Garotos Mortos Não Descobrem Verdades

Garotos Mortos Não Descobrem Verdades Mark Miller

Resenhas - Garotos Mortos Não Descobrem Verdades

jonathan 03/02/2022

finalmente as principais perguntas foram respondidas
previously on garotos mortos? foi bastante engraçado começar o livro com resumos curtos dos três volumes anteriores e, de novo, me senti assistindo a uma série de televisão. imagino que, como em vários outros momentos, essa talvez tenha sido inspiração do autor. confesso que acho a ideia interessante e que seria muito legal se autores de grandes sagas fizessem uso dela também. todo o conteúdo extra presente no livro, em especial a entrevista no final, foram muito diferentes e interessantes de alguma forma também.

logo no início do livro o autor nos leva diretamente para a salem do final do século 17, no ano de início dos famosos julgamentos das ?bruxas?, e os eventos que ocorrem com uma personagem em questão se conectam diretamente com o enredo da história que se passa séculos depois. um ponto que achei bastante delicado foi a história contada pelo ?Diabo? para essa personagem, apesar de ser uma das peças da narrativa de uma ficção ? não sei dizer se de muita importância ou não ?, sinto que pode ter sido uma escolha perigosa e infeliz por ser algo que se entrelaça diretamente à fé cristã, o que pode gerar um incômodo e ser visto como um desrespeito pelos seus praticantes, principalmente pessoas lgbtqiapn+, que muitas vezes já tem uma relação conturbada com a fé e a religião. isso sem falar da forma estereotipada como a bruxaria é retratada. acredito que esse tipo de assunto, que reflete de forma tão real em como as pessoas levam a vida, deva ser tratado com muita responsabilidade e não de forma leviana.

de tudo o que eu vi até então, esse encerramento é, de longe, o melhor momento da escrita do autor ? mais uma vez preciso parabenizar todos que trabalharam no texto desde o livro 1! ?, mas, apesar de a escrita ter ajudado, o texto extremamente descritivo se torna maçante com o passar das páginas e sinto que a primeira metade do livro se prendeu muito no mesmo lugar. matando o carrossel da elis grey de inveja, não parou de girar em torno de uma espécie trama com uma vibe meio o colecionador, de john fowles, afinal, EV tinha muito o que explicar e muitos danos físicos a causar enquanto fazia isso. talvez se o autor tivesse optado por dar mais desses detalhes nos volumes anteriores, as coisas não teriam ficado tão densas em um único ponto da narrativa.

apesar de algumas inconsistências e questões que só foram respondidas na entrevista com o autor e não trabalhadas durante o livro em si, imagino que ele tenha conseguido amarrar boa parte das pontas soltas espalhadas ao longo da trama até então, principalmente fazendo uso do sobrenatural. foi um pouco surprendente ver as coisas tomando esse rumo e, mais uma vez, sinto que teria sido mais fácil de digerir se algumas dessas nuances tivessem aparecido mais nos últimos volumes. imagino que muitas pessoas tenham ficado decepcionadas porque esperavam a solução de um crime e, repentinamente, acabaram caindo numa trama sobrenatural de séculos de idade ? e não sei se posso culpá-las por isso.

alguns pontos da história são bem fortes, como o próprio autor cita no seu pequeno aviso de conteúdo e gatilhos pedindo para que seus leitores prossigam com cautela. o livro traz diversos pontos problemáticos, incluindo pedofilia em uma relação aluno-professor e os desdobramentos disso. outra questão preocupante é forma como o autor acaba retratando a relação tóxica dos protagonistas, sem o mínimo debate, é como se todos os momentos violentos vistos nos últimos livros não tivessem existido ou não passassem de atos heróicos e de amor. é muito complicado achar que o seu namorado pode socar a sua cara por nada e seguir normalmente com o relacionamento. porém, assumindo que todos estão relativamente avisados antes de iniciarem a leitura, cada leitor em potencial fica livre para tomar a melhor decisão pra si. apesar de achar que isso não faz com que os assuntos deixem de ser delicados e com que o autor esteja isento da responsabilidade pelo que escreveu.

não sei se curti tanto o desfecho e nem se consegui me conectar completamente a história e as personagens desde o início, mas foi interessante desvendar o mistério e ver enfim o final da trama. sinto que o autor e a história têm potencial e um público fervoroso, então só posso desejar sucesso e um pouquinho de sabedoria para avaliar algumas escolhas um pouco melhor! :)
Lua 03/02/2022minha estante
Adorei sua resenha, concordo com praticamente todos os tópicos!! Como cristã, não me senti confortável com a maneira que determinados elementos da minha religião foram retratados

jonathan 03/02/2022minha estante
nossa exato! inclusive dei uma olhadinha na sua resenha também e não tinha me ocorrido a questão do esteriótipo de religiões pagãs, sua visão foi incrível e muito válida! acho que muito do que o autor abordou nesse sentido é complicado e beira à irresponsabilidade. o que muito me preocupa em especial é a forma como isso afeta uma pessoa lgbtqiap+, abrir um livro de alguém que diz que quer representá-lo e encontrar como se fosse a coisa mais natural do mundo o diabo dizendo que deus condenou ele ao inferno por ser gay, o que, sem querer, reforça a ideia horrível de que há algo errado em ser homossexual perante os olhos de deus? acho que faltou pensar um pouco mais no assunto antes de simplesmente achar que era uma boa ideia e pronto, o famoso ?poxa não tinha um amigo pra avisar??

Lua 05/02/2022minha estante
Exato, concordo plenamente com você. Espero que isso não acabe machucando mais pessoas da comunidade, porque eles são muito amados sim!!

Leo 06/02/2022minha estante
Eu achei muito foda essas recapitulação dos livros anteriores no começo desse livro,realmente me senti assistindo uma série,todos escritores podia adotar esse método.

jonathan 06/02/2022minha estante
simmmm, quem sabe não vira moda!

Rocky Noboa 06/02/2022minha estante
Ótima resenha! Concordo muito com você.

jonathan 06/02/2022minha estante
obrigado!!! acabei de ler a sua também e concordo muito com o que você disse sobre como os personagens se comportam, parece que nada daquilo afeta eles, é como se o autor quisesse avançar na narrativa e pra chegar logo no fim e esquece que qualquer ser humano normal com os rostos estourados e depois de um trauma daqueles não estaria bem pra cair na estrada como se fosse uma viagem de férias de verão? verossimilhança realmente é um problema

luh 11/02/2022minha estante
sim!!!!! concordo dms!

luh 11/02/2022minha estante
sim!!!!! concordo dms!

Junior.Archanjo 15/02/2022minha estante
Adoro um espaço pra discussão! Terminei esse livro agora e também, com váriasssss ressalvas, é uma boa história (apesar do fim). A relação do casal é bastante abusiva, a homofobia também não tem nenhum desenvolvimento mais interessante e ele taca o diabo no meio de uma história de mistério do nada!! Achei bem ruim esse primeiro capítulo. Fiquei bem "UAI?" e poderia ser mais interessante se adivinhássemos isso ao longo do tempo junto do Thommy. Além disso, o que é a foto da pessoa no anuario de 1960 e poucos igual o Thommy? Confuso demais, não conseguiu me convencer nem do sobrenatural, nem do "amor" e da relação entre os personagens.. Boa sorte com o público por que eu mesmo perdi bastante a vontade de acompanhar mais do que essa série

jonathan 15/02/2022minha estante
ai, eu sinto muito do mesmo sksksksk particularmente achei o trabalho geral por trás dos livros bem legal, os profissionais com certeza são bem competentes e tudo mais, mas a construção de modo geral não me cativou emnada? acho que não deu pra sentir a menor química entre o matt e o tommy, os únicos momentos deles dos quais dá pra lembrar são as brigas e discussões super tóxicas que só me fizeram pensar "meu deus isso é pra ser um relacionamento pelo qual eu devia torcer?" e a construção em si do mistério não teve nada de surpreendente, assim que o vilão apareceu nos primeiros volumes ficou tão óbvio que eu só conseguia pensar que não podia ser, que ele
era uma peça que o autor tava usando pra me
distrair, mas era só aquilo, ele era o vilão aksksksk e simplesmente não foram apresentados mais personagens que pudessem gerar desconfiança e teorias, então eu não consigo achar pontos fortes pra pelo menos mascarar os problemas de anacronismo, inconsistência e verosimilhança, isso sem falar das questões problemáticas como relacionamento abusivo, pedofilia e alguns pontos que acabam sendo ofensivos pra algumas religiões e tal, eu até tenho alguns livros do autor que eu peguei de graça no kindle, mas não tenho tanta animação pra tentar por enquanto

Susu 25/02/2022minha estante
Devo concordar que esse foi o livro mais fraco dele, porém acho muito hipócrita (Não sei se esse é o seu caso ou o de alguém aq) essas pessoas todas criticando ele ter posto o diabo no meio, porém assiste Lucifer e não fala nada, e tenho certeza que quando é uma SJM publicando um livro seguindo essa linha sobre as bruxas também não dá um pitaco e ainda assiste diário de um vampiro sorrindo até o rosto doer sem soltar uma reclamação quanto a isso.

Junior.Archanjo 25/02/2022minha estante
Susu, mas vc concorda que essas histórias tem o sobrenatural desde o começo, diferente dele que jogou a ideia do demônio depois de levar a história pra um lado fora disso?

jonathan 25/02/2022minha estante
eu ADORO lucifer! e a graça da série é justamente retratar certas crenças usando humor, mas ainda assim trazendo valores e reflexões bastante pertinentes sobre esses assuntos e muitos outros, tudo sem desrespeitar ninguém, inclusive fiquei bastante tocado por um episódio onde Deus aparece na série, mesmo que ele não seja estritamente fiel a imagem que temos de Deus na bíblia. e em momento algum o Deus da série lucifer diz que há algo de errado com a homossexualidade ou com alguém, quem quer que seja, por ser quem é, como acaba ficando implícito na obra do mark. além disso, a série é baseada na personagem lucifer da dc comics, que tem uma mitologia bem específica sobre a criação do universo, ou seja, não é só pegar o Deus e o diabo da bíblia e colocar palavras na boca deles e colocar numa obra, pra mim a questão é essa?

e sendo hipócrita ou não, o problema dos esteriótipos das religiões é real na obra e, ao meu ver, o autor deveria repensar ele. é óbvio que grandes sagas também abordam esse tipo de assunto (não conheço e nem tenho interesse em conhecer sarah j maas) mas existem profissionais por trás desses textos e meses e meses de preparação pra que ninguém seja desrespeitado (e quando acontece, vira e mexe o problema é apontado no twitter e afins) enquanto o autor aparentemente levou pouquíssimo tempo pra levar o que tinha escrito em consideração, segundo o que eu soube sobre o processo de escrita dele. enfim, são muitas nuances às quais ele poderia ter se atentado se tivesse tido mais tempo e por isso importante ressaltar elas de forma respeitosa, porque ninguém aqui quer colocar o autor numa cruz. a única questão é que é sempre muito importante respeitar a vivência das pessoas e não usar algo tão real de forma leviana sem pensar nas consequências que isso pode trazer aos leitores.

jonathan 25/02/2022minha estante
ah, e esqueci de falar the vampire diaries, bonnie bennett é simplesmente uma das minhas personagens favoritas da vida, e a série retrata as bruxas como seres da natureza, com dons que vêm da terra, sendo a única "raça sobrenatural" que é "natural? na série, diferentemente de vampiros e lobisomens. assim como a bonnie é uma bruxa incrível e boa, existem bruxas como a dahlia e a esther, que fazem coisas ruins, assim como vemos algumas pessoas usando a religião na vida real pra tirarem proveito de outras ou pra pregar o ódio. o único problema é o autor ter colocado todos aqueles elemento que remetem à religiões pagãs, praticadas por pessoas reais,
como sendo más, enquanto ele poderia ter criado a própria mitologia dele, sem se apropriar de uma coisa que é real e importante pra muitas pessoas.

Hyte 04/03/2022minha estante
Vc falando que o livro é um pouco denso, o autor comentou que a ideia era esse ser dividido em dois a priori

jonathan 04/03/2022minha estante
acaba sendo 8 ou 80 então, ou ele divide o que devia ser um livro só em três partes que não funcionam sozinhas, não tendo estrutura narrativa alguma e que quebram o clímax no meio ou ele junta tudo e faz um bloco de concreto no meio de um livro? mas, ao meu ver, o problema não é o livro ser maior que os demais, e sim ele não ter dividido essas informações entre os volumes. ele teve 3 livros pra mostrar as coisas pra gente e fez questão de não entregar nada neles pra então chegar no último e ser obrigado a explicar a história dele inteira em um ponto só porque tava todo mundo cobrando isso, e aí ficou super maçante e algumas coisas tão mal respondidas que ele precisou fazer uma parte extra pra explicar fora do livro em si. acho que a graça de uma história de suspense é ir entregando fragmentos de informações pros seus leitores pra ELES tirarem as própria conclusões, fazerem teorias e afins, mas no caso dessa série, o autor escondeu tudo por 3 livros pra depois simplesmente entregar em uma de bandeja de prata naquele monólogo interminável. e olha que quem ev era já tava mais do que óbvio desde a primeira aparição, então por que não entregar mais de quem ele era e do porque de ser antes?

Hyte 04/03/2022minha estante
Fora que do nada ele meteu um sobrenatural ali e foi isso.
Quebrou o ritmo completamente

Carol 17/04/2022minha estante
Concordo totalmente com vc! E tbm achei que o autor adicionou muitos detalhes que acabaram mudando totalmente o rumo e o sentido da história. Se o autor tivesse colocado já umas menções da bruxaria (que achei meio esteriótipada) nas primeiras partes, eu não teria achado que o rumo da história estivesse tão perdido assim

Kel.Andrade 18/06/2022minha estante
Tivemos a mesma impressão do desfecho e pontas soltas, parece que gostamos das mesmas coisas também, como você bem colocou, todo o trabalho com o texto e a arte ficaram bem interessantes, oque eu mais gostei foi a playlist. Essa questão que você levantou da relação tóxica entre os garotos me deixou com aquela impressão de um final fadado à separação em algum ponto...não teve uma evolução muito boa de caráter do Matt, ele ainda é muito raso e impulsivo...

jonathan 19/06/2022minha estante
exatamente, todo o trabalho por trás do livro, em especial a divulgação, tenta vender um peixe enoooooorme, mas o grande x da questão é que o texto não faz jus ao que promete. ele se usa de queer bait (já que a relação dos garotos é extremamente mal desenvolvida) e se apropria de séries e histórias já prontas e amadas pra impulsionar e chamar a atenção pros livros, mas falta uma atenção em vários pontos, acho que se ele tivesse focado mais em trabalhar o texto, integrando todos os volumes e o arco da geral, e tivesse dedicado mais tempo a isso ao invés de lançar de imediato, teria entregado um produto muito melhor e que faria jus a toda atenção que ele conseguiu trazer pro livro.

Andi 24/05/2023minha estante
Achei que vc foi até delicado demais nessa resenha hehe eu desisti de ler o livro na metade porque não aguentava mais as descrições e enrolação que perdi o interesse de ler até o final. Aprendi que a vida é curta demais pra insistir num livro que não gostei, acho que o fato dos outros serem menores foi o motivo de conseguir ler até o final. Mas ótimas observações as suas!

euindy 31/01/2022

O QUE ROLOU AQUII???????
"Para todos os psicólogos que terão que atendê-los depois da leitura" Mark vc me paga!!!

tava muito ansiosa p esse livro por ser o último livro da saga e tals, mas ele superou todas as minhas expectativass

mano, que livro foi esse? surto atrás de surto - juro a saga foi p um rumo q eu jamais iria adivinhar ?

de um supense/ romance fomos p uma fantasia / sobrenatural, Mark faz tudo!!

comecei a ler de madrugada e não indico KKKKKKKKKKKK , não seria mentira dizer que me senti em um filme de terror lendo ?- mas muito bom

"Sabe, dizem que dois garotos mortos podem guardar um segredo... se um deles estiver morto"

sinceramente? eu amo a escrita do Mark, é simplesmente perfeita e super fluída - me prendeu do início ao fim, não vi a hr passar

foi simplesmente perfeito saber q uma das minhas teorias, sobre a identidade de E.V, era verdade. Eu simplesmente surtei ?

tudo q eu disse sobre o Matt nos livros passados foi um vulto, Matt e Tommy bbs preciosos q vou sentir sdd - precisamos pagar a terapia deles ???

Mark, obrigada por isso!! ?

LEIAM GAROTOS MORTOS, E VEJAM OS GATILHOS!!
diangelo 31/01/2022minha estante
EITA VOU LER

hvllrd 31/01/2022minha estante
to indo ler

Aycha 01/02/2022minha estante
Mulherrr só por causa da tua resenha vou adicionar esse e os outros na minha lista

Susu 01/02/2022minha estante
Adicionar????? Cara vcs precisam ler mais que tudo essa coleção tem os livros curtos sendo que os outros tem só uma 80 pag apenas esse tem mais de duzentos e ainda assim a leitura prende a todo instante

euindy 01/02/2022minha estante
aaa leiamm msmm

Oi, eu sou a Mila ^^ 04/02/2022

No começo ( fora a parte do? não posso falar o nome ) eu gostei bastante, tava bem animada e com altas expectativas. Porém, foi decaindo? e toda essa história macabra não me agrada ? Não esperava que a história tomasse esse rumo.
Ficaram com várias pontas soltas no decorrer do livro, mas no final o autor explica tudo. Enfim?

3,0??

alynebz 28/12/2022

Garotos mortos escondem segredos
Quando comecei esta saga, foi sem muita expectativa, os primeiros livros foram curtinhos, e toda investigação dos garotos atrás do assasino E.V, me prenderam bastante.

Ja nesse último livro, senti que a história tomou um rumo totalmente diferente do que imaginava, apesar de no terceiro livro ja ter sentido essa diferença.

Apesar desse final, é um livro bom, o autor te deixar bem imerso na leitura, ele bate um papo com o leitor no final e esclarece as dúvidas dele, fora que ele disponibiliza uma playlist que deixa a leitura bem mais fluida.

Quanto aos personagens, o único que não me desceu foi o Mateus, nem quando ele fez algo de bom pelo Tommy.

Mas tirando tudo isso, eu gostei! Adorei que ele deu um final alternativo ao livro, deixou um gosto de quero mais.
Vou ler outros livros do Mark, pois gosto da escrita dele :)
Lindybooks 28/12/2022minha estante
Deu vontade de ler kkkk

Lindybooks 28/12/2022minha estante
Ahh, que top, vou dar uma olhada nos livros dele ent kkkkk

alynebz 28/12/2022minha estante
@Lindsay, eu me apeguei ao autor kakaj da p ver que ele se importa com o que o público dele pensa sobre a história

matheusfellpps 03/02/2022

Faltou tomperoo...?
eu amei de vdd essa série, os 3 primeiros livros pra mim foram bem legais. mas esse último não sei explicar, mas não me agradou muito.
talvez seja a vibe sobrenatural que tomou, mas acho que na vdd oq me pegou foi que algumas coisas não foram muito bem explicadas, tanto que em vários momentos fiquei ???
mas no geral, a série é boa, os dois personagens são legaais, e apesar de não ter encerrado bem pra mim, eu ainda gosto da série.
amei a escrita do mark, e com certeza vou ler mais dele. recomendo pra quem quer suspense não muito elaborado, mas que te deixa no modo maria fifi pra descobrir as coisas ??
caitlincruel 03/02/2022minha estante
o título kkkkkkkk mto bom

Mia 03/02/2022minha estante
eu vou começar a ler ele quando terminar minha leitura atual, uma pena que não alcançou suas expectativas :/

matheusfellpps 03/02/2022minha estante
@Mia, espero que vc gostee, cmg não funcionou mto bem :(

Nick 04/02/2022minha estante
tbm acho amg? muitas coisas eu so entendi pq fui perguntar pra uma amiga minha q leu antes de mim

matheusfellpps 04/02/2022minha estante
@Nick, tem umas coisas que eu tô boiando até agr, mas tudo bem?

Nick 05/02/2022minha estante
tu leu o perguntas e respostas no final?

matheusfellpps 05/02/2022minha estante
@Nick eu li, mas ainda n entendi ao certo umas coisas. mas tá tudo bem??

Deza 02/06/2022

Garotos Mortos Não Descobrem Verdades
Nessa última parte da história, Tommy e Matt descobrem o que há por trás da morte de Alexis e se veem frente a frente com o perigo, sem saber em quem confiar e, o mais importante, se conseguirão fugir de Eastview em segurança.

Confesso que o final da história me decepcionou um pouco. Eu já tinha minhas suspeitas sobre quem seria o assassino que, por fim, estava correta, mas não imaginei que a trama tomaria o rumo que tomou. Na minha opinião, ficaram algumas pontas, deixando o leitor com questionamentos em aberto, sem muita explicação. Uma pena, já que o desenrolar da história consegue prender pra depois decepcionar um pouco na reta final.

lolo :) 16/04/2022

Esperava mais desse livro, ao longo da história fui me cansando, achei um pouco até repetitivo, acabou n me prendendo mt. Acho que poderia ter sido mais bem desenvolvido, explicado melhor esse lance da bruxaria e também um desfecho que não fosse em aberto. Pelo hipe q tem esse livro, achei q seria melhor...
rattinhos 16/04/2022minha estante
vc deu uma nota alta ate!! tbm me decepcionei mt com ele :(

Carol 17/04/2022minha estante
Tbm me senti decepcionada com esse final, e achei o meio muito maçante e repetitivo

lolo :) 17/04/2022minha estante
ai tinha tudo p ser bom, mas foi broxante dmss

Gabs 20/03/2022

Esperava mais
Desde o primeiro livro/conto eu já sabia quem era o E.V, então não teve nenhum grande suspense, e apensar do desenvolvimento dos personagens, estou um pouco decepcionada com esse final.
Grazi 22/03/2022minha estante
Não terminei ainda, mas tu conseguiu resumir tudo oq eu tava sentindo na leitura, sério

heloisa 06/02/2022minha estante
eu particularmente achei meio incômodo que os nomes eram todos gringos também mesmo se passando no Brasil, mas a explicação final de que eles são estadunidenses que vieram pra cá fez mais sentido pra mim... e eu tbm esperava esse plot do matt se rebelar ou algo assim kkkkkkk

Maria17758 08/02/2022minha estante
Nossa, falou tudo nessa resenha!! Me senti igualzinha com relação a esse livro, e infelizmente, porque tinha altas expectativas...

larissa 24/02/2022minha estante
com relação do Matt no final do livro, eu também real achei que pudesse ter algum vínculo com o E.V. até me empolguei achando que o livro teria salvação ali, muito triste ver uma série com potencial incrível desandar assim

Rafael 10/03/2023minha estante
COMENTÁRIO COM SPOILERS PARA QUEM NÃO LEU: tb achei q o matt ia ser do mal nql horaKKK

Miih.... 03/02/2022

Garotos mortos não descobrem verdades
Mais uma leitura e série de livros concluídas ??..

"Certas coisas funcionam melhor quando deixadas em subtexto."

annacsfraccaro 21/05/2022

Não esperava por esse desfecho!
Jamais imaginaria que a história iria para o caminho que foi, fui totalmente pega de surpresa pelos desfecho.
Óbvio que algumas coisas são previsíveis, principalmente do segundo para o terceiro livro já vai deixando as coisas mais claras.
No entanto, a série é bem interessante de ler e também bem instigante.
No geral eu gostei, porém, esperava bem mais do final.

Camila.Godoy 07/03/2023

Quando comecei a ler não sabia que tinham tantos livros de continuação! E vou fazer uma resenha coletiva dos 4 livros!

Comecei o primeiro livro super empolgada e entretida com a história! Logo achei que seria um suspense maravilhoso! E foi! Segundo a mesma coisa, me entreteu e me deixou com vontade de quero mais! Afinal, os dois parecem mais um capítulo do que um livro propriamente dito?

E então, veio o terceiro livro, ver os desdobramentos, os receios quando a sexualidade, o medo da perseguição foi muito bom! Um suspense que te deixa querendo ver como acaba. E aí , vem o último livro?

Ao meu ver, o quarto foi o pior de tudo! Previsível, repetitivo, é uma história meio louca, que acaba por misturar as coisas, não sei, não gostei, fiquei sem vontade de terminar, mas terminei! E o final, o que dizer? kkkkk não foi bem um final, foi uma brecha para um novo livro.
Geo S2 07/03/2023minha estante
achei extremamente a mesma coisa

Lucas1429 14/04/2022

bom, mas não favorito
realmente uma série boa de se ler e ótima para sair de uma ressaca literária. A mudança dos 3 primeiros livros para este último foi absurda. A história mudou completamente, e por mais que seja algo que teria tudo para dar errado, me fez parecer um livro melhor do que os outros 3 primeiros...
É uma série que eu recomendo por ser rápida e ter uma escrita muito fluída, mas garanto que não será o livro favorito de ninguém... acredito que faltou uma "moral da história" ou até mesmo um ensinamento no livro, mas este é apenas um julgamento pessoal...
Alline 14/04/2022minha estante
A verdade é que essa história não precisava ser dividida em 4 livros, né? E concordo com vc: o último é absurdamente diferente dos demais, a tônica é outra.

Lucas1429 14/04/2022minha estante
exatamente isso!!

Mah 18/08/2022

Achei maravilhoso. Gostei bastante dessa sequência, o último livro contém mais páginas e conseguimos entender melhor o início de toda essa história.
Tommy precisa lidar diretamente com o perigo dessa vez, agora já sabendo a identidade do assassino e suas motivações. Enquanto isso, Matt continua na cidade e tenta ao máximo achar o responsável pelos assassinatos e o desaparecimento de Tommy.
Continua coerente com os outros livros e com uma boa qualidade na escrita. Recomendo.

maluvicco 08/08/2022minha estante
achei meio nada com nada esse negócio de bruxaria, mas a leitura é boa