Upgrade

Upgrade Blake Crouch

Resenhas - Upgrade

heitor 09/09/2022

Esperava tanto desse aqui
Acho que esse livro foi uma das maiores decepções do ano! Esperei tanto por esse livro pra acabar sendo uma história com potencial, mas super mediana e nada inovadora.

O livro é basicamente um artigo de genética: o autor perde um tempo gigantesco falando de siglas e termos específicos da genética ao invés de focar mais no enredo em si e na construção dos personagens como ele fez tão bem em Recursão.

Lembro de ter lido uma trilogia (Mentes Brilhantes) com temática parecida, de humanos aperfeiçoados e foi magnífico ao extremo, uma das melhores trilogias que li nos últimos anos! A história tinha o contexto científico, mas o foco estava muito nas nas consequências do científico do que a teoria por trás de tudo; coisa que Upgrade dá muito mais ênfase.

Infelizmente, nem as cenas de ação conseguem deixar o livro mais interessante, por que até elas chegarem, são páginas e mais páginas de conteúdo genético chato, que impede de você se sentir de fato envolvido com o que tudo está acontecendo.

O epílogo me soou como a ideia principal do autor e ele criou todo o contexto do livro pra fazer sentido a ideia que ele aborda no epílogo.

Os plot twist não são satisfatórios, não mudam de fato a direção da história, apenas são novas informações que aparecem.

De tudo, a escrita do autor ainda cativa de certa forma e por isso não deixa a experiência do livro de todo ruim. Ainda assim, não recomendo, prefiro Recursão.

Julia Ledra 10/03/2023

Que história viciante!
Tudo nesse livro acontece em um ritmo super acelerado e é impossível ficar entediado lendo essa história. É uma mistura de ação com mistério e ficção científica tudo na medida certa que te entretém 100% do tempo. Mas apesar de me divertir demais com a história ainda tiveram algumas coisinhas que me irritaram um pouco.

Por exemplo, nesse livro temos pessoas que modificam o seu DNA e subitamente tornam-se muuuuito mais inteligentes que o normal. E eu tenho um pouco de birra com histórias assim, porque daí qualquer mínima burrice que esses personagens façam fica parecendo um erro grotesco da narrativa - imagina que patético ver seres extremamente além do entendimento dos leitores agindo de forma burra.

Isso é pior ainda quando tu já entende as sacadas da história e prevê as reviravoltas do roteiro antes do protagonista genial…

Outra coisa que me incomoda nas histórias do Blake Crouch é a forma como ele desenvolve o relacionamento dos personagens com a família deles. Parece que os relacionamentos são muito rasos! Tipo tu não percebe aquela coisa mais visceral do amor de um pai com uma filha por exemplo.

Tem uma situação no livro onde o Logan precisa se separar da família por um tempo e ele só segue a vida dele sem pensar muito no que elas estão passando, sem sentir saudades, só seguindo na missão dele igual um robô ?????

Mas por mais que tenham furos na história e detalhes que me incomodaram, o livro ainda é muito divertido. É tipo aqueles filmes de ação ou comédia escrachados que te divertem muito enquanto tu tá assistindo, mas que se tu parar para pensar na história ela não faz o menor sentido.

E justamente por isso eu sinto que os livros dele funcionam melhor se tu lê rápido, porque se tu separar tempo pra ficar pensando sobre a história tu vai começar a achar os buracos (e daí perde um pouco a graça haha).

Mas ainda acho ele um excelente contador de histórias e com certeza vou ler mais livros dele. Até porque ele sempre traz discussões muito interessantes sobre tecnologia, filosofia e ética. Qualquer história dele nos faz pensar no que faríamos na situação daqueles personagens e na moralidade deste tipo de tecnologia - e eu adooooro essas discussões.

Clarinha 01/12/2023

Vale a pena se a alma não é pequena
Como sempre, Blake Crouch consegue entregar um livro que reúne linguagem técnica científica com reflexões filosóficas sobre a humanidade e a sociedade. Acredito que não seja um livro que vá te fazer se apegar tanto aos personagens e à narrativa em si, mas oferece uma leitura dinâmica que reúne ação, adrenalina, tomada de decisões difíceis, questionamentos, reviravoltas com uma temática verdadeiramente rica em conteúdo. É um livro que me desperta vontade de dialogar sobre a temática e me faz pensar, e são essas características que me atraem sempre nos livros do autor. Ficção científica com fundo de realidade e plausibilidade!

Roger.Rayner 13/01/2024

E se todos fossemos bem acima da média?
Que livro! Uma ficção científica que me fez mais uma vez refletir sobre a vida. Blake Crouch como nos dois outros livros nos leva muito além de uma aventura, nos leva a pensar sobre o futuro da humanidade.
Recomendo demais...

Kelly.Jesus 24/01/2024

A ideia do livro é genial, mas em relação aos outros do autor, achei esse um pouco ?perdido? me pareceu enrolado no meio e depois perdeu o foco no fim, não sei explicar muito bem! Mas mesmo assim vale a pena a leitura, é um conceito inovador!

DryBooks 11/08/2022

Bããããão
Se vc gostou de Recursão, se ENTREGA. Sério cara, eu gostei muuuito. Faltou um pouquinho de coração ali entre os 50 e 80% mas termina com um soco emocional que faz tudo valer a pena.

Moises 16/08/2022

Bom mas não o melhor.
Já li várias obras do autor e todas elas me fascinam com a ideia de hard sci-fi, no entanto esse livro, diferente de Matéria Escura, é mais focado na ciência do que que enredo.

A leitura por si só é fluída porém, se torna cansativa muito fácil e tem menos personalidade que os dois livros anteriores.

Alex 22/09/2022

Legal, mas não como os outros
O livro é muito legal, a mensagem que ele passa é muito profunda. A linguagem é a mesma dos outros livros, fácil e dinâmica.
No entanto eu esperava muito mais principalmente depois dos outros dele que li.

Anne Balbueno 02/09/2023

O coração não bateu mais forte
Recursão tem um lugar especial no meu coração e acabei esperando algo semelhante, mas não foi dessa vez.

A premissa foi muito legal, um tema de um futuro quase aí mas não consegui me conectar com os personagens. As cenas de ação não acabaram sendo tão de ação assim.

O final tentou dar uma compensada pela narrativa toda mas ainda não me pegou tanto :(

Hiego 15/01/2024

No meio da madrugada, o agente Logan Ramsay entra em um laboratório clandestino à procura de provas de um crime, sem fazer ideia de que sua vida está prestes a mudar. Um som estranho. Uma explosão. Então, silêncio. Logan acorda em um leito de hospital, sendo atendido por profissionais usando trajes de proteção bio¬lógica, enquanto sua esposa e filha o obser¬vam através de uma barreira de vidro.

Robs 01/02/2024

Talvez eu não estou na vibe certa pra esse livro
Sei lá! Não curti. Já li outros livros do Blake e esse foi bem mais ou menos, ou eu realmente não tô na vibe de ler esse tipo de história.

Gostei muitooo da reflexão da última carta.

adriana.vasconcellos 21/03/2024

Juro q quando comecei a ler, acreditei que seria meu favorito de Mar/23, que iria gostar mais q Recursão, q li desse autor e achei incrível. Porém nos primeiros capítulos , até o começo do final acabou se tornando um livro muito lento, tão lento q várias vezes me perguntei pq estava lendo essa história .Mas o epílogo me fez sentir como o personagem após o Upgrade e ficar pensando e compreender toda a história ...mas mesmo assim não será o meu favorito desse autor...