Stolen Focus: Why You Can

Stolen Focus: Why You Can't Pay Attention (English Edition) Johann Hari

Resenhas -

henrique 22/01/2024

Tangenciou o Capital
Dentre as causas mais gerais do roubo da nossa atenção estão a necessidade por crescimento econômico e o "capitalismo de vigilância". Faltou um marxista pra apontar a autonomia do Capital em produzir todas essas e outras causas identificadas. O que quer dizer que sem a destruição do Capital, todo esforço será vão.

Rafael.Ricciardi 13/03/2022

Que trabalho jornalístico...
Este é o primeiro livro de Johann Hari que eu leio. E penso que tenho sorte. Peguei o jornalista no que parece ser o olho do furacão de seu trabalho jornalístico. Johann começa a investigar o evidente declínio do foco no mundo contemporâneo quando, de repente, uma pandemia que impacta por completo nossas relações com as big techs deixam nosso foco em pedaços.

Johann, ao contrário do que o título pode induzir o leitor, não é um cientista cognitivo. Na realidade, ele é um jornalista inglês que está curioso e preocupado com relação ao modo como nosso foco tem sido afetado por fatores externos implacáveis. Para tratar disso, entrevista muitos psicólogos, neurocientistas e sociólogos que embasam teoricamente sua investigação.

Johann é sincero. Ele não dirá a você que algumas mudanças pessoais te trarão o foco de volta para sempre. Pelo contrário, ele mostra como os fatores são demasiados estruturais e generalizados para que apenas mudanças pessoais consigam trazer seu foco de volta a vida. Para isso, são necessárias reivindicações políticas e sociais que presssionem os principais fabricantes dos fatores que acabam com o nosso foco, uma arma evolutiva tão cara à nossa espécie e, portanto, à nossa saúde e ao significado de nossas vidas.