O filósofo, a enfermeira e o trapaceiro

O filósofo, a enfermeira e o trapaceiro Max Velati

Resenhas - O filósofo, a enfermeira e o trapaceiro

Caroline 16/08/2021

Romance histórico com suspense policial excelente!
? Escrita fluida, trama intrigante com revelações surpreendentes no final e personagens muito bem escritos.
O livro possui muitos momentos que geram reflexão ao leitor, acerca de temas importantes como vícios, escravidão, desigualdade de gênero, discriminação racial, depressão e suicídio.

?Cupom 30% off no site da editora: Carol30

Resenha completa no Insta @carolinetargino

jsilveira 02/05/2021

Desinteressante
Não gostei. O livro, apesar de pequeno, se prolonga demais. História chata e cansativa.
Daniel.Tschiedel 20/05/2021minha estante
Curti também não. O protagonista é desinteressante demais. E como os primeiros capítulos focam só nele fica bem chato.

Thabs 02/01/2022

Livro pra ler numa sentada
Leitura fluída, trama investigativa muito boa. Personagens bem descritos e todos amarrados na história.
Vale a pena a leitura 9/10

Rittes 25/05/2021

Um pouco lento
Louvável a tentiva de se colocar no mercado um tipo de livro ainda raro entre os autores brasileiros. Por aqui, parece existir preconceito com gente que aposta no entretenimento quando o assunto é literatura. Casos como o de André Vianco, Raphael Montes, Letícia Wierzchowski e alguns poucos são também raros. Este "O filósofo, a enfermeira e o trapaceiro", de Max Velati não é ruim, pelo contrário, ele escreve muito bem e fez uma bela pesquisa para contar a história. O problema é de estrutura narrativa. Começa muito lento e continua lento até que os mistérios comecem a aparecer. Aí é uma sucessão de ideias meio absurdas e a justificatva é bem fraca. Por exemplo, várias passagens do livro sugerem que um dos personagens mais interessantes e bem construídos sofreu um destino terrível. O livro acaba e isso se quer é mencionado. Ou o autor pretende escrever uma continuação ou "comeu bola". Ainda não é o grande livro de entretenimento que a literatura brasileira pode gerar mas, na média, vale a pena.

Emmi 28/02/2022

Incrível
Um trio e tanto, um trapaceiro, uma enfermeira e um filósofo, quem diria que personalidades tão distintas poderiam dar vida a um enredo tão bem pensado? Esse livro reúne três coisas que eu amo, história suspense e medicina. A história é muito bem desenvolvida, com personagens cativantes e traz a memória um Brasil por lentes que eu jamais poderia imaginar, além de falar sobre temas importantíssimos como a escravidão, questões de gênero e uma realidade não tão distante de nós que mostra o privilégio de uns em detrimento de outros, enfim, foi uma ótima experiência e recomendo a todos que se interessam pelas mesmas coisas que eu me interesso e que já citei.

Amanda 30/04/2021

Ficção dentro da História
Os enredos do livro se passam entre a 1a e 2a década de 1800, e inicialmente o livro tem o objetivo de apresentar o nosso protagonista (o trapaceiro) e os coadjuvantes (O filósofo e a enfermeira). A partir de contextos reais na história, a ficção surge dando vida para esses personagens abordando questões sobre racismo, sexismo e o desenvolvimento da medicina.i Porém essa apresentação de personagens é bem extensa (5 primeiros caps),  e a história fictícia de fato só começa no cap 6, pouco do que aconteceu nos primeiros capítulos será usado no desenrolar da história.  Apesar dos 5 primeiros caps terem temas interessantes e importantíssimos, acabam ficando um pouco desconexos com o restante da trama a qual tem uma pegada investigativa e de suspense. A ficção em si não trouxe tantas reviravoltas ou uma carga alta de suspense, acredito que o mais importante são as relações que são construídas (amizade, companheirismo) e a cultura daquela região, seja no comportamento ou nos costumes. Por fim, o autor tem uma escrita muito boa, com várias notas de rodapé que proporcionam um maior entendimento sobre os fatos históricos.

Marcio Garcia 14/05/2021

Muito mais que um mistério no Brasil Império
Excelente livro, fácil de ler, em linguagem fuida, com uma história que nos prende do início ao fim.

A história se passa no Brasil Império, tendo como mote um mistério em uma cidade do interior de Minas Gerais. Mistério, este, que será investigado por um trio improvável, reunido por obra do destino, também de forma improvável. Um trio definido no livro pelo próprio personagem-narrador como: "um jogador viciado, um negro abusado e uma curandeira maluca".

O livro não se limita ao mistério, sendo este apenas o pano de fundo,Trás para o conhecimento questões históricas tão diferentes como os personagens: desde a discussão da composição e ambições de ascenção da elite na sociedade brasileira no Império, passando por ideias de como deveria ser o sistema correcional na Inglaterra no século XIX, a evolução da assepsia na medicina e chegando à evolução dos pensamentos abolicionistas no Brasil,

Uma obra que me deixou com gosto de "quero mais".

Bruna2306 02/06/2021

incrível!!
estava com muitas expectativas, e foram ALCANÇADAS
boiolinha como sou, senti falta de um romance mais profundo, mas tudo bem

bem resumido: é uma ficção histórica que se passa no Brasil Império. a história é contada por César Marcondes (o trapaceiro) que narra suas histórias de trapaças e como se desenvolveu sua amizade com Isoba (o filósofo) e com Agnes (a enfermeira), e juntos decidem desvendar crimes misteriosos.

Gabriela 19/10/2021

?Homem de conhecimento?
Simplesmente maravilhoso!
Esse é um daqueles livros que não consegui parar de ler. A escrita é leve e surpreendente. Vale a leitura.

douglaseralldo 06/01/2021

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE O FILÓSOFO, A ENFERMEIRA E O TRAPACEIRO, DE MAX VELATI OU ENCONTROS INESPERADOS
1 - Envolvente e dinâmico, O Filósofo, a Enfermeira e o Trapaceiro, é um romance histórico com encontros inesperados, cujos personagens são atraentes e se locomovem num período histórico de transformações e, ainda, flertam com gêneros bastante populares, como as narrativas policialescas e conspiratórias;
2 - O romance é narrado por César, aristocrata rural que nos trás a partir de suas memórias, não apenas suas experiências pessoais - do céu ao inferno e vice-versa -, mas também que se concentra especialmente no encontro dele com Isoba (filósofo) e Agnes (enfermeira) quando estas três figuras distintas se envolvem em uma investigação perigosa, marcada pelo mistério, crimes, uma leve pegada steampunk, e todos os demais elementos característicos do século XIX num Brasil de oligarcas, escravidão, e lutas pelo poder;

3 - E aqui é interessante observar o cuidado com que o autor procura conferir ao seu narrador a voz oitocentista. É um narrador que constantemente chama pelo narratário, evocando a seu modo a característica machadiana do caro leitor (Machado preferia cara leitora), marcado também por certo humor, tendo ainda uma pegada também no gótico, de modo que a narração procura se aproximar o máximo possível do contexto histórico que quer nos trazer;

site: http://www.listasliterarias.com/2021/01/10-consideracoes-sobre-o-filosofo.html

Gabi 21/04/2021

Um livro intenso que te prende do início ao fim.
Livro que trás a dura realidade do Brasil Imperial.
E trás umas lições valiosas sobre nos seres humanos.

Maitê Kp 18/06/2021

Me surpreendeu
Um livro que baixei e não dava nada por ele. Mas é uma história bem interessante que fala sobre a escravidão e como as coisas funcionavam nos anos 1800. Te prende do início ao fim.

Marina.leituras.da 20/06/2021

♠️Apesar de eu ter gostado muito de uma parte do livro, outra parte me decepcionou um pouco.

⛪Mesmo tendo poucos capítulos, eles acabam sendo bem longos e apesar de eu tendo gostado muito da escrita do autor e da narrativa, os parágrafos longos acabaram me deixando cansada, mesmo que o assunto sendo tratado não seja de forma densa.

♠️Outra coisa que me decepcionou um pouco foi o foco da história. O autor acabou dando mais atenção na história de cada personagem principal e o crime, a investigação e a parte policial ficou de lado.

⛪No final, os personagens nem investigam direito o crime, o vilão acaba nos contando tudo e nada é resolvido, ninguém é preso, e os personagens principais que eram para serem, supostamente, os detetives, não fizeram nada de útil em relação ao crime.

♠️Então, o assunto que deveria ter sido o principal, já que até na capa está escrito que crimes são resolvidos, mas não foi isso que encontrei.

⛪Eu gostei muito da parte de apresentação dos personagens e quando se conta o passado de cada um. É possível observar que o autor fez muita pesquisa sobre o período e sobre o que estava acontecendo naquele tempo ligado à área da saúde e em relação aos esquemas de tráfico de escravos e escravidão no Brasil.

♠️Foram muito bonitas as reflexões que o autor trouxe em relação ao preconceito contra os negros e sobre a escravidão.

site: https://leiturasdamarih.blogspot.com/2021/06/resenha-o-filosofo-enfermeira-e-o.html

Bia 25/02/2021

Cativante e atual
Com uma narrativa envolvente, Max Velati traça um enredo cheio de surpresas. Com personagens completamente diferentes entre si, o traço do destino que os unem se torna algo tocante e cativante ao leitor.
Mesmo não sendo um suspense avassalador, o livro prende, e trilha por discussões que podem facilmente ser encaixadas em nosso atual cenário.
Adorei! E recomendo para quem aprecia um bom romance histórico

Juliana 22/06/2021

Muito bom!
Gostei muito da história, a narrativa é fluida e te faz querer ler sem parar.
Comecei a ler achando que seria uma história policial com um trio improvável desvendando diversos crimes, mas na verdade o livro que busca contar mais a história do filósofo, da enfermeira e do trapaceiro do que os crimes em si.
O livro retrata com bastante riqueza de detalhes a vida dos personagens e a história é repleta de fatos históricos.
A parte relacionada aos crimes é um pouco corrida e menos detalhada, mas não foi algo que atrapalhou a leitura, pois fiquei muito interessada em ir descobrindo um pouco mais da história de vida dos personagens a cada capítulo.
Vale muito a pena para quem gosta de obras de época ou leituras que abordem o período do Brasil Império.