Novos dinos do Brasil

Novos dinos do Brasil Luiz Eduardo Anelli...

Resenhas - Novos dinos do Brasil

Anderson Menezes 16/01/2023

Mais Dinos do Brasil
Em seu primeiro livro, dos Dinos do Brasil, Luiz Anelli mostra os 23 espécies de dinossauros encontrados por regiões no Brasil e nesse livro Novos Dinos do Brasil ele adiciona mais 24 espécies e atualizações do enigmático Oxalaia Quilombensis. Esse livro é essencial e com uma linguagem para leigos e para quem tem crianças também é muito bom, e com belíssimas ilustrações fiéis à ciência. Bem, vou falar do meu dino brasileiro favorito: o Oxalaia Quilombensis.
Oxalaia quilombensis é a oitava espécie de terópode encontrada no Brasil e o maior dinossauro carnívoro ali descoberto. Está intimamente relacionado com o gênero africano Spinosaurus - africano, porque o continente africano e o continente sulamericano eram um só, por isso há fósseis de espinossauros na África e no Brasil. Encontrado na Laje do Coringa, na ilha do Cajual, que fica na baía de São Marcos, Maranhão. Oxalaia vem de Oxalá, divindade (orixá) da religião africana introduzida no Brasil durante o período de escravidão. Quilombensis é referência às comunidades de quilombolas abrigados na ilha do Cajual, localidade onde foi encontrado os fósseis do Oxalaia Quilombensis.
Para saber mais sobre outros, recomendo esse livro e a coleção do autor. As instruções são incriveis também.

Anderson Son 27/05/2024

Dinossauros no Brasil
Muito legal o livro pois traz a localização dos dinossauros quis habitaram o Brasil com base nas partes encontradas.
Bom para ler com as crianças.
Traz proporção dos dinossauros em relação às pessoas, quais partes do corpo foram localizadas e características de cada dinossauro.

Suruassossaurus 08/04/2024

Dinossauros continuam a ser as coisas mais legais do mundo
No evento, que mencionei na resenha sobre o livro que antecedeu este aqui, pude adquirir não só um, mas dois livros do Luiz Anelli.

Neste somos apresentados a mais alguns dinossauros brasileiros da maneira simples, curiosa e lúdica que o livro anterior adotou. As ilustrações modaram, assumindo um tom mais realista e deixando os dinossauros mais parecidos com animais reais.

Sabendo que ambas as edições abordaram as 47 espécies encontradas no Brasil fico desejando que novos livros venham abordando os animais de outros períodos geológicos.