Life Ceremony

Life Ceremony Sayaka Murata

Resenhas - Life Ceremony

Nina 27/04/2023

Incômodo
Provavelmente, essa era a intenção de Sayaka Murata ao escrever esses contos. A maior parte dos textos são profundamente incômodos e polêmicos, abrindo espaço para debates interessantes sobre qual será o futuro das nossas ações enquanto seres humanos e sociedade.

Brunna158 02/11/2023

Ela ataca NOVAMENTE!
Eu acho que poucos autores conseguem criar um universo tão estranho quando murata. mas ao mesmo tempo que é estranho é absurdamente reconhecível.

ela pega o pior da raça humana e o eleva a enésima potência. é sufocante e aterrorizante, mas você não consegue largar.

PRECISO ler os outros dela.

teresinhagatinha 02/08/2022

- eating the city
- hatchling

anselmo.pessoal 17/09/2023

Bizarro
Se, como eu, quiser ler este livro porque adorou o Querida Konbini, é bom saber que os contos aqui são no mínimo bizarros e nada tem de comum com o outro livro.
Isso não é um demérito. Só uma advertência.
O livro anterior dela, Terráqueos, já tinha sido um pouco surpreendente, pois continha elementos fantásticos. Mas este vai muito além. Me parece que o que considerei bizarro é relativamente comum na literatura japonesa.
Muito embora tenha gostado dos dois livros, Terráqueos e Life Ceremony, para mim o Konbini continua sendo de longe o melhor dela.

Anny Barros 16/07/2022

lover on the breeze 2.8
puzzle 1.5
eating the city 2
hatchling 4.5

a primeira parte desse livro foi interessante, curioso, criativo e inteligente. a outra parte foi experimental e, no meu caso, não funcionou tanto. tem uma vibe meio estranha e bem mais corajosa do que "querida konbini", mas em comparação a livros com vibe semelhante, como "saboroso cadáver", lançado pela darkside, ou "things have gotten worse since we last spoke", não tem TANTA coragem assim, ta com um pezinho na água, basicamente. mas sim, é diferente, tem algumas coisas bem estranhas no quesito sexual e fetiche, até me perdi no pensamento e razões pra ela escrever alguns contos kk vale a leitura quem curte algo experimental

21/08/2023

"do you really expect society to understand? As long as we're okay with things, why should it bother us?"
"Life Ceremony" é o segundo livro de Sayaka Murata que leio; o conjunto de contos apresentam de forma generalizada o tema da alienação, que também foi explorado em "Convenience Store Woman".
Ainda que eu tenha gostado muito de Convenience, esse livro de contos me deixou um pouco decepcionada. Muitos temas apresentados são mal desenvolvidos, as ideias são pobres em alguns momentos (como no conto que dá nome ao livro) e acabam por virar um emaranhado de rascunhos que não passam disso. Ainda assim, acho que a leitura vale a pena pelos contos bons.

Destaques: A First-Rate Material, A Summer Night's Kiss, Two's Family, Poochie, Puzzle, Eating The City

Thami 25/08/2023

Outro livro da Sayaka que me vira o estômago mas eu acho muito genial tudo que ela aborda e como ela aborda.

Julia Afonso 09/01/2024

Meu ranking dos contos:

1. Hatchling (5???)
2. The Time of the Large Star (5???)
3. A First-Rate Material (4?)
4. Poochie (4?)
5. Two's Family (4?)
6. Eating the City (4?)
7. Body Magic (3,5?)
8. A Magnificent Spread (3,5?)
9. Life Ceremony (3,5?)
10. Puzzle (2?)
11. A Summer Night's Kiss (2?)
12. A Clean Marriage (2?)
13. Lover on the Breeze (2?)

Luiza.Biango 21/03/2024

Life ceremony - sayaka murata.
Foi o livro dela que eu menos gostei até agora. juntou um monte de histórias com temas polêmicos pra incomodar e por mais que os outros livros dela tenham essa mesma característica, não soam artificiais que nem esse.