Motivos e razões para matar e morrer

Motivos e razões para matar e morrer Reginaldo Prandi

Resenhas - Motivos e Razões para Matar e Morrer

Zé Guilherme 13/07/2023

A vida dos outros.
Que texto rápido, ácido e certeiro, o do Prandi. Acho que ele traduziu muito bem o clima de uma cidadezinha de interior que aqui assume ares de representação universal.

O Mateus foi um bom protagonista, mas acho que o trunfo do livro são os coadjuvantes e por mais clichê que possa parecer, aquele lugar ali como um todo era um grande personagem.

Meu problema é que na sede de emplacar uma sombria comédia de erros nas misteriosas e corriqueiras mortes que começam a acontecer, a gente perde em crescimento do próprio Mateus.

Um romance que poderia ser bem mais, mas que ainda assim é grande parte do que tentar ser.

Gustavo 04/07/2023

Uma obra de nostalgias
Se você pretende ler esse livro e não tem menos de 25 anos, se prepare, há uma viagem de nostalgias como plano de fundo das histórias. Mas, isso nem é o mais importante a se falar. Há na obra uma esfera premeditada de tudo que vai acontecer, mas não se deixe enganar, tudo muda, tudo volta ser e tem coisas que vão te surpreender. Ambientada no interior do Brasil na segunda metade do século 20, a obra retrata a história de uma cidade devastada por mortes, suicídios e assassinatos inexplicáveis, que trazem a tona uma pegada de livro de investigação policial, mas, mais uma vez eu digo, o livro é muito mais do quê isso. O autor caprichou ao mostrar a transição entre o antigo e o moderno, juntamente com a transição da infância para a adolescência, e é isso que torna o livro nostálgico.

Biblioteca Álvaro Guerra 04/05/2023

Lá se vão os anos 1950, e a modernização do país parece inevitável. Apesar de remota, uma cidadezinha do interior do Brasil precisa se adaptar à nova realidade ao mesmo tempo que passa a vivenciar uma inesperada onda de crimes.
Aos poucos, a cidade vê chegar gente, gostos, artes, tecnologias e costumes novos que confrontam a antiga moralidade e os velhos hábitos, deixando para trás um mundo que se esvai para que outro desponte em seu lugar.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559212453

JAlia372 21/01/2023

O livro demora para engatar a leitura. Senti que a primeira metade dele foi um pouco arrastada, enquanto a segunda já flui melhor. No entanto, é difícil de se envolver de fato com a história e criar uma ligação com os personagens.

Camila Faria 01/06/2022

Inicialmente, o que me chamou atenção a respeito desse livro foi, sem dúvida, o seu título super dramático e a perspectiva de uma história cheia de intriga e mistério ambientada no interior do Brasil na década de 50, conforme sugeria a sinopse. Eu tinha acabado de ler um livro com esse mesmo clima de cidade pequena, o excelente Crônica da Casa Assassinada do Lúcio Cardoso e achei que pudesse ter uma nova experiência positiva com essa temática bem brasileira. Infelizmente não foi o caso. A história é fraca e os arcos dos personagens não são suficientemente construídos, tornando-os caricatos. O livro tem um narrador onisciente, mas por algum motivo inexplicável, o autor decidiu colocar várias informações importantes a respeito do passado da cidade e dos personagens no meio dos diálogos, que acabaram soando absolutamente falsos. As revelações sobre as mortes que acontecem na cidade (12 no total) e outras “surpresas” ao longo da narrativa são fantasiosas demais, soluções quase pueris. Enfim, não rolou pra mim MESMO.

site: https://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-34/
Alê | @alexandrejjr 19/06/2022minha estante
Interessante o teu relato, Camila! Obrigado por registrar aqui no Skoob.