The Shattered City

Resenhas - The Shattered City

lucydiamond 22/10/2023

Ai, olha...
(Alerta spoilers)

Não cabe no gibi o tamanho da minha frustração com esse livro, foi tanta que quis arrancar meus cabelos! Apesar de gostar da história, gostar de Harte e Esta, e outros personagens, não consigo engolir esse final. Li toda essa série para chegar no final, e ele ser meia boca. Achei corrido e sem sentido, o que gerou muitas perguntas sem respostas. Uma delas é por que a Esta não precisou levar a eu criança dela para o futuro? ela não desapareceria se a garota não fosse? a autora criou um auê todo em volta disso e terminou daquele jeito.

Foi a maior palhaçada um personagem ai ter ressuscitado, mesmo sabendo o por quê, mas não importa se faz sentido (até pq não faz, mas acho que histórias com viagem no tempo nunca fazem).

A morte fácil e rápida de um dos vilões que atazanou deus e o mundo, me incomodou bastante. Tiraram o cara pá merda com um tiro só. E eu querendo que eles tivessem essa ideia desde o começo, pq chegar no final e morrer assim é meio capenga.

E o premio de personagem mais inútil da série vai para.... Logan! Que inclusive teve até capítulos de ponto de vista e não deu em nada, morreu sem conseguir fazer qualquer coisa (boa ou ruim). E eu achando que ele seria muito importante pro final, pq a autora deixou esse merda vivo, deu povs pra ele, para ele morrer daquele jeito. Se tivesse morrido lá no começo, teria poupado folhas e mais folhas (é ai que eu me pergunto se esse livro passou por uma edição).

A falta de desenvolvimento do único casal lgbt do livro me incomodou bastante. A autora apresentou as duas no segundo livro, ai depois no terceiro manda a Ruby pastar (talvez literalmente pq ela é uma chata) e depois trás ela de volta no 4 livro para mais algumas coisas. E só. Viola e Ruby se amam, morreriam uma pela outra, mas o desenvolvimento do relacionamento das duas é nulo.

A única coisa boa nesse livro é que Harte e Esta ficaram juntos, e que o poder dela, que é essencial para sua existência, não se foi completamente. Enfim, talvez a culpa seja minha pq minhas expectativas estavam altas para ver o que aconteceria no final, mas eu esperava muito mais desse livro.

Lanny 12/02/2024

Sentimentos controversos
Desde o livro 2 que eu tenho sentimentos controversos com essa história.

Ao mesmo tempo que eu amava a complexidade dela, o emaranhado de coisas que precisava ser feita e como uma coisa desfazia a outra, eu odiava o tanto que as coisas davam errado e esse sentimento continua aqui.

Muita coisa que aconteceu ao longo dos 4 livros foi totalmente desnecessária no final. Essa história poderia ter sido contada de forma muito mais simples e direta.

Acho que esse foi o livro com o maior número de personagens detestáveis que eu já li. Sem nenhuma ordem em particular temos Thoth, Jack, Seshat, Nibsy, Paul Kelly, Torrio, o pai de Harte, Morgan, Tom Lee, Logan, Werner e mais um monte de personagens menores que atrapalharam tudo.

Eu não aguentava mais especialmente Jack e Nibsy. Oh dupla nojenta. Ainda bem que não eram amigos e nem se conheciam, porque se eles se unissem a coisa ia ser bem pior.

Gostei do que Harte fez e não contou a Esta e que foi a surpresa do final e eu não vou tentar entender como isso se encaixa no grande esquema das coisas porque vai fritar meu cérebro ?

Acabei, tchau, até nunca mais.