Educação Especial e Educação Inclusiva

Educação Especial e Educação Inclusiva Sônia Lopes Victor...

Resenhas - Educação Especial e Educação Inclusiva

Marcelo 13/12/2022

Educação Inclusiva
Tive algumas experiências com a educação inclusiva, apesar de não ter formação na área,  o que resultou em casos de muita aprendizagem com os meus parceiros na empreitada.
Primeiro orientei um aluno no mestrado que, por trabalhar como intérprete,  tinha interesse na aplicação da política nacional de educação especial a partir da educação inclusiva no caso específico da comunidade surda. Só não consegui ainda aprender a libras, mas já passou da hora de fazê - lo.  A aprendizagem veio tanto por descobrir questões relativas à cultura surda e às características de sua comunicação que interpelam toda uma conjuntura diferenciada que deve nortear sua educação.
Minha segunda experiência veio da orientação de uma aluna cega também no mestrado que, por sua total independência e competência, trouxe à tona o quanto cada um tem suas próprias limitações em qualquer condição, sendo assim necessário vislumbrar essa educação inclusiva de forma ainda mais abrangente. Apenas por essa reflexão é possível desenvolver métodos, técnicas e tecnologias que ajudem nos processos de aprendizagem a qualquer um.
Minha terceira experiência tem sido com a implantação das cotas de pcds, da secretaria de acessibilidade e do curso de Letras Libras na UFCA, aos quais têm permitido refletir e me preocupar em antecipar situações em que eu possa interagir com estas pessoas nas diversas atividades que realizo como servidor docente.
Então, naturalmente me deparei na busca de literaturas e chegar especificamente a esta coletânea de artigos produzida pelo Fórum Capixaba de Educação Inclusiva por conta do XII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva realizado em Vitória,  junho de 2010.
Apesar de não ser especialista na área, foi uma grata leitura de experiências, construções, reflexões sobre tantas abordagens em que se pode diversificar trabalhos interessantes na área, contribuindo assim para meu desenvolvimento e me ajudando a amadurecer como docente e como pessoa, buscando ser sempre melhor.