Elvis

Elvis Diogo Almeida

Resenhas - Elvis

Paula823 11/08/2023

Resenha do ? ?Elvis ? O som da inclusão? do Autor Diogo Almeida.

Este é um livro que todos deveriam ler, traz à história de Dona Dulce, uma professora a beira de se aposentar, ela é rígida e não gosta muito de se atualizar, até ela receber dois alunos com necessidades especiais, uma menina com deficiência locomotora e muito esperta, e um garotinho chamado Elvis com autismo. O enredo transpassa todas as dificuldades tanto para o garoto, quanto para a professora aprender a se adaptar. É uma luta difícil, mas que mexe com o coração de todos.

O autor é um comediante, e no passado também já foi professor, e por esta vivência consegue transpassar por seus escritos muitas verdades e realidades de uma maneira suave e até divertida. O livro é cativante, engraçado, e muito emocionante.
Ultrapassando barreiras e preconceitos, transporta por suas linhas enumerados ensinamentos e reflexões a respeito da inclusão e da forma que vemos o mundo. O enredo, por ser leve e descontraído, consegue passar de uma maneira diferenciada lições importantes, que contagiam o coração do seu leitor.

? Sou Viviane Ferraz, uma leitora voraz, Licencianda em Letras e escritora.

? Se gostou do conteúdo saiba mais em: https://linklist.bio/Viviferraz

Luciana 06/02/2022

Vale a leitura
Elvis, o som da inclusão é o segundo livro de Diogo Almeida e mostra um amadurecimento na escrita em relação ao seu romance de estréia. Ainda necessita calibrar alguns vícios de roteiro de Stand Up e um certo melodrama exagerado, porém tratou com delicadeza o tema inclusão.
Senti muita falta de um prefácio do autor explicando como teve a ideia do tema e citações de suas pesquisas para escrever (ele faz essa explanação no seu show de lançamento do livro).
Enfim, é um bom livro (não excelente nem imperdível), recomendo a leitura. E para quem leu Um anjo de mochila azul, terá uma grata surpresa no final do livro.

Leila 06/01/2023

Elvis
Adorei a leitura de "Elvis: o som da inclusão"... Conta a história de dona Dulce, professora prestes a se aposentar, e Elvis, seu novo aluno da terceira série e autista... Durante a leitura vamos acompanhando a construção da relação de professora e aluno, como um vai aprendendo com o outro...
Muito bom...

Michele.Acquafreda 13/02/2024

Elvis, o som da inclusão - Diogo Almeida
(Livro 4/2024)

Um presente que veio para abraçar minha alma...
Quando recebi esse presente não imaginava que ele me faria tão bem. Não imaginava que acabaria a leitura com lágrimas nos olhos e com o coração bem quentinho...

Acho que todo mundo que trabalha com a Educação já riu, já se identificou e já encontrou absurdos nas piadas de @odiogoalmeida
Pois bem... não sabia que ele tinha livros e me surpreendi muito ao conhecer um pouco mais sobre ele e perceber o potencial escritor e a leveza de ensinar sobre Educação.

Nesta história, o autor nos apresenta Elvis e Dona Dulce. E eu ainda não sei dizer qual dos dois me encantou mais.
Elvis, um aluno autista que nos apresenta seu brilhante mundo interior que é repleto de musicalidade.

Dona Dulce, professora tradicionalíssima a beira da aposentadoria. Séria, enérgica, perfeccionista e extremamente exigente no que se refere à aprendizagem e postura de seus alunos.

Os mundos se encontram. E o que parecia ser o início do caos na vida de ambos, se torna o início de uma nova vida para ambos.

Como não se emocionar ao aprender tanto com um garotinho que tem uma maneira diferente de expressar o que pensa e sente, mas que carrega consigo o brilho da vida?

E como não se encantar com aquela que se incomoda com a dor do próximo e que faz do incômodo o impulso para (re)aprender a ensinar?

Uma história cativante e repleta de pontos reflexivos.

Levo essas linhas para meus dias. E que eu possa continuar a aprender cada dia mais com cada vida que passa por mim durante minha permanência no local em que deposito todo meu amor.

kootallicas 05/04/2024

Sensacional
Esse livro me trouxe tantas emoções ao mesmo tempo, ver a evolução não apenas do Elvis, mas da Dona Dulce foi algo emocionante. Sabemos que casos como esses citados no livro são raros e que merecem ser seguidos, merecem levar como ensinamentos para toda uma vida, apoias essas crianças nas suas "limitações", envolvê-las elas em atividades que conseguiriam fazer com que ela absorve o conteúdo. Achar formas lúdicas, se propor ao desenvolvimento delas parece estar fora do alcance quando falamos do ambiente escolar, mas incluí-las da forma que Dulce fez provou que não apenas trouxe o ensinamento cognitivo para cada uma das crianças, como emocional e social. Admirei e absorvi bastante com essa leitura.