Morte na Mesopotâmia

Agatha Christie

Resenhas - Morte na Mesopotâmia

Livs 19/08/2021

Morte na Mesopotâmia - Christie
É a segunda vez que pego para ler esse livro, só tenho dois. Esse e Assassinato no Expresso do Oriente. Os dois eu li na primeira vez quase como forçada, por ser criança e ainda não interessar por romance polícial.
Reparei que a narrativa nesses dois livros é diferente, enquanto no Expresso do Oriente é narrador observador, neste é narrador personagem, a enfermeira quem descreve os acontecimentos.
Não tenho muito o que falar a respeito do livro, mas a forma que descobrimos quem é o assassino, nos livros da Agatha, me deixa sempre abestalhada. É incrível o desenvolvimento que a Agatha Christie faz ao longo do romance, a história te prende, é surpreendente.
Neste é praticamente dois em um: roubo e assassinato (n digo mais por conta dos spoilers) em um único volume. Adorei essa dinâmica diferente e fico me perguntando se todos os livros da Agatha Christie tem narração diferente (como citei anteriormente dos dois q tenho). Se for, tenho certeza que vou amar, pois são várias histórias e sendo todas com a mesma narração, pode tornar-se algo cansativo, quem sabe.
Outra coisa que adorei foi relembrar que a sequência desse livro é, justamente, Assassinato no Expresso do Oriente, tanto que a enfermeira no final do livro faz uma breve citação a respeito disso.
Para aqueles que tem receio de ler Agatha Christie, olha, vale muito a pena dar uma chance, a história é fantástica, os acontecimentos são fantásticos e caso você tenha desistido de ler o qual você tem em casa, dê uma segunda chance.

Minha nota sem dúvida: ?????/5

sofsmaia 25/01/2022

sem palavras.
EU WUERO GRITAR.

ok eu surtei muito com esse final pq eu definitivamente não imaginava que seria isso. o poirot é um gênio. a agatha é uma gênia.

absolutamente TODOS os personagens são suspeitos e eu imaginava que eu não ia me surpreender com o final por suspeitar nem que seja só um pouquinho, de todos eles. mas eu me surpreendi. e muito.

sinceramente, eu não tenho nada a reclamar desse livro, somente pequenas coisas que são totalmente plausíveis para uma iniciante que está ingressando agora no gênero suspense e crime e tem a cabeça pequena demais pra entender as coisas que o poirot fala. algumas coisinhas que dificultaram e justificam eu ter demorado 21 dias pra ler esse livro: MUITOS personagens, diálogos confusos, palavra difíceis (típicas da época) e o fato de que o últimos capítulos são LITERALMENTE o poirot repassando toooodo o caso e tudo que ele viu, ouviu e pensou durante a história. isso foi meio chatinho, mas não tem como pular pq é ali que a revelação e feita.

me surpreendi muito mais do que eu achava. vale MUITO a pena. leiam.
Rafael Kerr 25/01/2022minha estante

Di3gao 13/06/2023

Eu errei, de novo
Esse foi o quinto livro da Agatha Christie que li e ela continua me enganando direitinho, sempre me faz de otário no final.

Durante a leitura eu me senti como uma pessoa na base de uma montanha vendo uma bola de neve rolando que vai crescendo cada vez mais com o tempo, e eu podia apenas ficar esperando o choque da bola de neve ao me acertar. Eu senti isso porque a cada capítulo acontecia um novo evento surpreendente que deixava a história com ainda mais mistérios e camadas, fazendo ela se tornar cada vez maior assim como a bola de neve, e eu seguia lendo esperando o choque que seria quando fosse revelada a identidade do criminoso. Além disso, a escrita da Agatha deixa a leitura muito imersiva, viciante e intrigante, pois ela sabe exatamente como manipular o leitor e prender sua atenção.

Em geral, a trama se desenrola como todos os outros livros da Agatha Christie, por isso você sabe o que esperar do livro, mas vai acabar sendo surpreendido com algum plot. A narração desse livro é muito diferente da dos outros dela, o crime foi muito bem arquitetado, as dúvidas foram respondidas, todos os eventos são interligados, as reviravoltas são incríveis e tem uma ótima atmosfera de mistério. Contudo, esse livro peca em alguns aspectos, como nos personagens e teve eventos que achei meio forçados demais.

Portanto, o livro segue os padrões Agatha Christie, ou seja, tem uma ótima história, os crimes são bem planejados e a revelação no final refuta qualquer teoria sua. Um dia eu ainda acerto o assassino!
Goulart19 13/06/2023minha estante
eu assim KKKKK, ja li 4 livros dela e errei em todas as vezes

Di3gao 14/06/2023minha estante
KKKKKK confia que um dia a gente acerta

Goulart19 14/06/2023minha estante
amém KKKKKKK

Julia.Bessa 12/08/2020

UM ASSASSINATO EM UMA CASA COM UMA ENTRADA E SAÍDA APENAS
A história é contada pela enfermeira Amy Leatheran que é contratada pelo Dr. Leidner e convidada a se juntar numa expedição arqueológica em Bagdá. Ela está lá para cuidar de Louise Leidner, que, como todos os outros participantes da expedição afirmam, está tendo crises de pânico e vendo coisas. Até que Louise é assassinada no seu quarto, janelas trancadas, apenas uma entrada para a casa árabe da expedição e ninguém ouviu um grito. Quem tem que resolver esse caso, é o famoso detetive Hercule Poirot, e tudo indica que o assassino é alguém da equipe de cientistas...

Esse foi o primeiro livro que li da famosa Agatha Christie e devo dizer que não me decepcionei, do início ao fim eu ficava cada vez mais curiosa. Adorei como o final fez referência ao próximo caso de Hercule Poirot, ?Assassinato no expresso oriente?. Apesar de não ter lido os outros livros para poder falar disso com mais convicção, a escrita é incrível, é fluida e objetiva. Me parece que vou gostar bastante de outros livros dela também. É preciso muita criatividade para criar tantos personagens com personalidades e histórias diferentes assim como eles são necessários para livros de investigação e Agatha Christie faz isso com muita destreza.

Gabi Mercês 08/04/2021

História incrível, capaz de dar um nó na cabeça de qualquer leitor! Eu simplesmente amo os livros de A.C.

dsurtoliterario 02/11/2022

Mais um livro da rainha do crime que me deixa completamente presa a história!!

Acho que estou aprendendo a desvendar os casos, porque suspeitei desde o início da pessoa correta! Kkkk amei

sofia851 03/08/2023

"o crime é um hábito"
Gostei bastante da história, apesar de achar ela meio enrolada, achei o plot muito doido, mas bom. Gostei também da ambientação que se passa durante uma expedição arqueológica na Mesopotâmia, traz um ar de suspense maior.

Na_Laura 13/10/2020

Envolvente.
Sem dúvida é um mistério muito envolvente. Começei a ler e não queria parar, criamos várias teorias e suspeitamos de todo mundo.
É um livro bem curtinho, da para ler em pouquíssimos dias.
A edição é perfeita e muito bonita.

Thais 14/09/2021

O crime é um hábito
Bom, é sempre uma missão difícil falar da Rainha do Crime, porque ela merece todo prestígio que tem.
Eu não nego que sou fã da Agatha, foi quem despertou meu interesse pela leitura e amo suas obras. Esse livro afirmo que não é sua melhor obra, mas não deixa de ser bom!
É um livro simples, sem muito quebra cabeça, mas que cumpre sua função de entreter e nos envolver no mistério da morte de Louise Leidner.
A escrita como sempre espetacular e com aquele tom britânico polido de sempre haha.
Eu obviamente desconfiei das pessoas erradas, a Agatha tem esse dom de nos fazer de trouxas ??
No mais, foi uma leitura bem agradável, dei nota 3,5 porque eu sei que ela tem livros bem melhores que esse.

Laryavilla 28/01/2021

Sem palavras
Todas as vezes que eu penso que a Agatha não pode mais me surpreender, ela surpreende, nossa!!! Confesso que eu suspeitava do(a) assassino(a) mas todo o desenvolvimento do Poirot é sempre tão incrível que eu fico arrepiada! Todos os pequenos detalhes que ele narra, não ligo nem um pouco dele ser arrogante, ele tem muita inteligência para pode ser. Só não dei 5 estrelas porque no meio de livro achei a narrativa um pouco arrastada.

Evelin 26/12/2022

"O crime é um hábito"
Mais um mistério incrível da dama do crime, eu gostei muito da dinâmica entre a Enfermeira Leatheran e o Poirot, ela se mostrou muito inteligente e perspicaz, queria ver mais dela em outras histórias.
O assassino até que é previsível, mas a forma que ele assassinou a vítima é bem inimaginável, mostrando toda a engenhosidade da história.
É sempre muito interessante acompanhar a linha de raciocínio do Poirot, a forma que ele observa as coisas, sempre aprendo bastante com ele.
A melhor coisa que fiz esse ano foi começar a ler Agatha Christie, simplesmente a maior que temos. ???

AmyLivros 22/03/2021

Os casos de Hercule Poirot são sempre meus favoritos, então estava ansiosa por esse livro, como estive por todos os outros com casos dele, mas não achei nada demais. São muitos personagens, fiquei confusa sobre quem era quem até o fim, e não sei se gostei muito do livro ser narrado do ponto de vista de um dos personagens, achei o livro legal, mas não está nem perto do nível dos outros livros da rainha da crime.
Sonya 22/03/2021minha estante
Li a muito tempo, vou ler de novo!

lorena 27/08/2021

rainha do crime sim
minha resenhas da agathinha são todas repetitivas, peço desculpas, mas é que realmente não tenho nada de novo pra comentar.

como sempre fui feita de trouxa, burra, palhaça e adorei tudo. não tava nem perto de adivinhar quem era a pessoa culpada.

gostei da história, mas o fato de eu ter descartado a pessoa que cometeu o crime logo de cara e nem cogitado pensar nela de novo foi o que me fez aumentar a nota desse livro. ser feita de trouxa virou hobby.

é isso, gata triste sempre entregando assassinatos de qualidade, sou fã da véia ?

Alisson 15/07/2021

Muito bom quando você se sente o próprio Hercule Poirot e descobre o desfecho da trama mas mesmo assim gostei muito do caso, sempre bom quando Agatha nos leva para viajar.