A Burguesinha

A Burguesinha Junior Berts

Resenhas - A Burguesinha

Livros17 23/09/2022

Suuper recomendo!
Eu amei a escrita do autor, achei o livro super envolvente e tem toda a ambientação que encontramos nos livros de época que se passam no território brasileiro. Realmente foi um livro diferente de tudo que já li.

Um dos pontos que eu gostei muito são as tantas referências aos personagens do nosso folclore brasileiro e o como o autor encaixou tudo na estória de uma forma que ficava quase real mas ao mesmo tempo engraçado. Pois é, ele soube usar o humor muito bem ao favor do enredo.

A Lusíada é uma personagem que nos conquista com sua coragem e ingenuidade, porém para mim a Suriane me conquistou.

Por ser um livro que se passa no Brasil de 1882 há assuntos bem delicados envolvidos na trama como: machismo, a posição da mulher perante a sociedade, a escravidão, o preconceito racial e questões de religiosidade. Porém o autor soube trabalhar muito bem tais assuntos, que me fizeram ficar reflexiva à respeito.

Ressalto também o vocabulário que o autor usa, que contém algumas palavras mais rebuscadas, que acaba agregando no conhecimento de novas palavras.

Eu super recomendo essa leitura! Eu aaameei!!

Berts 03/08/2023minha estante
Obrigado pelo comentário, fico feliz que tenha gostado s2
Talvez também te interesse O mal do século (gratuito pelo Kindle Unlimited), também de minha autoria. Forte abraço!

Laura 15/10/2022

Amei demais
Lusíada que estava prestes a se casar recebe a notícia chocante do fim de seu noivado, aonde seu parceiro desmancha o compromisso sem mais explicações, causando grande desgosto no pai da noiva que contava com essa união.?

Acontece que algum tempo depois Josias(o noivo) foi encontrado num estado deplorável fazendo todos acreditarem que o responsável pela sua desgraça era o pai de Lusíada, um grande conflito se inicia, e o Barão pai de Lusíada corre risco de vida, sem saber a quem recorrer a mesma se vê sem saída, até receber uma proposta um tanto duvidosa de uma moradora que é temida e repudiada por todos ali.??

A história envolve rixas entre familias, personagens cativantes, uma narrativa simples e pouco de misticismo, Lusíada e sua amiga(escrava de seu pai) enfrentam uma longa jornada, com perigos e intrigas que despertam toda a coragem que existe dentro das duas.

O livro em si tem elementos que nos remetem a contos como "A bela e a fera" sem deixar de lado sua autenticidade, um final emocionante, além de muitas aventuras até lá.??

Jbaclg 19/05/2023

Que livro interessante! Diz ser ficção histórica, mas não tinha muito História nessa ficção.  A classificação mais acertada , ao meu ver ,seria romance histórico bem fora do comum. Únicos pontos negativos do livro foi a constante menção de signos, que, particularmente ,acho terrivel e a demonização da Igreja Católica,  não teve um personagem ligado à Igreja que fosse retratado de maneira boa. E , como sabemos, existem pessoas boas e ruim em todos os lugares do mundo.
Fora isso,  um livro com uma trama que prende o leitor e com uma escrita muito boa, salvo alguns erros de escrita .

Na 13/01/2022

Uma grata surpresa!
O novo lançamento da Editora New Naipe é um romance de época misturado com suspense e conta a história da jovem Lusíada, filha de um Barão do Café e que está noiva de um rapaz que ela mal conhece. Uma certa noite, o noivo de Lusíada aparece em sua casa para desfazer o noivado, sem mais nem menos, e ao retornar para casa, é espancado até quase a morte. Quando o pai do rapaz descobre o ocorrido, tem certeza de que isso foi obra do Barão do Café e então resolve confrontar o homem, desafiando-o para um duelo e dando-lhe 30 dias para provar sua inocência. Lusíada, preocupada com o pai, decide ir em busca de provas de que ele é realmente inocente, e então embarca numa viagem pelo interior do Brasil, passando por maus bocados para conseguir o que realmente deseja.

Eu fiquei completamente presa nessa história assim que comecei a ler! A escrita do autor é muito rica e eu gostei demais da forma como ele detalhou os acontecimentos, sempre nos deixando muito imersos na narrativa. Eu também gostei muito da parte folclórica retratada aqui, assim como a histórica, embora precise confessar que em alguns momentos foi muito doloroso ler algumas coisas. O outro ponto alto da trama foi a protagonista, Lusíada, que é uma jovem forte e extremamente corajosa. Ela passa por muitas coisas para ajudar a provar a inocência de seu pai, desde conversar com uma bruxa até parar em outro estado e acabar sendo escravizada, tudo isso, sem perder a sua inocência. Eu apenas gostaria de ter visto mais da personagem, pois em alguns momentos senti que faltou um pouco de aprofundamento.

A trama possui vários mistérios, personagens cativantes e por vezes engraçados (mas não se engane, pois alguns deles podem te dar vários tapas na cara) e uma trama bastante envolvente e rápida de ser lida. Foi um livro que me tirou um pouco da minha zona de conforto e foi uma grata surpresa tê-lo lido.

Emily 03/02/2022

Sensacional!!
A história começa com o autointitulado Barão do Café, Timóteo Castro, sendo acusado de mandar espancar um deficiente físico, que desistiu dias antes, tomar a mão de sua filha em casamento.

Revoltado, o pai do rapaz desafia Timóteo para um duelo dali a trinta dias. A filha do "Barão" antes que os 30 dias acabem, precisa salvar a vida de seu pai e provar sua inocência, ingressando então em uma arriscada jornada pelo interior do Brasil escravocrata ao lado de sua amiga e escrava da casa, ajajja.

Uma velha bruxa do local lança uma maldição no seu pai e Lusíada percebe que talvez o único meio de desfazer este encanto será atender ao chamado de uma alma que suplica por ajuda. Elas passam pela Mata Atlântica, correndo imensos perigos e com o passar dos dias encontram um homem totalmente estranho, intratável e tuberculoso, chamado Hugo Salazar, a quem o destino de Lusíada se enlaça numa trama de sangue, justiça e mortes.

Com certeza é um livro que remete muito a livros de época, eu amei que o autor trouxe locais do Brasil e soube trazer além de uma aventura super eletrizante, também de forma inteligente, algumas doses de humor e outras de amor, além de abordar temas importantes como a escravidão, vingança, maldade, tráfico de mulheres, redenção etc.

Recomendo demais! É um livro que surpreende muito o leitor! Vocês precisam conhecer essa história!

Pollyana 13/02/2022

Resenha por Pollyana Trindade
Lusíada e seu pai, o "Barão do café", um homem vaidoso que insiste em ser chamado de Barão (apesar de não ser um de fato) são surpreendidos pelo noivo da moça, Josias Batista, que ao entrar na sala de jantar, anuncia o rompimento do noivado sem dar um motivo plausível para tal ato.
Apesar de nunca ter visto o homem na vida e nem estar empolgada com o casamento, Lusíada se sente triste, pois casar-se com ele era a única forma de não perderem a fazenda. No entanto, esse não seria o único, nem o pior problema que surgiria em suas vidas. 😱
Josias é encontrado a beira da morte, completamente espancado. Sendo as últimas pessoas a terem o visto com vida, o pai de Lusíada, o Barão, se torna o principal suspeito da tentativa de homicídio.
Para ajudar a inocentar o pai e procurar o verdadeiro culpado, Lusíada foge de casa e parte em um missão perigosa em busca de respostas ao lado de sua companheira, Suriane. O que ela não sabia é que o mundo poderia ser muito mais cruel do imaginava e que encontrar as respostas para solucionar esse crime não seria tão fácil quanto pensava. 👀

A primeira característica da história que me chamou bastante atenção foi a época em que se passa, em 1882.
Além de narrar os costumes de uma forma bem natural, o autor consegue nos fazer sentir como se estivessemos vivendo no mesmo período que os personagens.
Alguns debates como os direitos das mulheres, o preconceito e a escravidão, apesar de não serem o foco da história, foram muito bem retratados, fazendo o leitor refletir sobre como era difícil viver naquela época, ainda mais fazendo parte de uma minoria ou sendo apenas alguém diferente, fora dos padrões.

"A Burguesinha" está longe de ser uma história puramente romântica. Apesar de conter momentos de romance e drama, o livro nos proporciona momentos de suspense, investigação (por parte de querermos descobrir quem tentou matar Josias e o porquê), toques sobrenaturais e ainda citações folclóricas que dão um ar mágico, juntamente com a figura das duas queridas bruxas, Hilda e Caboclinha.
Sendo um livro narrado em terceira pessoa, vemos a pesperctiva de vários personagens paralelamente, como se estivessemos assistindo a uma série onde possuí cortes de cenas. Foi um dos pontos que mais gostei, porque cada personagem tinha um toque único, o que tornou tudo mais interessante.

É difícil dizer qual parte do livro mais gostei, até porque não foram poucas!
Cada momento me gerou uma sensação diferente e contribuiu para o desfecho da história. A cada capítulo ficava mais curiosa para ler o final.

E, falando no final, como foi? Bom...Não posso dar muitos detalhes, mas o que posso dizer é que foi surpreendente (apesar de algumas partes já saber, lá no fundo, que não poderia ser diferente) e muito condizente com toda a história. ❤️

site: https://www.instagram.com/thefawkes_/

Marcia 22/01/2024

A Burguesinha
"No ano de 1882, em pousada das pombas, Lusiada, filha do Barão, foi prometida ao casamento por um homem que ela não conhece, porém no dia que ela ia conhecer ele, o seu noivo simplesmente desistiu do noivado e foi embora. Esse noivo se chamava Josias, que no dia que foi cancelado o noivado, foi espancado e todo mundo começou a culpar o Barão, porém ele não tinha coragem de machucar nenhuma mosca."

site: https://nuvensnaterra.com.br/a-burguesinha/

Livia.Brito 17/02/2024

Divertido
Escrita agradável, bem tranquilo de ler. O livro mistura romance, pitadas de humor, mas traz suspense e tensão também. Achei um ótimo entretenimento, o autor conseguiu que eu torcesse verdadeiramente pela protagonista e tem um bom roteiro, joga uns signos que pela época relatada acho que não rolaria, mas em nada tira o mérito da história. Um escritor nacional muito interessante.

Maria1691 28/02/2024

@malulemundos no instagram
Gostei bastante do livro. A escrita é bem envolvente e a cada final de capítulo fica um gostinho de quero mais. Ao longo da leitura eu sentia como se estivesse assistindo uma novela no Vale a Pena Ver de Novo, se a Lusíada se chamasse Helena combinaria muito!

Também gostei que o autor soube empregar diferentes itens do folclore brasileiro, dá pra acreditar que são criaturas que realmente existem e faz você pensar que a qualquer momento vai dar de cara com um deles. Não sei se se encaixa como um realismo mágico, mas se for, deu muito certo!
A estória é boa, a escrita também e os personagens são muito bem construídos.

O meu único problema foi o uso do termo “Patricinha”. O narrador chamar a Lusíada assim, ok, mas os personagens, dentro da estória chamando-a assim, não condiz muito. Indo para a história da expressão, segundo o google: diminutivo de Patrícia, feminino de Patrício, radicado no latim "patriciu", é o termo que entre os romanos designava membro da alta classe social. No entanto, apenas a partir dos anos 1980 o termo passou a ser usado para se referir a meninas burguesinhas e mimadas, ou seja, um século depois dos acontecimentos do livro.
Também não gostei muito da questão da Lusíada com o Hugo, mas era de se esperar que isso fosse acontecer mesmo.
Enfim. Eu gostei muito do livro, sabe entreter bem o leitor, só tem esse pequeno furo histórico.

Astrid 13/01/2022

A BURGUESINHA
A BURGUESINHA

Uma historinha em terras brasileiras, com barões, lobisomens e sacis tem realmente tudo pra me conquistar. E não foi diferente aqui ?

Em parceria com a @editoranewnaipe eu li o livro do @autorjuniorberts e não tenho palavras pra descrever o privilégio que foi.

? O barão está endividado e Lusíada sai atrás de uma aventura para salvar sua família porque a bruxa disse que o único jeito era indo atrás da mulher morta.

? Assim, Lusíada Castro, Hugo e Suriane conquistaram meu coração depois de passarem por maus bocados na senzala, perseguição por dente de ouro e arroz doce que (antes já não gostava) passei a odiar. O livro começa com risada tão solta e pós colonial que não conseguir deixar de lembrar dos livros que lia na biblioteca da escola, foi um saudosismo sem preço! E ainda maior foi a surpresa quando, no meio disso tudo, encontrei um romance até fofo. Entrou pra lista de queridinhos com força.

? O único problema que eu vi na história foi o uso de aspas em vez de itálico (porque sou eu, né, defeito tenho que achar). De qualquer jeito, favoritei sem medo.