Motivos e razões para matar e morrer

Motivos e razões para matar e morrer Reginaldo Prandi




Resenhas - Motivos e Razões para Matar e Morrer


6 encontrados | exibindo 1 a 6


Zé Guilherme 13/07/2023

A vida dos outros.
Que texto rápido, ácido e certeiro, o do Prandi. Acho que ele traduziu muito bem o clima de uma cidadezinha de interior que aqui assume ares de representação universal.

O Mateus foi um bom protagonista, mas acho que o trunfo do livro são os coadjuvantes e por mais clichê que possa parecer, aquele lugar ali como um todo era um grande personagem.

Meu problema é que na sede de emplacar uma sombria comédia de erros nas misteriosas e corriqueiras mortes que começam a acontecer, a gente perde em crescimento do próprio Mateus.

Um romance que poderia ser bem mais, mas que ainda assim é grande parte do que tentar ser.
comentários(0)comente



Gustavo 04/07/2023

Uma obra de nostalgias
Se você pretende ler esse livro e não tem menos de 25 anos, se prepare, há uma viagem de nostalgias como plano de fundo das histórias. Mas, isso nem é o mais importante a se falar. Há na obra uma esfera premeditada de tudo que vai acontecer, mas não se deixe enganar, tudo muda, tudo volta ser e tem coisas que vão te surpreender. Ambientada no interior do Brasil na segunda metade do século 20, a obra retrata a história de uma cidade devastada por mortes, suicídios e assassinatos inexplicáveis, que trazem a tona uma pegada de livro de investigação policial, mas, mais uma vez eu digo, o livro é muito mais do quê isso. O autor caprichou ao mostrar a transição entre o antigo e o moderno, juntamente com a transição da infância para a adolescência, e é isso que torna o livro nostálgico.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 04/05/2023

Lá se vão os anos 1950, e a modernização do país parece inevitável. Apesar de remota, uma cidadezinha do interior do Brasil precisa se adaptar à nova realidade ao mesmo tempo que passa a vivenciar uma inesperada onda de crimes.
Aos poucos, a cidade vê chegar gente, gostos, artes, tecnologias e costumes novos que confrontam a antiga moralidade e os velhos hábitos, deixando para trás um mundo que se esvai para que outro desponte em seu lugar.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559212453
comentários(0)comente



JAlia372 21/01/2023

O livro demora para engatar a leitura. Senti que a primeira metade dele foi um pouco arrastada, enquanto a segunda já flui melhor. No entanto, é difícil de se envolver de fato com a história e criar uma ligação com os personagens.
comentários(0)comente



Camila Faria 01/06/2022

Inicialmente, o que me chamou atenção a respeito desse livro foi, sem dúvida, o seu título super dramático e a perspectiva de uma história cheia de intriga e mistério ambientada no interior do Brasil na década de 50, conforme sugeria a sinopse. Eu tinha acabado de ler um livro com esse mesmo clima de cidade pequena, o excelente Crônica da Casa Assassinada do Lúcio Cardoso e achei que pudesse ter uma nova experiência positiva com essa temática bem brasileira. Infelizmente não foi o caso. A história é fraca e os arcos dos personagens não são suficientemente construídos, tornando-os caricatos. O livro tem um narrador onisciente, mas por algum motivo inexplicável, o autor decidiu colocar várias informações importantes a respeito do passado da cidade e dos personagens no meio dos diálogos, que acabaram soando absolutamente falsos. As revelações sobre as mortes que acontecem na cidade (12 no total) e outras “surpresas” ao longo da narrativa são fantasiosas demais, soluções quase pueris. Enfim, não rolou pra mim MESMO.

site: https://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-34/
Alê | @alexandrejjr 19/06/2022minha estante
Interessante o teu relato, Camila! Obrigado por registrar aqui no Skoob.




6 encontrados | exibindo 1 a 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR