Silvio 10/02/2011
Seis motivos para ler Mídias Sociais na Prática
Mídias Sociais na Prática mostra como as mídias sociais podem ser utilizadas para alcançar objetivos pessoais e comerciais. É um guia prático sobre como usar de maneira eficiente as ferramentas disponíveis na internet.
Autor: José Antonio Ramalho é autor de mais de 100 livros e sua especialidade é destrinchar tecnologias de forma simples para que o público leigo não só possa entender mas também tirar profeito de seus recursos e ferramentas.
Idéia Central: O livro aborda o universo das redes e mídias sociais e mostra na prática como empresas e profissionais podem fazer uso delas.
Seis motivos para ler:
1) O livro é simples, claro, objetivo e totalmente feito no Brasil, ou seja, é feito por um autor brasileiro, tendo por base a realidade de mercado brasileiro e voltado para profissionais e empresas brasileiros.
2) É um guia prático, abordando as proncipais plataformas, como planejar, agir e mensurar os resultados.
3) Não se resumo às ações de marketing, destacando também a importãncia das redes sociais como ferramenta de inteligência de mercado, SAC, relações públicas e jornalismo.
4) O que pessoalmente considero importante é o capítulo dedicado a como lidar com as crises de imagem que eventualmente possam ocorrer na atuação da empresa nas mídias sociais, assunto ainda pouco debatido.
5) Apresenta, em forma de depoimentos ou artigos, a opinião de vários profissionais e executivos que atuam na área.
6) Possui vários cases dentro da realidade brasileira, que englobam desde multinacionais até pequenas empresas como restaurantes, o que reforça a importância da atuação nas redes sociais, independente do porte da empresa.
Trechos
"Cabe, talvez, às redes sociais, finalmente, a entrega daquilo que marcas já perseguem há muito tempo: o diálogo com o consumidor."
"Não há escolha entre estar ou não presente nas redes sociais, simplesmente porque os consumidores criam a presença de uma marca mesmo sem a autorização da empresa e embaixo do guarda-chuva desta marca trocam experiências com outros consumidores, sejam elas positivas ou negativas."
"Os microblogs vieram para ficar, mas você não vai criar reputação e vender seus produtos com discursos de 140 caracteres. Abandonar os blogs é ignorar a inteligência do consumidor."