Carnacki

Carnacki W. H. Hodgson

Resenhas - Carnacki

Dalton 07/02/2022

Um detetive do oculto
Terminei neste último sábado (05.02.2022) o livro "Carnacki: Detetive do oculto", de Willian Hope Hodgson, segundo volume da coleção "Clássicos de visagens e malassombro", publicado pela Editora Corvus.
Fruto de um finaciamento coletivo bem-sucedido via Catarse, o volume trouxe pela primeira vez ao Brasil, numa edição única, os primeiros seis contos de Hodgson com seu detetive Carnacki. Embora valha destacar que não há muitos outros mais além destes.

Considerado uma referência no gênero de terror, lhe sendo atribuído o papel de influência em famosos, como H. P. Lovecraft, o livro traz contos bem escritos e criativos, em que o detetive Carnacki investiga alegados casos de assombrações.

As histórias são contadas sempre em primeira pessoa, pelo próprio Carnacki, em sua casa, para os mesmos colegas, convidados para jantares que ocorrem imediatamente antes dos relatos.

Eu gostei da qualidade do texto e da criatividade das assombrações apresentadas, entretanto, concluí que a opção de Hodgson pela narração em primeira pessoa, ainda que muito funcional para criar a atmosfera de mistério e fantasmagoria, para fins de apresentar uma atuação detetivesca, não funciona assim tão bem.
O fato de Carnaki agir sempre sozinho acabou destacando a importância do artifício narrativo do parceiro do detetive (o conhecido "caro Watson") no desenvolvido e apresentação do caso ao leitor. Um recurso que permite a apresentação, pouco a pouco, de explicações, análises, outros pontos de vista e a discussões sobre conclusões e teorias, enquanto ocorre o aprofundamento analítico de um caso sob escrutínio sistemático de um investigador.Uma forma também de se ir apresentando indícios, provas e permitir que o leitor crie sua própria teoria para solucionar o caso.
Inclusive, fosse eu Hodgson, teria utilizado os colegas convidados a ouvir os casos, como os parceiros. Sendo vários, Carnacki poderia levar a cada história aquele deles que mais se adequasse a cada cenário, permitindo que as histórias fossem mais bem desenvolvidas e podendo contar em cada caso com diferentes personalidades de parceiro.
No geral, o livro é agradável, leve (mesmo sendo um terror) e de rápida leitura. Apresentando um detetive que lembra, mesmo que indiretamente, um pouco os trabalhos dos Irmãos Winchester, da série de Supernatural.

Vale destacar que há uma grande obra adicional, em pastiche, feita por fãs do autor em que estes trazem outras histórias de Carnacki. Um resultado natural do personagem citar dezenas de casos para os quais não há contos oficiais. O autor, basicamente, convidou a todos para participar de seu universo trazendo contribuições.
A seguir, minha opinião com relação a cada conto (conforme registrei no dia da leitura):
"A passagem do monstro"
É bem escrito, entretanto, esteve mais para um relato de terror do que de detetive. Na "investigação" Carnacki tomou alguns cuidados, mas nada de excepcional.

"A casa entre os loureiros"
Termina com uma solução aceitável e contrária às expectativas, o que é uma boa surpresa. Ainda assim, a solução se dá por descrição de observação direta e não por uma dedução detetivesca típica a um Sherlock Holmes, por exemplo.

"O quarto sibilante".
Desta vez, Carnacki usou mais recursos detetivescos, mas ainda sinto que tem pouco controle sobre o caso, agindo de forma reativa.

"O quarto sibilante"
Apresenta uma abordagem interessante. Mas Carnacki é bem reativo e sua solução para o problema não é das mais práticas.

"O cavalo do invisível"
Uma história parcialmente de terror. Um caso em que há a combinação de outro mundo e um pilatra deste.

"O investigador da última casa"
Segue receita similar ao anterior.

"A coisa invisível".
Antes tarde do que nunca, Carnacki finalmente utiliza um processo mais dedutivo e observativo para elucidar seu caso. Sendo menos reativo e mais proativo.

Pena ser o último conto oficial do autor, pelo menos dos publicados em vida.

Hora de ver se os fãs superam ou não o mestre, por meio dos pastiches. Já adquiri os livros "No 472 CHEYNE WALK: CARNACKI, THE UNTOLD STORIES", de A. F. (Chico) Kidd, Rick Kennett e "CARNACKI: The New Adventures", de Sam Gafford. Fiquei tentado, inclusive, a puxando como inspiração algum dos títulos destes casos citados en passant pelo personagem, escrever meu próprio pastiche. Veremos.

LucasLucena 09/04/2022

O Detetive do Oculto
Todos os contos são narrados, e contam os mistérios solucionados pelo detetive Carnacki, todos os casos possuem uma certa familiaridade, no estilo do que vemos em Scooby-doo ou Martin Mystery, porém muito provavelmente a inspiração nasceu nesta obra.

A ambientação é muito bem feita, assim como o clima de mistério, o terror é sútil, confesso que ansiava por algo mais tenebroso.

A leitura é muito bem fluida, e os contos, sem dúvida alguma divertem bastante, nem sentia o tempo passar.

Vinicius.Dias 30/01/2023

Esperava um pouco mais?
Desde o detetive Dupin, criado por Edgar Allan Poe, a literatura vem sendo brindada com grandes personagens e romances investigativos. O mais famoso de todos, Sherlock Holmes, é um deles e seguiu uma vertente mais lógica e intuitiva, na qual, crimes mundanos eram solucionados com perspicácia poucas vezes visto anteriormente. O uso da lógica como instrumento de trabalho e da observação aos mínimos detalhes fizeram com que esses personagens progredissem e, com o passar dos anos, adentrassem cada dia mais na cultura pop. Acontece que, em paralelo aos crimes mundanos, outros detetives tão famosos quanto os já citados, enveredaram por um caminho um pouco mais sombrio e sobrenatural. São aqueles detetives que, por mais que fossem céticos, não duvidavam que algo além da nossa compreensão pudesse estar por trás dos problemas causados. Dentre eles, temos: Van Helsing de Mary Shelley, Dr. Hasselius de Sheridan Le Fanu e, claro, Carnacki, de William Hodgson.

Nesse livro lançado pela Editora Corvus, foi resgatado a coletânea original de Carnacki, na qual se reúnem as seis primeiras histórias publicadas originalmente entre 1910 e 1912. São casos envolvendo maldições e lendas do passado, manipulação de objetos por entidades invisíveis e aparições em locais mal-assombrados. Tem manifestação vinda de outro mundo após a quebra de uma promessa feita por várias gerações de uma família; tem manifestação de espírito repetindo diariamente uma ação que fazia no momento da sua morte; e, também tem alguns casos em que pessoas se aproveitavam de lendas do passado para assustar os outros e alcançar lucro pessoal? Ou seja, tem um pouco de cada coisa nessa coletânea.

Das seis estórias, duas são sobrenaturais, outras duas misturam um pouco de sobrenatural com a malandragem de alguns personagens e, por fim, mais duas estórias de pessoas visando benefício próprio, usando lendas do passado como combustível para o medo de terceiros. O problema, é que achei um pouco repetitivo. Alguns contos são bastante semelhantes, os métodos de investigação são sempre os mesmos, a dinâmica de apresentar os fatos e a solução dos casos também não se diferenciam muito. É quase como se fosse o desenho do Scooby-Doo. Com alguns minutos você já imagina tudo que vai acontecer, e geralmente acerta. Inclusive, acho que a mente por trás do desenho devia ser um fã do William Hodgson e de seu detetive Carnacki. Apesar de ser bem mais leve e com tons de comédia, é possível perceber muita influência do autor e de seu personagem na solução dos casos.

Eu confesso que esperava mais. Em todos os contos, o início me deixava tenso e até com receio da evolução do caso, porém, do meio pra frente o negócio ia perdendo tração e em alguns momentos caindo em uma solução boba ou até com uma resposta que não convencia muito. É um livro ruim? De maneira alguma, principalmente pelo resgate histórico, mas também não é um livro ótimo e que me marcou muito.

Se você gosta de contos investigativos, gosta de contos de fantasmas, gosta de resgate histórico literário e adorava os desenhos do Scooby-Doo, acho que esse livro pode te entreter um pouco. Caso contrário, nem perca o tempo.

?Era como se alguém mostrasse a boca de um vasto fosso e dissesse ?Este é o inferno?, e desse para saber que estavam falando a verdade.? - Carnacki

Wanny2 06/10/2023

Divertido, Carnacki vai em busca das respostas com a mente aberta para os assuntos que possam ou não ser de questão sobrenatural.

grazisapienza 26/06/2023

Investigações de Malassombro
Olha... eu vou tentar ser o mais concisa possível (até porque vontade quase nula de fazer a resenha real. Tô fazendo pra contar no desafio de leitura).

Não vou dizer que é ruim... mas foi bem chato em alguns contos. Melhorou bastante nos dois últimos.
Mas eu achei bem insuportável o Carnacki O TEMPO INTEIRO fazendo referência à outros casos que tinham 0 relevância de serem citados pela maneira superficial que apareceram.

Uma coisa é você citar um caso, como a sua experiência lhe ajudou naquilo... mas ficou parecendo que o nome dos casos estavam simplesmente sendo jogados a esmo só pra mostrar que o autor tinha "repertório a mais" que foi publicado e tentar gerar curiosidade pra ler sobre os outros... mas acabou se tornando UM PORRE pelo fato de que eram interrupções idiotas o tempo todo.

Fora isso, eu achei muito interessante a maneira que ele analisava todos os mistérios ? inclusive contava sobre as "derrotas" ? e como ele analisava friamente (maioria das vezes) todas as possibilidades reais até as sobrenaturais restarem somente (e algumas histórias deixam esse gostinho de "será que...?").

Mas isso não foi o suficiente pra eu perdoar e dar um 3.5 ou até um 4. Acabou ficando enfadonho por muitas vezes e eu não gostei.

Inlectus 12/01/2024

Bom.
Uma literatura de uma qualidade antiga, para gostos mais clássicos, é uma boa leitura, vale muito o tempo gasto.

michelyvogel 11/02/2024

Interessante, mas monótono
O texto do livro em si é interessante, mas após os dois primeiros contos tudo fica meio repetitivo. Contudo, a temática tem seu apelo e considerando a época em que foi escrito da o tom do que eram tais histórias em seu tempo. O que realmente me surpreendeu foi o texto de apresentação no início do livro: fantástico, trazendo uma bela contextualização do autor e sua obra, com referências bem interessantes.

Bruna Lima 30/03/2024

É um bom livro para ler antes de dormir, já que as histórias são bem envolventes e tem esse toque de mistério que eu gosto muito.

Pensei em como seria uma série com todos esses contos, seria bem legal.

Só não dei 5 estrelas porque às vezes achei que as conclusões foram um pouco intuitivas.

Mas é uma boa leitura.