Limites do Crescimento

Limites do Crescimento Dana Meadows

Resenhas - Limites do Crescimento

Rodrigo.lima 07/01/2021

A defesa dos autores
Para alcançar a estabilidade econômica e ecológica, seria necessário o congelamento do crescimento da população global e do capital industrial.
E também mostra qur o consumo crescente da sociedade, imposto pelo crescimento humano exponencial, levaria a humanidade ao colapso.
Fernanda.Recco 07/01/2021minha estante
Esse congelamento geraria um colapso imensurável.

Rodrigo.lima 07/01/2021minha estante
Sim porque o crescimento humano está um absurdo.

Fernanda.Recco 07/01/2021minha estante
Depende, o crescimento não é o mesmo no mundo inteiro. Já existe um recuo futuro em algumas partes do mundo.

Rodrigo.lima 07/01/2021minha estante
Sim, mas também o problema em questão tem duas vias: taxa de crescimento e a taxa de exploração, porque a necessidade de se estabelecer processos de desenvolvimento em base sustentável ressaltando que esta tarefa exige uma gestão ecologicamente prudente dos recursos cuja renovação seja limitada.

Keka 26/09/2012

Nova Era
Esse livro é incrível, para quem se preocupa com o futuro do planeta e tem a percepção de que já estamos utilizando mais do que ele pode oferecer.
Trata-se de um modelo rodado por pesquisadores do MIT que busca prever o futuro economico e tudo o mais, considerando os limites de recurso e depuração ambiental.
O livro debate profundamente diversas questões. E conclui que atingimos o limite do crescimento (econômico) e que o próximo passo será um colapso inevitável. A questão é que podemos agir agora, de forma a suavizar esse colapso.
No melhor capítulo (oitavo) sugere uma nova revolução (tal qual agrícola e industrial) que já está acontecendo, a da Sustentabilidade. E propõe medidas: visioning (saber como é o mundo que se deseja),redes de comunicação, sinceridade, aprendizado e amor!
Que venha a Nova Era!!!