Morte na Mesopotâmia

Agatha Christie

Resenhas - Morte na Mesopotâmia

Erika.Giovana 23/04/2023

A rainha do crime
Foi meu primeiro contato com Agatha Christie. Cara o livro é muito bom. Foi escrito a muitos anos e a escrita é maravilhosa, de fácil entendimento. A história prende o leitor do começo ao fim. Criei várias teorias do assassino, e mesmo assim me surpreendeu.
Super indico pra quem gosta de romance policial. Me indiquem os melhores livros da Agatha.
Willian 30/04/2023minha estante
Olá. Alguns dos melhores livros dela são Assassinato no Expresso do Oriente, O assassinato de Roger Ackroyd, E não sobrou nenhum e Morte na praia.

Nath Cantini 16/04/2022

O tipo de livro que você não consegue largar.
Li de um dia para o outro.
Mais um final surpreendente da nossa rainha do crime.

Leandra9 19/04/2023

Maravilhoso
Mais um dos meus queridinhos da rainha do crime! Esse livro é muito especial, me fez apaixonar mais ainda pelo meu curso de História. A ambientação é muito boa

Francinne 16/09/2021

Minha segunda leitura da Ágatha e não foi dessa vez que essa mulher me decepcionou, narrativa maravilhosa e não tem jeito, é a rainha dos mistérios ??

Jamayra Greyce 23/11/2022

Por essa nem o futuro esperava...
Mais uma vez quase destruí minha Agatha Christie’s Experiencie: quando estava folheando as páginas finais do livro, para conferir quantas eram no total, sem querer li duas palavras que me fizeram pensar ser aquela a solução para o crime dessa história. Que derrota!

De qualquer forma, levei a leitura adiante, já que quanto mais a narrativa se desenrolava, mais lacunas eram descobertas, e mesmo que uma resposta satisfatória fosse relacionada ao meu auto spoiler, várias questões não faziam sentido algum. Pq, não sei se todo mundo já reparou, nos casos investigados por Poirot, além da pessoa assassina, temos também um elenco encarregado de guardar inúmeros segredos. E essas personagens, com tanto a esconder, naturalmente agem de maneira tão suspeita quanto a criminosa, ou as criminosas. Isso quando elas não dão ainda mais na cara! Esse é, aliás, outro ponto perturbador, que faz com que a pessoa culpada sempre seja a que menos esperávamos, ofuscada por suspeitas que estabelecem um ruído ensurdecedor de possibilidades muito prováveis kkkkk.

Eu achei esse crime super bem desenhado e bastante complexo. Foi um dos desenrolares mais requintados que li da Rainha do Crime até agora. SUPER RECOMENDO! E queria muito ver uma adaptação cinematográfica dessa obra, mesmo que ela provavelmente fosse ficar morna e desbotada quando comparada ao brilhante original kkkkk.

Wagner47 07/04/2020

Adentrando em uma viagem
Se diferenciando de outros casos do Poirot, eis aqui uma investigação que se dá mais pela relação da vítima com os suspeitos dos que as provas em si
Creio que algumas coisas abordadas foram deixadas de lado, além de um capítulo, ao meu ver, bem inútil só para distrair o leitor.
Na soma, tudo feito de uma forma bem simples e isso é um baita ponto positivo.
E claro, Amy para parceira de Poirot por toda a eternidade

voandocomlivros 03/08/2022

Antes de qualquer coisa, preciso começar ressaltando dois pontos que, para mim, mais se destacaram nessa leitura.

1º - a cena que descreve uma das mortes foi a mais imagética e cruel que li nos livros da Agatha até agora. Deu pra sentir na pele a angústia e o sofrimento dos suspiros finais. Achei essa passagem super impactante.

2º - Confesso que quando terminei a leitura, eu julguei a Agatha, achei totalmente sem cabimento o assassino ser quem era. No clube, nós brincamos que passamos pano pra Agatha, mas alguns argumentos do debate fizeram total sentido e só posso afirmar que a Rainha do Crime nunca errou.😄 Conversar com as pessoas do clube sobre essa leitura foi fundamental para eu perceber que as explicações do desfecho tinham total fundamento.

A Agatha escreveu, analisou e reescreveu minuciosamente a trama dessa história. Além de tudo se encaixar perfeitamente, ela fez questão de mostrar todo seu conhecimento sobre a cultura iraquiana.

Publicado pela primeira vez em 1936, "Morte na Mesopotâmia" é narrado por uma enfermeira inglesa que foi contratada para cuidar de Louise, uma mulher que, aparentemente, sofria dos nervos.

Louise estava acompanhando o marido arqueólogo em uma escavação na região desértica de Hassanieh. E o que a princípio parecia apenas surtos sucessivos, acabaram revelando uma outra história depois de um crime brutal.

O famoso detetive belga, Hercule Poirot, estava viajando pela região e acabou assumindo as investigações desse misterioso caso.

O segundo marido da autora também era arqueólogo. Então ela usa sua própria experiência para imprimir mais veracidade na história para deixar tudo ainda mais incrível.

Antes de ir, eu preciso dividir com vocês que pela primeira vez eu acertei minha teoria e descobri quem era o assassino. Finalmente, depois de 30 livros a vitória veio. 😆

site: https://www.voandocomlivros.com/post/morte-na-mesopot%C3%A2mia-resenha

Rafael 13/04/2021

"- Já aprendi muitas coisas em minha profissão. E uma delas, a mais terrível, é esta: o crime é um hábito."
Nota: 1,5/5 estrelas

Como um fã de suspense e mistérios, sempre quis ler algo da Agatha Christie. Porém, o meu primeiro contato com a autora não foi como eu esperava.

A única personagem interessante foi Louise, que infelizmente não dura muito na história. Os demais são chatos e egocêntricos, e não consegui torcer por nenhum, como a protagonista Amy. Sequer me importei que algum deles poderia ser o assassino, já que todos os momentos que eles apareciam, me causava indiferença. A narração, por ser em primeira pessoa e por Amy, também não me envolveu, o que tornou a leitura ainda mais arrastada.

O único ponto positivo foi o plano do assassino. Apesar de não ter me surpreendido com sua identidade - era bem óbvio, na verdade, ainda mais entre tantos personagens rasos -, seu modo de agir foi bem pensado. Mas não diminui a dificuldade que foi finalizar essa leitura e só o fiz porque o livro é bem curto, com pouco mais de 230 páginas. Ainda tenho vontade de ler outras obras da Agatha, mas "Morte na Mesopotâmia" foi, até agora, minha pior leitura de 2021.

Peretti.is.reading 11/08/2023

Preconceito na Mesopotâmia
Este livro é narrado a partir da perspectiva da enfermeira srta. Amy Leatheran a qual deixou a narrativa mais descontraída comparada com outros da autora. No geral, achei um livro gostosinho de ler e a revelação final foi realmente engenhosa, só a mente de Aghata Christie para pensar algo assim. Minha única ressalva é que a presença de vários comentários preconceituosos perante a cultura oriental me incomodaram. Não sei se são intencionais para descrever o temperamento da personagem ou se era puramente a própria opinião da autora.

Cadu 22/05/2021

FANTÁSTICO! Agatha como sempre deslumbrante, narrativa incrível. Na minha humilde opinião um dos melhores que já li até o momento. Super recomendo.

Keyla 15/04/2023

QUE FOI ISSO
Não sei dizer se gostei mais do primeiro caso ou do segundo: o primeiro, uma morte que foi armada de um jeito muito inteligente e astuto, não teria sido descoberta se não por aquele detetive.
E o segundo, um caso macabro que foi armado baseado na cantiga de " os dez negrinhos " e por mais que seja estranho, achei bem inteligente, mas cruel ao mesmo tempo.

Enfim, foi o primeiro livro que li dessa autora, mas já gostei bastante.

Adrienne 17/03/2021

Enrolação da Agatha
Este é o terceiro livro que leio da Agatha Christie e, para minha surpresa, não gostei.
Apesar do interessante cenário mesopotâmico ter sido muito bem descrito, e a escrita simples da autora terem me dado forças para continuar lendo, a história em si, acabou sendo um pouco entediante, pecando no excesso de informações desnecessárias e na exploração rasa dos personagens.
A autora deu muitos rodeios para apresentar fatos importantes, o que tornou o livro um pouco enfadonho. Não me senti fisgada e, por isso, demorei muito na leitura.
Outro ponto reside na quase ausência de exploração dos personagens, talvez pela quantidade (na minha opinião) exagerada. Muita gente e nomes difíceis. Os nomes não ajudaram a "linkar" as pessoas quando eram mencionadas.
No mais, o livro ganha meu "razoável", porque, apesar dos pontos negativos, eu consegui terminá-lo. Não é ruim, mas também não é maravilhoso.
Me sigam no twt @driennepm, abraços!

Anin 11/07/2022

Um mistério envolvente
Pela primeira vez descobri quem foi assasino(a). Dizem que isso é impossível no livro da Ágata Christie mas quando já leu vários livros dela percebe algumas semelhanças. Ou pode apenas ser uma intuição muito, muito, muito forte. Mas mesmo assim, certas coisas foram suprendidas.

Sobre o livro, gostei do caso. Adoro quando o Poirot vai solucionar o caso, porque ele mostra para todo mundo que não se pode julgar o livro pela capa. Alguns personagens me intrigaram e no final acabaram confirmando minha teoria. Gostei muito da enfermeira e sua parceria com o detetive belga. Se não tivesse uma planta do local eu com certeza teria ficado perdida em boa parte da história, já que meu senso geográfico é péssimo. Em geral o mistério me envolveu de início ao fim e espero que me tire da ressaca literária.

Beto | @beto_anderson 14/06/2021

Projeto Lendo Agatha Christie - Livro 25
Gostei, mas me incomodou o motivo do crime e a forma meio mirabolante que foi executado. Mas a história é interessante. Gostei de ver outro narrador nas investigações do Poirot. Recomendo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/