O Homem que Ouve Cavalos

Monty Roberts

Resenhas - O Homem que Ouve Cavalos

Aly.B 23/03/2024

A doma racional
Um ótimo livro pra todos que lidam com cavalos e os amam, monty trás uma enorme fonte de conhecimento em seu livro, um homem sábio que viu e descreveu a linguagem equina(equus). Nascido em tempos difíceis, ele conseguiu um outro método de doma sem a agressividade e brutalidade, um cara caprichoso e cuidadoso, que assim como eu e muitos outros ama os cavalos, da alma pois o coração um dia para! Me inspiro muito nele, um ótimo livro. A doma racional é de extrema importância para a evolução dos equinos, com ela o animal se torna de extrema confiança, uma doma que até uma criança pode executar, pois ela não vem da força e sim do equus e da paciência.

Geisi.Ferla 13/05/2023

O encantador
Livro inspirador para quem ama cavalos, lida com eles e os trata como animais especiais que são. Monty Roberts tem uma história incrível.

Rafael.Silveira 29/12/2022

O Homem que ouve cavalos
Fantástico!
A obra O Homem que Ouve Cavalos ficou por mais de um ano na lista dos dez best-sellers nos EUA e na Inglaterra, segundo a revista Publishers Weekly. Roberts utiliza métodos revolucionários de comunicação, os quais já empregou em mais de 3.000 animais, ao longo de mais de 40 anos de trabalho.

Duda 09/11/2022

Não ficção
O livro é muito bom, principalmente que sou apaixonada por cavalos desde criança. Porém, assim como outros, não me dou bem com livro de não ficção.

Deborah.Paula 03/11/2022

Muito interessante
Li esse livro porque minha professora da faculdade de Medicina Veterinária passou para gente. O livro é bastante interessante e aborda de forma sutil assuntos importantes, mas o que mais me chamou atenção foi a delicadeza e o amor que ele sente pelos cavalos, ele se dedicou a bida inteira em treina-los sem utilizar da força bruta e violência, apenas tentando usar a linguagem deles. Monty é uma inspiração para gente sobre paciência e ternura, ele tem um coração bom, apesar da criação que teve. A forma como ele trata os cavalos e os animais em geral é tocante e inspiradora.

Dereck 26/12/2020

A Linguagem da Natureza
Foi enquanto garimpava entre as inúmeras estantes da livraria, que me deparei com O Homem Que Ouve Cavalos. O título criou uma curiosidade estranha, quase compulsiva. Não demorou muito até eu sair da livraria com um sorriso de satisfação no rosto e o peso familiar na sacola.

A leitura começou de forma cadenciada. Uma introdução sutil do que estava por vir. As paginas iam passando e a cada uma delas eu me ligava cada vez mais ao personagem. E por mais que toda aquela ambiência e narrativa nunca tivessem feito parte alguma da minha construção como pessoa, me vi compreendendo suas dinâmicas e linguagens. A linguagem da violência.

Percebi que Monty me fazia um convite para me colocar em sua pele. Viver em uma época em que a força do homem era que ditava sua sobrevivência. Foi através dos seus olhos, e da sua narrativa, que enxerguei a vida do vaqueiro, do homem que vive no campo. Suas dificuldades, seus receios. As inúmeras barreiras e limitações que remetem a uma época em que o homem se julgava dono de todas as razões.

Em suma, o livro narra todo o processo de criação de uma nova linguagem. Uma forma natural, sem violência, de se comunicar com os animais. E todas as dificuldades que Monty enfrentou durante toda sua vida na tentativa de provar que os animais são muito, muito mais do que nossa mente limitada acredita ser.

Juliete.Freitas 01/04/2020

Grande história de vida!
Com uma história de vida muito bem contada e escrita, Monty Roberts fala sobre sua vida e convivência com seu pai no trato com os cavalos, onde ele ganhou experiência mesmo ja sendo muito jovem, com 7 anos ou menos...
Com essa idade já participava de concursos e ganhou muitos prêmios em dinheiro.
Perto da adolescência descobriu que os cavalos se comunicam através de uma linguagem, e viu que podia imita-los na hora de domar. Comprovou que dava certo mas, era completamente desacreditado pelo seu pai.
Esse homem batalhador escapou da morte algumas vezes, passou por muitas dificuldades, sofreu preconceito por causa de suas técnicas, fez sociedades que não deram certo mas, venceu na vida, conheceu a Rainha Elisabeth II, viajou o mundo etc...
No final do livro ele ensina sua técnica de iniciação que é muito interessante.

Dessa 15/02/2016

Desde que encontrei esse livro na livraria soube que precisava conhecer a história de Monty e sua forma de lidar com os cavalos, seus métodos para iniciar (domar) os cavalos são bem descritos no livro, com dicas e explicações. O comportamento dos equinos é o principal foco do livro, sendo em vida livre, como selvagens, ou após a doma.

É um livro excelente que mudou meu pensamento sobre biografias. Essa foi a primeira vez que li uma biografia e o que mais me encantou foi a escrita clara e de fácil imaginação, principalmente quando são descritas as diversas situações onde Monty lidou com cavalos xucros e problemáticos. Assim que terminei a leitura percebi que Monty agora é um dos meus heróis, além de fazer tudo o que está ao seu alcance para que os cavalos sejam bem tratados, ele também apresenta uma lição de vida sobre nunca desistir dos seus sonhos, mesmo que os outros julguem como impossíveis de serem realizados.

Acredito que qualquer pessoa que tenha interesse em aprender mais sobre cavalos, suas manias e como corrigi-las deveria ler esse livro, ele traz informações e esclarecimentos sobre muitas ações dos equinos e formas como podemos lidar com os problemas que surgirem para esses animais. Ao final do livro tem um guia rápido sobre como iniciar um cavalo seguindo os métodos criados por Monty.

Essas são apenas minhas impressões, leiam mais sobre a história e o que achei do livro (capa/diagramação) no blog.

site: https://citandopalavras.wordpress.com/2016/01/14/resenha-o-homem-que-ouve-cavalos-de-monty-roberts/

Regina 26/08/2015

Vale muito a leitura!
Esse livro aborda a interação entre homem e animais, no caso, cavalos. Monty Roberts nasceu e foi criado na fazenda de seu pai. Desde cedo, lidava com cavalos e treinava-os para que aceitassem serem montados. Seu amor pelos cavalos o levou em uma busca de conhecimento sobre a espécie, obtida por meio da observação das manadas em campos abertos.

Nessas observações, ele identificou uma sutil, porém clara, comunicação entre os integrantes de uma mesma manada. A partir daí, desenvolveu uma técnica própria de comunicação com o animal, que permitiu que todo o doloroso processo para domar um cavalo fosse modificado. Infelizmente, sua técnica genial não foi bem recebida por seu pai.

O livro é incrível e mostra que é possível e gratificante desenvolver uma linguagem de comunicação com os animais - no livro, Monty conta que testou sua técnica com outras espécies e foi bem sucedido.

É um livro para quem acredita que o relacionamento entre humanos e animais possa ser muito mais intenso e respeitoso do que a mera subserviência dos segundos para com os primeiros. O livro é, antes de tudo, uma lição de amor à vida e aos seres vivos como um todo.

Thais 18/10/2013

Muito Bom!
Esse livro é do meu esposo que é apaixonado por cavalos. Bem, comecei a ler O Homem Que Ouve Cavalos pois não tinha mais nada na minha estante disponível. Conta a vida de Monty Roberts, como ele começou com o trato desses animais até os dias atuais. Posso dizer que o livro é bastante interessante, pois ele fala dos métodos que eram usados na doma do cavalo (existe gente que ainda usa dessa técnica frustrante) e também fala como ele desenvolveu a técnica que hoje é a mais usada entre tratadores. O que posso falar depois de terminado a leitura é que, esse homem nasceu com esse dom e emociona ver o amor dele por esses animais. Sim, no fim do livro ele explica detalhado como utilizar a técnica que ele desenvolveu, e já que não tenho cavalos, essa parte eu pulei! Rsrsrsrsr

Silvia 08/12/2012

Muito Bom!
Gostei desse livro, principalmente porque Monty Roberts conta toda a sua trajetória de vida e a sua paixão pelos cavalos. Monty desenvolveu sózinho uma técnica de comunicação com os cavalos, onde usa-se apenas a linguagem corporal para adestrar o animal, sem tortura alguma, realmente muito interessante. Atualmente está técnica está sendo difundida no mundo inteiro e eu gostaria muito que ela se torna-se obrigatória, e tenho certeza que Monty também pensa assim. Além da paixão de Monty e o respeito dele pelos cavalos, me impressionei com o pai dele, que homem duro e cruel. Uma salva de palmas para Monty Roberts, que apesar da descrença de todos deu a volta por cima, e mostrou ao Mundo inteiro que a sua técnica está certa. Parabéns, este livro foi para mim uma lição de vida.
denis.caldas 17/12/2012minha estante
Que legal Sílvia; estou na expectativa de ler!

Telma 20/12/2012minha estante
Monty tem meu respeito!
Amei sua resenha... como adoramos animais, esse é certamente um livro que deve dar prazer em ler.
beijoconas

Cowboy from Hell 06/10/2016minha estante
Esse livro é uma biografia Silvia?

Lorena 05/12/2012

Livro excelente que conta uma história de vida marcante. Leitura obrigatória para os amantes de cavalo e de histórias emocionantes e cheia de vivência.
O livro conta a saga de vida de um amante de cavalos que os treina, com todo o amor que não aprendeu. História emocionante de superação e de vida.
Silvia 06/12/2012minha estante
Estou lendo este livro e estou gostando muito.

Dani 19/09/2012

Uma alma verdadeiramente linda
Gente, sinceramente esse livro é MAGNIFICO. Claro, pra quem ama cavalos e entende da coisa toda né, se não entender não vale a pena nem ler o sumário. Eu sou mega fã do Monty, amo o trabalho dele e lendo esse livro passei a ama-lo mais ainda. Pra quem gosta mesmo de cavalos e sabe o que é a DOMA TRADICIONAL, principalmente como é usada aqui no RS e como eu, não gosta que maltratem os animais, vai se emocionar com esse livro maravilhoso onde ele conta toda vida dele desde o momento em que tudo começou até o auge da sua carreira. Tem momentos nesse livro que são tão lindos que não da nem pra explicar, só lendo mesmo.
E quem não conhece o Monty Roberts ainda e quer saber mais sobre o estupendo trabalho que ele faz, com certeza deve ler esse livro e em seguida, se continuar a admirar este homem como eu admiro, vale a pena ver também o filme que é BASEADO na história dele: O ENCANTADOR DE CAVALOS. Uma história emocionante e linda.
Recomendo procurar também videos do Monty no youtube, se gostar mesmo de cavalos vai chorar vendo o verdadeiro encanto que ele faz com esses animais de alma tão grande.