Projeto Nacional

Projeto Nacional Ciro Gomes

Resenhas - Projeto Nacional

aulusferreira 24/02/2024

RIP Projeto Nacional de Desenvolvimento
Definitivamente, o brasileiro não está preparado para assumir um compromisso de nação como as potências mundiais um dia assumiram. Estamos caminhando para nos tornar uma ex-nação, e não há esperança que um dia iremos entender a necessidade de um PND.

O livro? Excelente. Sua aplicabilidade? Improvável.

Alex Viana 13/01/2024

É A ESPERANÇA DO BRASIL SAIR DA LAMA!
Sem dúvida Ciro seria o melhor presidente que esse país já teve, sua inteligência, seu projeto, sua visão de mundo, e, sobretudo o seu amor pelo Brasil transformaria o nosso país na maior potência mundial. Infelizmente a massa gosta de picareta!

CharlesSouto 20/07/2023

Li e tomei decisão.
Vi aqui provocações fundamentais. A principal delas o convite ao debate, a partilha.

Ao ler não pude deixar de lembrar de Freire: ?É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo??

Mikhael.Belo 06/06/2023

Um bom livro
Fez críticas e reflexões ao cenário político do Brasil atual. E também me enriqueceu de informações que eu não sabia.

Leonardo798 04/06/2023

Leitura importante, mas cuidado.
O livro é, do início ao fim, pautado em projetos nacionais desenvolvimentistas (o próprio autor assim se identifica em algumas entrevistas), tendo em sua essência um Estado forte e interventor. Ciro também projeta de fortes críticas ao neoliberalismo, que, como citado em seu livro, é intitulado como “devastação”. Então ao leitores mais inclinados à esta perspectiva, podem se decepcionar (não é meu caso).
Para os estadistas, o livro pode servir de inspiração visando o estudo de amplos setores socioeconômicos brasileiros que precisam de mais atenção e que foram deixados de lado em alguns governos. Ciro Gomes sabe que, para países periféricos como o Brasil, o Estado precisa ser atuante e liderar qualquer projeto de desenvolvimento. Essa é uma base fundamental para entender de seu livro.
No geral, o livro é bom e bem referenciado, leitura importante (mas não obrigatória) para quem quer conhecer os problemas e desafios do Brasil. Mas não se deve deixar enganar para não cair em utopias.

Ana 16/03/2023

Um bom livro para estudar sobre a política do Brasil
Se você está procurando um livro para passar o tempo e se distrair, não indicaria esse livro.

Projeto Nacional: O dever da esperança é um livro para quem deseja realmente estudar a política brasileira e como nosso país ainda pode se desenvolver por meio do potencial que tem. É um livro necessário, porque é rebuscado demais para a maior parte da população brasileira.

Inclusive, esse é um dos maiores erros de Ciro Gomes nos últimos anos: ter um bom plano para o país mas uma linguagem tão formal e rebuscada que quem mais deveria ter acesso a esse plano, não consegue entender.

Recomendo a leitura do livro, mas sempre com aquele pé atrás, porque não podemos confiar 100% em nenhum político (minha opinião). Mas vale a leitura, uma vez que trás bastante da história política do Brasil, além de um projeto de Brasil muito bem elaborado.

mbragajr 12/03/2023

Um verdadeiro chamado à nação.
Lúcido e preciso, o texto de Ciro Gomes traz uma virtude surpreendente para quem é acostumado à massificada crítica que lhe recai, como estigma: a linguagem é simples e direta, quase coloquial.

Esse texto fluido e leve supera com galhardia o hercúleo desafio de argumentar sobre assuntos complexos e prementes, fatalmente sequestrados pela paixão política e sua redução simplificadora, sem se deixar perder em divagações ou efeitos retóricos, apesar de conter, aqui e ali, expressões características da marcante oratória do autor.

A batalha discursiva é inglória. Porém, aos que cultivam o distanciamento crítico e mesmo o bom senso, a importância das ideias aqui veiculadas com tal maestria, no mesmo passo em que causam admiração, contrastam com o imperativo ético adotado pelo seu enunciador, de seguir com esperança nesse país em queda livre.

Nessa última proposta - ao menos a um pessimista inveterado como eu - a obra falhou.

Eis o pensamento de um verdadeiro estadista, que o Brasil não terá, porque não mereceu.

Dadá 21/01/2023

É um projeto
Nesse livro ele aborda o problema, explica ele e vem c uma solução.
O livro é muito bom, ate seria posssivel s só qm mandasse fosse o presidente, mas temos o congresso e sabemos o congresso q temos.

O livro aborda os problemas que temos e logo em seguida ja fala como resolveria ele, mas nada na vida eh facil...e muitas coisas precisaria do aval do congresso e ai se tornaria um gde toma la da ca e vai saber o q realmente sairia.

Vinicius 08/01/2023

Leia, discorde, concorde, sugira, debata
Tinha em mente terminar este livro antes do primeiro turno das eleições de 2022. Atrasei mais de 3 meses... o assunto política me esgotou, e acredito que não só a mim.

No momento em que escrevo esta resenha passamos pela primeira semana do governo Lula 3, uma lufada de esperança após anos de notícias caóticas e retrocessos em diversas áreas. Porém, isso não me faz um apoiador cego deste governo, nem me tira o direito de fazer críticas a ele. Assim deveria ser uma democracia saudável.

Mas em tempos de polarização, em que mal conseguimos ouvir alguém que pensa diferente, o quanto estamos inclinados e expor e ouvir ideias, propostas, criar soluções? O quanto nosso debate se tornou passional e nossos argumentos apelativos? O quanto nosso medo resgatou nossas reações límbicas mais primitivas?

Ciro, neste contexto, virou alvo dos dois lados em que se dividiu o país. Dos motivos que enxergo, ele não possuía o apelo de uma figura heroica populista e nem estava disposto a conchavos e alianças que o fariam entrar em contradição com seus ideais. Teimoso que é, não soube jogar o Game of Thrones. Errado não estava, mas deu no que deu.

Tudo isso para dizer que pouco discutimos nos últimos anos sobre uma saída para a crise em que nos encontramos. As propostas trazidas no livro são factíveis e diversas. Envolvem reformas tributárias, previdenciárias e o ponto-chave do livro, como focarmos no desenvolvimento de nossa indústria e economia para que ganhemos mais autonomia no cenário mundial.

A todo momento Ciro afirma que as ideias não possuem uma rigidez, ao contrário, convida a sociedade para que as propostas sejam discutidas e amadurecidas. Um Projeto construído por diversas mãos.

Alguns questionamentos que me fiz: se é para o benefício da maioria da população que exista uma taxação maior para grandes fortunas e heranças, que o país não pague grande parte do seu PIB em forma de juros para um grupo pequeno de rentistas e que investimentos em áreas estratégicas turbinem nossa indústria, por que isso não aconteceu até agora? A quem nossos congresistas respondem? Quem manda no país?

Me parece que mexer nesse vespeiro dos donos do dinheiro e do poder será um dos problemas do atual governo. O outro será como articular reformas num congresso dominado pelo toma lá da cá do Centrão. O Brasil não é para amadores. Acompanhemos essa nova temporada do House of Cards tupiniquim.
edu basílio 08/01/2023minha estante
cirúrgica resenha, excelente como de hábito com suas análises, vini :-)
a "(...) lufada de esperança após anos de notícias caóticas e retrocessos em diversas áreas (...)" já está me dando um alívio -- inclusive FÍSICO -- tão grande que por ora já está bom. ufa.

Vinicius 08/01/2023minha estante
Sim! O alívio é até físico mesmo :)
Mas que em breve a gente não se contente com apenas isso ?

Elen Ximenes @quemleganhamais 29/12/2022

As pessoas passam, as ideias ficam
Isso NÃO É UMA DECLARAÇÃO DE VOTO, MUITO MENOS UM CONTRATO VITALÍCIO DE ADMIRAÇÃO.

Particularmente, não considero declarações de voto algo produtivo. Atrapalha o processo de algumas pessoas aprenderem a pensar por si mesmas e construírem seus próprios argumentos. O voto é uma escolha que deve representar você, os seus anseios para a sociedade. É o seu momento de liberdade e poder. Opte pela informação,  ponderação ao invés do ódio e incorporação do pensamento alheio sem senso crítico. Conversar sobre o que pensamos sobre determinada pauta e suas implicações é mais útil do que simplesmente ligar nossa imagem à uma figura política. As pessoas passam, as ideias ficam.

Seguindo o conselho de Rubem Alves, decidi conhecer os projetos dos candidatos. Gostei muito desta proposta dos políticos escreverem um livro sobre seus planos para o país. Imagina se fosse um pré-requisito? Seria um sonho um período eleitoral com discussões sobre projetos ao invés do grotesco que estamos acostumados.

Não foi uma leitura difícil ou enfadonha como imaginei.

Ciro Gomes é advogado e já foi professor de Direito Tributário, o que explica o foco desta obra na economia.

O autor faz um resumo histórico da política brasileira republicana, como se fosse uma anamnese. Afinal, para propor soluções é preciso identificar de onde vieram os problemas. Com base neste diagnóstico, ele apresenta suas principais propostas para o Brasil e como seria viável executá-las. A partir disso, você tem material para concordar ou discordar. Achei interessante as críticas que ele apresenta ao próprio espectro político que está inserido.

O livro é repleto de referências e notas de rodapé, o que eu considero extremamente importante. Não gosto de opiniões baseadas no vácuo, ainda mais se tratando do destino de um país.

"O Brasil não precisa de salvadores ou mitos, mas de projeto."

Observação: eu leria livros dos projetos de quaisquer outros candidatos, se esses livros existissem.

#politicabrasileira

Igor Santos 18/12/2022

O futuro da Nação.
Ciro Gomes, muito mais do que um político qualquer, é um intelectual nacional. Nessa obra ficam evidentes as suas qualidades enquanto mestre, estudioso e um eterno preocupado com os rumos do Brasil.
História, economia, relações internacionais, negócios do Estado, conflito entre classes, desigualdade... Nada escapa dos olhos vorazes e críticos de Ciro.
Seu texto, bem como as suas ideias, são um patrimônio imaterial perpétuo de todos os brasileiros e certamente ferramentas fundamentais pra a nossa sobrevivência enquanto povo.

boscato 13/12/2022

O Brasil é quem perde sem Ciro Gomes presidente.
Iniciei meus estudos por política no finalzinho de 2020 logo após a catástrofe da pandemia, e apesar de ter um viés de centro-esquerda nunca me contentei com os antigos escândalos de corrupção da era PT e da má gestão de Dilma 2. Em meio a isso encontrei um senhor, ex-governador e ex-ministro que havia saído das eleições de 2018 amargurado no terceiro lugar, e vi nele uma esperança (mesmo que um pouco demagoga) de um projeto nacional decente. Dito e feito, Ciro decorre durante pouco menos de 300 páginas de forma sensacional e didática, provando que seria sim um excelente presidente e gestor dessa nação. Requer uma leitura de mente aberta e com calma a fim de entender a podridão que assola nosso país e que se agrava desde o fim de 2016.

jonas.zycki 16/10/2022

Quem dera todos os candidatos escrevessem um livro como este.
Concorde ou não com a análise da realidade brasileira ou com as ideias defendidas por Ciro Gomes neste livro, acredito que nesta obra ele consegue, com clareza e sempre baseado em dados, expor aquilo que ele entende como as causas e possíveis soluções aos principais problemas que afligem a população brasileira, como o desemprego, a violência de nossas cidades e a má qualidade da saúde e educação pública no país. Embora pareça que não voltará a concorrer à presidência da república, seu livro hoje aparece em quarto lugar no ranking dos mais vendidos da Amazon na categoria Políticas Públicas, Política e Ciências Sociais, o que sem dúvida demonstra seu êxito em, pelo menos, propor a reflexão de milhares de leitores no Brasil sobre as suas ideias e talvez, com isso, gerando muito mais impacto e influência que vários candidatos que foram eleitos nesta eleição. Quem dera todos os postulantes ao cargo máximo da nação escrevessem um livro como este e pudéssemos, assim, melhor comparar diferentes projetos para o país.

Lauro 16/10/2022

O dever da esperança
Esse livro é um conjunto de ideias com começo, meio e fim, de um político testado em várias esferas da vida pública. Em cada explanação detalhada do projeto fica um gostinho de quero mais, quem sabe um dia esse país não consiga colocar essa projeto pra sair do papel.

thainara.deda 26/09/2022

Pelo menos ele tentou
Faz um bom tempo que venho postergando o término deste livro. Isto porque Ciro comete o "erro" de se utilizar de palavras que fogem do conhecimento popular, se tem como objetivo atingir a todos, deveria ter se atentado a isto de imediato. Num segundo momento, me faltava vontade de lê-lo muito em função do comportamento birrento do político em questão. Mas vamos ao que interessa, tratemos do conteúdo da obra. Ciro demonstra um vasto conhecimento acerca do histórico político/social brasileiro; aponta os erros e suas raízes. Para cada problema, uma solução. Soa, por diversas vezes, raso. Entendo que a proposta do livro não é ir afundo nos problemas encarados pela sociedade brasileira, mas sim dizer "eu sei o que tem acontecido e SEI COMO RESOLVER". Apenas pelo fato de apresentar um projeto concreto, Ciro já se diferencia dos demais, por isso tem meu respeito. Se as propostas são viáveis ou não, somente o tempo seria capaz de nos dizer, mas como acho que isso não será possível, fica a inspiração aos demais.