda criança, a protagonista teve que deixar a vida das cidades e se “refugiar” em um local isolado do país, que não nos é especificado por Allende, tudo como forma de proteção do pai contra a grande crise financeira que afetou o mundo no ano de 1929. E é nesse ambiente rodeado por natureza, com a presença de descendentes de povos indígenas e sob a tutoria de uma jovem europeia que Violeta cresce.

A escrita é bem fluida e gostosa de ler, como é de se esperar dos livros de Allende. Confesso que no meio do livro o ritmo acaba ficando mais lento, mas a autora consegue recuperá-lo na última parte. Talvez isso até seja proposital, já que a autora pretendia mostrar como tantos acontecimentos históricos vão acontecendo em uma vida de alguém aparentemente comum, que não é a heroína, nem a vilã de uma história. Violeta é uma mulher que vive seus amores, sofre suas perdas e questiona injustiças que passam à sua frente.

Nesse ponto, achei bem interessante como a autora aborda algumas questões sociais relevantes sobre as quais nunca havia lido nada tão específico em seus outros romances. É o sinal de que alguns assuntos não podem ficar de lado nos tempo em que vivemos! Leitura que recomendo para todo mundo!

Nota 9/10

site: http://instagram.com/book.ster
Ricardo.Silvestre 30/04/2022minha estante
Presente do dia da mãe (aqui em Portugal é comemorado amanhã).
Continuação de boas leituras.

Elizabeth26hteB 18/07/2023minha estante
Npssa adoro essa autora desde a Casa dos Espíritos.

Iamlaviniamonteiro 01/11/2023minha estante
Metade do livro e amando!

Sheila.Bisson 21/12/2023minha estante
Gostei, mas Eva Luna e Paula ainda são meus preferidos!

Rosangela Max 21/12/2022

Incrível!
Mais uma vez a autora me encantou com sua escrita maravilhosa e madura, em uma história cheia de acontecimentos históricos e críticas políticas e sociais.
Ela sabe, como ninguém, criar personagens femininas marcantes e empoderadas.
Ler uma história escrita por Isabel Allende é ter certeza que a experiência sempre valerá a pena.
Recomendo a leitura.
Nayany 22/12/2022minha estante
Estou cada vez mais encantada pelas obras da Isabel!

Paloma 22/12/2022minha estante
Só li o maravilhoso A Casa dos Espíritos. Preciso ler mais da Isabel ?
Depois dessa recomendação, acho que esse será o próximo ??

Rosangela Max 22/12/2022minha estante
Ela é espetacular! ?

Juu Melo 05/04/2024

Muito bom!
Relutei para ler Violeta devido ao hype, mas acabei sendo convencida, li e não me arrependo!
Violeta aborda muitos assuntos narrados durante os 100 anos de sua vida de forma fluida e envolvente.
Luciano498 05/04/2024minha estante
Sabe que fui em uma feira do livro e me questionei muito se devia ler Isabel Allende ou não. Mas teu comentário me deu uma nova vontade de conhecer a escrita dela. Obrigado

AliJu 05/04/2024minha estante
Estou relutante pelo mesmo motivo que você estava, acredita? Kkkkk

Kleilson.Torquatto 05/04/2024minha estante
Eu amo Isabel Allende e Violeta mais ainda. ???

July 06/04/2024minha estante
Melhor livro que li em 2023. Independente do hype, é um livro espetacular.

Jardim de histórias 19/03/2024

Estou fascinado por esse livro! Simplesmente incrível!!!!
Vale a pena quebrar paradigmas impostas por uma sociedade conservadora em detrimento de um ideal de vida? Há um tempo para nascer e um para morrer. Entre ambos, há tempo para recordar. E é disso que se trata esse romance de formação, para romper a barreira do tempo, assim Violeta, personagem fictícia, porém, com mais características reais do que muitos personagens da realidade que conhecemos, ela, nos contará a sua trajetória, desde seu nascimento até o seu fim, um século, cuja história será composta por: paixões, sofrimentos, violência doméstica, reencontros. Tudo com uma escrita impecável de Isabel Allende, que passeia inteligentemente em temas históricos, estabelecendo uma conexão com a atualidade, fazendo com que as histórias ganhem corpo. Muito se deve às suas vivências históricas, principalmente no cenário político-social, que contribuíram acrescentando profundidade, criando uma ficção tangível, um romance contemporâneo, com características de um clássico.

Reflexões filosóficas à parte, vamos conversar sobre esse livro incrível: Violeta de Isabel Allende. Um livro fascinante, que se trata de uma história contada pela própria Violeta ao Camilo, contando sobre os acontecimentos de um século de vida, passando por Guerra, Comunismo, ditadura militar, feminismo, queda e ascensão econômica, paixões, decepções. Inclusive, é possível até uma conexão da gripe espanhola com a COVID-19. Ou seja, a história se inicia em uma pandemia e se encerra em outra. Tudo isso, contado de forma triunfante e singular, nesta saga familiar capaz de nos deixar apaixonados.

Mesmo sendo uma autora famosa por saber passear em temas históricos, aqui Isabel Allende, embora mencione acontecimentos históricos, ela não irá se aprofundar, porque o foco será a saga de Violeta, os capítulos históricos, serão como pano de fundo que darão o norte a história, outro ponto interessante é sobre a passagem do tempo e seu efeito físico e sentimental, contado com tanta naturalidade, que sim, capaz de quebrar os paradigmas impostos por padrões. Violeta permite que envelheçamos com ela.

Além da fluidez, a escrita de Allende é uma delícia, que facilita e muito a compreensão da história, ou seja, leiam e aproveitem esse romance fascinante.

"Não há caminho, o caminho se faz ao andar". Mas no caso de Violeta, o seu caminho foi feito entre tombos e por veredas estreitas e tortuosas que com frequência se apagavam no matagal da vida.

-Koraline 25/07/2023

Fiquei interessada em ler esse livro por causa de toda a propaganda que o Paulo Ratz fez, e confesso ter me decepcionado. Ultimamente eu tenho gostado bastante dessas histórias que contam a vida inteira de uma pessoa, por que é sempre comovente e emocionante, mas não esse. Apesar de ter passado por momentos muitos difíceis, a autora narra a história da protagonista com bastante impessoalidade, apenas apontando suas dificuldades ao invés de mostrar ao leitor todo o sentimento que a protagonista estaria passando, o que fez com que eu não me apagasse em nada por nenhum dos personagens. E sinceramente? No quesito político, parece que a autoria não queria retratar essa questão a apenas "pulou" os anos em que o país por tantos problemas. Esperava bem mais dessa leitura.
bibiteodora 25/07/2023minha estante
penso exatamente o mesmo

Nanda 31/07/2023minha estante
Ainda não li , mas me interessei nesse livro justamente pela propaganda do Paulo ! É bom que já fica um lembrete de ler sem expectativas! Kkkkk

Mah Milevuski 29/08/2023minha estante
tive exatamente a mesma experiência!! o Paulo fez ter interesse tbm e me decepcionei bastante.

Mah Milevuski 29/08/2023minha estante

VANESSA 24/04/2023

Incrível
Eu amei demais esse livro, incrível a forma em que foi narrada, através de carta.
A história conta os 100 anos da Violeta, desde o seu nascimento em 1920 até 2020.

@tigloko 01/12/2023

Violeta e sua história envolvente
Violeta, a personagem que dá título ao livro, conta sua história para Camilo, figura importante na sua vida apesar de não sabermos quem ele é no início. Ao longo das páginas acompanhamos sua trajetória centenária, que engloba desde seu nascimento em 1920 até 2020, na pandemia. Além de passar por grandes transformações na história chilena (com maior foco na ditadura militar no país).

Que livro envolvente, tive facilidade para me desligar da realidade quando estava lendo. A escrita da Isabel Allende te pega pela mão e coloca dentro daquele universo de amores, decepções, tragédia e felicidade. Fiquei surpreso em como ela conseguiu condensar a história de Violeta em tão poucas páginas. Parece um livro gigantesco pelo tanto de acontecimentos vivenciados pela personagem, mas em nenhum momento é cansativo. Destaque também para a variedade de personagens e a forma como ela consegue fazer você se importar com eles.

Mas foi Violeta que me fez favoritar o livro. Sua resiliência em momentos difíceis. Sua generosidade para com os outros. A forma apaixonada que viveu seus relacionamentos. É uma personagem que vai ficar na minha memória, sem dúvida. Já virei fã da autora, recomendo muito.
Layla.Ribeiro 01/12/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler

@tigloko 01/12/2023minha estante
Eu gostei muito, Layla, acho q vc tbm vai curtir

Meuri 02/01/2024

"Há um tempo para viver e um tempo para morrer. Entre ambos há tempo para recordar."

Foi uma honra acompanhar esse processo de recordar, elaborar e nomear de Violeta, já estou com saudades!
Paula1735 02/01/2024minha estante
É belíssimo!

Madu 04/04/2024

Vale a pena viver
O livro acompanha a vida de Violeta, desde que nasceu até seus 100 anos, nascendo em uma pandemia e morrendo em outra. É contado como um relato para alguém querido, que descobrimos quem é mais na frente na narrativa

Esse livro trouxe muitos sentimentos em mim, gosto muito de livros que acompanham a vida de personagens. Violeta é incrível, passa de uma garota a mulher resiliente. Viveu durante guerras e fenômenos naturais grandiosos, acompanhamos juntamente com a vida ela eventos históricos e é uma nova perspectiva de como eles realmente afetaram as pessoas na época. Inclusive uma perspectiva de como grandes eventos mundiais afetaram a América do Sul, já que grande parte da mídia retrata esses eventos de uma perspectiva europeia ou americana.

Foi um livro que me trouxe calma, aos 20 anos as vezes parece que a vida está correndo e não existe mais tempo para muita coisa, lendo a história de Violeta e como se reinventou, começou coisas novas na metade da vida trouxe uma paz. A vida não deixa de ter oportunidades e coisas novas com a idade.

O livro trás reflexões profundas sobre a vida, família, nacionalidade, família, e individualidade. Virou um dos meus favoritos da vida.
Laura3636 04/04/2024minha estante
Mds! Parece ser linda a história ?

Madu 05/04/2024minha estante
é incrível!! ?

Cris 17/02/2024

A longa vida de Violeta!
Violeta narra toda sua vida neste livro, que começa com uma pandemia, a da gripe espanhola, e termina com outra, a do coronavírus. Há muitos personagens secundários, mas ao contrário de outros livros que temos por aí, não entulham a história e nem a desviam da Violeta. Como ela viajou, hein ??. Além disso, achei que viveu por muito tempo à sombra de Julian. É um bom livro, sem plots e coisas mirabolantes.

Luciane.Bueno 12/07/2023

Leitura deliciosa, uma história épica!
Já tinha escutando falar sobre os livros de Isabel Allende mas nunca tinha lido. A partir de agora é um das minha autoras favoritas.

Que livro emocionante. Me apeguei a todos os personagens que sinto pertencer a família de Violeta.

Recomendo muito!

Rafaella Moreira 28/02/2023

Violeta
Ah Violeta! Que personagem que história e que mulher. A vida transcrita em uma carta (ou em 30 cartas) aonde a mesma conta toda a tua trajetória e se despede do mais verdadeiro amor da tua vida. Esse vai para os fvs do ano.
Xuneor 28/02/2023minha estante
que livrooo

Rafaella Moreira 28/02/2023minha estante
Apaixonante

Del 26/01/2024

Depois de muito ouvir falar da Isabel Allende resolvi me aventurar pela sua escrita e devo confessar que foram momentos agradáveis em sua companhia. O fato de ter ouvido muitos elogios a respeito me fez criar um expectativa muito grande sobre a obra que embora seja interessante não conseguiu superar as minhas expectativas. Está muito longe de ser um livro excelente mas não é de forma alguma uma leitura ruim, apenas bom. Super recomendo perder algumas horas na longeva vida de Violeta, suas paixões e dores ao longo das décadas.
Rodolfo 30/01/2024minha estante
Está na minha lista pra ler, mas ainda não li nada da autora.

Del 30/01/2024minha estante
Estou querendo ler A cada dos espíritos que dizem ser a grande obra dela. Eu gostei de Violeta, é uma boa leitura para passar o tempo.

Rodolfo 30/01/2024minha estante
A casa dos espíritos eu tenho de quando compre a Coleção da Folha SP... acho que vai ser meu primeiro dela.

Del 30/01/2024minha estante
Depois de ler me conta o que achou. :)

Ok, pode deixar ??

Nane 26/02/2023

Que leitura boa!
A história de Violeta é muito interessante. Parece que viveu por muitas pessoas. O livro é muito inspirador! Houveram vários momentos em que me angustiei com o sofrimento relatado por ela.

Uma mulher de inúmeras falhas e acertos.
Uma vida agitada e cheia de ensinamentos.

Esse livro fala sobre vários pontos importantes que estão muito relevantes na sociedade atualmente. Gostei muito que o livro se atentou ao descrever momentos tão devastadores da nossa humanidade.

Indico a leitura para quem está procurando uma história de vida interessante e espirituosa. Do começo ao fim é notável a constante superação e força da personagem.
Jeffez 26/02/2023minha estante
?????

Dominique 23/02/2024

Violeta nasceu durante a pandemia de influenza espanhola em 1920, sendo a única menina em uma família com cinco filhos. Sua vida foi marcada por eventos extraordinários, incluindo a superação da Grande Depressão, que levou sua família à ruína financeira e os obrigou a se mudar para uma área remota do país. Lá, ela cresceu, teve seu primeiro amor e enfrentou os desafios da vida adulta.

Esse livro é uma extensa carta para a pessoa mais importante na vida de Violeta: Camilo. Descobrimos mais sobre ele à medida que avançamos na leitura, e considero isso um grande spoiler. Violeta narra suas experiências de maneira íntima e divertida, abordando decepções amorosas, momentos de pobreza e riqueza, perdas terríveis e alegrias imensas. Sua história também abarca grandes eventos históricos, como a luta pelos direitos das mulheres e algumas pandemias.

Amei a riqueza da ambientação, a narrativa e os personagens, especialmente Violeta, pois durante toda a leitura senti como se estivesse lendo relatos de uma pessoa real. Em muitos momentos, fiquei com lágrimas nos olhos, em outros ri, me identifiquei e me apaixonei ainda mais pelo livro. Recomendo a todos.

@dniqbooks