Gelo fino

Gelo fino Pri/Pel

Resenhas - Gelo fino

Natacha.Correa 26/01/2022

Esclarecedor
Em poucas páginas a autora nos faz compreender conceitos modernos que são largados na internet de maneira desleixada.
Adoro como ela nos transporta para dentro das histórias e nos faz viver o drama das personagens, que são sempre muito humanas e reais.

site: https://www.amazon.com.br/Gelo-Fino-Pricila-Elspeth-ebook/dp/B089D66R4M/ref=sr_1_5?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=2P6F394HOTHHA&keywords=pricila+elspeth&qid=1643232485&s=digital-text&sprefix=pricila+elspeth%2Cdigital-text%2C231&sr=1-5
Pel/Pri 27/01/2022minha estante
Fico imensamente agradecida por isso. ^^

Luciana.Fauler 02/11/2023

Sensacional, representativo e explicativo
Acho que não há nada que Pricila Elspeth não possa escrever. Nesse livro, ela se desafiou e nos desafia a compreender do que se trata a tão citada linguagem neutra, sem usar argumentos defensivos e discursos ideológicos, ela nos faz experimentar o uso da linguagem e olhar para a categoria de pessoas que são beneficiadas por essa proposta de linguagem.
Em Gelo Fino, mais um conto do seu universo Fictesia, ela narra a história de uma personagem não-binária, que comanda uma nave de exploração científica, que acaba caindo num planeta gelado e fica presa lá. Com o passar do tempo, a tripulação começa a se acostumar com a ideia de que viverão lá até o fim de suas vidas, pois, a tão sonhada ajuda, ou resgate, parece nunca chegar.
Em meio a relações interpessoais, você desvenda parte do passado da personagem e do universo em que está inserida. De modo muito certeiro, ela nos apresenta a realidade de uma pessoa não-binária e seus anseios pessoais.
Eu jamais tinha lido algo escrito com linguagem neutra, apenas li as discussões que surgem aqui e ali, mas lendo esse conto, consegui entender melhor do que se trata, não traço opiniões, apenas digo que compreendi melhor o assunto.
Gelo Fino é um conto bonito e simultaneamente desolador, pois, o tempo todo você está imerso na ideia de que a ajuda chegará em breve, e o modo como a história se desenvolve ajuda a aumentar essa ansiedade.
Lindo, fantástico, perfeito! Recomendo muito!
Pel/Pri 02/11/2023minha estante
hahahah você é a primeira pessoa que usa o termo desolador para se referir a esse conto. É uma verdade, mas ninguém disse antes.
Obrigada! ^^

Rei 31/01/2022

Necessário
Esse livro é necessário. É uma leitura fantástica com muitos detalhes enriquecedores e uma narrativa mais que perfeita, muito bonito o plot também, além de ser o primeiro livro que já vi que se preocupa com a identificação de pessoas não-binárias.

Paloma.Campina 09/11/2023

Ela sempre acha um jeito de nos educar! ^^
É impressionante como a Pel acha um jeito de passar informação real e necessária dentro de suas histórias sem fazer o livro ficar chato. Aqui ela nos mostra um pouco de como é uma pessoa não-binária e uma forma de se usar a linguagem neutra, que pelo que tenho lido sobre, é ampla e gera muitos debates.
A história é desconcertante, nada é o que parece, os significados de tudo está nas palavras e você fica exposta a uma nuvem de informações que vai sendo absorvida no decorrer da história. Sei que faz parte de um universo maior, mas só esse fragmento já cumpre seu papel. Gostei e recomendo!

Samanta.Rugril 02/08/2022

Imperdível
Esse livro é tudo de bom.
Nos leva a um universo desconhecido e nos faz sentir familiaridade.
Personagens cativantes e muito bem escrito.
Primeiro que li com linguagem neutra.

site: https://www.amazon.com.br/Gelo-Fino-Pricila-Elspeth-ebook/dp/B089D66R4M/ref=sr_1_4?crid=1VTBCSRIFHXOV&keywords=pricila+elspeth&qid=1659483246&sprefix=pricila+%2Caps%2C192&sr=8-4

Genevieve.Owen 22/10/2023

Amei!
É um livro que surpreende pela trama, pela escolha de palavras e pela identidade das personagens. Essa autora escreve muitos livros de ficção científica, e um padrão que noto é surpreender o leitor com os contos. Acho incrível.
Representatividade LGBTQIAP+ tem em quase todos os livros dela.
Cintia293 02/11/2023minha estante
hum isso é verdade mesmo, tem lgbt em quase tudo o que ela escreve e legal é que não é só lésbica, por ela ser lésbica, entendeu? Ela representa todos.

Cintia293 02/11/2023

Linguagem neutra de um jeito bonito e funcional
O livro não é sobre política, é de ficção científica mesmo. Porém, a pessoa que protagoniza a história é não binária e usa linguagem neutra para se comunicar, alias, as pessoas usam com ela e ala usa quando se refere a si.
Eu acho o conto lindo, a esperança da tripulação não morreu mesmo depois de anos esperando um resgate. Quando uma mensagem chega, pode significar um salvamento ou a ruptura de tudo o que foi construído ali. Maravilhoso.
Pel/Pri 02/11/2023minha estante
Poxa, que legal que esse contou causou essa impressão, fico muito feliz com isso.

Priscila82 11/11/2023

Netflix, tá perdendo um bom roteiro de filme!
Uma nave cai num planeta inóspito e congelado, a tripulação fica presa lá aguardando o resgate, que parece que nunca vem. Eles acabam se acostumando ao lugar e decidem que vão morrer lá, mas algo estranho acontece pegando todo mundo desprevenido. Os detalhes que essa autora coloca na história te leva até o final, aí do nada, ela arranca seu tapete e tu cai, mas de um jeito lindo.
Eu achei bem normal de ler, a tal linguagem neutra não parece ser tão absurda como dizem, ela usa essa linguagem para demonstrar como funcionaria na prática, e assim, não vi diferença, claro, tira a marcação de gênero, mas não vi nada de complicado nisso.
Stregoica 11/11/2023minha estante
Se a Netflix fizer um filme desse livro é bem provável q estrague todinho

Priscila82 11/11/2023minha estante
kkkkk, verdade! Não tinha pensado por esse lado.

Carmelia.Silveira 05/11/2023

Bom demais, sensacional!!!!!
Eu confesso que li várias vezes para entender, a história não é confusa é complexa, tem detalhes que se você pega de primeira beleza, mas senão, você demora pra entender.
Gostei do idioma usado, não é dificil de se acostumar, e para histórias de ficção científica, acho que combina.
O cenário é meio apertado, quase o tempo todo dentro da nave. Eu gostei muito da conclusão, achei porreta!

Gabriela3080 21/11/2023

Primeiro livro com pessoas não binárias que li
A história em si é bem simples, uma população tentando sobreviver num planeta congelado e isolado. Eles estão presos na nave que caiu e lá vivem o tempo todo esperando alguém os encontrar.
O brilho da história está nos detalhes, como os personagens se comunicam, o uso da linguagem neutra, a identificação das personagens, o passado de protagonista e sobretudo, sobre o quando detalhe que faz você ter o cérebro espremido no final.

Cris.hanz 28/11/2023

Representatividade importa!
O conto faz parte de um universo chamado Fictesia, criado pela autora. Ele narra a história de uma tripulação que caiu num planeta gelado e distante e lá ficou presa.
Enquanto aguardavam socorro, as pessoas vão vivendo suas vidas e acabam criando costumes ali naquele novo lar gelado. Algo que acho muito peculiar é a linguagem usada no livro, alguns personagens não dá para saber se é homem ou mulher, são tratados de "elu" e isso me chocou no início, mas depois me acostumei e entendi que o propósito era não marcar mesmo o gênero.
O final é bem sombrio e explosivo, acredito que tenha sido pensado para ser exatamente assim.

Kazaki 28/01/2024

Primeiro livro que vejo ser escrito com linguagem neutra e me impressionou
O livro tem como protagonista, uma pessoa não-binária, a qual está vivendo numa nave espacial caída num planeta gelado e isolado. Sua tripulação acabou se acostumando ao estilo de vida criado nos últimos anos e aceitaram o destino de viverem ali para sempre, porém, uma mensagem externa chega e isso pode mudar tudo.
São apresentados elementos da não-binariedade como formas de tratamento, auto percepção e referências à outras pessoas. A narrativa conta um pouco da vida de Capitane da nave, e com isso nos faz mergulhar em seu universo frio, desolador e saudosista. A autora me fez sentir o mesmo que senti quando li Le Guin "A mão esquerda da escuridão", aliás, a proposta de gênero é muito interligada à história de Le Guin. Ambas trabalham com naturalidade a questão de gênero e também nos mostram culturas diferentes, e como elas lidam com sentimentos como solidão, esperança e memórias.
Incrível, essa é a palavra que define esse conto maravilhoso.