Mentes impiedosas

Mentes impiedosas Taj Nathan

Resenhas - Mentes impiedosas

Rosy :) 29/01/2023

O que leva alguém a se tornar um serial killer?
Mentes Impiedosas é o tipo de livro que não só os true crimes gostariam de ler, mas o público de psicologia/psiquiatria vai amar.
Taj Nathan escreveu da melhor forma possível que ficou fácil de entender até as situações mais complicadas, contando e mostrando situações complexas pra maioria de nós que não está acostumado a ouvir sobre tal coisa.
O livro aborda bem a situação mental de cada indivíduo conforme o Taj foi tratando dele, fala a opinião do próprio Taj e também o diagnóstico. Também fala que mesmo sendo ensinado na faculdade que você precisa seguir um caminho prescrito pra um diagnóstico ou uma informação que venha a ser decisiva para um condenação de um réu, por exemplo, ainda sim sua opinião de leigo quer da um palpite, momento em que se deve saber separar uma da outra.
Casos distintos, pacientes distintos, a sensibilidade de Taj para com seus pacientes é de certa forma bem reconfortante pra quem lê, pois no geral uma parte dos profissionais dessa área não age de tal forma.
Capítulos separados por pessoas diferentes com casos diferentes, cada caso uma situação diferente com a história da infância,adolescência e maioridade dos pacientes buscando cada detalhe, cada observação sobre algo referente ao estado mental do paciente para que no final de tudo possa ser analisado e visto o diagnóstico certo para dar a essa pessoa.

Tatiane.Costa 11/05/2022

Histórias sobre comportamentos violentos ou anormais são assunto de manchetes sensacionalistas e de retratos dramáticos inflamou, mas as pessoas por trás de rótulos como "psicopata", "agressor sexual" e "assassino em série" são infinitamente mais complexas e intrigantes.

Blenda Costa 13/02/2023

Em Mentes impiedosas, Taj Nathan, especialista internacional em psiquiatria forense, usa sua experiência de mais de duas décadas para explorar a origem da violência grave. Conduzindo-nos de alas de hospitais de custódia a prisões de alta segurança e tribunais, Taj apresenta relatos cativantes e compassivos de dez pessoas cujas vidas foram moldadas pela violência. Ele mostra como é análise dos psiquiatras forense e incógnitas na que são geradas durante discussões discussões até mesmo de outros profissionais da área.??

Mariana 10/09/2022

Ele trás bastante casos, explica sobre a mente humana e as atitudes.
Não é um livro técnico, mas ele aprofunda bastante nos casos

Aline Ribeiro 14/11/2022

Livro bom com ênfase em crimes históricos
O livro foi para a uma linha de escrita que eu não esperava.
O médico conta várias de suas experiências com pacientes violentos e suas experiências como jurado forense.
Há muitas reflexões sobre a construção de leis voltadas para crimes violentos e os casos que levaram ao surgimento dessas leis.
Em algumas passagens ele explica como chegou a conclusão de determinado diagnóstico.

Rafa 02/06/2023

Excelente
Uma ótima perspectiva da área da psiquiatria para nós leigos!

Os casos narrados tem não só uma explicação para cada diagnóstico, mas também pelas leis pelas quais os réus serão julgados, levando a um aprendizado não só para o lado da psiquiatria, mas também para o lado legislativo.

A psiquiatria forence foi uma área nova pra mim e eu adorei conhecê-la. Quem se interessar ou tiver curiosidade pode ler a vontade!

Isis Maat 04/05/2022

O autor detalha bem as origens diagnósticas de vários transtornos, além de especificar bem o estudo de caso, e como chegou a um certo diagnóstico. Tem até detalhes do funcionamento de alguns exames, usados para diagnosticar alguma anormalidade cerebral.
A leitura é interessante e agradável tanto para quem é da área, como para quem apenas tem interesse no assunto.

Bloom Serpent 22/05/2023

Mentes impiedosas
A narrativa é bem lenta e bem maçante, pra quem realmente gosta, acredito que seja mais tranquilo de ler. Mas achei bem interessante os casos e tal

Riva 08/06/2022

Sensacional!
Entre um caso e o outro, o psiquiatra forense vai relembrando casos parecidos, comenta o que estava sentindo durante as consultas, deixa claro a forma de pensar antes de formular a pergunta, analisa a descoberta das síndromes e dos transtornos, mostra a evolução legislativa e como a sociedade pensava.
Pouquíssimo tempo para muito trabalho. Via de regra: 2 consultas antes de formular um diagnóstico, e depois ir prestar o depoimento perante o juiz, o júri e ser interpelado pela acusação e defesa.
Diagnóstico precisa ser imparcial.
Não dá para comentar sobre cada caso abordado. Só lendo para entender.
E é como eu sempre digo: todo mudo pode matar. Basta disparar um gatilho, que você nem sabia que existia e o estrago está feito (para você, sua família, seus amigos e para a família da vítima). O estrago nunca é somente entre a vítima e o acusado.
Ainda que se mate em legítima defesa (própria ou de terceiro) o estrago também está feito.
Simone de Cássia 08/06/2022minha estante
Parece ser bom mesmo!!

Riva 08/06/2022minha estante
Vou mandar para você, depois você manda para a Tereza!

Giovanna 14/01/2023

Não entendi nada mas achei descolado
É tudo muito complicado e intrigante, a minha cabeça ficou doendinho depois de ler
A cada capítulo que passava parecia que piorava os crimes,,
bizarrinho
Maria 13/03/2023minha estante
Exatamente isso aKKKKK entendo nada mas vou compreendo e achando descolado

flaviaalessandra 10/03/2023

O que leva as pessoas se tornarem serial killer
Neste livro, o psiquiatra Taj Nathan nos conta um pouco da sua trajetória em visitas a pessoas que cometem crimes brutais, nos levando a fazer vários questionamentos e contentamentos.

R . Mcgrath 22/06/2023

O livro é muito bom, pra quem gosta de psicologia e ou true crime vai gostar bastante. Inclusive alguns casos citados eu ja tinha escutado podcast sobre.

Itslayssa 05/04/2024

Eu esperava que fosse abordado os casos de forma diferente. Teve muitas divagações e pouca mão na massa.
Gostaria que o Dr. Taj tivesse se aprofundado mais no diagnostico, mas conversas com os pacientes, nos casos criminais em si.
Achei muita divagação. A sensação que eu tive foi q ele estava enchendo linguiça pra dar um número mais de páginas.
Mas no geral, os casos são interessantes. Só senti falta de saber mais sobre eles.

Lara 22/12/2023

Bom livro
Primeira vez que leio um livro nesse estilo e gostei, demorei bastante por preguiça mesmo, mas gosto da perspectiva histórica que o autor acrescenta nos capítulos, às vezes achava um pouco confuso e me perdia na cronologia, mas isto não causou muitos problemas. Algumas histórias realmente prendem a atenção, outras são mais chatinhas. O autor também traz boas reflexões sobre a questão do diagnóstico em saúde mental e a problemática dos manuais diagnósticos.

ale 17/09/2022

cada capítulo aborda um caso jurídico, de acordo com a perspectiva de um psiquiatra, e que são comentados de uma forma fluída e bastante compreensível. Ele cita muitos tipos de transtornos e suas origens, também faz menções de informações sobre o funcionamento do nosso cérebro. Leitura incrível!