A biblioteca de Paris

A biblioteca de Paris Janet Skeslien Charles

Resenhas -

Queds 05/06/2022

A biblioteca de Paris é um livro de ficção com referência na verdadeira saga dos heroicos bibliotecários da Biblioteca Americana em Paris no período da Segunda Guerra Mundial.

Acompanhamos alternando passado(1939) e presente (1983) uma história de amor, amizade, família narrada por Odile e Lily.

Um livro para os apaixonados pela literatura e que acredita no poder que a literatura tem de alcançar e unir pessoas.

Com uma escrita fluída a autora nos faz viajar pelas memórias de Odile e ir conhecendo essa mulher, suas escolhas, seus erros e suas consequências enquanto acompanhamos a influência que ela, agora em 1983, irá causar na vida da adolescente Lily.

Com Lily, uma jovem curiosa, que busca aventuras e quer conhecer mais sobre a sua vizinha misteriosa, enfrentamos a dor da perda, das descobertas.

Juntas elas descobrem muitos amores em comum e também compartilham um sentimento que pode ser mortal: O ciúme! E irão descobrir que precisam lidar com cada sentimento.

Um livro especial, para quem, como nós ama LIVROS (é maravilhoso quando você reconhece cada referência e são muitas?)!!!

Se você gosta de livros que abordam a segunda guerra mundial sem ser "pesado", com certeza vai gostar desse.

Inspirada em Romances 10/07/2023

A Biblioteca Americana de Paris na Segunda Guerra Mundial
O mais incrível desse livro foram as considerações finais da autora. Sabe quando você assisti um filme e no final aparece: baseado em fatos reais / fotos reais. E você fica: Meu Deus! Foi tudo real!!

Aqui temos uma história baseada em fatos reais de bibliotecários que fizeram o impossível para salvar os livros dos nazistas no período da Segunda Guerra. Alguns fatos e acontecimentos narrados me deixou com coração em pedaços.

Sempre que leio livros que acontecem durante esse período eu fico imaginando como o ser humano foi capaz de tamanha brutalidade. Muito triste imaginar que isso aconteceu de verdade.

Mariana_ 12/07/2023

Que história triste!!
Não sou muito fã de livros sobre guerras, poucos autores me cativam a ponto de ler tais histórias. O que não foi o caso dessa aqui. Há tanta maldade, puxadas de tapete, comportamentos duvidosos que eu não me vi envolvida na história. Há, é claro, a biblioteca, mas isso fica em segundo plano, praticamente não havendo "conflitos". Há também o fato triste da "caça às bruxas", pessoas que são caçadas por serem apenas o que são. Os conflitos da personagem Lily são um tanto secundários, a história é toda da Odile...
Enfim, não foi uma leitura proveitosa.

Núbia Cortinhas 12/07/2023minha estante
Gostei da sinceridade, parabéns pela resenha! ?? ?? ?? ??

Mariana_ 13/07/2023minha estante
Obrigada, Núbia!!