Oito assassinatos perfeitos

Oito assassinatos perfeitos Peter Swanson

Resenhas - Oito Assassinatos Perfeitos

Vênus_Alice 02/10/2023

Oito assassinos perfeitos
Um livreiro especialista em mistério, escreve num blog, a anos atrás, sobre oito assassinatos que ocorreram perfeitamente (não há como o assassino ser pego), são todos tirados em livros.
Anos depois ele é questionado por uma agente do FBI sobre a lista, pois há um assassino em série que parece ter inspirado nessa lista.
O início do livro é um pouco confuso, acredito que seja de propósito que o autor criou esse clima.
No decorrer da história, dá a entender que o interesse do livreiro é pelo fascinio da lista.
Depois vimos que nada é como parece.

O livro é muito intrigante e tem uma narrativa que vai dando migalhas de informações, que confudem e tem um efeito de ótica que nos engana.
O final achei que seria mais emocionante, mas não chega a ser decepcionante.
Gostei muito do livro!
DAbora311 29/01/2024minha estante
eu acabei de terminar esse livro e confesso que o final me deixou um pouco confusa e com muitas duvidas ?

Vênus_Alice 30/01/2024minha estante
eu achei que poderia ser melhor, senti confusão também, parecendo que o autor queria terminar e resolver tudo rápido

DAbora311 31/01/2024minha estante
simmm, mas no mais, o livro é bem bom!

Evelyn84 16/03/2024minha estante
Decepcionada com o final ?

Jaque - Achei o Livro 10/03/2022

E perdi o sono...
"Os livros nos fazem viajar no tempo. Todos os leitores de verdade sabem disso. Mas os livros não nos levam para o momento em que foram escritos. Eles nos fazem lembrar de nós mesmos em outra época."

Uau, eu adorei esse livro! Prova disso foi ter lido em menos de 24 horas, eu não conseguia parar de ler!

Aqui na trama, o livreiro Malcolm é procurado por uma agente do FBI que acredita que alguns crimes tem relação com uma lista que ele criou no seu blog há uns anos atrás. Uma lista chamada de "Oito assassinatos perfeitos". Nessa lista, Malcolm coloca os 8 livros que ele considerava como os crimes mais perfeitos descritos em livros e aparentemente alguém está copiando cada um deles.

Malcolm e Gwen vão ler (ou reler) esses livros para tentar encontrar mais pistas e ela vai precisar da ajuda do livreiro para identificar outros crimes que ela possa ter deixado passar.
A estória toda é narrada pelo Malcolm e foi uma delícia de ler. É exatamente o tipo de narrativa que me conquista, sem floreios, direta, minha zona de conforto total. E adorei os personagens, a trama, o desfecho...

Porém todos os livros citados na trama contêm spoilers fortes. Culpados revelados (O Assassinato de Roger Ackroyd), motivos (Os crimes ABC também da Agatha Christie) e também como o culpado de "E não sobrou nenhum" agiu.
Sem contar os outros 7 livros que os dois personagens comentam que também contêm revelações de plots, então sugiro que você consulte sua lista de livros que desejam antes de ler esse aqui. E claro que com tanta coisa boa, ainda assim eu quero ler esses livros.
O culpado não foi surpresa pois me passou pela cabeça por um momento, mas nem é isso o importante aqui. O melhor de tudo é a trajetória até chegar nele do que de fato quem ele realmente é.
E no mais eu recomendo por que mesmo que você não curta como eu, certeza que vai te entreter o tempo todo.
Já virei fã do autor e quero ler todos que ele publicou.

Livros citados na trama que contêm spoilers:
- O Mistério da Casa Vermelha (1922), de A. A. Milne
- Malícia Premeditada (1931), de Anthony Berkeley Cox
- Os Crimes A.B.C. (1936), de Agatha Christie
- Pacto de Sangue (1943), de James M. Cain
- Pacto Sinistro (1950), de Patricia Highsmith
- A Afogadora (1963), de John D. MacDonald
- Armadilha Mortal (1978), de Ira Levin
- A História Secreta (1992), de Donna Tartt
- Assassinato de Roger Ackroyd de Agatha Christie (Revela o assassino)
- E Não sobrou Nenhum de Agatha Christie (esse não revela o nome do assassino porém revela como ele executa, o que acaba com 50% do livro)

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2022/03/oito-assassinatos-perfeitos-peter.html
Tania 10/03/2022minha estante
Já tinha lido a sinopse e achei muito interessante, já entrou para minha infinita lista!!!!??

Andre234 10/03/2022minha estante
Sua resenha me deixou com muita vontade de ler!! Mas acho que vou ler esses oito livros antes...

Cris Paiva 10/03/2022minha estante
É um crime revelar o culpado em O Assassinato de Roger Ackroyd! A pessoa devia ser processada, ia ser causa ganha, com certeza!! kkkk

Jaque - Achei o Livro 10/03/2022minha estante
Concordo Cris!! Ainda bem que eu li esse livro antes. Roger Ackroyd é um dos melhores livros da vida, está no meu top 5 da Agatha!

Danilson.Silva 28/09/2022minha estante
Estou amando o livro!

LuaTeresa 20/08/2023minha estante
Amei a resenha. Acho que preciso ler esses livros antes de ler esse do Peter kkkk

LuaTeresa 20/08/2023minha estante
Pode me dizer se tem gatilhos?

Jaque - Achei o Livro 19/09/2023minha estante
Lua, não me lembro se tem :/

Michela Wakami 21/01/2023

Um livro genial, com uma escrita fluida e envolvente.
Os crimes são cometidos, baseados em oito livros de suspense, desses oito eu só li um, ou seja, peguei spoilers dos outros sete.
Se você não leu os livros e tem intensão de lê-los, não leia esse livro antes, pois ele, revela quem são os assassinos e como cometeram os crimes.

Os oito livros são: Mistério da Casa Vermelha, Os Crimes ABC, Pacto de Sangue, Armadilha Mortal, O Assassinato, Malícia premeditada, Pacto sinistro, A afogadora e A história secreta.

Mas além da lista acima, tem spoilers de outros livros.
Vou dar exemplo de um deles: O Assassinato de Roger Ackroyd, esse eu já li também, mas se você não leu e pretende lê-lo, não leia esse livro antes, pois ele revela quem é o assassino.
Alan kleber 24/01/2023minha estante
A Historia Secreta é um bom livro.

Michela Wakami 24/01/2023minha estante
Ele está na minha lista, e peguei spoiler dele nesse livro, quase chorei. Agora vou esperar um pouco para lê-lo, para ver se esqueço, embora acho que seja impossível. ?????

Lygia.Tamisari 06/03/2024

Bom livro, bom entretenimento
Um bom livro, com uma leitura fluida que te prende. Não achei o plot tão uau e nem tão surpreendente, mas é um bom livro para distrair.

Thalissa.Betineli 24/07/2023

Já quero maratonar todos os livros desse autor.
Já faço minha brincadeira no começo: esse livro é como aquele doce que você não dá nada ao entrar em uma padaria, olha para a cobertura de chocolate e te chama a atenção. E então decide provar. Ele vai ter gosto de infância. Daquele doce que você amava quando nova. No meu caso, era as Carolinas.

Quando adolescente, eu comia muitas carolinas enquanto lia. E nessa época, adorava livros de suspense investigativo, como Ágatha Christie, Sidney Sheldon e tantos outros nomes que hoje já não lembro, mas que faziam parte daquelas coleções de bolso. Minha mãe tinha uma pilha, ela lia desde Sabrina até Ninguém é uma Ilha, passando pelo terror e suspense. Foi daí que surgiu meu amor pelo investigativo.

Fazia muito tempo que eu não lia suspense. Como escritora de romance, meu foco é romance. No entanto - aqui vai uma confissão - amaria escrever um bom suspense que brinca com a nossa cabeça (mas sei que no BR não há público para isso e a gente não paga conta com amor), então me resta a vida de leitora nesse gênero.

Peguei recentemente A Paciente Silenciosa, mais recente, bebe da veia recente da narrativa que não podemos confiar no narrador, mas de maneira medíocre. Dei 3,5 estrelas e agora até acho que foi muito.

De repente, encontrei este livro nas andanças pela Amazon. Não dei muito valor no título e não conhecia o autor, mas estava com muita vontade de ler um bom suspense. E o encontrei aqui.

Primeiro, que narrativa impecável, fluida, brincalhona, escrito e traduzido com maestria, longe daquelas traduções meia boca usando anglicismos que me doem os olhos. Parece que mergulhei em um livro escrito e traduzido na década de oitenta, bebendo direto da fonte da Agatha Chritie. E isso nos faz se afeiçoar ao narrador, o Mal. Consegui vislumbrar sua vida, seu jeito, sua rotina e, em suas falhas e devaneios, embora ciente que ele era errado e não torcer por ele, criar simpatia.

Isso é para poucos. Principalmente no suspense. Não houve um instante sequer que eu sentisse sono ou que desgrudasse da história. Li em menos de 24h, devorei o livro porque precisava saber quem era o vilão, suas motivações e qual seria o desfecho. Diferente de vários suspenses hypados e aclamados - Paciente Silenciosa e Uma Mulher na Escuridão - que tentam brincar com a gente e no final só mostra o péssimo trabalho em unir as pontas e mostrar o brilhantismo, este aqui, meus amores, nos mostra como deve ser feito. É eloquente, nos dá pistas sim, mas não são escancaradas, e só no final, quando descobrimos, pensamos: por que não desconfiei desse personagem? Tudo se encaixa sem nos passar de bobos? não, não há a sensação de arrogância e prepotência do autor em querer nos chamar de bobos e dizer: ei, te dei pistas falsas porque é o único jeito que sei fazer.
Não, aqui os capítulos entregam tudo, te levam para frente, evoluem na história, tudo se encaixa e neste livro sim, temos um verdadeiros narrador que devemos desconfiar em tudo o que nos conta. E isso não é escancarado e nem nos afasta dele, pelo contrário, aumenta nossa empatia ao trazer banalidades misturadas à narrativa dele. Realismo. Sinto que falta isso em muitos suspenses atuais, essa veia de mistério mesclando humanidade, realidade, erros, ego e? pessoas simples.

Todos os personagens são muito bem desenvolvidos, o final é impecável e muito bem explicado sem se tornar cansativo ou expositivo. Não há nada expositivo neste livro, não há encheção de linguiça e nem descrições desnecessárias.

Além de nos brindar com citações de romances de suspense incríveis. Que nostalgia foi reler sobre Os Crimes ABC, li na minha adolescência e o autor cita algo muito verdadeiro: quando relemos um livro, não somos apenas transportados para a história dele, mas também para o momento em que foi lido pela primeira vez. E embora não fosse releitura, ao citar Os crimes ABC, me lembrou de como devorei a edição de capa dura antiga da minha mãe. E em como eu era viciada nesse gênero.

A revelação de quem é por trás de tudo foi incrível. Por um momento achei que fosse um determinado personagem e não iria gostar, mas novamente o autor acerta em cheio e revela quem eu menos esperava de maneira brilhante.

A última linha do livro fecha com chave de ouro, provando a construção impecável que foi nesse narrador chamado Mal. A gente mergulha em sua cabeça e entende as suas omissões e em como ele usa a narrativa ao seu favor, além de brincar com homenagens aos clássicos do suspense, sem se inspirar, apenas homenageando. Porque hoje em dia também andam confundindo inspiração de homenagem a inspiração de copia mas não faz igual kkk

Por fim, só me faltou as Carolinas. Mas posso dizer que ele foi um Carolina. Com cobertura de chocolate que atrai, casquinha que combina e, ao devorar, nos recompensa com uma explosão de doce de leite por ter escolhido esse livro.

Nota cinco, favoritado.

Valesca.Castelani 26/10/2023

Passa tempo
Sabe aquele livro que não é memorável, mas também não é de todo ruim .
pra mim foi um passatempo. Não chega a empolgar por muitas vezes monótono,
mas ainda assim queria saber o final .

@vcdisselivros 29/05/2023

Criativo, surpreendente e instigante
O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° Malcom Kershaw, mais conhecido como Mal, é um livreiro que se encontra em meio a uma investigação do FBI após um assassino colocar em prática uma ideia doentia e brilhante: Cometer crimes com base em um artigo que Mal publicou no Blog da livraria anos antes, cujo foco são oito assassinatos perfeitos cometidos em obras de ficção.

° Quando preparou a lista, Mal pensou que seria interessante expor esses assassinatos engenhosos e instigar os fãs do gênero a consumirem esse material repleto de mistério policial, com crimes tão perfeitos que seriam praticamente insolúveis.

° Não é de se admirar a surpresa de Mal quando a detetive Gwen Mulvey agente do FBI, bate à porta da livraria Old Devils, localizada em Boston, para obter ajuda de Malcom com o intuito de desvendar uma possível relação dessa antiga lista com uma série de assassinatos não solucionados.

° O que Malcom não sabe é que além da agente do FBI, o assassino também tem interesse pelo livreiro e está lá fora, observando cada um de seus passos...

POR FIM

A trama criada por Peter Swanson é criativa e repleta de reviravoltas. Aos poucos o autor vai revelando mais sobre o passado de cada um dos personagens de modo que o leitor fique mudando o foco de quem é suspeito.

Não é de se admirar a ansiedade que sentimos na reta final, de saber o autor(a) dos crimes e a motivação por trás da lista de assassinatos e a escolha de cada vítima.

A obra, que de certo modo pode ser caracterizada como original, incomoda somente pela quantidade de citações que traz de outras.

Tudo é baseado em assassinatos presentes em uma lista com obras literárias que existem de verdade, como “Os crimes ABC e Não sobrou nenhum” de Agatha Christie, entre outros que despertam interesse e aumentam a lista de desejos. Na medida que essa vontade cai por terra quando o plot de cada obra é revelado a fim de estudar/identificar a motivação dos crimes presentes no de Oito assassinatos perfeitos.

Em suma, apesar dos pesares, isso colabora para a construção de um bom mistério, com muitas reviravoltas e um final capaz de dividir opiniões.

Manoela185 28/05/2023

Oito Assassinatos Perfeitos
Não me lembro exatamente como cheguei até esse livro, e talvez desejasse nunca ter chegado.

A história realmente se desenrola de uma maneira legal, consegui ficar presa entre as linhas, mas não foi o suficiente.

O personagem principal, Mal, é aquele tipo de narrador que não é confiável, então desde o começo suspeitei de tudo sobre a vida dele. Não me apeguei e nem senti nada em relação à ele.

As referências à outras obras realmente me deram vontade de ir procurar pelos livros, mas essa vontade morreu logo depois de todos os assassinatos e assassinos serem revelados nesse mesmo livro.

Faz tempo que não leio um suspense que me intrigue, pena não ter achado isso aqui.

enoua 27/06/2023

Olha, que livro frustrante kkkk.
As vezes é só um quintal pra varrer, uma louça pra lavar. Evita uma pessoa a comentar um crime como esse kkkkkk
Alline 27/06/2023minha estante
Eu tô assim juro

enoua 28/06/2023minha estante
Alline, se alguém tivesse avisado ao "criminoso" que tinha um lote pra ser campinado, ele não tinha feito o q fez kkkk

Alline 28/06/2023minha estante
Sim. Eu tava esperando um plot, como o de "A última casa da rua Needless". O assasino era realmente um vagabundo

MariL016 01/12/2023

Gostei do livro
A história se baseia numa onda de assassinatos e que o FBI durante a sua investigação pede ajuda ao bibliotecário Malcom que escreveu um artigo chamado oito assassinatos perfeitos. Durante a trama ele fala sobre vários autores de livros de suspense e policial e como o assassino se inspirou para cometer os tais crimes, é um livro que te envolve e te faz questionar junto com os personagens. Cada capítulo solta alguma pista, algum segredo e conexões entre os livros... resumindo, ótimo livro para quem quer uma leitura diferente

A leitura é leve e gostosa de ler! Ele proporciona uma sensação de estar montando um quebra cabeça, você quer tentar desvendar quem foi que armou, quem matou e quais foram os seus motivos para esses tais assassinatos.

Aline.Kohler 10/09/2022

Chuva de spoilers, agradeço a resenha da menina que listou os nomes dos livros (perderia completamente a graça lê-los depois).
A história é interessante, mas foi feito de forma muito apressada.

svrrichard 04/05/2022

Encontrei esse livro do nada e, para falar a verdade, não me recordo como o conheci, mas lembro que a premissa me interessou bastante, visto ser um dos meus gêneros favoritos: suspense + assassinatos + desvendar histórias.

Nessa história, o dono de uma livraria, Mal, é procurado por uma agente do FBI quando ela verifica que uma série de homicídios pode estar sendo baseada em uma lista de assassinatos considerados pefeitos escritos por ele há muitos anos.

Ao longo da história, ambos passam a analisar e comparar alguns crimes recentes com a lista, verificando que as coincidências não se tratam apenas de coincidências. A partir de um ponto, muito do passado de Malcom vai sendo revelado, mostrando que ele pode não ser tão confiável quanto a detetive imagina.

Infelizmente o livro traz muitos spoilers de outras obras de suspense, alguns que inclusive estão na minha lista de leitura, atrapalhando meu momento de leitor a ser surpreendido.

Ao meu ver, o livro foi decrescendo bastante. Iniciou com uma ideia muito boa e curiosa, mas não soube entregar o que prometeu, inclusive ao desvendar os plots finais.

Carol 14/05/2022

Oito Assassinatos Perfeitos ??
Um ótimo livro de mistério e suspense, cheio de menções honrosas a grandes reis e rainhas do gênero, muitos comentários sobre obras de Agatha Christie, cheio de reviravoltas e personagens que parecem algo que não são.

Não consegui prever nada do que realmente aconteceu, mas a leitura foi incrível e eu não conseguia largar o livro. Comprei numa promoção na Amazon e valeu cada centavo, uma excelente sugestão para fãs do gênero.

graybaird 06/08/2023

Achei a escrita do autor bem legal, a trama é interessante e o livro é cheio de referências à outras obras que deixa ainda melhor. porém não foi nada muito deslumbrante, apenas bom