O riso da Medusa

O riso da Medusa Hélène Cixous

Resenhas - O riso da Medusa

Ariane 12/02/2023

Mulheres, por favor, escrevam!
Acho que esse foi um dos livros feministas que eu amei gostei de ler, pois trata do medo, da insegurança e da "castração" de mulheres ao escrever, pois os homens assumem que a escrita feminina é subversiva e por isso, deve ser combatida.

No entanto, esse livro traz uma mensagem importante: mulheres, escrevam!!! Sejam subversivas e desafiem as normas sociais impostas pelos homens. O mundo e o futuro precisam de escritos femininos!!

Jamila 08/07/2023

Complexo!
Livro curto, mas muito complexo, é de se debruçar nele por muito tempo! Tem muito material para refletir!

Barbie 08/04/2023

Feminino em contexto
O livro é uma carta aberta ao feminino. É um diálogo transparente da importância e, algumas vezes, da impotência do ser feminino diante de uma sociedade ultrajada pelo masculino.
O enredo nos leva a entender melhor a cultura falocêntrica predominante é que esta abafa a estonteante beleza e força do feminino.
Cixous aborda temas polêmicos de uma maneira encantadora que nos faz pensar e refletir sem abominar, sem odiar... Ela é pacífica nas palavras, porém firme e determinada a mostrar a cultura atuante.
A autora por trás de todo enredo nos convida a ser protagonista de nossa história, sair do casulo, ir à luta, escrever, atuar, enfim, protagonizar aquilo que se quer viver intensamente.
Livro excelente para a leitura no mês das mulheres, adorei!

NathaliaEira 14/03/2023

Inventando uma nova linguagem
A Cixous dialoga e critica uma série de teorias que a cercam nos anos 70. A principal delas é do psicanalista Jacques Lacan, em que coloca que o inconsciente é estruturado como linguagem. Contudo, Cixous questiona; que linguagem é essa? quem está inscrito nessa linguagem? nós, mulheres, que não somos!

Cixous invoca todas nós para que possamos escrever; inscrevendo nossos corpos, textos e sexos (="sextos"); inventando uma nova escrita, nos criando nesse processo.

Rebeca1409 17/03/2024

Impactante
Confesso que por não sou tão familiarizada com esse tipo de escrita, mas esse livro me encantou do começo ao fim.

Letícia 01/08/2022

Necessário!
É um livro para ler, refletir e reler! A autora traz reflexões importantíssimas para o momento atual que vivemos e reforça a importância de nos unirmos em busca da real igualdade.