Da Negação ao Despertar

Da Negação ao Despertar Monja Coen

Resenhas - Da Negação ao Despertar

Davi.Paiva 16/07/2023

Como é/foi ser zen no auge da pandemia.
Link Amazon: https://amzn.to/43sykYn

Mais um livro que fui lendo esporadicamente no celular em raros momentos ociosos ou na academia, quando treinava em aparelhos que me permitiam ler alguma coisa...

Podem reclamar o quanto quiser dizendo que os livros da Monja Coen são todos iguais (e não nego. Ela é um pouco repetitiva) ou falarem mal de livros de autoajuda. O que eu sei é que eu gosto da autora e de tal categoria.

A pandemia da covid-19 entrou para a história e marcou diversas esferas incluindo o ramo da escrita. Tenho alguns livros literários e não-literários que falam sobre como foi viver esta época tão difícil e "Da Negação ao Despertar" não foge dessa lista, se tornando, a meu ver, o livro mais datado da monja.

Isso quer dizer que o livro é ruim?

Nem um pouco.

É muito fácil teorizar e dizer como se vive o zen. Agora este livro mostra como uma época e uma sociedade foram vistos pelos olhos de uma monja, podendo ser considerado até um registro histórico.

"Da Negação ao Despertar" pode ser lido tanto por estudiosos do zen quanto por quem queira relembrar como foi viver a pandemia (se bem que daqui a uns anos, pode ser indicado para pessoas que não viveram essa época e queiram saber como ela foi).

Recomendo!

Bruna 19/03/2023

Este foi o meu primeiro contato com algo escrito pela Monja, e gostei. Linguagem simples mas profunda. Neste ela nos convida a refletir sobre nos, o outro e a sociedade no período pandêmico. Vale a leitura.

Carla.Parreira 22/01/2024

Da negação ao despertar: Ensinamentos da Monja Coen (Coen Rōshi). Melhores trechos: "...Olhe no espelho. Observe. Sem fazer caras, expressões. Na neutralidade de apenas olhar. Você não é a imagem no espelho, mas a imagem é tudo de você. Essa relação é semelhante à relação entre absoluto e relativo. No momento em que entro no absoluto, este se torna relativo, ou eu deixo de ser e me torno o absoluto sem um relativo possível... Nada a ganhar e nada a perder – assim vivem os seres que despertaram, conhecidos como pessoas de sabedoria... A Sabedoria é capaz de afastar o que possa ser ou tornar-se prejudicial e nefasto. A pessoa se rende à Sabedoria Completa, à compreensão do vazio, sem que haja absolutamente nada a que se agarrar, onde se segurar... Nesse local do vazio, do nada, tudo coexiste sem que haja o menor espaço para a ideia de um eu separado. O despertar, o tornar-se sábio, iluminado, é a capacidade dessa auto-observação, autorreflexão, na qual o eu se reconhece no não eu, e todos os conceitos de si mesmo e da realidade como algo fixo e palpável se dissolvem..."

Mauricio.Araujo 13/10/2023

Ensinamentos
Já repararam que a função de muitas coisas que compramos está exatamente no espaço vazio? De nada nos serviria uma garrafa de água se não fosse o seu espaço interno, o mesmo podemos falar da casa em que moramos, e é exatamente esse vazio que devemos buscar, o não ser, o apenas estar, sem julgar, somente observar.