Para ler bem

Para ler bem Karen Swallow Prior

Resenhas - Para ler bem

Roberth 29/11/2022

Meta: Ler as 12 obras citadas e reler este livro!
Este livro é incrível! Virtudes é um tema que tem me encantado muito, principalmente, neste último semestre. A autora simplesmente conseguiu aliar o tema com o amor pela literatura, entregando, de quebra, indicações excelentes de obras, daquelas de "ler antes de morrer".

É um deleite sim, mas é mais que isso! Você acaba repensando muita coisa ao lidar com as virtudes. Encarar o oposto, os vícios, em sua própria vida, é brutal, é desafiador!

Encorajo demais a leitura deste livro!

(As perguntas para discussão ao final, de novo, fazendo escancarar algo inevitável... Ah! 2023! Ano em que entrarei em um clube de leitura! Não dá pra ignorar a urgência disso mais! Haha Alguém faz parte já? Indica algum? Topa fazer um?)
Toshiko.Pri 29/11/2022minha estante
Ok, me convenceu a ler, já vai pra minha lista ?

Roberth 29/11/2022minha estante
Haha Vale demais! ?

Toshiko.Pri 29/11/2022minha estante
Só tem ele no app do Pilgrim?

Roberth 29/11/2022minha estante
Eu descobri ele por lá sim! Não sei se está disponível em outro lugar... Mas falando no app: investimento incrível! Mais da metade da minha lista na amazon estava lá! Estou satisfeito demais! Se vc não testou, olha, é muito bom!

Toshiko.Pri 29/11/2022minha estante
Então acho que esse só lá, procurei na Amazon e não achei...rsrs

Em breve acho que conhecerei esse app sim, muito obrigado pela dica??

Samuca 05/12/2022minha estante
Já tô de olho nesse livro, terminando o que eu estou lendo quero começar esse, hehe

Roberth 05/12/2022minha estante
Que legal, Samuca! Achei fantástico e já coloquei muitas das indicações na lista de 2023.

AdriLittig 03/02/2024

Para Ler Bem
Muito bom esta análise de literatura com virtudes cristãs, alguns livros não conhecia e já
coloquei na lista? nesta releitura o que mais chamou atenção é a análise do livro Silêncio x Fé achei emocionante, gostei da última virtude humildade, o que a autora diz que é o começo e o fim.????

Lua 06/11/2022

Como não amar?
Pensei que ia ser difícil de ler por não estar familiarizada com esse gênero de literatura. Mas eu AMEI!

A autora fala sobre tantos assuntos pertinentes com uma graça nas palavras que é difícil até de descrever.

Já estou me planejando para ler novamente no próximo ano.

VS06 11/11/2022

Karen Swallow Prior, Ph.D. em literatura, explora a dimensão moral da literatura.
Ela usa um livro clássico (e suas personagens) para demonstrar 12 virtudes (teologais e cardeais):
1. Prudência: A história de Tom Jones, um enjeitado (Henry Fielding)
2. Temperança: O Grande Gatsby (F. Scott Fitzgerald)
3. Justiça: Um conto de duas cidades (Charles Dickens)
4. Coragem: As aventuras de Huckleberry Finn (Mark Twain)
5. Fé: Silêncio (Shusaku End)
6. Esperança: A estrada (Cormac McCarthy)
7. Amor: A morte de Ivan Ilitch (Liev Tolstoi)
8. Castidade: Ethan Frome (Edith Wharton)
9. Diligência: O peregrino (John Bunyan)
10. Paciência: Persuasão (Jane Austen)
11. Gentileza: "Dez de dezembro" (George Saunders)
12. Humildade: "Revelação" e "Tudo o que sobe deve convergir" (Flannery O'Connor)

Marcelo Duarte 02/02/2023

Grandes livros geram grandes homens
Um livro bem interessante. Conheci muitas histórias através de suas páginas, e algumas delas, eu pretendo ler futuramente, como, por exemplo: "As Aventuras de Huckleberry Finn, Um Conto de Duas Cidades, A morte de Ivan Ilitch e Persuasão". Alguns da lista que ela trabalha no livro eu já li, são incríveis. Certamente, que estes também são.

Leitura bem instrutiva e as observações da autora sobre cada tema são bem profundos. Ela faz uma análise muito boa dos aspectos envolvidos de cada obra - julgo apenas com base nas obras que ela comentou, as quais eu já tinha lido algumas.

Eu quero este livro na minha estante! Para quem quer encontrar a boa vida por meios dos grandes livros, deve ler esse livro.

Sua análise cristã das histórias são interessantes e cativantes. Realmente se tem algo para deixa a vida do leitor melhor.

Lis Borges 23/04/2023

Surpreendente!
Fui bastante surpreendida por este livro. Para Ler Bem não é apenas mais uma obra para quem, assim como eu, é amante da boa literatura, mas ele é para aqueles que têm amor pela virtude ? enraizado em sua fé cristã.

Este livro é atencioso e muito bem escrito. Swallow Prior pega grandes obras literárias clássicas e as usa como uma tela na qual ela cria uma imagem de 12 virtudes: prudência, temperança, justiça, coragem, fé, esperança, amor, castidade, diligência, paciência, gentileza e humildade.

A imagem que ela cria não só explica as virtudes, mas também as tornam bonitas e desejáveis, fazendo o leitor buscar integrá-las à sua vida. Dessa forma, Karen, com bastante maestria, dá vida a essas virtudes familiares e obras literárias de uma maneira incrível.

O amor dela por Deus também é bastante evidenciado em todo o livro. Ela está atenta à cultura em que vivemos e tem uma visão perspicaz dessa cultura que ela tece ao longo do livro.

Tudo isso e muito mais torna este livro único e digno de ser lido.