Vagabond #31

Vagabond #31 Takehiko Inoue

Resenhas - Vagabond - Volume 31

Luan 02/05/2020

Retomadas
Musashi decide retomar o caminho que o levara ao Yagyu Sekishusai em busca de respostas. Matahachi decide retomar o caminho até a vila Miyamoto junto de sua mãe. Ambos, de certa forma, são impedidos de realizar seus desejos.
Nesse volume, boa parte dele é destinado a origem de Matahachi, então arrependido das mentiras e pilatragens que infestaram sua vida. É perceptível que o desfecho de sua trama está bem próximo.
Já Musashi muda sua postura combativa. Não é mais o selvagem que massacra seus adversários. Dá a eles a chance de viver, embora ressalte não ser tão evoluído a ponto de oferecer sua cabeça, pacificamente, a quem deseja lhe matar. Os duelos são interessantes. Mesmo debilitado, sua destreza é imensurável perto dos que desejam tirar sua vida. Isso até encontrar um dos maiores, e pra muitos o maior, samurai da história. Tensão e suspense em abertos para o volume 32.
Vale destacar a redenção que a personagem Hon'iden Osugi, obaba, mãe de Matahachi. É impressionante a versatilidade de Takehiko Inoue; poucos volumes atrás retratava uma das lutas mais sanguinolentas e viscerais da história dos mangás, dessa vez, nos emociona ao mostrar todo empenho e dedicação de uma personagem que fora odiosa e odiada durante a obra toda.

Vertinho0 29/09/2021

Nessa edição...
Mestre Jisai vive um dilema por não querer treinar Kojiro, com medo que a surdez do garoto se torne uma desvantagem mortal. Porém, Itô Ittosai percebe a verdadeira natureza do garoto, que na verdade é um tigre como os dois guerreiros.

Vertinho0 06/11/2021

Pé no chão
Volume muito revelador, várias reviravoltas na origem da história de vários personagens importantes!

Gab 31/07/2019

A Redenção de Matahachi.
Um volume inteiro baseado em um homem, que tem sua vida inteira feita de falhas e mentiras, carregando sua mãe até sua terra natal, durante o caminho ele se arrepende e confessa tudo que fez a sua mãe. Matahachi foi apresentado no primeiro capítulo e tem sua redenção no volume 31 de forma tão brilhante que me emocionou e me fez pensar no relacionamento que tenho com a minha mãe.