Cidade nas nuvens

Cidade nas nuvens Anthony Doerr

Resenhas -

florziinhama 23/04/2024

Tem gente que gostou?
De verdade? o livro é todo chato kkkkkkk acho que por ser mais clássico, não consigo dizer.

A única parte boa é da Anna e ela morre sem ao menos estudar mais sobre as histórias de Eton.

Chato demais. Até o Seymour tem um final feliz e isso me deixou tipo ????

Não curti ?

iskyscrwper 21/04/2024

Obrigada por tudo geekfreak
Simplesmente um dos melhores livros que eu já li, e só li ele por indicação do gf porque se dependesse de ler pela capa jamais pegaria em mãos.

obrigada pai, por aplacar a minha fome em tempos de seca.

livia156 21/04/2024

Cansativo mas vale a pena
Passei quase 1 mês lendo esse livro e confesso que no inicio tava com muita dificuldade pra me conectar com os personagens, já que o ponto de vista é mudado constantemente. mas depois das 100 primeiras paginas, ja comecei a me apegar a historia da maioria deles, principalmente a da anna, do omeir e do seymour. a historia do seymour especificamente foi a que mais me tocou, pq me identifiquei com ele todas as vezes que ele se sentia muito mais proximo da natureza e dos animais do que dos seres humanos, inclusive tive muita vontade de chorar quando ele encontrou a asa da coruja.

apesar de ser uma leitura densa e as vezes um pouco maçante, gostei muito de como tudo se conecta no final e de como cada personagem teve um papel fundamental para manter a historia de um livro viva, afinal, a gnt costuma achar que os livros sao eternos, mas assim como as pessoas, eles tbm morrem e se desgastam com o tempo.

Line 18/04/2024

Fora de série
No início eu tava perdida pq são muitos pontos de vistas e épocas diferentes. Histórias independentes, algumas vão se conectar por força dos acontecimentos enquanto outras vão se conectar por um único elemento: um livro. Até assim é difícil de explicar.
Bom, é um livro genial, fora da curva com uma escrita brilhante, cativante e muito imersiva. O autor realmente parece ter uma bagagem gigante com a escrita porque isso aqui meus amigos é a elite. Ele faz a gnt se conectar com os personagens e com a história deles de uma maneira muito vivida, ao ponto de você pensar ?ué mas isso aconteceu de verdade não foi??.
É uma escrita mágica, sem sombra de dúvidas e ele faz umas reflexões que deixa você de ?boca abrida? eu pensei várias vezes: a escrita dele é tão mágica quanto a da Laine Taylor (autora do meu livro favorito da vida)
Enfim. Leiam. Esse livro sobre livros vai te encantar

FremenJeff 18/04/2024

Cansativo
Este livro tem uma característica parecida com o grande livro do autor, o premiado Toda Luz que Não Podemos ver. Porém, sabe quando um autor(a) usar uma fórmula e sugar ela até a exaustão? É o que acontece com este livro, ele tem ótimos personagens, de fato, porém você falar que ele é inovador e uma experiência formidável só te faz um cachorrinho adestrado deste autor.

Em "Toda Luz que não podemos ver", nós temos a visão de dois personagens em locais distintos e uma promessa de interligar o caminho de ambos com o cenário de uma guerra acontecendo no fundo. Mesmo com seus capítulos curtos, a mensagem e exercício empático da jornada de ambos funciona muito bem e é formidável de acompanhar.

Entretanto, em Cidade nas Nuvens com este mesmo elemento de escrita, agora com cinco protagonistas e em séculos diferentes e ambientações diferentes, tudo aqui é um extremo exercício de paciência (Que falha em vários momentos), pois, você começa a conhecer uma ambientação e X personagem e até mesmo criar uma conexão com o mesmo e o capitulo é encerrado abruptamente e você é literalmente jogado para século depois para outro personagem e outra ambientação e isso se repete, repete e repete mais uma vez.

As primeiras centenas de páginas são extremamente confusas, pois quebra esse ciclo de concentração e empatia e nas outras quase 900 páginas é pior ainda. Costumo dizer (Opinião própria) que todo autor(a) erra em alguma obra pelo excesso e aqui o copo do Anthony enche até a boca de uma garrafa, transborda e naufraga a experiência.

Quando você tem uma obra com mais de um personagem principal. É comum que você goste de um, desgoste de outro e não tenha nenhuma empatia por outros. Aqui, o que segura esse livro é a jornada de alguns personagens e como é belo a construção deles. Porém, como disse no primeiro parágrafo, pessoas que falam que a jornada deste livro é algo incrível de acompanhar, ela está mentindo e só elogiando por ser o autor de Toda Luz que Não Podemos ver.

Doodu 17/04/2024

Ei estranho
Curioso eu ter comprado esse livro praticamente as cegas. Sou um proletariado comum, que só queria uma boa história pra ler na hora do almoço. Me distanciar do computador e dos números e presentear minha mente com muita imaginação. Tinha 30 reais, e achei que valia a pena gastar em um livro de 750 páginas. Não imaginava do que se tratava... Que maravilha que foi.

Cidade nas nuvens é um "Hino aos livros" como o autor mesmo disse. Quem ama ler, seja lá qual for o gênero literário, vai no mínimo sentir familiaridade com alguns sentimentos descritos na história.

Sobre a história... Recomendo que quem se interessar em ler, procure saber pouco e se permita a surpresa de sentir, em varias perspectivas, um mundo complexo; No passado, presente e futuro.
Mimi Macedo 17/04/2024minha estante
Que resenha sincera e cheia de amor.

Doodu 17/04/2024minha estante
Obrigado! Senti muito lendo essa história.

Mariana 17/04/2024minha estante
nossa, me pegou. coloquei na minha listinha. ?

Doodu 17/04/2024minha estante
Boa! Vou acompanhar aqui quando tu estiver lendo ??

Mimi Macedo 17/04/2024minha estante
Tb tá na minha, porém tá quase 70 reais ?????

Amanda 24/03/2024

Amei muito essa leitura
Amei o final
Me identifiquei com a maioria
Ana e Omeir sem duvidas São meus personagens favoritos
Tive um probleminha no meio da leitura , achei que o livro ficou um pouquinho arrastado
Não conseguir simpatizar com o menino da bomba ( mais entendi o motivo da historia seguir pelo ponto de vista dele )
Foi um prazer passar por esses momentos nas vidas desse personagens

Daniela 19/03/2024

Uma leitura difícil e demorada que esteve perto de ser abandonada, mas persisti e acabei por gostar.
Anna, Omeir, Zeno, Seymour e Konstance. 5 histórias de vida em épocas distintas e que não parecem ter nenhuma ligação, exceto uma. Um livro que percorreu os séculos e que conta a história de um homem que se transforma em vários animais e vive várias aventuras enquanto procura uma cidade idílica. Uma viagem à volta do mundo que se  entrelaça com a história da queda de Constantinopla e com a degradação ambiental do planeta.
Tem personagens incríveis e com vivências muito distintas.
É como ler vários livros num só, neste livro que fala sobre livros e sobre o quão importantes são e o quão essencial é que perdurem no tempo.
Se tivesse abandonado, ia perder uma história incrível.

Niki Pádua 14/03/2024

2 ⭐
Esse livro é narrado pelo ponto de vista de vários personagens em tempos e lugares diferentes, um problema que invariavelmente acontece nesse tipo de livro é não gostar de um ponto de vista ou de outro, mas nesse além disso não consegui me conectar ou importar com ninguém. A escrita do autor é bem qualquer coisa, as vezes até bobinha, fazendo com que um livro de 700 páginas seja super rápido de ser lido. Infelizmente não funcionou pra mim.

Rosangela Max 10/03/2024

Bons personagens em um enredo que não fez jus a eles.
No começo, achei a história um pouco enfadonha, mas por causa da forma que o autor a desenvolveu, e não em relação ao conteúdo em si.
Alguns personagens fizeram valer a pena qualquer estranheza gerada. Os meus preferidos foram Anna, Omeir e Zeno.
A ânsia que Anna sente por adquirir conhecimento é inspirador. Ela não deixa os obstáculos da vida impedi-la de aprender.
Já Omeir surpreende pela resiliência em não se deixar abater pelos dissabores que sua aparência causa nas pessoas e, consequentemente, os dissabores que as reações das pessoas causa nele. A relação dele com o avô é emocionante.
Zeno me encantou pela perseverança em seguir em frente e tentar viver de modo que honre a memória de seu pai e seus valores pessoais.
De resto, achei a história OK, nada de extraordinário. O ponto forte pra mim foram os personagens citados.
Só por eles, recomendo a leitura.

Juliana1390 02/03/2024

Um livro sobre livro pra quem gosta de livro
Começo essa resenha dizendo que nunca li o livro TODA LUZ QUE NÃO PODEMOS VER. E nunca tinha lido nada do autor. Porém a sinopse me chamou atenção de uma forma que poucos me chamam. Em suma, me apaixonei. Amei a forma do Anthony de contar a história. Apesar de algumas vezes um pouco demorada no desenvolvimento, um tanto prolixa em algumas narrações, mas nada disso tirou meu brilho por essa encantadora história. Cinco personagens, cinco enredos que parecem completamente distintos mas que se entrelaçam de uma forma cativante e o mais marcante é que é um livro que faz isso. Um livro que sobrevive várias ocasiões em tempo, cidades, países distintos. É nítido o poder que um livro tem. Quem os aprecia sabe disso. Queria que todo mundo lesse. Indico muito.

Hayð§ââï¸ 27/02/2024

Pensei que ia demorar muito mais para terminar o livro, por se tratar de um livro de mais de 700 páginas, mas a história me cativou tanto que eu não conseguia parar de ler, para vocês terem ideia eu lia umas 200/250 páginas por dia porque eu estava encantada e precisava saber cada vez mais.
o jeito que o autor ligou todos os personagens foi genial e eu adorei o efeito borboleta que ele criou no decorrer da história, todos tiveram um final digno (ou pelo menos uma vida digna) e fiquei muito feliz por isso, uma história com muitos personagens merece mais atenção e cuidado para que cada um deles tenham a devida importância, e nesse caso o Anthony fez seu trabalho muito bem.
acho que esse vai ser o meu último livro lido com 17 anos e fico contente com a escolha do livro.
ju.evy 12/04/2024minha estante
tem romance amg?

Mel ð¯ 22/02/2024

Histórias que sobrevivem para dar vida
Uma demonstração de como uma boa fantasia em forma de livro pode sobreviver ao tempo, construindo sonhos e salvando a alma de pessoas através das gerações.
Nesta história primorosamente bem construída acompanhamos, com capítulos com trocas de perspectivas, cinco personagens: Anna, uma garota curiosa e sonhadora, diferente de todas as outras na falida Constantinopla em seus últimos momentos antes da queda; Omeir, um garoto sensível e amante dos animais, com o rosto deformado por um lábio leporino que leva a expulsão de sua família de um vilarejo otomano, também no final do século XV; Zeno, um ex-soldado que lutou na Coreia durante a segunda guerra, agora com seus seus 86 anos por volta de 2020, e a retrospectiva de sua história desde a infância; Saymour, um jovem excêntrico e idealista que apenas encontra conforto em um bosque ao lado de sua casa com seus ?HomensAgulha? e sua ?Amigafiel?, nos anos até 2020; e, por fim, Konstance, uma garota crescendo abordo da nave Argos em uma missão em direção à Beta Oph2, um plante a mais de 42 mil anos-luz da Terra, em anos indeterminados do futuro.
Ao longo do livro vamos acompanhando as personagens e assistindo aos fios de suas histórias se emaranharem, improvavelmente unidos pela história de um livro chamado Cuconuvolândia, escrito por Antônio Diógenes em grego no século II.
Ao mesmo tempo que acompanhamos as personagens, também somos apresentado a Éton, o personagem do livro que uniu todos os outros e podemos desfrutar da tradução dessa história que sobreviveu a séculos para dar vida a tantas outras.
O final me surpreendeu e me agradou bastante.

Paulo.Matheus 21/02/2024

Livros importam
Uma história de como um livro nos conecta através do tempo, como ele é importante nas nossas vidas para nos dar força para seguir em frente, para questionar as coisas e para compartilhar um momento ao lado de quem amamos.