Meu Policial

Meu Policial Bethan Roberts
Bethan Roberts

Resenhas - Meu Policial

jonathan 10/09/2022

a perspectiva única de uma mulher transformada em vilã
é estranho dizer que comecei a leitura de meu policial em junho e que só estou terminando agora, em setembro, mas, mais do que isso, é curioso afirmar que nem a pior resssaca literária de toda a minha vida somada aos vários dias sem ler conseguiram ofuscar o trabalho brilhante de bethan roberts ao longo das páginas do livro a ponto de me fazer tirar meia estrela sequer ? apesar de eu sentir que ela se esforçou um pouquinho pra que eu tirasse uma conclusão diferente da que eu tive sobre a obra.

a história, contada através de relatos escritos por marion e patrick, as ?bases? do triângulo amoroso vivido com tom ? marido de marion e amante de patrick ?, narra a relação que ambos têm entre si e com tom, desde o momento em que se conhecem até a velhice, pincelando fragmentos do futuro enquanto o passado é revelado. marion sempre teve uma paixão platônica por tom, o irmão de se sylvie, sua melhor amiga. já patrick, o artístico e culto curador de museu de brighton, acaba esbarrando com uma versão diferente de tom, o policial gentil e atraente, em uma situação atípica na rua, e então simplesmente não consegue mais tirá-lo da cabeça.

preciso começar falando um pouco sobre a narrativa simples e cotidiana entregue por bethan. logo nas primeiras páginas fica claro que não é do interesse da autora impactar com grandes acontecimentos que garantam que o leitor não queira mais largar o livro, mas, mesmo preferindo uma leitura mais rápida e dinâmica, eu poderia definir esse como o grande pulo do gato. ao cozinhar os acontecimentos em banho maria, ela consegue fazer com que a história cresça aos poucos dentro de cada um, fazendo com que tudo pareça possível e com que a simpatia por cada personagem e suas questões individuais aumente na mesma proporção. fica claro que ela quer que escolhamos um lado, mesmo que as informações não fiquem claras de imediato, o que torna tudo ainda mais interessante.

ao contrário do que parece ser uma opinião bastante geral, não senti a falta de um ponto de vista específico para tom, bem pelo contrário, diria que o seu silêncio salienta muito bem as características atribuídas a ele nas narrativas de patrick e marion, as pessoas mais importantes de sua vida. a minha principal crítica se deve ao fato de o livro se vender mal e se divide para abranger o mal aproveitamento da narrativa de marion.

se analisarmos de forma prática as narrativas sobre casais homoafetivos, seja na própria literatura ou também no cinema, televisão e afins, não fica difícil identificar um certo padrão bastante recorrente: o desastre. histórias com amores impossíveis sempre enchem os olhos, os bons amantes de romance sempre estão dispostos a se emocionarem e a torcerem até o último segundo, mesmo quando nunca houve a esperança de um ?e viveram felizes para sempre?. porém, em meu policial, me pego pensando se houve um clamor avassalador nesse sentido, o amor e a tragédia de tom e patrick me fizeram roer as unhas e assoar o nariz no meio de uma noite mal dormida? especificamente, eu diria que não.

mas, em comparação, o drama de uma mulher que teve os seus sonhos roubados (literalmente!!!) por um amor jamais correspondido foi o suficiente para me intrigar ao longo das páginas. e quando digo que o livro se vende mal, me refiro exclusivamente ao fato de tentarem trazer o leitor até a história cultivando a ideia de um amor entre dois homens, excluindo quase que de imediato o cogitar de um protagonismo feminino único que poderia ser muito mais aproveitado se todos não chegassem à história enxergando marion como uma espécie de ?empata foda?, que insiste em segurar tom quando tudo o que as pessoas querem é vê-lo nos braços de patrick.

não seria muito mais original se a mulher, ao invés de uma vilã amargurada e ressentida, fosse apenas um ser humano passível de erros em uma situação ruim, mas que também merece a felicidade? imagino que por esse plot twist quase ninguém esperaria.

mas, apesar disso, a mensagem é passada com sucesso. meu policial entrega a sensibilidade dos pontos de vista de dois lados de uma mesma moeda castigada pelos horrores de uma sociedade intolerante de forma brilhante e bastante fluida. apesar do tom morno, que pode não ser do agrado de muitas pessoas, não é difícil se pegar pensando na história do livro em paralelo ao mundo em que vivemos hoje, o que, definitivamente, transforma essas páginas em algo muito mais impactante do que apenas um livro monótono para quem estiver disposto a olhar além.

***

agora, aqui vão alguns parágrafos especiais dedicados a defender marion burgess, a verdadeira grande protagonista do livro, de todo o hate direcionado a ela por pessoas emocionadas por mais um casal gay que terminou tragédia (contém spoilers):

acabou que durante as páginas ? em especial nas partes narradas pela própria marion, onde ela expressa seu sofrimento ?, que toda a culpa sobre o que houve desde o início foi jogada nela de forma direta. tudo na narrativa nos leva a pensar sobre como marion não foi uma boa esposa, como marion não foi compreensiva com as saídas do tom, como marion não se esforçou pra entender o que acontecia com o patrick, como marion não interpretou os sinais de julia e por isso foi ignorante, como marion não processou a situação rápido o suficiente, como marion não aceitou as coisas que não poderia mudar, como marion foi ressentida, como marion foi ciumenta, como marion foi vingativa, como marion foi inconsequente, como marion foi histérica, como marion fez algo imperdoável.

okay, mas o que a marion sabia?

alguém a avisou que no primeiro suspiro apaixonado ela estava assinando um contrato de infelicidade? alguém a avisou que estava sendo ridícula e que ela seria usada por se permitir ser ingênua ao pensar que alguém como tom poderia cogitar se casar com ela sem segundas intenções?

no que ela pensou ser o dia mais feliz da vida dela, ela se casou com o homem dos seus sonhos: bonito, atlético, inteligente e mais sensível do que jamais poderia imaginar, que, aparentemente, se afastava do padrão machista com o qual grande parte das mulheres da época estava fadada a terminar ? temos sylvie como o grande exemplo no próprio livro. mas, afinal, tom era assim tão diferente e especial? eu digo que não. sendo um homem gay, ele deixou de ser machista e misógino ao imaginar que teria uma esposa submissa em casa cuidando dos filhos sem questionamentos sobre a sua vida na rua? eu afirmo categoricamente que não. ele foi uma vítima das atrocidades cometidas pela esposa histérica e ressentida? acho que a essa altura você já percebeu que eu penso o exato contrário. ele sofreu as consequências por ter tratado uma mulher como alguém inferior.

por ser de uma minoria social brutalmente recriminada na sociedade inglesa, suponho que o tom tenha aprendido algumas coisas sobre empatia de forma abstrata ao longo da vida, mas ainda assim tratou marion como um objeto do qual ele poderia desfrutar quando fosse conveniente ? para se manter nas sombras, não levantar suspeitas ?, mas que poderia largar de lado quando bem entendesse para ficar com quem ele realmente gostaria de estar, às escondidas. me pergunto o que o diferenciaria de um homem hétero se casando com uma mulher gentil e dedicada buscando sempre ter comida e roupa lavada ao chegar em casa às tantas depois de encher a cara e pegar quantas quisesse na rua.

o grande x da questão é que a marion buscava algo básico na vida: um casamento onde haveria respeito, amor, cumplicidade, dignidade para ambas as partes, mas o que ela recebeu ao invés disso? além de toda a dor e sofrimento de ter se casado com um homem que jamais poderia amá-la como ela esperava, ainda foi obrigada a conviver com o silêncio e esquivas, como se todas as suas suspeitas não passassem de devaneios paranoicos. nem mesmo julia, que dizia se importar tanto, foi capaz de superar a sua paixonite platônica para ter uma conversa sóbria por mais de dois minutos sobre a situação e ajudá-la a encontrar uma saída.

concluo dizendo que, apesar de meu policial se tratar de um livro que traz como trama a história de um casal gay, será que podemos dizer que esta mulher recebeu a dignidade com a qual esperamos que a comunidade lgbtqiapn+ seja tratada? será que uma mulher sozinha, magoada e enganada, tratada como inferior e ignorante, com a qual ninguém nunca quis cogitar ter uma conversa honesta, merece ser odiada e vista como a grande vilã por um erro cometido no pior momento da sua vida, mas do qual se arrependeu amargamente por todos os dias que se seguiram? pelo menos, apesar do que foi, ela pode dizer que fez alguma coisa, enquanto tudo o que tom fez foi ser um covarde com marion desde o início e com patrick, no final, abandonado-o quando as coisas deram errado.

deixo no ar esse exercício de empatia e reforço mais uma vez: marion, você sempre será a protagonista, e tom, ser gay nunca te isentou de ser machista!
DANILÃO1505 29/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Blue33 13/10/2022minha estante
A tua resenha conseguiu captar tudo que eu senti!!!! Fico com uma raiva quando a galera desce o cacete na Marion e tipo zero argumentos??? KKKK. Ninguém para pra pensar o qual foda foi essa vida praticamente sem o amor que ela tanto queria ??

jonathan 29/10/2022minha estante
nossa sim!!!!! o fato de o tom o patrick merecerem a felicidade não é maior do que o fato que a marion também merecia, mas no final das contas ELA não enganou ninguém, agora eles, não dá nem dizer que foi algo que aconteceu, eles COMBINARAM de fazer ela de frouxa como se fosse okay, afinal é só o resto da vida de uma mulher né

Blue33 30/10/2022minha estante
Pois é!!!!

Maísa 05/11/2022minha estante
RESENHA PERFEITA!!!!! Resumiu bem tudo que eu senti lendo esse livro. Parabéns!

Talita 05/11/2022minha estante
Excelente resenha!

Lívia 15/11/2022minha estante
Nossa, perfeito resumo de tudo que senti. Tom simplesmente arrastou a Marion pra essa situação e, para provar para si mesmo e para os outros que não era gay, a manteve nesse casamento deplorável, a pintou de sufocante e manipuladora. Muito triste tudo que ele tenha vivido, de fato, ser gay nessa época se mostrou horrível. Porém, a Marion não deve ser vista como nada além de uma terceira vítima. E nao como a vilã de todo o romance deles.

Isabela 10/12/2022minha estante
Qual é a classificação do livro ??

Júlia 13/12/2022minha estante
Você conseguiu descrever o que pensei quando conheci a história melhor do que eu mesma poderia! Resenha perfeita!

Larissa151 19/01/2023minha estante
Meu deus, concordo 100%
Todos os comentários que li foram falando mal da Marion, mesmo ela sendo a mais injustiçada da história

Ysis.Fernanda 20/01/2023minha estante
Nossa sim!A mesma coisa que eu vi.A Marion foi a mais injustiçada na história ,e eu super entendo que na época era muito difícil,mas poxa,precisava fazer o que fizeram com a Marion?Claro Que Nao.Ficou óbvio desde o início que a intenção do Patrick nunca foi incluir ela,e muito menos ?dividir? o Tom de verdade.E no final ,quem esteve lá por todos,foi a Marion.Tudo bem que ela errou,mas eu sinceramente entendo seu erro,porque em um momento de sofrimento como o que ela estava,eu provavelmente teria feito o mesmo.
Não achei necessário o ponto de vista do Tom,porque embora ele sempre tenha sido bem calado,sempre deixou seu posicionamento bem claro.Ele foi e é cuzao.Nunca cuidou ou deu o mínimo de carinho ou compreensão pela Marion ,e abandonou o Patrick nos momentos em que mais precisava.O Tom ser gay não faz dele um personagem melhor,sexualidade não define caráter ,e ainda arrisco dizer que a sua sexualidade e uma desculpa que muitos usam para o seu machismo e falta de decência.
Eu apoio muito a Marion,e não acho que o final foi triste,talvez para o Tom e o Patrick ,mas isso foram só as consequências dos teus atos.
Acho o final bom pra Marion,e como não teve algo certo pra ela,só que ela foi ver a Júlia,para mim ela foi ser feliz.

jonathan 23/01/2023minha estante
amando ver todo mundo junto pra dar amor pra marion!!! tom você nem é tudo isso!!!!

Gio 09/02/2023minha estante
concordo MUITO

thexbia 04/09/2023minha estante
que resenha sensata. concordo de mais, apesar do tom ser gay, os papéis de gênero estão bem definidos no livro, ela cozinha, lava as roupa e limpa a casa, ele não quer que ela trabalhe se tiverem filhos, entre outras coisas. É uma forma de agressão todo o silenciando que ela tem que passar. Enfim, muito errôneo a ver como vilã.

May 10/10/2023minha estante
Resenha perfeita!!!

Ayana.Monteiro 25/10/2023minha estante
Resenha perfeita. Me senti exatamente da mesma maneira lendo esse livro.

Maiiviss 26/12/2023minha estante
Caraca, q resenha perfeita!

Jess 09/04/2022

A primeira parte do livro é extremamente cansativa. O ponto de vista da Marion é cheio de floreios e detalhes absurdamente exaustivos e desinteressantes, assim como a vida dela e os seus sentimentos. É uma boa parte do livro apenas dela falando sobre coisas que eu não quero saber ou que não são nada importantes para a história. Eu demorei um mês apenas para ler metade do livro por conta disso e quase o abandonei.

Contudo, a segunda parte, quando o ponto de vista muda rapidamente para o Patrick, tudo melhora. O que ele tem para dizer é mais interessante, assim como os seus pensamentos. Me encontrei lendo rapidamente a sua parte e me interessando mais a cada página por sua vida e o seu dia a dia.

Eu senti muita falta de saber mais sobre o relacionamento dos dois homens. E senti muita falta de saber mais sobre o Tom. Ou o verdadeiro Tom. Tudo o que sei sobre ele é o que duas pessoas apaixonadas tem para me contar e nunca o que ele pensa sobre cada situação de sua vida. Eu o imagino como ambos que o amam o descrevem, mas não sei nada sobre ele de verdade. Um ponto de vista dele teria sido realmente muito esclarecedor.
Bianca 30/07/2022minha estante
Concordo demais com você!!

lely!! 11/07/2022

comecei a ler por conta do filme e acho que esperava mais. não é ruim, a escrita é incrível, gostei da forma que retratou a realidade de como era fazer parte da comunidade LGBTQIA+ na época citada no livro, além de trazer várias reflexões em decorrência a relação trágica dos personagens.

queria que o final fosse mais fechado, mas acho que entendi a ideia.

Vinicius39 25/07/2022

Tocante,viciante e trágico!
Demorei um pouco para fazer essa resenha,porque esse livro ficou na minha cabeça e me fez refletir em muitas coisas...

Como a maioria das pessoas,eu li esse livro por conta do filme (e do Harry Styles k) e minhas expectativas estavam altas,mas esse livro superou tudo.A escrita é diferente,a história se desenvolve aos poucos,mas não de uma forma cansativa,eu diria que é uma história para ser lida devagar e apreciar cada palavra,porque a história é trágica,bonita e fica na sua cabeça por muito tempo.

A história trágica desse amor,em algumas partes é dolorida de ser ler e tem um final muito emocionante.Te faz pensar em muitas coisas,faz refletir em várias questões... Esse livro é lindo!

Estou doido para ver o filme,espero que seja lindo,que passe e mensagem que o livro passa! Recomendo para todo mundo esse livro LGBT

readingpits 17/06/2022

um favorito inesperado.
é quase inevitável passar ileso da adolescência e o turbilhão de niilismos dela, quando a gente acredita fielmente que tudo se finda com a mesma facilidade que inicia e se agarra a esse ideal de que a vida não tem mais o propósito extraordinário que pairava na fase da infância. pra mim, não teve mesmo. fui niilista incurável por anos, jean paul sartre ainda é meu filósofo favorito e ele está estampado em todos os cantos por onde andei durante esses anos.
a diferença da geórgia dessa época pra geórgia de hoje é que ela, assim como a marion, aprendeu a ter mais paciência e complacência com o trivial. trocar o niilismo pela beleza da mediocridade foi libertador porque me permitiu amar histórias como essas ? onde a vida é o que é; é crua, é dolorosa cá e lá, mas ainda é o que é, é vida. no fim do dia, ela ainda é a mesma vida, é esse meio espaço de tempo entre o nascer e o morrer no qual tudo é possível.
nessa minha licença poética, brilhantemente herdada com o patrick (eu precisava enfatizar a presença arrebatadora do patrick, não acho que vou me esquecer dele tão cedo), tiro uns momentos dessa madrugada de quinta/sexta-feira pra refletir sobre um livro nada extraordinário, de apelo muitas vezes niilista, que me trouxe o carinho necessário para escrever sobre uma leitura de volta, depois de tantos meses de prosa tão reclusa. é um favorito inesperado, eu nunca espero nada grandioso de policiais, mas como disse, eu aprendi a amar o trivial. e a mediocridade me basta, da forma mais genuína possível.
obrigada, policial. obrigada, artista. e obrigada, especialmente, professora. me despeço das ruínas de vocês com essa carta.
DANILÃO1505 17/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Sof 20/02/2022

Sei lá
O livro é interessante, uma trama bem intrigante e que retrata uma realidade das minorias nos anos 50/60.
Achei a escrita fluida, mas, o final é decepcionante.
Se o livro não estive para ser adaptado, e com o Harry styles escalado como Tom, eu acredito que não teria interesse em ler o livro....

Julia - @livrosdaludi 29/07/2022

te faz pensar e ter empatia
A história vai contar sobre 3 pessoas frustradas tentando viver um relacionamento

Marion ama e casa com Tom. Tom na verdade ama Patrick e é correspondido, mas nos anos 50 ter relações com pessoas do mesmo sexo te garantia um tempo na cadeia

A história vai mostrar o ponto de vista das duas pessoas apaixonadas pelo tom: Marion e Patrick

Esse livro é 0 o estilo que eu costumo ler e gostar mas curti muitooo esse livro. É daqueles que te faz pensar e se colocar no lugar de todo mundo

Também te lembra que a vida de todo mundo seria tão mais fácil se os representantes legislativos soubessem separar as crenças e valores pessoais deles com o que a sociedade precisa

É ainda mais triste perceber que em pleno 2022 a gente ainda tem gente com a cabeça de 1950

Achei um livro mais melancólico do que triste, mas da um aperto no coração em muitos momentos. É uma leitura mais densa e devagar, mas vale cada página. Gostei muito

Luara 15/11/2022

amor platônico blá blá blá
O início é muito bom, a autora faz com que o leitor de envolva rapidamente na história, nesse amor platônico. No entanto, do meio para o final o livro vai decaindo muito, acredito que seja pelo tamanho, poderia ser um livro bem menor. Acabei que continuei a leitura só porque queria saber o que acontecia com o personagens.

Verei o filme agora.

Thays 08/01/2024

Primeiro livro de 2023 concluído. Adorei como a história se desenvolve. Que final aaaa ? Ótima escrita.
beatrzzz 08/01/2024minha estante
primeiro livro de 2023 ou 2024? kkkkkkk

Thays 13/01/2024minha estante
@beatrzz 2024 amiga kkkkkk

Luiz Souza 12/04/2024

Mar de Amor
A história conta um triângulo amoroso entre Tom , Marion e Patrick, uma trama bem densa e bem trágica por sinal.
Deu agonia ler o ponto de vista de Marion parece que ela estava se justificando por seu ato errôneo.
Patrick e Tom viraram amigos por acaso depois acaba evoluindo para algo mais afetivo um romance assim na década de 50 era improvável.

Achei a escrita bonita, porém tem muita descrição de personagem só faltava a autora dizer a marca do sapato de tal personagem pra mim é desnecessário kkkk.

Gostei da história mas deve ser uma leitura devagar.

Ótima leitura.
Talititinha 13/04/2024minha estante
Já assistiu o filme ? Achei muito bom, achei a Marion bem sacana foi muito egoísta

Luiz Souza 14/04/2024minha estante
Ainda não , essa Marion parece ser malvada mesmo kkk

Amanda.Ripoll 07/09/2023

Tocante demais
Esse foi um livro que me fez sentir mil coisas diferentes, e eu adoro isso.

Se trata de uma leitura bem rápida, e apesar do ano em que a história se passa, a escrita é bem simples.

Já inicio dizendo que assisti o filme antes de ter contato com o livro, e gosto de fazer essa comparação.

Apesar dos leitores sempre definirem os filmes como muito diferentes dos livros, essa foi uma adaptação bem fiel em diversos detalhes, como cenas específicas e diálogos. Porém, não podemos esquecer que se trata de um filme criado com base no livro, e não é idêntico.

O livro traz momentos diferentes, e, principalmente, a perspectiva de outro personagem, o que, particularmente, me fez amar ainda mais (ter a narrativa de um só personagem nunca me cativa muito).

Contudo, eu esperava mais.

Mais do desenrolar dos personagens, mais momentos, sentimentos, coisas mais pessoais e profundas sobre cada um. Porém não obtive.

O livro é maravilhoso do início ao fim, mas deixa alguns espaços a serem preenchidos.

A história é pesada e tem diversas situações bem tristes, por isso recomendo uma busca ao conteúdo antes da leitura.

Mesmo assim, o recomendo 100% aos que tiverem interesse.

Contém gatilhos como homofobia e agressão.

ANDER CELES 17/04/2023

Não compre o livro pelo filme...
Bom...preciso falar um pouco sobre o filme para falar do livro. Porque muita gente pode ver o filme e achar que o livro é igual.

Primeiro, li o livro antes do filme, então a comparação é inevitável mesmo. O livro é dividido em partes, acho que 5 partes. Algumas são narradas pela Marion, outras pelo Patrick. As narradas pelo Patrick são mais interessantes, principalmente a primeira parte narrada por ele, onde muita coisa acontece.

As partes narradas pela Marion são mais lentas, mais morosas. Tem muita descrição. Mas tirando um excesso ou outro, são partes importantes pra construir a personalidade dela e dos outros personagens. Serve para dar um pano de fundo muito crível.

O filme foi por um caminho muito diferente do começo do livro. E isso ficou muito ruim. Essas descrições, essa morosidade, por mais que seja exagerada no livro, dão pra gente o tom certo de quem é cada um e do pano de fundo. Mas no filme descaracterizou tudo isso.E ficou ruim.

Quanto ao livro, as últimas duas partes ficaram muito corridas. Poucas respostas dadas. Lacunas muito grandes.

Bom, uma história interessante, sim. Quanto ao livro, só tenho ressalvas com o final.

Mowe 16/12/2023

EU AMO ELES
MEUS BEBES, AMO TANTO ELES QUE ODIO SHSBHAJSKAKJSHSJSNBSHDHSHSUSISKAMNSJWJAKEKKWS???????????????