Morte na Mesopotâmia Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Morte na Mesopotâmia

Mary 02/07/2022

Capa dura explora em
Que livro legal pra ler, como sempre demora a introdução. Mas leitores de Agatha Christie estão acostumados né?
Nesse livro seja bem vindo ao um lugar na put@ que p@r1u onde uma enfermeira vai cuidar de uma esposa preocupadíssima com a vida, mas morre (nossa, nem percebi que apareceu atrás do livro, ironia)
Hercule Poirot que por uma coincidência de Deus, está lá perto tenta descobrir se foi suicídio ou assassinato e por quê matou.

Mari 08/12/2023

Gostei
Sempre achei arqueologia fascinante e adorei a ambientação da história. Aqui temos personagens de várias nacionalidades participando de uma expedição arqueológica e todos parecem ser um tanto estranhos ou esconder algum segredo. Como sempre, não descobri o assassino, mas me diverti muito tentando decifrar esse enigma.

Aninhakkj 14/07/2022

tão simples... Tão INCRIVELMENTE simples.. Cara, é a primeira vez que me interesso intensamente por um livro. A morte não fazia sentido, todos eram suspeitos mas nenhum parecia o assassino, a morte parecia ser algo mágico, não tinha sentido. MAS TEM TODO O SENTIDO
simplesmente n consigo descrever. Foi incrivelmente simples. Incrível.

Karina.Maman 28/09/2022

Não me julgue, mas...
Encontrei meu favorito da Rainha!
Sei que Morte no Nilo e o Assassinato no Expresso do Oriente são incríveis, mas esse me prendeu de um jeito!
Adorei ver Poirot pelos olhos de outra pessoa e principalmente uma pessoa que chegou a ser cogitada como suspeita!
Trama super intrigante e é óbvio que ela me fez de palhaça... nem preciso admitir né?
Estou amando conhecer mais da escrita dessa mulher! Gigante!
Problemáticas? Inúmeras, mas infelizmente temos que levar em conta que Agatha viveu em outros tempos e na Europa... então, preconceito e afins era mato! O importante é nós reles mortais do ano de 2022 percebermos que tem coisas muito erradas e termos a consciência de não replicar.

Canteli Marcio 21/02/2023

Tudo se encaixa com perfeição
Agatha insiste em afirmar que suas histórias se passam no mundo real e não no mundo ficcional dos livros, por isso são deliciosas suas descrições, sem nenhum glamour, do Oriente Médio.

História com menos personagens fica mais fácil de se criar uma lista de suspeitos, mesmo assim não é nada fácil acertar quem é o assassino.

"E assim tudo se explica, tudo se encaixa com perfeição" uma história com H. Poirot só podia terminar assim.

Mais uma excelente história
Li em dois dias no feriado de Carnaval
Valeu a pena a leitura

Juliana1139 08/06/2023

Morte na Mesopotâmia
Segundo livro da Agatha Christie que tenho contato e venho me perguntando pq demorei tanto pra ler os livros dela, sendo que várias pessoas já tinham me indicado. Eu simplesmente engoli este livro e amei todo o desenvolvimento e resolução dessa história. Agatha era (é) realmente talentosíssima!

Beatriz3164 03/01/2022

Já quero ler outro da Agatha Christie
Mais uma vez a Agatha Christie consegue uma reviravolta que me deixa muito satisfeita e também a escrita dela me faz querer ler todos os livros dela seguidos.
Uma história onde o Poirot será o detetive de um assassinato e que fica bom nos 40% pra frente

Fernanda.Damasceno 03/09/2023

Agatha sempre surpreende
A princípio é um livro comum de Agatha, mas ao decorrer da história se torna um livro cheio de reviravoltas e detalhes que o leitor deveria perceber no começo e achou que não seria algo importante a guardar na memória.

Coruja 29/06/2022

Publicado originalmente em 1936, Morte na Mesopotâmia se passa como um manuscrito da enfermeira Amy Leatheran, em que ela reconta os fatos que a levaram a uma escavação arqueológica no Iraque, o crime em que se viu envolvida quando sua paciente é assassinada, e a investigação que se segue, capitaneada pelo detetive Hercule Poirot - que, convenientemente, andava viajando pelas redondezas, a caminho de embarcar no Expresso do Oriente.

A história começa com a estranha tensão que perpassa o grupo de cientistas e agregados, liderados pelo doutor Eric Leidner - tensão que parece centrada na esposa do arqueólogo, Louise Leidner, e que termina com o assassinato da mulher. O crime parece quase impossível de ter sido cometido, contando com uma janela de tempo risível e uma série de ausências coincidentes para acontecer sem que haja testemunhas da figura do assassino. Sem pistas materiais, Poirot começa sua investigação destrinchando o caráter da morta.

Louise é pintada como uma mulher casualmente cruel, uma natureza felina que não se furta a brincar com os ratos que tem sob as patas. Ela se compraz em descobrir fraquezas e manter outros sob seu domínio - não por ganhos reais, mas simplesmente pelo poder. A certa altura dos acontecimentos, ela é comparada com a figura do poema de Keats, “La Belle Dame Sans Merci”.

A despeito de sua inteligência e controle, quando a enfermeira Leatheran a conhece, Louise está aterrorizada com fantasmas de seu próprio passado, incluindo um marido supostamente falecido, mas que assina cartas ameaçadoras para sua viúva. Mas fato é que, quando se vai direto aos fatos, praticamente todos no acampamento tinham motivos para matar Louise. A questão é saber como foi feito.

Como de hábito nos romances de Christie, a despeito de centralizar na ocorrência de um crime violento, a leitura é leve, levada pelo humor de Miss Leatheran - como em suas tentativas de se justificar por escutar conversas escondidas, ou seus escrúpulos em receber souvenires de sua ex-paciente. É realmente um daqueles livros que, uma vez que começamos, não queremos largar até chegar ao final.

A solução, contudo, depende muito da capacidade do leitor de suspender sua descrença a achar plausível a “cegueira” de Louise, continuamente descrita como sagaz a acostumada a aferrar segredos. É um mérito de Christie que a despeito desse ponto, quando Poirot abre as cortinas do enredo, nossa lógica fique fora do palco.

Engraçado que eu me lembro de ter lido Morte na Mesopotâmia na escola, numa atividade em que meu professor de literatura pediu que trouxéssemos e trocássemos livros com os colegas de turma. Lembro nitidamente da imagem da capa, na antiga coleção da Record, e até do vizinho de carteira com quem troquei volumes (mas não sei dizer qual foi o livro que eu levei para a transação). Contudo, quando abri a primeira página para minha releitura de agora, mais de vinte anos depois, descobri que não lembrava de absolutamente NADA do plot.

Bem, são duas décadas, nada de errado com minha memória… De toda forma, agradeço o esquecimento, pois me permitiu ler agora como se fosse a primeira vez, o que é sempre mais divertido em romances policiais.

Enfim, pude colocar meu chapéu de detetive e acertei a identidade do assassino - e também a ocorrência de outro crime concomitante ao assassinato -, mas nem de longe desconfiei de como a ação foi feita. Vou me dar um sete e meio como investigadora.

Uma última observação: gosto muito das edições da Harper Collins, elas têm um projeto gráfico maravilhoso, com capas vistosas que te fisgam a atenção quando você entra numa livraria. Algumas escolhas na tradução, contudo, fizeram-me franzir a testa. Não são erros, mas escolhas de vocábulos que não condizem com o contexto ou a época em que a ação se passa. Entendo a necessidade de uma certa modernização para pegar leitores mais jovens, mas para quem está acostumado com os ritmos e linguagem de época, pode ser um estranhamento. Fica o aviso.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2022/06/projeto-agatha-christie-morte-na.html

Flavinha 29/10/2022

Um dos melhores livros de Agatha até então. Bem dinâmico e envolvente desde o início. Dessa vez consegui descobrir o assassino. Só por isso não dei 5 estrelas hahahaha.

Oliveira263 11/08/2023

Morte na Mesopotâmia
Os livros da Agatha são sempre BEM apocalípticos e confusos, são tantos personagens diferentes, descrições e informações que você só vai começar a entender do meio pro final, mas mesmo assim gosto bastante dos livros dela kkkk

nicsju 08/01/2022

Incrível
Eu amei o livro, cada parte dele. Me surpreendi bastante já que foi o primeiro livro da Agatha Christe que eu li. Eu havia pegado spoiler em uma parte que foi um pouco relevante, mas me surpreendi totalmente com o plot twist. Dizem que a Agatha sempre tem um plot twist na manga, então vou com certeza ler mais livros dela.

Leticia.Liesenfeld 23/08/2023

Apenas Frases
Acho que nunca vou me esquecer da primeira vez em que vi Hercule Poirot. Claro, com o tempo fui me acostumando com ele, mas no começo levei um susto e tanto, e acho que todos também levaram! Não sei bem o que eu imaginava – algo mais ao estilo de Sherlock Holmes, o corpo longilíneo e esguio, o rosto esperto e arguto. Lógico, sabia que ele era estrangeiro, mas não esperava que fosse tão estrangeiro assim, se é que você me entende. Quando a gente o enxerga, dá vontade de rir! Parece um personagem de teatro ou de cinema. Para começo de conversa, não mede mais do que, digamos, 1 metro e 63 – um homenzinho excêntrico e roliço, já bem maduro, com um formidável bigode e a cabeça oval. Parece o cabeleireiro de uma comédia teatral!

joão pedro 15/02/2024

Esse livro é a nata da Agatha Christie, com um dos melhores detetives da literatura: Hercule Poirot. Eu gosto muito da forma como a narrativa é conduzida quando o crime é investigado por ele, já que seu método tente a avaliar todas as possibilidades possíveis para que o crime aconteça, desconfiando assim de todos os personagens.
Além disso, a ambientação é outro ponto de destaque, sendo concisa, clara e em nenhum momento maçante.
Digo com certeza que esse é um dos melhores livros que já li dela. Deixo abaixo meu "pódio" até o momento:
1. Assassinato no Expresso do Oriente
2. E não sobrou nenhum
3. Morte na Mesopotâmia
4. Morte no Nilo

Raca 25/04/2021

gostei da narradora mesmo antipatizando com ela por muitas vezes, gostei muito do desfecho