Tenerife: Catástrofe no Paraíso

Tenerife: Catástrofe no Paraíso O.J. Kelly

Resenhas - Tenerife: Catástrofe no Paraíso

Bell 11/10/2022

O desastre de Tenerife exerce um mórbido fascínio, tanto entre os profissionais da aviação, quanto entre o público em geral.
Não apenas por causa da escala da tragédia, mas também pela maneira como ele se desenrolou que parece desafiar a compreensão.
Coincidências bizarras, ironias, erros bobos, todas as falhas possíveis e até as mais improváveis,uma cadeia de incidentes, tudo em um mesmo momento, produzindo um resultado devastador e ceifando a vida de quase 580 pessoas.

É muito difícil assistir ou ler sobre essa tragédia. São tantos detalhes absurdos, decisões equivocadas, que dá um nó na cabeça de qualquer um.

Aos interessados pelo tema: leiam!

"As ações do comandante, que destruíram a vida de centenas de seres humanos, foram equivocadas, mas foram, ao mesmo tempo, motivadas pelo próprio desejo humano de manter o controle em uma situação repleta de complexidades. A verdade é que nenhum de nós (mesmo os mais exemplares e realizados) tem o controle que achamos que temos. Os caprichos da nossa psicologia podem tirar o melhor de nós a qualquer momento e, na pior das hipóteses, no momento mais crítico da nossa vida."

(from "Tenerife: Catástrofe no Paraíso" by O. J. Kelly, Rômulo Silva)

Mary Jane Holland 25/02/2024

Gostei bastante!
É um ótimo livro que aborda a tragédia do maior acidente aéreo que ocorreu na história, em Tenerife em 1977.

rafaeltds 17/08/2023

Leitura rápida.
Quem nunca teve interesse em saber sobre este desastre? Através deste breve livro, podemos entender um pouco do que foram os momentos terríveis que foram este desastre em Tenerife.

Lilian_89 03/01/2023

Pior acidente da aviação
O livro narra de forma bem sucinta a cadeia de acontecimentos que culminaram com o maior acidente da aviação mundial, ocorrido na pequena ilha de Tenerife. Uma narrativa bem sóbria onde nos é apresentado o que as investigações do acidente apontaram como causas da colisão entre dois aviões 747 Jumbo, um da KLM (holandesa) e um da Pan Am (Americana).

Apesar de ser um livro com algumas informações interessantes, não trouxe nada de muito novo sobre o assunto, pra quem já assistiu as várias séries e documentários feitas sobre esse terrível acidente, o livro não trará nenhuma novidade ou conteúdo mais técnico sobre o caso, ainda assim, foi uma boa leitura.

Tati Gomes 27/07/2023

Trágico , triste e sofrido? esses são os sentimentos que ficamos ao decorrer da leitura. Claro que estamos lendo sobre algo que aconteceu em 1977, porém , a vontade de fazer algo para tentar mudar o fato , se faz presente durante a leitura. Como se fôssemos capaz de evitar essa tragédia.

Rodrigo 08/09/2023

Rico em detalhes!
Gostei bastante da visão da escritora. Ela tem um embasamento técnico bom, cita várias vezes o relatório oficial do desastre e expõe o contexto da época e os fatores que levaram ao acidente. Tomar que algo assim nunca mais aconteça!