As costureiras de Auschwitz: A verdadeira história das mulheres que costuravam para sobreviver Lucy Adlington

Resenhas -

Gleidson 28/10/2023minha estante
Muito boa sua resenha! ??

DEA 28/10/2023minha estante
Obrigada ??

Alessandra Coutinho 17/09/2022

É uma leitura densa, conta o antes, o durante e o depois das costureiras em Auschwitz. É quase inacreditável que isso realmente aconteceu, que todo mundo sabia e ninguém fez nada, que segregaram totalmente os judeus e retiraram todos os seus direitos. Tem momentos que o livro parece um documentário, muitas informações históricas e nomes difíceis de entender que chega a ser um pouco moroso. Tem momentos que são difíceis de ler de tão dolorosos e humilhantes. Uma leitura necessária, mas pesada!

Rosane Gardin @livrosportodososcant 18/02/2023

"Quando dividimos o mundo entre NÓS e ELES, plantamos a semente do ódio. O ódio gera violência. E a violência, de um modo ou de outro, nos mata a todos."
Um ateliê de alta costura dentro Auschwitz? Sim, existiu. Ali, prisioneiras confeccionavam roupas da moda para as esposas de comandantes nazistas. Nesse cenário, as jovens Ella e Rose se encontram e iniciam, em meio a todo o horror de um campo de concentração, uma amizade sincera e duradoura.
Interessante a abordagem do uso das roupas como símbolo de status, de demonstrar poder, personalidade, identidade. E como ao despir prisioneiros de suas roupas e cabelo, os nazistas os descaracterizavam, iniciando um processo de desumanização.
"As pessoas desdenham da moda. 'É só roupa', afirmam... Mas nenhuma das pessoas que ouvi desdenhar da moda estava despida nesse momento."
Um livro triste, doído e lindo sobre como valores humanos como a gentileza, empatia, amizade, podem ser preservados mesmo em condições tão cruéis e desumanas.

Tuca 14/10/2022

As costureiras de Auschwitz
Um livro necessário para todos leram e assim entender um pouquinho do que foi o holocausto e suas atrocidades.

henys.silva 30/12/2022

Mulheres de garra
Li esse livro pensando que encontraria uma história corrida de drama, mas é realmente um texto jornalístico. Pessoas reais passaram pelos mais diversos absurdos em Auschwitz, inclusive essas mulheres que sofreram, mas resistiram. Inclusive, tais mulheres sabotaram da forma que podiam, os planos dos nazistas. Para além disso, havia um contrabando entre elas de coisas básicas, tais como roupas íntimas e remédios. É um livro forte e necessário.

Rose 26/11/2022

Leitura difícil, mas interessante
Como amante de moda foi muito interessante a leitura desse livro e ver como ela teve impacto na Alemanha Nazista, desde os uniformes como forma de separação até como foi fundamental para a sobrevivência das costureiras no campo de concentração, nunca tinha lido um livro do Holocausto sob essa ótica e foi excelente.

Já a escolha da autora por contar a história de várias mulheres e ainda os acontecimentos da guerra ao mesmo tempo tornou a história confusa e difícil de "prender", foi preciso insistir na leitura, o que me fez permanecer foi realmente o enfoque da moda, algo que nunca tinha visto em outros livros sobre o Holocausto.

Eloisa.Melo 30/04/2023

Essa foi a leitura mais pesada que já fiz na minha vida, tive que dar uma pausa de um mês para continuar lendo, pois ler sobre o sofrimento que essas pessoas passaram, saber que não existe palavras o suficiente para descrever o que foi o Holocausto, é realmente muito dolorosa, fica difícil imaginar que a a raça humana foi capaz disso, mas lembrar dessa história é extremamente intrínseco para que a humanidade nunca mais a repita.

Mayra89 25/03/2024

O livro é uma narrativa da Alemanha Nazista que fica em um grupo de Costureiras que através de uma corrente de solidariedade e pela posição de Kapo que permitia certos privilégios conseguiram ajudar uns aos outros e sobreviver ao Holocausto.